Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q802897 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O desenvolvimento infantil é um processo multidimensional que se inicia com o nascimento e que engloba o crescimento físico e a maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da criança. Crianças com microcefalia e prejuízos do desenvolvimento neuropsicomotor beneficiam-se de Programa de Estimulação Precoce, que objetiva estimular a criança e ampliar suas competências, abordando os estímulos que interferem em sua maturação, para favorecer o desenvolvimento motor e cognitivo. Nesse sentido, o Ministério da Saúde instituiu o Plano Nacional de Enfrentamento da microcefalia: protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika. Esse plano contém recomendações a serem adotadas no atendimentos de bebês, portadores de microcefalia, principalmente no que se refere à estimulação precoce. Uma dessas recomendações é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q801903 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Segundo Behlau e Pontes (1995), a emissão do som nasal “hum” – humming – seguido da emissão de vogais nasais em sequência de vogais orais, buscando a sustentação das orais, se refere ao trabalho vocal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q803739 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo. Edema de Reinke é uma lesão de aspecto edematoso, por vezes polipoide e quase sempre assimétrico.
  1. ✂️
  2. ✂️

104Q804053 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

A utilização dessa técnica retira restos alimentares de cavidade oral e recessos faríngeos, contribuindo, indiretamente, para a conquista da deglutição funcional. Ela deve ser utilizada com outras técnicas, pois a literatura relata que isoladamente não é eficaz.

Estamos falando da seguinte técnica de reabilitação em disfagia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q803721 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

O teste acumétrico que determina se o paciente ouve o estímulo por mais tempo por via aérea ou por via óssea é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q802620 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Emília Ferreiro, em seu estudo sobre a Psicogênese da escrita, descreveu alguns níveis pelos quais a criança passa até fazer uso efetivo da escrita. Na escola, este estudo é muito utilizado sobretudo em avaliações oficiais dos estudantes que buscam saber quantas crianças estão alfabéticas no decorrer do período de alfabetização. O termo “alfabética”, neste contexto, refere- se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q802635 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Carlos é um menino de 8 anos que não fala nem apresenta escrita funcional desenvolvida. No processo de avaliação, o fonoaudiólogo identificou capacidade comunicativa por outros canais de comunicação como gestos, sons, expressões faciais e também significativa capacidade de observar e distinguir figuras. Com esses dados, o correto é o fonoaudiólogo fazer o seguinte encaminhamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q801933 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Das afirmativas abaixo sobre doenças neuromusculares e características correspondentes, está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q802463 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo feminino, 58 anos, professora, com diagnóstico recente de Esclerose Lateral Amiotrófica, conseguindo manter parte das atividades profissionais, porém com abalos emocionais. Avaliação fonoaudiológica quanto à fala indica um quadro de disartria flácida caracterizada por presença de hipernasalidade e consoantes imprecisas.

Assinale a alternativa que, segundo Halpern e com base nos resultados da avaliação fonoaudiológica inicial, apresenta os fatores que podem influenciar no tratamento da disartria apresentada pela paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q801986 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

A aquisição e o domínio do código gráfico são tidos como o auge da linguagem, pois implicam na capacidade de abstração, na ausência de interlocutor ou situações, ocorrendo simultaneamente ao ato de escrever. Para que esse processo aconteça, faz-se necessário que a criança desenvolva determinadas capacidades. A esse respeito, julgue os itens a seguir. Marcadores textuais são sinais escritos que determinam as variações fonéticas dos dialetos e dos sotaques dos falantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

111Q803883 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

Na audiologia clínica, a associação de métodos objetivos e subjetivos para a avaliação auditiva vem sendo amplamente utilizada, sendo um fato que favorece o diagnóstico mais preciso das alterações auditivas. Um dos métodos objetivos mais utilizados é o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico.

Com base no método citado, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( )É um potencial composto por sete ondas, com picos negativos, cujos sítios geradores podem ser identificados de forma precisa.

( ) Trata-se de um teste de curta latência, pois é obtido entre zero e 10 milessegundos após a estimulação acústica.

( ) É obtido entre 10 e 60 milessegundos após a estimulação acústica.

( ) Sua aplicação clínica envolve principalmente a pesquisa do limiar eletrofisiológico da audição e a pesquisa da integridade da via auditiva.

 A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q803458 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Nos pacientes portadores de Paralisia Facial Periférica, a investigação médica deve focar nos sinais e sintomas relacionados às principais causas desta doença. A língua plicata pode ser comumente encontrada no caso de a Paralisia Facial ter como fator causal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q803666 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Sobre o trabalho na adequação da deglutição sob a perspectiva da motricidade oral, qual fator etiológico interfere na terapia fonoaudiológica, a ponto de não se indicar o tratamento da deglutição adaptada ou atípica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q801624 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Homem de 65 anos de idade, apresentava perda de força nas pernas, perda de visão e fala lentificada, com dificuldades de compreensão e memória.

A respeito do caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A disfagia mecânica, que pode afetar a alimentação por via oral. Nesse caso, deve ser tratada a partir do restabelecimento do controle da musculatura orofacial, o que permitirá a transição gradativa da alimentação via sonda para a alimentação via oral.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q802222 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Paciente de três anos de idade, com fissura palatina não operada, apresenta distúrbios diretamente decorrentes do defeito anatômico. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. A otite média crônica é comum nesses casos, em razão do mal funcionamento da tuba auditiva, decorrente da insuficiência do músculo tensor do véu palatino.
  1. ✂️
  2. ✂️

116Q802685 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. O método da ausculta cervical pode oferecer informações valiosas quanto ao processo de coordenação da sucção com a deglutição e a respiração do bebê.
  1. ✂️
  2. ✂️

117Q802982 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Dislalia é um distúrbio na produção fonológica geralmente causado pela dificuldade na aprendizagem dos traços distintivos dos fonemas.
  1. ✂️
  2. ✂️

118Q801729 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Uma criança com 12 anos de idade apresentava paralisia de palato e foi avaliada pelo fonoaudiólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com encaminhamento da escola devido a dificuldades comportamentais e de comunicação em sala de aula. Essa criança fazia uso de prótese de palato desde os 4 anos de idade, porém sem qualquer ajuste desde então.

Considerando o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.

Fricativas faríngeas, plosivas laríngeas e hiponasalidade são alterações articulatórias esperadas para a fala dessa criança.
  1. ✂️
  2. ✂️

119Q803789 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Sobre a terapia vocal, existe um método que apresenta inúmeras técnicas, como a voz salmodiada, a modulação de frequência e intensidade de fala. Esse método ajuda no aperfeiçoamento vocal assim como favorece a coordenação pneumofonoarticulatória e a coordenação deglutição-fala. Esse método é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q802587 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo. Os nódulos vocais, causados por abuso vocal, são bilaterais, localizando-se na junção dos terços anterior e médio das pregas vocais, região de maior amplitude de vibração.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.