Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q802161 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

A laringe possui funções de proteção das vias aéreas inferiores durante a deglutição, participando das atividades de força, à medida que cria pressão subglótica e suporte diafragmático. Esta afirmativa está vinculada à função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q801769 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considerando que o fonoaudiólogo é um profissional da saúde que exerce as respectivas funções em diversos setores da comunidade, é necessário que ele esteja orientado quanto às normas e aos procedimentos de segurança frente ao risco biológico. A esse respeito, julgue os itens a seguir. Com a anamnese, o fonoaudiólogo pode colher informações quanto à vida pregressa e atual do paciente, o que é um importante recurso na terapêutica e na redução efetiva do risco de contaminação.
  1. ✂️
  2. ✂️

163Q802101 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

De acordo com a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), o processamento auditivo central foi definido como mecanismos e processos do sistema nervoso auditivo que capacitam a decodificação e o entendimento da fala, especialmente em situações desfavoráveis, como na presença de ruído de fundo e fala competitiva. A partir dessa informação, infere-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q801752 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Apresenta corretamente os cinco pares cranianos ligados ao controle da deglutição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q803554 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

A musculatura laríngea é dividida em dois grupamentos de músculos regionais apresentados na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência da Coluna I com os nomes dos músculos da Coluna II:

Coluna I

1 Músculos intrínsecos que têm origem e inserção na laringe.

2 Músculos extrínsecos que apresentam apenas uma das inserções na laringe e outra fora dela.

Coluna II

( ) Músculo Tireoaritenóideo.

( ) Músculos Supra-hióideos.

( ) Músculo Tíreo-hióideo.

( ) Músculo Aritenóideo.

( ) Músculo Cricotireóideo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q801515 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Paciente de três anos de idade, com fissura palatina não operada, apresenta distúrbios diretamente decorrentes do defeito anatômico. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. Na avaliação audiológica, espera-se uma curva timpanométrica do tipo A com reflexos acústicos ausentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

167Q802668 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Sobre a anatomofisiologia da orelha média, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A cadeia ossicular promove a concentração da energia, que atinge a membrana timpânica devido ao seu formato e à disposição dos ossículos.

( ) A cadeia ossicular (martelo e estribo) sofre influência do tronco encefálico, pois possui músculos que são controlados por ele.

( ) A contração dos músculos da cadeia ossicular causa aumento da rigidez do sistema e, consequentemente, um aumento da transmissão de frequência alta.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q801763 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Uma criança com 12 anos de idade apresentava paralisia de palato e foi avaliada pelo fonoaudiólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com encaminhamento da escola devido a dificuldades comportamentais e de comunicação em sala de aula. Essa criança fazia uso de prótese de palato desde os 4 anos de idade, porém sem qualquer ajuste desde então.

Considerando o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.

A avaliação da leitura e da escrita deve englobar ditado, cópia, escrita espontânea, para identificar possíveis trocas de grafemas e questões relacionadas à interpretação e à produção textual.
  1. ✂️
  2. ✂️

169Q803573 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Criança com 1 ano e meio comparece à consulta fonoaudiológica para avaliação da comunicação. Sobre o que é esperado nessa idade, podemos encontrar, na linguagem das crianças, as seguintes características, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q803366 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Escolas Promotoras de Saúde, Programa de Saúde na Escola e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa são políticas públicas prioritárias no campo da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q803885 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

ORTIZ, K. Z., no capítulo “Alterações de Fala: Disatrias e Dispraxias”, em FERNANDES, F. D. M. et al, no “Tratado de Fonoaudiologia”, 2ª edição, São Paulo: Roca (2010), cita um estudo cujo objetivo foi o de realizar a análise fonológica dos erros presentes na fala do indivíduo com Apraxia da Fala, falante do português, falado no Brasil. De acordo com o citado estudo, avalie as afirmativas abaixo, como CORRETAS ou INCORRETAS, considerando a análise de erros revelada, quanto ao modo articulatório (MA) e ponto articulatório (PA), respectivamente:

I MA: erros nas plosivas /g/ (9,2%) e /b/ (6,9%); PA: erros na bilabial /b/ (6,9%) e labiodental /v/ (5,2%).

II MA: erros nas plosivas /g/ (6,9%) e /b/ (9,2%); PA: erros na bilabial /b/ (5,2%) e labiodental /v/ (6,9%).

A avaliação das afirmativas I e II permite concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q801617 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Segundo HAGE, S., a evolução do vocabulário é um marco importante no desenvolvimento da linguagem. Crianças com 24 meses têm um repertório de, no mínimo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q802402 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Com relação à promoção de saúde, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I Capacidade de os indivíduos e grupos sociais intervirem como agentes ativos nos problemas e necessidades de saúde.

II Envolve a elaboração e implementação de políticas públicas e reorientação dos sistemas e dos serviços de saúde.

III A partir do século XIX surge a relação entre saúde e condições de vida.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q802183 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

A deglutição é uma função, que sofre mudanças devido ao envelhecimento, levando à presbifagia. Sobre essas mudanças, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q801758 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

O processamento auditivo se refere aos processos envolvidos na detecção, na análise e na interpretação de eventos sonoros. Os testes dicóticos mais utilizados são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q803405 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

CHUN, R. Y. S., citando MENDES, E. em estudo em que mostra a forma de acesso dos usuários aos serviços públicos de Fonoaudiologia, evidenciando os critérios dos profissionais e dos próprios serviços, menciona a atomização da doença. Em relação à atomização da doença, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q801895 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considerando que o fonoaudiólogo é um profissional da saúde que exerce as respectivas funções em diversos setores da comunidade, é necessário que ele esteja orientado quanto às normas e aos procedimentos de segurança frente ao risco biológico. A esse respeito, julgue os itens a seguir. É recomendável que todos os profissionais da área da saúde, entre eles o fonoaudiólogo, utilizem adequadamente o avental ou jaleco, o gorro, a máscara, as luvas e os óculos de proteção.
  1. ✂️
  2. ✂️

178Q802424 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo masculino, submetido à avaliação de Processamento Auditivo (PA) por apresentar dificuldades escolares caracterizadas pela dificuldade de prestar atenção na presença de ruído, trocas de letras na escrita e dificuldade na compreensão de leitura.

A avaliação do PA constatou alterações nas habilidades de fechamento auditivo e figura-fundo. Assinale a alternativa que configura o déficit apresentado neste caso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q802320 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

HAGE, S. em LAMÔNICA, D. I. A. C. e BRITTO, D. B. O., no “Tratado de linguagem - perspectivas contemporâneas”, afirma que o balbucio é um precursor essencial da linguagem oral. Considerando a afirmativa de Hage, crianças que NÃO balbuciam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q801506 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

As síndromes genéticas podem ocasionar dificuldades na comunicação, alterações orais miofuncionais, distúrbios da deglutição, perdas auditivas. Todas abaixo são consideradas síndromes genéticas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.