Início Questões de Concursos Fonoaudiologia Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Fonoaudiologia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 131Q802994 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018A disartrofonia é um distúrbio da comunicação que provoca alterações acústicas da voz advindas do distúrbio articulatório, causando uma deformação na onda sonora por interferência do filtro – trato vocal. Durante o processo de avaliação e terapia da disartrofonia, o fonoaudiólogo deve ✂️ a) levar em consideração os exames médicos e não atentar para a queixa do paciente, uma vez que a opinião deste é subjetiva e os exames são objetivos. ✂️ b) solicitar uma tomografia computadorizada, uma vez que se trata de uma doença neurológica. ✂️ c) desconsiderar a avaliação otorrinolaringológica, uma vez que a deformação na onda sonora advém do filtro, e não da fonte. ✂️ d) atentar para o fato de que os objetivos específicos da avaliação e terapia podem variar de acordo com as manifestações apresentadas e com a evolução clínica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 132Q803533 | Fonoaudiologia, FonoaudiologiaCom relação aos fatores etiológicos das alterações da deglutição (tipo), caracterização como atípica ou adaptada, prognóstico e tratamento apresentados por CATTONI, D. M. (2014), podem ser relacionados, respectivamente, os itens da opção: ✂️ a) tipo face longa, deglutição adaptada, prognóstico ruim, tratamento válido. ✂️ b) tipo mastigação ineficiente, deglutição atípica, prognóstico ruim, tratamento válido. ✂️ c) tipo respiração oral, deglutição adaptada, prognóstico ruim, tratamento não válido. ✂️ d) tipo face longa, deglutição adaptada, prognóstico ruim, tratamento inválido. ✂️ e) tipo respiração oral, deglutição atípica, prognóstico ruim, tratamento não válido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 133Q801883 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018O teste da linguinha, obrigatório pela Lei 13.002 de 20/06/2014, consiste na aplicação do protocolo de avalição do frênulo da língua em bebês. Seu objetivo é detectar a presença de alterações no frênulo lingual e o grau de limitação nos movimentos da língua. A atuação fonoaudiológica, nesse teste, consiste em ✂️ a) realizar o “reteste” em todos os bebês nascidos pré-termo, pois a avaliação anatomofuncional não contempla a sucção nutritiva e não nutritiva do bebê. ✂️ b) aplicar o protocolo de avaliação do frênulo lingual em bebês e fazer os encaminhamentos necessários, orientando a família sobre exame e condutas pertinentes. ✂️ c) orientar os pais, desde o momento do exame, sobre quais exercícios isométricos devem ser realizados diariamente na língua do bebê para impedir que a “língua presa” comprometa as funções de fala da criança no futuro. ✂️ d) detectar a presença de anquiloglossia e, em sendo confirmada tal alteração, realizar o “pique na língua” (frenotomia), uma vez que se trata de um procedimento simples e que não exige internação hospitalar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 134Q801616 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADESAs teorias linguísticas quanto à aquisição e ao desenvolvimento de linguagem apresentam vertentes diversas e aspectos teóricos, muitas vezes, controversos. De acordo com as várias linhas teóricas, julgue os itens a seguir. A construção da linguagem, segundo o empirismo, é fruto da interação entre a criança e o meio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 135Q802360 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens subsequentes, no que se refere à atuação fonoaudiológica nos transtornos de linguagem. A afasia é uma alteração na comunicação adquirida, que é causada por lesão neurológica, em geral acidente vascular cerebral, e acomete as modalidades de produção e compreensão da linguagem oral e escrita, decorrentes de déficits sensoriais, intelectuais ou psiquiátricos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 136Q802631 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. No teste de fala com ruído, são apresentados simultaneamente vinte e cinco monossílabos e ruído branco na mesma orelha — ipsilateral —, e a habilidade auditiva avaliada é a integração temporal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 137Q803701 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018No acompanhamento de estudantes com paralisia cerebral, o fonoaudiólogo deve considerar como importante para sua inclusão no contexto escolar: ✂️ a) A orientação aos pais de crianças com paralisia cerebral para que a entrada na instituição educacional se dê somente depois do trabalho terapêutico que lhe proporcione autonomia no uso da oralidade e escrita. ✂️ b) A imediata introdução do uso de pranchas de aprendizagem, já que a criança com paralisia cerebral tem sérias dificuldades de comunicação. ✂️ c) O encaminhamento do estudante para o Atendimento