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Questões de Concursos Fonemas e Letras

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61Q901445 | Português, Fonemas e Letras, Enfermeiro, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

O Alfabeto Fonético Internacional é usado em comunicações orais para evitar confusões na transmissão de letras e palavras. Analise as afirmativas abaixo sobre o uso do Alfabeto Fonético Internacional e selecione a alternativa correta:

1. A letra "B" é representada pelo código fonético "Bravo", garantindo clareza em situações onde a comunicação verbal pode ser comprometida (ICAO, 2023).
2. A letra "N" é representada pelo código fonético "November", sendo amplamente utilizada em comunicações militares e civis (ICAO, 2023).
3. A letra "S" é representada pelo código fonético "Sierra", uma prática comum em comunicações para garantir que o som "S" não seja confundido com outros sons similares (ICAO, 2023).
4. A letra "X" é representada pelo código fonético "Xenon", devido à similaridade sonora que minimiza a confusão durante a comunicação (ICAO, 2023).
5. A letra "E" é representada pelo código fonético "Echo", um termo que é fácil de entender mesmo em condições de sinal fraco ou interferência (ICAO, 2023).


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q985486 | Português, Fonemas e Letras, Auxiliar de Administração, Câmara de Progresso RS, OBJETIVA, 2025

Texto associado.

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai é (1) mundialmente conhecida por lutar pelo direito das mulheres de estudarem, assim como por ter sobrevivido a um atentado promovido pelo Talibã, organização fundamentalista que dominava e liderava a região do Vale Swat, no Paquistão, que é bastante conservadora.

(2) Hoje, Malala vive na Inglaterra e é uma mulher (3) casada. Ela nasceu em 12 de julho de 1997, na cidade de Mingora, no Vale de Swat. O sustento de sua família, que tinha uma origem bem simples, vinha da escola fundada por seu pai, que foi quem incentivou que ela, ainda criança, entendesse a importância dos estudos.

Em 2008, o líder talibã exigiu que as escolas paquistanesas interrompessem as aulas para as meninas, o que fez com que Malala criasse o blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa”, no qual publicava textos sobre seu amor pelos estudos e as dificuldades de ser uma menina e estudante no Paquistão. O blog, no entanto, era escrito sob um pseudônimo, mas em poucos meses sua identidade acabou sendo revelada, o que a tornou (4) famosa em todo o mundo. Malala concedia entrevistas para diversos jornais, o que atraiu a fúria dos talibãs, que a consideravam uma ameaça contra o Islã.

O ataque contra Malala aconteceu em outubro de 2012, quando ela estava em um ônibus que a levava para casa, junto a outras meninas, após um dia na escola. Na época, ela tinha 15 anos de idade, e acabou sendo baleada na cabeça, o que chocou o Paquistão e o mundo. Para se tratar, Malala foi retirada do país com sua família e levada ao Reino Unido. Após o período de recuperação, ela voltou a frequentar a escola, dessa vez na Inglaterra, e se formou. Exatos cinco anos após o atentado contra a sua vida, Malala ingressou na faculdade.

Fonte: Educa Mais Brasil. Adaptado.

Considerar o número de fonemas das palavras abaixo e analisar os itens.

I. Queijo: 6 fonemas.

II. Carro: 4 fonemas.

III. Ventilador: 9 fonemas.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q955072 | Português, Fonemas e Letras, Educador Social, Prefeitura de União do Oeste SC, Instituto Fênix, 2025

Texto associado.
Santa Catarina inclui mais de 160 mil alunos no Saúde na Escola no biênio 2023/2024

Santa Catarina é um dos destaques do Programa Saúde na Escola (PSE) do Governo Federal no biênio 2023/2024. Em comparação com o biênio anterior (2021/2022), os números cresceram dois dígitos em duas esferas relativas ao programa: escolas pactuadas e educandos atendidos.
Em 2023/2024, um total de 160.534 alunos de Santa Catarina passaram a ser beneficiados pelo programa, que tem como meta contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes rede pública de ensino da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino de Jovens e Adultos), por meio de políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira que se unem para promover saúde e educação integral. Eles somavam 834.225 estudantes no estado em 2021/2022 e passaram para 994.759 em 2023/2024, uma variação positiva de 19,24%.
Com um município a mais que aderiu ao programa em 2023/2024 em comparação com 2021/2022 (passou de 294 para 295), Santa Catarina expandiu em 471 o número de escolas pactuadas no programa, que saltaram de 3.604 para 4.075 entre os dois biênios, uma variação de 13,07%, o que foi determinante para o aumento de alunos atendidos.
Criado pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, o PSE tem como meta contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes rede pública de ensino da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino de Jovens e Adultos), por meio de políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira que se unem para promover saúde e educação integral.

