Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q801511 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Uma criança de sete anos de idade apresenta fala incompreensível, devido às muitas trocas, e dificuldades para executar movimentos que exigem coordenação motora. A escola relata que a criança apresenta problemas comportamentais e dificuldades de aprendizagem.

Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Uma bateria de avaliação fonoaudiológica básica, composta por audiometria tonal, vocal, acufenometria, P300 e protocolos de avaliação, como ABFW, seria uma ferramenta imprescindível para o diagnóstico fonoaudiológico do caso.
  1. ✂️
  2. ✂️

142Q801517 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Um paciente de 70 anos de idade foi encaminhado a um otorrinolaringologista com pedido médico de solicitação de investigação audiológica completa, para esclarecimento de hipótese diagnóstica de schwannoma à direita.

No que concerne ao caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

Contando-se com uma perda de grau leve e recrutante à esquerda e uma perda severa à direita, espera-se que apenas os reflexos acústicos da orelha direita estejam ausentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

143Q801570 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Um trabalhador perde a audição esquerda após a explosão de uma dinamite durante a construção de um túnel em uma rodovia.

Com base no caso apresentado e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A perda auditiva unilateral súbita pode causar compensações labirínticas, acarretando desajustes do equilíbrio.
  1. ✂️
  2. ✂️

144Q803561 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. A atuação fonoaudiológica com o recém-nascido deve sempre priorizar o incentivo ao aleitamento materno, visto que a prática beneficia o desenvolvimento motor e o oral, o vínculo entre mãe e bebê, o crescimento e desenvolvimento global e a saúde como um todo.
  1. ✂️
  2. ✂️

145Q801702 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Paciente do gênero feminino, 42 anos de idade, apresenta queixa de zumbido, hipoacusia progressiva bilateral. Refere que consegue ouvir a própria voz em maior intensidade e conversar melhor em ambientes mais barulhentos. Afirma ainda que, na família do respectivo pai, algumas pessoas apresentam histórico de perda auditiva.

De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O laudo audiológico deve indicar provável perda auditiva mista ou condutiva bilateral.
  1. ✂️
  2. ✂️

146Q801861 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Cerca de 70% das deficiências, no Brasil, poderiam ser evitadas com programas de prevenção e assistência durante a gravidez e os primeiros anos de vida. As políticas de inclusão envolvem a família e a sociedade, por meio da educação para a saúde. De acordo com as informações apresentadas, julgue os itens a seguir. Orientada, a família do paciente aprende a utilizar o cotidiano para estimular e incentivar comportamentos de maior autonomia.
  1. ✂️
  2. ✂️

147Q803143 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O desenvolvimento de habilidades auditivas de um lactante com audição normal segue uma sequência padronizada de comportamentos que evoluem desde o nascimento até os dois anos de idade. Para avaliação do desenvolvimento das habilidade auditivas, são selecionados procedimentos e observados comportamentos de respostas de acordo com a idade da criança, o que indicará se a mesma encontra-se dentro do padrão de desenvolvimento normal, se há atraso ou algum distúrbio. Suponha que uma criança nasceu sem indicador de risco para perda auditiva e que tem audição normal. Tendo como base a avaliação das habilidades auditivas, por meio das respostas comportamentais a estímulos sonoros espera-se que essa criança,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q801534 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Ressaltando alguns marcos que indicam a evolução fonológica de crianças, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I Crianças antes dos três anos de idade podem apresentar a reduplicação de sílaba. Ex: /papato/ para sapato.

II Crianças após os quatro anos de idade podem apresentar anteriorização de velares, sem que seja considerado Transtorno Fonológico.

III Após dois anos e meio, simplificações como reduplicação, anteriorização de velares e plosivação de fricativas devem desaparecer.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q802340 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, acerca dos protocolos de avaliação para disfagia, que visam padronizar e garantir a qualidade do atendimento fonoaudiológico, a fim de propiciar o retorno seguro da alimentação por via oral. O protocolo fonoaudiológico de introdução e transição da alimentação por via oral é realizado fora do ambiente hospitalar e objetiva auxiliar o fonoaudiólogo no gerenciamento clínico da disfagia, durante a fase de introdução e transição da dieta por via oral.
  1. ✂️
  2. ✂️

150Q801632 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Sobre distúrbio articulatório em crianças na idade escolar, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q802240 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Paciente, sexo masculino, 41 anos, sofreu queimadura de segundo grau com agente térmico nas regiões de face, pescoço, parte do tronco e membro superior direito. Ele compareceu ao setor de queimados do hospital de referência em sua cidade com sofrimento físico, dor e confusão mental. Tendo como base esse caso, considere as seguintes afirmativas sobre o trabalho fonoaudiológico com queimados.

