Questões de Concursos Fitopatologia

Resolva questões de Fitopatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1017124 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do controle de doenças causadas por bactérias em plantas, julgue o próximo item.

A rotação de culturas é uma prática ineficaz no controle de fitobacterioses, sobretudo quando se trata de bactérias que atacam uma variedade menor de culturas.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q1017393 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitopatologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, relativo a fitonematologia, agentes causadores de doenças de plantas, fungicidas e epidemiologia de doenças de plantas.

O gênero Pratylenchus apresenta modo de vida de endoparasitismo migratório das raízes. A espécie desse gênero prevalente no Brasil é P. brachyurus, caracterizada por ampla distribuição geográfica e amplo círculo de plantas hospedeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q1017394 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitopatologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, relativo a fitonematologia, agentes causadores de doenças de plantas, fungicidas e epidemiologia de doenças de plantas.

O Aphelenchoides besseyi é um nematoide capaz de migrar das raízes para a parte aérea do hospedeiro, tendo sido identificado como agente causador da doença da soja louca II (SL-II).

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q1017398 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitopatologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, acerca da indução de resistência e de interações patógeno-hospedeiro.

Para o controle do greening ou HLB (huanglongbing), a aplicação de injeções no tronco da árvore, com ativadores tais como ácido salicílico, ácido oxálico, acibenzolar-S-metil e fosfato de potássio, pode proporcionar a diminuição significativa do título do seu agente causal, o Candidatus Liberibacter asiaticus.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q1056911 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Engenheiro Agrônomo, FUNAI, ESAF

As doenças das plantas cultivadas podem ser transmitidas e disseminadas por diversos agentes bióticos e abióticos. Assinale a opção que indica a doença que é transmitida e disseminada por um inseto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1016781 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Científico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Ainda em relação à virologia vegetal, julgue o item que se segue.

A descoberta de que os Tospovirus replicam-se no vetor, ou seja, que a Frankliniella não é apenas um vetor do vírus para as plantas, mas também seu hospedeiro, indica que eles podem ter evoluído a partir de parasitas, inicialmente apenas do inseto, para espécies que infectam tanto o inseto como as plantas.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q1017395 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitopatologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, acerca da indução de resistência e de interações patógeno-hospedeiro.

O acibenzolar-S-metil é registrado no Brasil para uso em diversas culturas, entre as quais, as de eucalipto, feijão, mandioca, milho, soja e batata-doce.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q1017125 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do controle de doenças causadas por bactérias em plantas, julgue o próximo item.

Entre as práticas culturais recomendadas para reduzir a infecção e a propagação das bactérias nas lavouras, tem-se o uso de mudas certificadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q1016585 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com referência a inovações em sistemas de produção agrícola de culturas hortícolas, julgue o item que se segue.

Apesar de o cultivo hidropônico apresentar menor probabilidade de incidência de pragas ou doenças comparativamente ao cultivo tradicional, nele a disseminação da doença é muito mais rápida, devido ao fato de as plantas serem cultivadas em sistemas fechados, com água recirculando.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q1017400 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitopatologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, acerca da indução de resistência e de interações patógeno-hospedeiro.


A reprogramação epigenética é uma das possíveis explicações para o efeito de longo prazo da indução de resistência.


  1. ✂️
  2. ✂️

31Q1061012 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Científico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da transmissão de vírus fitopatogênicos por vetores, julgue o item a seguir.

O “grapevine fanleaf virus” (Nepovirus foliumflabelli), causador de doença em videira, é um representante do grupo de vírus transmitidos por nematoides da família Trichodoridae, enquanto outro grupo, representado pelo “tobacco rattle vírus” (Tobravirus tabaci), é transmitido por nematoides da família Longidoridae.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q1061002 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Científico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, tendo em vista que a detecção de vírus é uma etapa importante no controle de sua disseminação.

Apesar das técnicas moleculares disponíveis à época da introdução do processo de enxertia, o seu uso na pesquisa foi importante para a compreensão do tipo de etiologia da doença conhecida como CSD (citrus sudden death).

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q1016774 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Científico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do controle de viroses em plantas, julgue o item seguinte.

Além de ser utilizada na preservação de germoplasma a longo prazo, a crioterapia também é empregada na eliminação de vírus em sementes (ou dissemínulos) de algumas culturas agrícolas.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q1016826 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Engenharia Robótica, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do uso de sensoriamento remoto e sensores terrestres na gestão de culturas agrícolas, julgue o item a seguir.

Sensores hiperespectrais não conseguem detectar doenças nas plantas antes que os sintomas estejam visíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q1017404 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitopatologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, tendo em vista que a identificação precoce dos sintomas de doenças pode auxiliar no controle dos patógenos, de forma a diminuir o impacto negativo na produtividade, assim como nos danos pós-colheita.

A mancha preta dos citros, causada por Colletotrichum acutatum e C. gloeosporioides, é uma doença de grande importância na pós-colheita dos citros.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q1017412 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitopatologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da caracterização genotípica e fenotípica de resistência de plantas a patógenos, e da interação de patógenos com os seus hospedeiros, julgue o item subsecutivo.

A dificuldade no processamento das raízes é um limitante para a fenotipagem, em alta escala, de plantas resistentes a nematoides.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q1061013 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Científico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da transmissão de vírus fitopatogênicos por vetores, julgue o item a seguir.

A relação de “tomato spotted wilt virus” com o vetor Frankliniella occidentalis é de natureza circulativa-propagativa, e o inseto somente pode adquirir o vírus no estágio larval.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q1017408 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitopatologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos métodos de diagnóstico e às medidas de controle dos patógenos, julgue o item subsequente.

O uso de água aquecida é um método para a redução de patógenos em materiais propagativos de origem vegetal.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q1071518 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Agrônomo, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Os efeitos dos inseticidas podem ser:

I. Desalojante.
II. Choque.
III. Residual.

Julgue os itens e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.