Fonte: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticiasregionalizadas/saude-na-escola/2024/santa-catarina-inclui-mais-de-160-milalunos-no-saude-na-escola-no-bienio-2023-2024 (adaptado).
Com relação ao número de fonemas e dígrafos, é correto afirmar que “integral” possui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q916216 | Português, Fonemas e Letras, Vigilante, Prefeitura de Cachoeira Dourada GO, Itame, 2024

Texto associado.
O leão e o ratinho


Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.

Todos conseguiram fugir, menos um, porque o leão o prendeu debaixo da pata! O ratinho pediu e implorou tanto, que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.

Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Como o leão não conseguia se soltar, o grande animal fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.

De repente, apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.


Moral da fábula: Uma boa ação ganha outra.
Em qual alternativa ambas as palavras possuem a mesma quantidade de fonemas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q985157 | Português, Fonemas e Letras, Motorista, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Texto associado.

Inovações para a agricultura sustentável


Vincent Martin, diretor do Escritório de Inovação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), disse à CNN por e-mail que “várias startups de tecnologia agrícola surgiram nos últimos anos para enfrentar desafios regionais na produção de alimentos, especialmente investindo em agricultura protegida”.


Essas empresas estão se adaptando à realidade do calor extremo por meio de inovações em culturas mais resistentes, ambientes controlados, irrigação inteligente e energias renováveis. No entanto, Martin ressalta que expandir essas soluções para pequenos agricultores e superar barreiras de custo são desafios cruciais para uma adaptação mais ampla.

“O investimento contínuo em pesquisa, infraestrutura, políticas públicas e educação dos agricultores será essencial”, acrescentou.

Fonte: CNN. Adaptado.

Qual das alternativas apresenta apenas palavras que iniciam com consoante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q955666 | Português, Fonemas e Letras, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

Texto associado.
Texto I

O que é o “caxangá”, que os escravos de Jó jogavam?


(Artur Louback)


Caxangá tem vários significados, mas nada de jogo. Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caáçangá, que significa “mata extensa”. Mas nada disso tem a ver com o jogo e menos ainda com Jó, o personagem bíblico que perdeu tudo o que tinha (inclusive os escravos), menos a fé. Isso deixa os especialistas intrigados. “Já procurei caxangá, caxengá e caxingá, com “x” e “ch”, e não encontrei nada que fizesse sentido como um jogo”, diz o etimologista Claudio Moreno. “Se esse jogo existisse, seria quase impossível explicar como ele passou despercebido por todos os antropólogos e etnólogos que estudam nossas tradições populares”. O que pode ter ocorrido é uma espécie de “telefone sem fio”: se originalmente o verso fosse “juntavam caxangá” ao invés de “jogavam”, poderiam pensar em escravos pegando siris em vez de em um jogo. Outra hipótese é que caxangá seja uma expressão sem sentido, como “a Tonga da mironga do kabuletê”, da canção de Toquinho e Vinicius – as palavras separadas até têm sentido (são vocábulos africanos), mas não com o significado que elas têm na música.



(Disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-ocaxanga-que-os-escravos-de-jo-jogavam/. Acesso em 5 de dezembro de 2024)
Em “Já procurei caxangá, caxengá e caxingá, com ‘x’ e ‘ch’”, caso os vocábulos fossem reescritos com “ch”, quanto à natureza fonética/fonológica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q887003 | Português, Fonemas e Letras, Fiscal de obras e Posturas, Prefeitura de Panambi RS, FUNDATEC, 2024

Sobre aspectos relacionados à fonologia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
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  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q895519 | Português, Fonemas e Letras, Médico, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q915385 | Português, Fonemas e Letras, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Palmeirante TO, FUNATEC, 2023

Os alunos Iago, Wagner, Yuri, Kaio e Léo entregaram fichas escolares com seus nomes. Desta forma, se a Diretora solicitar que entregue a terceira ficha na ordem alfabética crescente, você deverá entregar a ficha de: kaio – léo – wagner – yuri.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q916349 | Português, Fonemas e Letras, Merendeira, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

Analise os itens abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta:

I – A palavra acesso possui 6 letras e 5 fonemas.

II – A palavra chute possui 5 letras e 4 fonemas.

III – A palavra táxi possui 4 letras e 5 fonemas.

Estão corretos:

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  2. ✂️
  3. ✂️
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