Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q802457 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Disfonia é uma alteração na produção da voz, a qual pode surgir de forma súbita ou gradual, com caráter transitório ou permanente, dependendo do tipo de lesão e/ou distúrbio funcional que afete as estruturas envolvidas na emissão vocal. Nas lesões que afetam as estruturas envolvidas na emissão vocal,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q802044 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

As emissões otoacústicas consistem em sons gerados na cóclea, os quais são captados no meato acústico externo.

Em relação às emissões otoacústicas evocadas transientes (EOAET), está INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q801883 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O teste da linguinha, obrigatório pela Lei 13.002 de 20/06/2014, consiste na aplicação do protocolo de avalição do frênulo da língua em bebês. Seu objetivo é detectar a presença de alterações no frênulo lingual e o grau de limitação nos movimentos da língua. A atuação fonoaudiológica, nesse teste, consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q801654 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

O portador de hipertensão arterial sistêmica pode apresentar uma série de sintomas que exigem atenção especializada. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é a porta de entrada desse tipo de paciente na rede de atenção à saúde.

Considerando esse assunto, julgue os itens a seguir.

A alta prevalência de determinadas enfermidades sistêmicas – por exemplo a hipertensão arterial sistêmica ou os acidentes vasculares justifica a inclusão de profissionais especializados, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, no NASF.
  1. ✂️
  2. ✂️

125Q802743 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, acerca da atuação do fonoaudiólogo na saúde materna e na infantil. Na avaliação do reflexo de sucção, o fonoaudiólogo insere o dedo mínimo na cavidade oral do paciente, coloca-o entre os rebordos gengivais lateralmente e sentirá o movimento de fechamento da mandíbula contra a maxila.
  1. ✂️
  2. ✂️

126Q803157 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. Implante coclear é um dispositivo eletrônico biomédico, biocompatível e durável, desenvolvido para realizar a função das células ciliadas que estejam danificadas ou ausentes, transformando a energia sonora em baixos níveis de corrente elétrica e proporcionando a estimulação elétrica das fibras remanescentes do nervo auditivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

127Q803578 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. Na fase preparatória oral, a língua, que contém o bolo em sua posição dorsal, inicia movimentos ascendentes e para trás, contra o palato e a região glossopalatal, como um mecanismo propulsivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

128Q803701 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

No acompanhamento de estudantes com paralisia cerebral, o fonoaudiólogo deve considerar como importante para sua inclusão no contexto escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q801533 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Criança de 6 meses de idade é levada por sua mãe a uma clínica de fonoaudiologia para avaliação audiológica. Segundo a mãe, a criança não tem apresentado reação quando é chamada. De acordo com a caderneta de saúde, a criança não apresentou nenhum indicador para deficiência auditiva e foi submetida à triagem auditiva neonatal por meio das emissões otoacústicas, com resultado de passa na triagem. Após avaliação audiológica completa, os dados foram sugestivos de espectro da neuropatia auditiva. Tendo como base o quadro clínico do espectro da neuropatia auditiva, considere os resultados apresentados abaixo.

I A criança apresentou respostas comportamentais inconsistentes e emissões otoacústicas transientes dentro dos padrões de normalidade, bilateralmente.

II A criança apresentou curva timpanométrica do tipo "A" bilateralmente e ausência de respostas no potencial evocado auditivo do tronco encefálico em ambas as orelhas.

III A criança apresentou curva timpanométrica do tipo "A" bilateralmente e ausência das emissões otoacústicas transientes em ambas as orelhas.

 IV A criança apresentou respostas comportamentais normais e presença de respostas no potencial evocado auditivo do tronco encefálico, dentro do padrão de normalidade, bilateralmente.

São compatíveis com o quadro clínico do espectro da neuropatia auditiva, os resultados presentes em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q802953 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

As ondas I, III e V são as que oferecem os parâmetros mais importantes para interpretação dos PEATE. Quanto aos sítios geradores dessas ondas, a classificação mais utilizada atualmente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q801955 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que uma criança de oito anos de idade, em processo de alfabetização, produziu a seguinte frase: umininu pepeu aga naganega tipalastigo (O menino bebeu água na caneca de plástico). A respeito desse caso, julgue os itens a seguir. Seguindo a linha construtivista, essa criança apresenta um forte processo de generalização dos conhecimentos da fala para a escrita.
  1. ✂️
  2. ✂️

132Q803533 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Com relação aos fatores etiológicos das alterações da deglutição (tipo), caracterização como atípica ou adaptada, prognóstico e tratamento apresentados por CATTONI, D. M. (2014), podem ser relacionados, respectivamente, os itens da opção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q801534 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Ressaltando alguns marcos que indicam a evolução fonológica de crianças, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I Crianças antes dos três anos de idade podem apresentar a reduplicação de sílaba. Ex: /papato/ para sapato.

II Crianças após os quatro anos de idade podem apresentar anteriorização de velares, sem que seja considerado Transtorno Fonológico.

III Após dois anos e meio, simplificações como reduplicação, anteriorização de velares e plosivação de fricativas devem desaparecer.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q802709 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. Os testes de ordenação e sequência temporal envolvem habilidades de sequencialização de frequência e(ou) de duração dos sons e reconhecimento do modelo do contorno acústico ao longo do tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️

135Q802476 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. O implante coclear, que substitui o órgão de Corti, possibilitando ao indivíduo a sensação de audição, é o recurso terapêutico mais utilizado na reabilitação da deficiência auditiva de grau leve a profunda em adultos e crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️

136Q802360 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, no que se refere à atuação fonoaudiológica nos transtornos de linguagem. A afasia é uma alteração na comunicação adquirida, que é causada por lesão neurológica, em geral acidente vascular cerebral, e acomete as modalidades de produção e compreensão da linguagem oral e escrita, decorrentes de déficits sensoriais, intelectuais ou psiquiátricos.
  1. ✂️
  2. ✂️

137Q803404 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Os professores constituem uma das categorias que mais apresentam distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT), seja em função de abuso vocal, seja pela combinação de fatores ambientais, como os problemas de acústica e a competição sonora comum em escolas, principalmente aquelas localizadas em centros urbanos. A causa pelo mau uso vocal é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q801861 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Cerca de 70% das deficiências, no Brasil, poderiam ser evitadas com programas de prevenção e assistência durante a gravidez e os primeiros anos de vida. As políticas de inclusão envolvem a família e a sociedade, por meio da educação para a saúde. De acordo com as informações apresentadas, julgue os itens a seguir. Orientada, a família do paciente aprende a utilizar o cotidiano para estimular e incentivar comportamentos de maior autonomia.
  1. ✂️
  2. ✂️

139Q801632 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Sobre distúrbio articulatório em crianças na idade escolar, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q803561 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. A atuação fonoaudiológica com o recém-nascido deve sempre priorizar o incentivo ao aleitamento materno, visto que a prática beneficia o desenvolvimento motor e o oral, o vínculo entre mãe e bebê, o crescimento e desenvolvimento global e a saúde como um todo.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.