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Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


131Q802994 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A disartrofonia é um distúrbio da comunicação que provoca alterações acústicas da voz advindas do distúrbio articulatório, causando uma deformação na onda sonora por interferência do filtro – trato vocal. Durante o processo de avaliação e terapia da disartrofonia, o fonoaudiólogo deve
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132Q803533 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Com relação aos fatores etiológicos das alterações da deglutição (tipo), caracterização como atípica ou adaptada, prognóstico e tratamento apresentados por CATTONI, D. M. (2014), podem ser relacionados, respectivamente, os itens da opção:
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133Q801883 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O teste da linguinha, obrigatório pela Lei 13.002 de 20/06/2014, consiste na aplicação do protocolo de avalição do frênulo da língua em bebês. Seu objetivo é detectar a presença de alterações no frênulo lingual e o grau de limitação nos movimentos da língua. A atuação fonoaudiológica, nesse teste, consiste em
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134Q801616 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

As teorias linguísticas quanto à aquisição e ao desenvolvimento de linguagem apresentam vertentes diversas e aspectos teóricos, muitas vezes, controversos. De acordo com as várias linhas teóricas, julgue os itens a seguir. A construção da linguagem, segundo o empirismo, é fruto da interação entre a criança e o meio.
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135Q802360 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, no que se refere à atuação fonoaudiológica nos transtornos de linguagem. A afasia é uma alteração na comunicação adquirida, que é causada por lesão neurológica, em geral acidente vascular cerebral, e acomete as modalidades de produção e compreensão da linguagem oral e escrita, decorrentes de déficits sensoriais, intelectuais ou psiquiátricos.
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136Q802631 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. No teste de fala com ruído, são apresentados simultaneamente vinte e cinco monossílabos e ruído branco na mesma orelha — ipsilateral —, e a habilidade auditiva avaliada é a integração temporal.
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137Q803701 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

No acompanhamento de estudantes com paralisia cerebral, o fonoaudiólogo deve considerar como importante para sua inclusão no contexto escolar:
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138Q802953 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

As ondas I, III e V são as que oferecem os parâmetros mais importantes para interpretação dos PEATE. Quanto aos sítios geradores dessas ondas, a classificação mais utilizada atualmente é:
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139Q801955 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que uma criança de oito anos de idade, em processo de alfabetização, produziu a seguinte frase: umininu pepeu aga naganega tipalastigo (O menino bebeu água na caneca de plástico). A respeito desse caso, julgue os itens a seguir. Seguindo a linha construtivista, essa criança apresenta um forte processo de generalização dos conhecimentos da fala para a escrita.
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140Q801702 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Paciente do gênero feminino, 42 anos de idade, apresenta queixa de zumbido, hipoacusia progressiva bilateral. Refere que consegue ouvir a própria voz em maior intensidade e conversar melhor em ambientes mais barulhentos. Afirma ainda que, na família do respectivo pai, algumas pessoas apresentam histórico de perda auditiva.

De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O laudo audiológico deve indicar provável perda auditiva mista ou condutiva bilateral.
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141Q803280 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Todas as alternativas abaixo apresentam um princípio geral da Fonoaudiologia, EXCETO:
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142Q801632 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Sobre distúrbio articulatório em crianças na idade escolar, é INCORRETO afirmar:
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143Q801511 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Uma criança de sete anos de idade apresenta fala incompreensível, devido às muitas trocas, e dificuldades para executar movimentos que exigem coordenação motora. A escola relata que a criança apresenta problemas comportamentais e dificuldades de aprendizagem.

Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Uma bateria de avaliação fonoaudiológica básica, composta por audiometria tonal, vocal, acufenometria, P300 e protocolos de avaliação, como ABFW, seria uma ferramenta imprescindível para o diagnóstico fonoaudiológico do caso.
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144Q803561 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. A atuação fonoaudiológica com o recém-nascido deve sempre priorizar o incentivo ao aleitamento materno, visto que a prática beneficia o desenvolvimento motor e o oral, o vínculo entre mãe e bebê, o crescimento e desenvolvimento global e a saúde como um todo.
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145Q801861 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Cerca de 70% das deficiências, no Brasil, poderiam ser evitadas com programas de prevenção e assistência durante a gravidez e os primeiros anos de vida. As políticas de inclusão envolvem a família e a sociedade, por meio da educação para a saúde. De acordo com as informações apresentadas, julgue os itens a seguir. Orientada, a família do paciente aprende a utilizar o cotidiano para estimular e incentivar comportamentos de maior autonomia.
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146Q801534 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Ressaltando alguns marcos que indicam a evolução fonológica de crianças, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I Crianças antes dos três anos de idade podem apresentar a reduplicação de sílaba. Ex: /papato/ para sapato.

II Crianças após os quatro anos de idade podem apresentar anteriorização de velares, sem que seja considerado Transtorno Fonológico.

III Após dois anos e meio, simplificações como reduplicação, anteriorização de velares e plosivação de fricativas devem desaparecer.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

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147Q801570 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Um trabalhador perde a audição esquerda após a explosão de uma dinamite durante a construção de um túnel em uma rodovia.

Com base no caso apresentado e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A perda auditiva unilateral súbita pode causar compensações labirínticas, acarretando desajustes do equilíbrio.
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148Q802340 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, acerca dos protocolos de avaliação para disfagia, que visam padronizar e garantir a qualidade do atendimento fonoaudiológico, a fim de propiciar o retorno seguro da alimentação por via oral. O protocolo fonoaudiológico de introdução e transição da alimentação por via oral é realizado fora do ambiente hospitalar e objetiva auxiliar o fonoaudiólogo no gerenciamento clínico da disfagia, durante a fase de introdução e transição da dieta por via oral.
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149Q803143 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O desenvolvimento de habilidades auditivas de um lactante com audição normal segue uma sequência padronizada de comportamentos que evoluem desde o nascimento até os dois anos de idade. Para avaliação do desenvolvimento das habilidade auditivas, são selecionados procedimentos e observados comportamentos de respostas de acordo com a idade da criança, o que indicará se a mesma encontra-se dentro do padrão de desenvolvimento normal, se há atraso ou algum distúrbio. Suponha que uma criança nasceu sem indicador de risco para perda auditiva e que tem audição normal. Tendo como base a avaliação das habilidades auditivas, por meio das respostas comportamentais a estímulos sonoros espera-se que essa criança,
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150Q803404 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Os professores constituem uma das categorias que mais apresentam distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT), seja em função de abuso vocal, seja pela combinação de fatores ambientais, como os problemas de acústica e a competição sonora comum em escolas, principalmente aquelas localizadas em centros urbanos. A causa pelo mau uso vocal é denominada
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