Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


111Q803721 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

O teste acumétrico que determina se o paciente ouve o estímulo por mais tempo por via aérea ou por via óssea é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q801933 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Das afirmativas abaixo sobre doenças neuromusculares e características correspondentes, está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q802463 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo feminino, 58 anos, professora, com diagnóstico recente de Esclerose Lateral Amiotrófica, conseguindo manter parte das atividades profissionais, porém com abalos emocionais. Avaliação fonoaudiológica quanto à fala indica um quadro de disartria flácida caracterizada por presença de hipernasalidade e consoantes imprecisas.

Assinale a alternativa que, segundo Halpern e com base nos resultados da avaliação fonoaudiológica inicial, apresenta os fatores que podem influenciar no tratamento da disartria apresentada pela paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q802982 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Dislalia é um distúrbio na produção fonológica geralmente causado pela dificuldade na aprendizagem dos traços distintivos dos fonemas.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q801986 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

A aquisição e o domínio do código gráfico são tidos como o auge da linguagem, pois implicam na capacidade de abstração, na ausência de interlocutor ou situações, ocorrendo simultaneamente ao ato de escrever. Para que esse processo aconteça, faz-se necessário que a criança desenvolva determinadas capacidades. A esse respeito, julgue os itens a seguir. Marcadores textuais são sinais escritos que determinam as variações fonéticas dos dialetos e dos sotaques dos falantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

116Q803883 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

Na audiologia clínica, a associação de métodos objetivos e subjetivos para a avaliação auditiva vem sendo amplamente utilizada, sendo um fato que favorece o diagnóstico mais preciso das alterações auditivas. Um dos métodos objetivos mais utilizados é o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico.

Com base no método citado, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( )É um potencial composto por sete ondas, com picos negativos, cujos sítios geradores podem ser identificados de forma precisa.

( ) Trata-se de um teste de curta latência, pois é obtido entre zero e 10 milessegundos após a estimulação acústica.

( ) É obtido entre 10 e 60 milessegundos após a estimulação acústica.

( ) Sua aplicação clínica envolve principalmente a pesquisa do limiar eletrofisiológico da audição e a pesquisa da integridade da via auditiva.

 A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q803666 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Sobre o trabalho na adequação da deglutição sob a perspectiva da motricidade oral, qual fator etiológico interfere na terapia fonoaudiológica, a ponto de não se indicar o tratamento da deglutição adaptada ou atípica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q801654 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

O portador de hipertensão arterial sistêmica pode apresentar uma série de sintomas que exigem atenção especializada. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é a porta de entrada desse tipo de paciente na rede de atenção à saúde.

Considerando esse assunto, julgue os itens a seguir.

A alta prevalência de determinadas enfermidades sistêmicas – por exemplo a hipertensão arterial sistêmica ou os acidentes vasculares justifica a inclusão de profissionais especializados, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, no NASF.
  1. ✂️
  2. ✂️

119Q802457 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Disfonia é uma alteração na produção da voz, a qual pode surgir de forma súbita ou gradual, com caráter transitório ou permanente, dependendo do tipo de lesão e/ou distúrbio funcional que afete as estruturas envolvidas na emissão vocal. Nas lesões que afetam as estruturas envolvidas na emissão vocal,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q803789 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Sobre a terapia vocal, existe um método que apresenta inúmeras técnicas, como a voz salmodiada, a modulação de frequência e intensidade de fala. Esse método ajuda no aperfeiçoamento vocal assim como favorece a coordenação pneumofonoarticulatória e a coordenação deglutição-fala. Esse método é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

121Q802709 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. Os testes de ordenação e sequência temporal envolvem habilidades de sequencialização de frequência e(ou) de duração dos sons e reconhecimento do modelo do contorno acústico ao longo do tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️

122Q801729 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Uma criança com 12 anos de idade apresentava paralisia de palato e foi avaliada pelo fonoaudiólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com encaminhamento da escola devido a dificuldades comportamentais e de comunicação em sala de aula. Essa criança fazia uso de prótese de palato desde os 4 anos de idade, porém sem qualquer ajuste desde então.

