Questões de Concursos Fitopatologia

Resolva questões de Fitopatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1016489 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, considerando conceitos básicos de fitopatologia e métodos de controle de doenças de plantas.

O princípio da exclusão envolve medidas de controle — como escolha de área, época de plantio e profundidade de semeadura — para prevenir a transmissão de doenças a partir do plantio em locais e períodos em que o inóculo é ineficiente ou ausente.
  1. ✂️
  2. ✂️

44Q1017407 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitopatologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos métodos de diagnóstico e às medidas de controle dos patógenos, julgue o item subsequente.

Atualmente, além da incubação, seguida de avaliações morfológicas dos patógenos presentes nas sementes, também são utilizados testes serológicos e moleculares.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q1017409 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitopatologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da caracterização genotípica e fenotípica de resistência de plantas a patógenos, e da interação de patógenos com os seus hospedeiros, julgue o item subsecutivo.

O fungo Sclerotinia sclerotiorum é um patógeno classificado como biotrófico, pois sobrevive, predominantemente, em tecidos celulares vivos de plantas.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q1017410 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitopatologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da caracterização genotípica e fenotípica de resistência de plantas a patógenos, e da interação de patógenos com os seus hospedeiros, julgue o item subsecutivo.

Em programas de melhoramento genético, o uso do sensoriamento remoto por drones é útil na fenotipagem, em larga escala, de plantas resistentes a viroses.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q1017165 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com referência ao melhoramento genético de microrganismos para uso agrícola, julgue o item subsequente.

Apesar dos avanços da pesquisa no Brasil, ainda não é possível a total substituição do uso de fungicidas químicos por microrganismos melhorados geneticamente em cultivos agrícolas.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q1061312 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitopatologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, relativo a fitonematologia, agentes causadores de doenças de plantas, fungicidas e epidemiologia de doenças de plantas.

Alguns grupos modernos de fungicidas, como os QoI, que agem na respiração celular no nível de citocromo, apresentam alto risco de desenvolvimento de resistência na população de patógenos. Comparativamente, produtos como alguns carbamatos (por exemplo, mancozeb, com ação multi-sítio) apresentam baixo risco de desenvolvimento de resistência na população do patógeno.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q1016782 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Científico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Ainda em relação à virologia vegetal, julgue o item que se segue.

A relevância dos Tospovirus vem crescendo, especialmente nas últimas décadas do século XX, em razão da disseminação global de seu vetor, denominado Frankliniella occidentalis, inseto sugador da ordem Hemiptera, família Aphididae.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q1017406 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitopatologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos métodos de diagnóstico e às medidas de controle dos patógenos, julgue o item subsequente.

A eliminação de viroses em cultivos clonais, como o de mandioca e o de banana, é realizada exclusivamente pelas técnicas de termoterapia, de extração de meristema apical e de eletroterapia.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q1016488 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, considerando conceitos básicos de fitopatologia e métodos de controle de doenças de plantas.

Fitopatologia é a ciência em que se estudam as doenças de plantas, seus fatores causadores, seus mecanismos de produção, métodos de prevenção e controle e as interações patógeno-planta.
  1. ✂️
  2. ✂️

52Q1016777 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Científico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à virologia vegetal, julgue o item que se segue.

Membros do gênero Potyvirus têm como vetores afídeos em uma relação não-persistente, não-circulativa. Nesse tipo de relação, o uso de inseticidas para proteção de plantas é eficaz, pois, como a relação é não-circulativa, o vírus é inativado juntamente com a eliminação do inseto vetor.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.