Educacional Especializado já que toda pessoa com paralisia cerebral tem dificuldades cognitivas significativas que precisam ser trabalhadas. ✂️ d) O espaço físico que a criança irá frequentar, o qual deve ser adaptado para o acesso à cadeira de rodas. Também o material como lápis e papel devem ser adaptados para o manuseio seguro do estudante. ✂️ e) A busca junto aos pais da criança com paralisia cerebral de escolas especializadas no atendimento de crianças com deficiência que tenham atendimento terapêutico integrado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 138Q802953 | Fonoaudiologia, FonoaudiologiaAs ondas I, III e V são as que oferecem os parâmetros mais importantes para interpretação dos PEATE. Quanto aos sítios geradores dessas ondas, a classificação mais utilizada atualmente é: ✂️ a) I : nervo auditivo; III : lemnisco lateral; V : colículo inferior. ✂️ b) I : lemnisco lateral; III : colículo inferior; V : núcleos cocleares. ✂️ c) I : núcleos cocleares; III : nervo auditivo; V : lemnisco lateral. ✂️ d) I : nervo auditivo; III : núcleos cocleares; V : lemnisco lateral. ✂️ e) I : núcleos cocleares; III : lemnisco lateral; V : nervo auditivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 139Q801955 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADESConsidere hipoteticamente que uma criança de oito anos de idade, em processo de alfabetização, produziu a seguinte frase: umininu pepeu aga naganega tipalastigo (O menino bebeu água na caneca de plástico). A respeito desse caso, julgue os itens a seguir. Seguindo a linha construtivista, essa criança apresenta um forte processo de generalização dos conhecimentos da fala para a escrita. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 140Q801702 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADESPaciente do gênero feminino, 42 anos de idade, apresenta queixa de zumbido, hipoacusia progressiva bilateral. Refere que consegue ouvir a própria voz em maior intensidade e conversar melhor em ambientes mais barulhentos. Afirma ainda que, na família do respectivo pai, algumas pessoas apresentam histórico de perda auditiva. De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. O laudo audiológico deve indicar provável perda auditiva mista ou condutiva bilateral. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 141Q803280 | Fonoaudiologia, FonoaudiologiaTodas as alternativas abaixo apresentam um princípio geral da Fonoaudiologia, EXCETO: ✂️ a) Opinar e participar de movimentos que visem à defesa da classe. ✂️ b) Promoção da igualdade, da justiça, da equidade e do respeito à diversidade cultural e ao pluralismo, para que não haja discriminação e estigmatização. ✂️ c) Compartilhamento de benefícios sociais, tanto na assistência quanto na pesquisa, respeitando-se as normas desse código e da legislação em vigor. ✂️ d) Exercício da atividade, buscando maximizar os benefícios e minimizar os danos aos clientes, à coletividade e ao ecossistema. ✂️ e) Respeito à privacidade e à confidencialidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 142Q801632 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Sobre distúrbio articulatório em crianças na idade escolar, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) Distúrbios articulatórios persistentes podem confundir a criança na fase inicial da alfabetização, mas não são impeditivos da apropriação do código gráfico. ✂️ b) Hábitos orais como o uso de chupeta e/ou mamadeira por mais de três anos aumentam a probabilidade de distúrbios articulatórios por dificultar os ajustes finos necessários à articulação da fala. ✂️ c) Distúrbios articulatórios persistentes impedem a apropriação do código gráfico pela criança em fase de alfabetização. ✂️ d) Uma criança com distúrbio articulatório, em fase escolar, se não acolhida neste contexto, pode se isolar e apresentar dificuldades em seu processo de alfabetização. ✂️ e) É preciso que o fonoaudiólogo auxilie o professor na compreensão da natureza do distúrbio articulatório de seus alunos de modo a não patologizar seus processos de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 143Q801511 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018Uma criança de sete anos de idade apresenta fala incompreensível, devido às muitas trocas, e dificuldades para executar movimentos que exigem coordenação motora. A escola relata que a criança apresenta problemas comportamentais e dificuldades de aprendizagem. Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. Uma bateria de avaliação fonoaudiológica básica, composta por audiometria tonal, vocal, acufenometria, P300 e protocolos de avaliação, como ABFW, seria uma ferramenta imprescindível para o diagnóstico fonoaudiológico do caso. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 144Q803561 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. A atuação fonoaudiológica com o recém-nascido deve sempre priorizar o incentivo ao aleitamento materno, visto que a prática beneficia o desenvolvimento motor e o oral, o vínculo entre mãe e bebê, o crescimento e desenvolvimento global e a saúde como um todo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 145Q801861 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADESCerca de 70% das deficiências, no Brasil, poderiam ser evitadas com programas de prevenção e assistência durante a gravidez e os primeiros anos de vida. As políticas de inclusão envolvem a família e a sociedade, por meio da educação para a saúde. De acordo com as informações apresentadas, julgue os itens a seguir. Orientada, a família do paciente aprende a utilizar o cotidiano para estimular e incentivar comportamentos de maior autonomia. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 146Q801534 | Fonoaudiologia, FonoaudiologiaRessaltando alguns marcos que indicam a evolução fonológica de crianças, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir: I Crianças antes dos três anos de idade podem apresentar a reduplicação de sílaba. Ex: /papato/ para sapato. II Crianças após os quatro anos de idade podem apresentar anteriorização de velares, sem que seja considerado Transtorno Fonológico. III Após dois anos e meio, simplificações como reduplicação, anteriorização de velares e plosivação de fricativas devem desaparecer. As afirmativas I, II e III são, respectivamente: ✂️ a) V, V e F. ✂️ b) F, F e V. ✂️ c) F, V e F. ✂️ d) V, V e V. ✂️ e) V, F e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 147Q801570 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018Um trabalhador perde a audição esquerda após a explosão de uma dinamite durante a construção de um túnel em uma rodovia. Com base no caso apresentado e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. A perda auditiva unilateral súbita pode causar compensações labirínticas, acarretando desajustes do equilíbrio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 148Q802340 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os próximos itens, acerca dos protocolos de avaliação para disfagia, que visam padronizar e garantir a qualidade do atendimento fonoaudiológico, a fim de propiciar o retorno seguro da alimentação por via oral. O protocolo fonoaudiológico de introdução e transição da alimentação por via oral é realizado fora do ambiente hospitalar e objetiva auxiliar o fonoaudiólogo no gerenciamento clínico da disfagia, durante a fase de introdução e transição da dieta por via oral. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 149Q803143 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018O desenvolvimento de habilidades auditivas de um lactante com audição normal segue uma sequência padronizada de comportamentos que evoluem desde o nascimento até os dois anos de idade. Para avaliação do desenvolvimento das habilidade auditivas, são selecionados procedimentos e observados comportamentos de respostas de acordo com a idade da criança, o que indicará se a mesma encontra-se dentro do padrão de desenvolvimento normal, se há atraso ou algum distúrbio. Suponha que uma criança nasceu sem indicador de risco para perda auditiva e que tem audição normal. Tendo como base a avaliação das habilidades auditivas, por meio das respostas comportamentais a estímulos sonoros espera-se que essa criança, ✂️ a) aos 2 meses de idade, seja capaz de apresentar respostas de acuidade auditiva, por meio da audiometria de reforço visual (VRA), em intensidade entre 60 e 80dBNA, e apresente localização lateral da fonte sonora. ✂️ b) aos 12 meses de idade, seja capaz de apresentar respostas de acuidade auditiva por meio da audiometria de reforço visual (VRA), em intensidade entre 20dBNA, e apresente localização lateral e localização indireta para baixo, e direta para cima, da fonte sonora. ✂️ c) aos 8 meses de idade, seja capaz de apresentar respostas de acuidade auditiva por meio da audiometria de reforço visual (VRA), em intensidade entre 40 e 60dBNA, e apresente localização lateral e localização indireta para baixo e para cima da fonte sonora. ✂️ d) aos 7 meses de idade, seja capaz de apresentar respostas de acuidade auditiva, por meio da audiometria de reforço visual (VRA), em intensidade entre 20 e 60dBNA, e apresente localização lateral e localização direta para baixo e para cima da fonte sonora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 150Q803404 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Os professores constituem uma das categorias que mais apresentam distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT), seja em função de abuso vocal, seja pela combinação de fatores ambientais, como os problemas de acústica e a competição sonora comum em escolas, principalmente aquelas localizadas em centros urbanos. A causa pelo mau uso vocal é denominada ✂️ a) disfonia orgâno-funcional. ✂️ b) disartrofonia. ✂️ c) disfonia mista. ✂️ d) disfonia neurogênica. ✂️ e) disfonia funcional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