Considerando o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.

Fricativas faríngeas, plosivas laríngeas e hiponasalidade são alterações articulatórias esperadas para a fala dessa criança.
  1. ✂️
  2. ✂️

123Q803578 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. Na fase preparatória oral, a língua, que contém o bolo em sua posição dorsal, inicia movimentos ascendentes e para trás, contra o palato e a região glossopalatal, como um mecanismo propulsivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

124Q802044 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

As emissões otoacústicas consistem em sons gerados na cóclea, os quais são captados no meato acústico externo.

Em relação às emissões otoacústicas evocadas transientes (EOAET), está INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q802222 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Paciente de três anos de idade, com fissura palatina não operada, apresenta distúrbios diretamente decorrentes do defeito anatômico. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. A otite média crônica é comum nesses casos, em razão do mal funcionamento da tuba auditiva, decorrente da insuficiência do músculo tensor do véu palatino.
  1. ✂️
  2. ✂️

126Q802743 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, acerca da atuação do fonoaudiólogo na saúde materna e na infantil. Na avaliação do reflexo de sucção, o fonoaudiólogo insere o dedo mínimo na cavidade oral do paciente, coloca-o entre os rebordos gengivais lateralmente e sentirá o movimento de fechamento da mandíbula contra a maxila.
  1. ✂️
  2. ✂️

127Q801533 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Criança de 6 meses de idade é levada por sua mãe a uma clínica de fonoaudiologia para avaliação audiológica. Segundo a mãe, a criança não tem apresentado reação quando é chamada. De acordo com a caderneta de saúde, a criança não apresentou nenhum indicador para deficiência auditiva e foi submetida à triagem auditiva neonatal por meio das emissões otoacústicas, com resultado de passa na triagem. Após avaliação audiológica completa, os dados foram sugestivos de espectro da neuropatia auditiva. Tendo como base o quadro clínico do espectro da neuropatia auditiva, considere os resultados apresentados abaixo.

I A criança apresentou respostas comportamentais inconsistentes e emissões otoacústicas transientes dentro dos padrões de normalidade, bilateralmente.

II A criança apresentou curva timpanométrica do tipo "A" bilateralmente e ausência de respostas no potencial evocado auditivo do tronco encefálico em ambas as orelhas.

III A criança apresentou curva timpanométrica do tipo "A" bilateralmente e ausência das emissões otoacústicas transientes em ambas as orelhas.

 IV A criança apresentou respostas comportamentais normais e presença de respostas no potencial evocado auditivo do tronco encefálico, dentro do padrão de normalidade, bilateralmente.

São compatíveis com o quadro clínico do espectro da neuropatia auditiva, os resultados presentes em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q803594 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

MOTA, H. B. descreve princípios que devem nortear um tratamento fonológico. Alguns destes são: a existência de padrões de pronúncia regidos por regras e previsíveis; qualquer intervenção fonológica deve basear-se em uma avaliação e análise fonológica e deve ser planejado para mudar os aspectos deficientes da organização dos padrões de sons e construir um sistema de contrastes de sons mais adequado. Citando Stoel-Gammon e Dunn, uma intervenção fonológica se caracteriza, dentre outros, pelos aspectos abaixo relacionados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q803157 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. Implante coclear é um dispositivo eletrônico biomédico, biocompatível e durável, desenvolvido para realizar a função das células ciliadas que estejam danificadas ou ausentes, transformando a energia sonora em baixos níveis de corrente elétrica e proporcionando a estimulação elétrica das fibras remanescentes do nervo auditivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

130Q802476 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. O implante coclear, que substitui o órgão de Corti, possibilitando ao indivíduo a sensação de audição, é o recurso terapêutico mais utilizado na reabilitação da deficiência auditiva de grau leve a profunda em adultos e crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.