I Pacientes com queimaduras nas regiões de face e pescoço podem apresentar dificuldades nas funções de mastigação, deglutição e até mesmo articulação da fala. Nesse caso, há a necessidade de intervenção fonoaudiológica.

II O fonoaudiólogo pode iniciar sua intervenção com o paciente ainda em leito, mesmo que o paciente apresente ferida aberta, pois o trabalho fonoaudiológico não contempla apenas o exercício/massagem/técnica.

 III Quanto maior o tempo de retração da pele, sem que seja desenvolvido trabalho fonoaudiólogico, menor o número de sequelas que podem aparecer, facilitando, assim, os movimentos dos músculos da face.

IV Com a utilização de manobras, pode-se observar melhora na aparência das cicatrizes, o que representa o foco principal da intervenção fonoaudiológica com o paciente queimado.

Em relação ao exposto, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q803404 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Os professores constituem uma das categorias que mais apresentam distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT), seja em função de abuso vocal, seja pela combinação de fatores ambientais, como os problemas de acústica e a competição sonora comum em escolas, principalmente aquelas localizadas em centros urbanos. A causa pelo mau uso vocal é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q803158 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

No Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, em capítulo que trata das Disfunção Mastigatória, as autoras abordam características da movimentação mandibular na mastigação, observadas em avaliação clínica, que são movimentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q802836 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

De modo geral, o conceito correto com relação à perda auditiva induzida por ruído é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q801515 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Paciente de três anos de idade, com fissura palatina não operada, apresenta distúrbios diretamente decorrentes do defeito anatômico. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. Na avaliação audiológica, espera-se uma curva timpanométrica do tipo A com reflexos acústicos ausentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

156Q803366 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Escolas Promotoras de Saúde, Programa de Saúde na Escola e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa são políticas públicas prioritárias no campo da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q801591 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

Uma criança com 12 anos de idade apresentava paralisia de palato e foi avaliada pelo fonoaudiólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com encaminhamento da escola devido a dificuldades comportamentais e de comunicação em sala de aula. Essa criança fazia uso de prótese de palato desde os 4 anos de idade, porém sem qualquer ajuste desde então.

Considerando o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.

A ação dos músculos tensor e elevador do palato, nesse caso, pode justificar perda auditiva e curvas timpanométricas do tipo B ou C.
  1. ✂️
  2. ✂️

158Q802398 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. Implante coclear é um efetivo recurso clínico suficientemente hábil para melhorar a qualidade de vida de indivíduos com deficiência auditiva neurossensorial e condutiva bilateral.
  1. ✂️
  2. ✂️

159Q801572 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

O papel das técnicas vocais depende da categoria das disfonias, da formação do clínico e das características do paciente, incluindo desde as alterações e os desvios apresentados até suas preferências e perfil psicológico.

Em relação às categorias das disfonias, considere as afirmativas a seguir.

I ? As disfonias funcionais podem ser classificadas como primárias (por uso incorreto da voz) ou secundárias (por inadaptações vocais).

II ? As disfonias organofuncionais podem representar anomalias do suporte cartilagíneo laríngeo, dos tecidos moles, das vasculares congênitas, entre outras.

III?As disfonias orgânicas psiquiátricas podemser de origem periférica, envolvendo apenas a produção vocal e/ou a deglutição, ou por comprometimento central, com impacto na respiração, voz, deglutição, fala e linguagem.

IV?As disfonias orgânicas endocrinológicas podem representar uma manifestação vocal em processos de regulação hormonal fisiológica ou ainda manifestações vocais nos distúrbios hormonais.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q803880 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Com relação aos quadros que compõem as Inadaptações Anatômicas, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.