131Q802994 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018A disartrofonia é um distúrbio da comunicação que provoca alterações acústicas da voz advindas do distúrbio articulatório, causando uma deformação na onda sonora por interferência do filtro – trato vocal. Durante o processo de avaliação e terapia da disartrofonia, o fonoaudiólogo deve ✂️ a) levar em consideração os exames médicos e não atentar para a queixa do paciente, uma vez que a opinião deste é subjetiva e os exames são objetivos. ✂️ b) solicitar uma tomografia computadorizada, uma vez que se trata de uma doença neurológica. ✂️ c) desconsiderar a avaliação otorrinolaringológica, uma vez que a deformação na onda sonora advém do filtro, e não da fonte. ✂️ d) atentar para o fato de que os objetivos específicos da avaliação e terapia podem variar de acordo com as manifestações apresentadas e com a evolução clínica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
132Q803533 | Fonoaudiologia, FonoaudiologiaCom relação aos fatores etiológicos das alterações da deglutição (tipo), caracterização como atípica ou adaptada, prognóstico e tratamento apresentados por CATTONI, D. M. (2014), podem ser relacionados, respectivamente, os itens da opção: ✂️ a) tipo face longa, deglutição adaptada, prognóstico ruim, tratamento válido. ✂️ b) tipo mastigação ineficiente, deglutição atípica, prognóstico ruim, tratamento válido. ✂️ c) tipo respiração oral, deglutição adaptada, prognóstico ruim, tratamento não válido. ✂️ d) tipo face longa, deglutição adaptada, prognóstico ruim, tratamento inválido. ✂️ e) tipo respiração oral, deglutição atípica, prognóstico ruim, tratamento não válido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
133Q801883 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018O teste da linguinha, obrigatório pela Lei 13.002 de 20/06/2014, consiste na aplicação do protocolo de avalição do frênulo da língua em bebês. Seu objetivo é detectar a presença de alterações no frênulo lingual e o grau de limitação nos movimentos da língua. A atuação fonoaudiológica, nesse teste, consiste em ✂️ a) realizar o “reteste” em todos os bebês nascidos pré-termo, pois a avaliação anatomofuncional não contempla a sucção nutritiva e não nutritiva do bebê. ✂️ b) aplicar o protocolo de avaliação do frênulo lingual em bebês e fazer os encaminhamentos necessários, orientando a família sobre exame e condutas pertinentes. ✂️ c) orientar os pais, desde o momento do exame, sobre quais exercícios isométricos devem ser realizados diariamente na língua do bebê para impedir que a “língua presa” comprometa as funções de fala da criança no futuro. ✂️ d) detectar a presença de anquiloglossia e, em sendo confirmada tal alteração, realizar o “pique na língua” (frenotomia), uma vez que se trata de um procedimento simples e que não exige internação hospitalar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
134Q801616 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADESAs teorias linguísticas quanto à aquisição e ao desenvolvimento de linguagem apresentam vertentes diversas e aspectos teóricos, muitas vezes, controversos. De acordo com as várias linhas teóricas, julgue os itens a seguir. A construção da linguagem, segundo o empirismo, é fruto da interação entre a criança e o meio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
135Q802360 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens subsequentes, no que se refere à atuação fonoaudiológica nos transtornos de linguagem. A afasia é uma alteração na comunicação adquirida, que é causada por lesão neurológica, em geral acidente vascular cerebral, e acomete as modalidades de produção e compreensão da linguagem oral e escrita, decorrentes de déficits sensoriais, intelectuais ou psiquiátricos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
136Q802631 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. No teste de fala com ruído, são apresentados simultaneamente vinte e cinco monossílabos e ruído branco na mesma orelha — ipsilateral —, e a habilidade auditiva avaliada é a integração temporal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
137Q803701 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018No acompanhamento de estudantes com paralisia cerebral, o fonoaudiólogo deve considerar como importante para sua inclusão no contexto escolar: ✂️ a) A orientação aos pais de crianças com paralisia cerebral para que a entrada na instituição educacional se dê somente depois do trabalho terapêutico que lhe proporcione autonomia no uso da oralidade e escrita. ✂️ b) A imediata introdução do uso de pranchas de aprendizagem, já que a criança com paralisia cerebral tem sérias dificuldades de comunicação. ✂️ c) O encaminhamento do estudante para o Atendimento Educacional Especializado já que toda pessoa com paralisia cerebral tem dificuldades cognitivas significativas que precisam ser trabalhadas. ✂️ d) O espaço físico que a criança irá frequentar, o qual deve ser adaptado para o acesso à cadeira de rodas. Também o material como lápis e papel devem ser adaptados para o manuseio seguro do estudante. ✂️ e) A busca junto aos pais da criança com paralisia cerebral de escolas especializadas no atendimento de crianças com deficiência que tenham atendimento terapêutico integrado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
