Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q804074 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

A amamentação é definida por um processo muito complexo e determinada biologicamente, abrangendo aspectos individuais e a atuação de políticas públicas, com a participação interdisciplinar dos profissionais de saúde.

Assinale a alternativa que descreve corretamente, quanto à amamentação, o principal objetivo da atuação fonoaudiológica junto à equipe interdisciplinar, na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q802134 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que uma criança de oito anos de idade, em processo de alfabetização, produziu a seguinte frase: umininu pepeu aga naganega tipalastigo (O menino bebeu água na caneca de plástico). A respeito desse caso, julgue os itens a seguir. É possível que a criança autora da frase apresente processos fonológicos típicos do desenvolvimento na fala.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q801546 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

Paciente apresentou curvas timpanométricas do tipo A com reflexos acústicos contra e ipsilaterais ausentes.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

A paracusia de Willis pode ser evidenciada como um sintoma nesse caso, fortalecendo a hipótese de perda auditiva mista bilateral.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q802840 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Os aspectos básicos da avaliação fonoaudiológica na área de voz são essenciais para a compreensão do processo terapêutico. Tudo o que for diagnosticado pelo fonoaudiólogo deve estar justificado no campo da fisiologia, assim como os exercícios terapêuticos devem ser executados com consciência fisiológica.

Em relação à fisiologia, assinale V (verdadeiro) ou F (falso)emcada afirmativa a seguir.

( ) Os músculos cricoaritenoideos posteriores (CAP) atuam durante a respiração, promovendo a abertura das pregas vocais. Para que haja fonação, é preciso que os CAP reduzam sua atividade, entrando simultaneamente em ação o grupo demúsculos adutores.

( ) Os músculos aritenoideos (AA) têm duas porções: transversa, que afasta as bases das cartilagens aritenoideas, e oblíqua, que afasta seus ápices. Os tensores das pregas vocais são os músculos tireoaritnoideos (TA), compartimento interno, e os cricotireoideos (CT).

( ) A atividade de TA é considerável, mais acentuadamente de seu compartimento externo, quando se faz uma intensidade forte. Tal compartimento é predominantemente abdutor e rico em fibras brancas.

( ) A contração do compartimento externo do TA é rápida e suscetível à fadiga, além disso se dá de forma isométrica, sendo importante para a produção e manutenção da firmeza glótica.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q801557 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

A prevenção fonoaudiológica consiste na eliminação dos fatores que influenciam negativamente a aquisição e o desenvolvimento dos aspectos envolvidos na comunicação humana.

A respeito do tema, considere as afirmativas a seguir.

I?A prevenção pode ser classificada emprevenção primária, secundária e terciária.

II ? A prevenção terciária consiste em reverter um quadro clínico alterando ou retardando sua evolução.

III ? A prevenção primária envolve a prevenção de doenças antes que estas ocorram.

Está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q803339 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Anita tinha 78 anos quando teve um AVE isquêmico no hemisfério esquerdo. Após a alta hospitalar, as condutas mais adequadas a serem tomadas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q803129 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Sobre o processo neurofisiológico da deglutição, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q802913 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

O NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família inaugura um novo modo de proteção das práticas de cuidado à saúde. São propostos pelo NASF os conceitos/ferramentas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q803873 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A triagem auditiva neonatal é um procedimento que tem por objetivo a detecção de alterações auditivas o mais cedo possível, para um encaminhamento imediato para o diagnóstico audiológico e intervenção. Os procedimentos e condutas a serem tomadas na triagem auditiva dependem do histórico clínico do paciente e da interpretação dos resultados obtidos. Com base nos tipos de procedimentos e condutas utilizados na triagem auditiva neonatal, considere as afirmativas abaixo.

I Emissão otoacústica é o procedimento indicado para neonatos sem indicadores de risco para deficiência auditiva e quando há o resultado de falha, é sugerido o reteste em até 30 dias.

II Emissão otoacústica é o procedimento indicado para todos os neonatos e quando a criança apresenta indicadores de risco para deficiência auditiva, ela deve ser encaminhada para o diagnóstico audiológico.

 III O potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático é o procedimento indicado para os neonatos que apresentam indicadores de risco para deficiência auditiva e também como procedimento de reteste da triagem auditiva.

IV O potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático é o procedimento indicado para os neonatos sem indicadores de risco para deficiência auditiva e, no resultado de passa, deve ser dada alta ao paciente.

Em relação aos tipos de procedimentos e condutas utilizados na triagem auditiva neonatal, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q802683 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

O sistema auditivo é constituído por vias auditivas aferentes e eferentes, que atuam integradamente. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q803767 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

As diretrizes de atenção à triagem auditiva neonatal (TAN), do Ministério da Saúde (2012), dá subsídios para a implementação dos serviços de triagem auditiva. Os dados desses serviços devem ser gerenciados no intuito de fornecer índices que possam subsidiar a qualidade do serviço. Tendo como base os índices de qualidade de serviço recomendado, considere as afirmativas abaixo.

I A TAN deve ser realizada até o primeiro mês de vida dos neonatos, ou até o terceiro mês de vida dos lactentes (idade corrigida), considerando os prematuros e aqueles com longos períodos de internação.

II Pelo menos 80% dos neonatos devem ser encaminhados para diagnóstico devendo este ser concluído até os seis meses de vida.

III A terapia fonoaudiológica deve ser iniciada em 85% dos lactentes confirmados com perdas auditivas bilaterais permanentes, assim que concluído o diagnóstico.

