Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q804053 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

A utilização dessa técnica retira restos alimentares de cavidade oral e recessos faríngeos, contribuindo, indiretamente, para a conquista da deglutição funcional. Ela deve ser utilizada com outras técnicas, pois a literatura relata que isoladamente não é eficaz.

Estamos falando da seguinte técnica de reabilitação em disfagia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q801902 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Paciente do gênero feminino, 42 anos de idade, apresenta queixa de zumbido, hipoacusia progressiva bilateral. Refere que consegue ouvir a própria voz em maior intensidade e conversar melhor em ambientes mais barulhentos. Afirma ainda que, na família do respectivo pai, algumas pessoas apresentam histórico de perda auditiva.

De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Em razão do risco de lesão do nervo facial, é necessária a avaliação de motricidade e de mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios.
  1. ✂️
  2. ✂️

103Q803739 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo. Edema de Reinke é uma lesão de aspecto edematoso, por vezes polipoide e quase sempre assimétrico.
  1. ✂️
  2. ✂️

104Q802587 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo. Os nódulos vocais, causados por abuso vocal, são bilaterais, localizando-se na junção dos terços anterior e médio das pregas vocais, região de maior amplitude de vibração.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q802897 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O desenvolvimento infantil é um processo multidimensional que se inicia com o nascimento e que engloba o crescimento físico e a maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da criança. Crianças com microcefalia e prejuízos do desenvolvimento neuropsicomotor beneficiam-se de Programa de Estimulação Precoce, que objetiva estimular a criança e ampliar suas competências, abordando os estímulos que interferem em sua maturação, para favorecer o desenvolvimento motor e cognitivo. Nesse sentido, o Ministério da Saúde instituiu o Plano Nacional de Enfrentamento da microcefalia: protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika. Esse plano contém recomendações a serem adotadas no atendimentos de bebês, portadores de microcefalia, principalmente no que se refere à estimulação precoce. Uma dessas recomendações é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q801903 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Segundo Behlau e Pontes (1995), a emissão do som nasal “hum” – humming – seguido da emissão de vogais nasais em sequência de vogais orais, buscando a sustentação das orais, se refere ao trabalho vocal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q802635 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Carlos é um menino de 8 anos que não fala nem apresenta escrita funcional desenvolvida. No processo de avaliação, o fonoaudiólogo identificou capacidade comunicativa por outros canais de comunicação como gestos, sons, expressões faciais e também significativa capacidade de observar e distinguir figuras. Com esses dados, o correto é o fonoaudiólogo fazer o seguinte encaminhamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q801933 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Das afirmativas abaixo sobre doenças neuromusculares e características correspondentes, está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q802685 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. O método da ausculta cervical pode oferecer informações valiosas quanto ao processo de coordenação da sucção com a deglutição e a respiração do bebê.
  1. ✂️
  2. ✂️

110Q801654 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

O portador de hipertensão arterial sistêmica pode apresentar uma série de sintomas que exigem atenção especializada. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é a porta de entrada desse tipo de paciente na rede de atenção à saúde.

Considerando esse assunto, julgue os itens a seguir.

A alta prevalência de determinadas enfermidades sistêmicas – por exemplo a hipertensão arterial sistêmica ou os acidentes vasculares justifica a inclusão de profissionais especializados, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, no NASF.
  1. ✂️
  2. ✂️

111Q803721 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

O teste acumétrico que determina se o paciente ouve o estímulo por mais tempo por via aérea ou por via óssea é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q802709 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. Os testes de ordenação e sequência temporal envolvem habilidades de sequencialização de frequência e(ou) de duração dos sons e reconhecimento do modelo do contorno acústico ao longo do tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️

113Q803458 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Nos pacientes portadores de Paralisia Facial Periférica, a investigação médica deve focar nos sinais e sintomas relacionados às principais causas desta doença. A língua plicata pode ser comumente encontrada no caso de a Paralisia Facial ter como fator causal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q802463 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo feminino, 58 anos, professora, com diagnóstico recente de Esclerose Lateral Amiotrófica, conseguindo manter parte das atividades profissionais, porém com abalos emocionais. Avaliação fonoaudiológica quanto à fala indica um quadro de disartria flácida caracterizada por presença de hipernasalidade e consoantes imprecisas.

Assinale a alternativa que, segundo Halpern e com base nos resultados da avaliação fonoaudiológica inicial, apresenta os fatores que podem influenciar no tratamento da disartria apresentada pela paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q802982 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Dislalia é um distúrbio na produção fonológica geralmente causado pela dificuldade na aprendizagem dos traços distintivos dos fonemas.
  1. ✂️
  2. ✂️

116Q801533 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Criança de 6 meses de idade é levada por sua mãe a uma clínica de fonoaudiologia para avaliação audiológica. Segundo a mãe, a criança não tem apresentado reação quando é chamada. De acordo com a caderneta de saúde, a criança não apresentou nenhum indicador para deficiência auditiva e foi submetida à triagem auditiva neonatal por meio das emissões otoacústicas, com resultado de passa na triagem. Após avaliação audiológica completa, os dados foram sugestivos de espectro da neuropatia auditiva. Tendo como base o quadro clínico do espectro da neuropatia auditiva, considere os resultados apresentados abaixo.

I A criança apresentou respostas comportamentais inconsistentes e emissões otoacústicas transientes dentro dos padrões de normalidade, bilateralmente.

II A criança apresentou curva timpanométrica do tipo "A" bilateralmente e ausência de respostas no potencial evocado auditivo do tronco encefálico em ambas as orelhas.

III A criança apresentou curva timpanométrica do tipo "A" bilateralmente e ausência das emissões otoacústicas transientes em ambas as orelhas.

 IV A criança apresentou respostas comportamentais normais e presença de respostas no potencial evocado auditivo do tronco encefálico, dentro do padrão de normalidade, bilateralmente.

São compatíveis com o quadro clínico do espectro da neuropatia auditiva, os resultados presentes em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q801986 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

A aquisição e o domínio do código gráfico são tidos como o auge da linguagem, pois implicam na capacidade de abstração, na ausência de interlocutor ou situações, ocorrendo simultaneamente ao ato de escrever. Para que esse processo aconteça, faz-se necessário que a criança desenvolva determinadas capacidades. A esse respeito, julgue os itens a seguir. Marcadores textuais são sinais escritos que determinam as variações fonéticas dos dialetos e dos sotaques dos falantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

118Q802620 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Emília Ferreiro, em seu estudo sobre a Psicogênese da escrita, descreveu alguns níveis pelos quais a criança passa até fazer uso efetivo da escrita. Na escola, este estudo é muito utilizado sobretudo em avaliações oficiais dos estudantes que buscam saber quantas crianças estão alfabéticas no decorrer do período de alfabetização. O termo “alfabética”, neste contexto, refere- se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q803157 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. Implante coclear é um dispositivo eletrônico biomédico, biocompatível e durável, desenvolvido para realizar a função das células ciliadas que estejam danificadas ou ausentes, transformando a energia sonora em baixos níveis de corrente elétrica e proporcionando a estimulação elétrica das fibras remanescentes do nervo auditivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

120Q802457 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Disfonia é uma alteração na produção da voz, a qual pode surgir de forma súbita ou gradual, com caráter transitório ou permanente, dependendo do tipo de lesão e/ou distúrbio funcional que afete as estruturas envolvidas na emissão vocal. Nas lesões que afetam as estruturas envolvidas na emissão vocal,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.