138Q802953 | Fonoaudiologia, FonoaudiologiaAs ondas I, III e V são as que oferecem os parâmetros mais importantes para interpretação dos PEATE. Quanto aos sítios geradores dessas ondas, a classificação mais utilizada atualmente é: ✂️ a) I : nervo auditivo; III : lemnisco lateral; V : colículo inferior. ✂️ b) I : lemnisco lateral; III : colículo inferior; V : núcleos cocleares. ✂️ c) I : núcleos cocleares; III : nervo auditivo; V : lemnisco lateral. ✂️ d) I : nervo auditivo; III : núcleos cocleares; V : lemnisco lateral. ✂️ e) I : núcleos cocleares; III : lemnisco lateral; V : nervo auditivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
139Q801955 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADESConsidere hipoteticamente que uma criança de oito anos de idade, em processo de alfabetização, produziu a seguinte frase: umininu pepeu aga naganega tipalastigo (O menino bebeu água na caneca de plástico). A respeito desse caso, julgue os itens a seguir. Seguindo a linha construtivista, essa criança apresenta um forte processo de generalização dos conhecimentos da fala para a escrita. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
140Q801702 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADESPaciente do gênero feminino, 42 anos de idade, apresenta queixa de zumbido, hipoacusia progressiva bilateral. Refere que consegue ouvir a própria voz em maior intensidade e conversar melhor em ambientes mais barulhentos. Afirma ainda que, na família do respectivo pai, algumas pessoas apresentam histórico de perda auditiva. De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. O laudo audiológico deve indicar provável perda auditiva mista ou condutiva bilateral. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
141Q803280 | Fonoaudiologia, FonoaudiologiaTodas as alternativas abaixo apresentam um princípio geral da Fonoaudiologia, EXCETO: ✂️ a) Opinar e participar de movimentos que visem à defesa da classe. ✂️ b) Promoção da igualdade, da justiça, da equidade e do respeito à diversidade cultural e ao pluralismo, para que não haja discriminação e estigmatização. ✂️ c) Compartilhamento de benefícios sociais, tanto na assistência quanto na pesquisa, respeitando-se as normas desse código e da legislação em vigor. ✂️ d) Exercício da atividade, buscando maximizar os benefícios e minimizar os danos aos clientes, à coletividade e ao ecossistema. ✂️ e) Respeito à privacidade e à confidencialidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
142Q801632 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Sobre distúrbio articulatório em crianças na idade escolar, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) Distúrbios articulatórios persistentes podem confundir a criança na fase inicial da alfabetização, mas não são impeditivos da apropriação do código gráfico. ✂️ b) Hábitos orais como o uso de chupeta e/ou mamadeira por mais de três anos aumentam a probabilidade de distúrbios articulatórios por dificultar os ajustes finos necessários à articulação da fala. ✂️ c) Distúrbios articulatórios persistentes impedem a apropriação do código gráfico pela criança em fase de alfabetização. ✂️ d) Uma criança com distúrbio articulatório, em fase escolar, se não acolhida neste contexto, pode se isolar e apresentar dificuldades em seu processo de alfabetização. ✂️ e) É preciso que o fonoaudiólogo auxilie o professor na compreensão da natureza do distúrbio articulatório de seus alunos de modo a não patologizar seus processos de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
143Q801511 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018Uma criança de sete anos de idade apresenta fala incompreensível, devido às muitas trocas, e dificuldades para executar movimentos que exigem coordenação motora. A escola relata que a criança apresenta problemas comportamentais e dificuldades de aprendizagem. Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. Uma bateria de avaliação fonoaudiológica básica, composta por audiometria tonal, vocal, acufenometria, P300 e protocolos de avaliação, como ABFW, seria uma ferramenta imprescindível para o diagnóstico fonoaudiológico do caso. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
144Q803561 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. A atuação fonoaudiológica com o recém-nascido deve sempre priorizar o incentivo ao aleitamento materno, visto que a prática beneficia o desenvolvimento motor e o oral, o vínculo entre mãe e bebê, o crescimento e desenvolvimento global e a saúde como um todo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