 IV Adaptação de aparelho de amplificação sonora individual/AASI em 95% dos lactentes confirmados com perdas auditivas bilaterais ou unilaterais permanentes deve ser iniciada no prazo de um mês após o diagnóstico.

Em relação aos índices de qualidade de serviço de triagem auditiva recomendados, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q802539 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

A respiração é uma função vital para a sobrevivência do ser humano. Ela é uma das funções estomatognáticas, sendo o fonoaudiólogo responsável por sua reabilitação. Sobre a respiração e suas alterações, analise as afirmativas abaixo:

I. Quanto ao tipo, a respiração pode ser classificada em nasal, oral ou mista.

II. A respiração oral pode levar à alteração da liberação do hormônio GnRH, provocando o retardo de crescimento pôndero-estatural, principalmente na primeira infância.

III. A fala das crianças respiradoras orais apresenta-se alterada, prioritariamente, nos fonemas palatais.

IV. A respiração predominantemente oral também pode ser associada a fatores de natureza não obstrutivas, como amamentação materna insuficiente.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q803303 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. A posição de amamentação e a postura do recém-nascido durante a amamentação correspondem a um ponto-chave para o sucesso dessa prática, já que se relacionam diretamente com a pega do mamilo e consequentemente com o mecanismo de sucção.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q803569 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente com 5 meses, apresentando fatores de risco para perda auditiva, foi encaminhado pela sua pediatra para avaliação audiológica. Os resultados desta avaliação indicaram a presença de perda auditiva sensorioneural bilateral grave, de origem coclear.

De acordo com o caso apresentado, os prováveis achados nos exames de Potencial Evocado Auditivo (PEATE) e Emissão Otoacústica Evocada por Estímulo Transiente (EOATE) foram, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q802892 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. A maioria dos testes disponíveis para diagnóstico do distúrbio do processamento auditivo requer idade mínima de oito a nove anos e é de confiabilidade questionável para crianças mais novas; além disso, esses testes exigem que o indivíduo esteja apto a entender e realizar a tarefa e a repetir sentenças, palavras e números.
  1. ✂️
  2. ✂️

36Q802058 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O surto de microcefalia relacionada ao vírus zika foi um evento incomum e inesperado, que provocou impacto grave na saúde pública. Dessa forma, as ações investigativas precisam ser realizadas com urgência, fazendo com que os casos suspeitos sejam notificados imediatamente às autoridades de saúde e registrados em um instrumento de registro rápido, elaborado para consolidação e caracterização da emergência. Quanto à notificação dos casos suspeitos de infecção pelo zika vírus, o Ministério da Saúde (MS), em 2016), instituiu o Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia: protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika. Nesse contexto, a recomendação do MS é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q803886 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

As principais alterações auditivas são detectadas a partir dos exames básicos para o diagnóstico audiológico: audiometria tonal, logoaudiometria e imitânciometria. A partir da interpretação dos resultados desses exames, é possível realizar o topodiagnóstico da alteração auditiva, o que determina o tipo da perda auditiva. Tendo como base o raciocínio clínico na interpretação dos exames básicos para o diagnóstico audiológico, considere as afirmativas abaixo.

I Quando observados limiares auditivos alterados, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea e via óssea, sem presença de Gap aéreo-ósseo, logoaudiometria compatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "A", os dados sugerem uma alteração do tipo sensorioneural na audição.

II Quando observados limiares auditivos, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea alterados e por via óssea normais, com presença de Gap aéreo-ósseo, logoaudioometria compatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "A", os dados sugerem uma alteração do tipo condutiva na audição.

III Quando observados limiares auditivos, alterados, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea e via óssea, sem presença de gap aéreo-ósseo, logoaudiometria incompatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "B", os dados sugerem uma alteração do tipo mista na audição.

IV Quando observados limiares auditivos, normais, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea e via óssea, sem presença de gap aéreo-ósseo, logoaudiometria incompatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "A", os dados sugerem uma alteração do tipo neural na audição.

Em relação à interpretação da audiometria tonal liminar, logoaudiometria e imitanciometria, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q804021 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo masculino, 67 anos, com diagnóstico de doença de Parkinson há aproximadamente 1 ano, apresenta principalmente monoaltura e velocidade de fala reduzida tanto na fala espontânea quanto na leitura de textos.

Com base nas alterações fonoaudiológicas do quadro atual, a fonoterapia deve contemplar principalmente, estratégias terapêuticas relacionadas à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q802618 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Em relação à escrita, a criança parece demonstrar que o conhecimento acerca das letras e do código escrito é anterior ao ensino formal. As crianças percorrem uma sequência psicogenética na construção do conhecimento da escrita, caracterizada em fases, cuja trajetória apresenta um crescente gradativo na apreensão do conhecimento sobre o sistema escrito. Em uma das fases de tal sequência, a criança parece compreender as diferenças entre representações icônicas e não-icônicas, fazendo distinção entre desenhar e escrever. Além disso, há uma tendência em usar grafismos que procuram reproduzir letras organizadas de forma linear e critérios relativos a uma quantidade mínima de letras para a representação do que está escrito. A característica mais marcante desta fase é que não há uma correspondência entre os elementos gráficos e os sons que compõem as palavras.

A fase descrita acima corresponde à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q803465 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente idoso, vítima de acidente vascular hemorrágico, diagnosticado através de Tomografia Computadorizada de crânio. Neuroimagem revelou lesões em região cingular e aérea motora suplementar. Avaliação fonoaudiológica quanto à linguagem constatou um quadro de afasia motora importante.

Baseando-se nas alterações mais encontradas nesses casos, a reabilitação fonoaudiológica atuará principalmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.