145Q801861 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADESCerca de 70% das deficiências, no Brasil, poderiam ser evitadas com programas de prevenção e assistência durante a gravidez e os primeiros anos de vida. As políticas de inclusão envolvem a família e a sociedade, por meio da educação para a saúde. De acordo com as informações apresentadas, julgue os itens a seguir. Orientada, a família do paciente aprende a utilizar o cotidiano para estimular e incentivar comportamentos de maior autonomia. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
146Q801534 | Fonoaudiologia, FonoaudiologiaRessaltando alguns marcos que indicam a evolução fonológica de crianças, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir: I Crianças antes dos três anos de idade podem apresentar a reduplicação de sílaba. Ex: /papato/ para sapato. II Crianças após os quatro anos de idade podem apresentar anteriorização de velares, sem que seja considerado Transtorno Fonológico. III Após dois anos e meio, simplificações como reduplicação, anteriorização de velares e plosivação de fricativas devem desaparecer. As afirmativas I, II e III são, respectivamente: ✂️ a) V, V e F. ✂️ b) F, F e V. ✂️ c) F, V e F. ✂️ d) V, V e V. ✂️ e) V, F e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
147Q801570 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018Um trabalhador perde a audição esquerda após a explosão de uma dinamite durante a construção de um túnel em uma rodovia. Com base no caso apresentado e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. A perda auditiva unilateral súbita pode causar compensações labirínticas, acarretando desajustes do equilíbrio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
148Q802340 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os próximos itens, acerca dos protocolos de avaliação para disfagia, que visam padronizar e garantir a qualidade do atendimento fonoaudiológico, a fim de propiciar o retorno seguro da alimentação por via oral. O protocolo fonoaudiológico de introdução e transição da alimentação por via oral é realizado fora do ambiente hospitalar e objetiva auxiliar o fonoaudiólogo no gerenciamento clínico da disfagia, durante a fase de introdução e transição da dieta por via oral. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
149Q803143 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018O desenvolvimento de habilidades auditivas de um lactante com audição normal segue uma sequência padronizada de comportamentos que evoluem desde o nascimento até os dois anos de idade. Para avaliação do desenvolvimento das habilidade auditivas, são selecionados procedimentos e observados comportamentos de respostas de acordo com a idade da criança, o que indicará se a mesma encontra-se dentro do padrão de desenvolvimento normal, se há atraso ou algum distúrbio. Suponha que uma criança nasceu sem indicador de risco para perda auditiva e que tem audição normal. Tendo como base a avaliação das habilidades auditivas, por meio das respostas comportamentais a estímulos sonoros espera-se que essa criança, ✂️ a) aos 2 meses de idade, seja capaz de apresentar respostas de acuidade auditiva, por meio da audiometria de reforço visual (VRA), em intensidade entre 60 e 80dBNA, e apresente localização lateral da fonte sonora. ✂️ b) aos 12 meses de idade, seja capaz de apresentar respostas de acuidade auditiva por meio da audiometria de reforço visual (VRA), em intensidade entre 20dBNA, e apresente localização lateral e localização indireta para baixo, e direta para cima, da fonte sonora. ✂️ c) aos 8 meses de idade, seja capaz de apresentar respostas de acuidade auditiva por meio da audiometria de reforço visual (VRA), em intensidade entre 40 e 60dBNA, e apresente localização lateral e localização indireta para baixo e para cima da fonte sonora. ✂️ d) aos 7 meses de idade, seja capaz de apresentar respostas de acuidade auditiva, por meio da audiometria de reforço visual (VRA), em intensidade entre 20 e 60dBNA, e apresente localização lateral e localização direta para baixo e para cima da fonte sonora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
150Q803404 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Os professores constituem uma das categorias que mais apresentam distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT), seja em função de abuso vocal, seja pela combinação de fatores ambientais, como os problemas de acústica e a competição sonora comum em escolas, principalmente aquelas localizadas em centros urbanos. A causa pelo mau uso vocal é denominada ✂️ a) disfonia orgâno-funcional. ✂️ b) disartrofonia. ✂️ c) disfonia mista. ✂️ d) disfonia neurogênica. ✂️ e) disfonia funcional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro