Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q801558 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Assinale a alternativa que apresenta a função laríngea do músculo cricoaritenóideo posterior (CAP).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q801560 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

O comportamento da deglutição na infância está constantemente se adaptando às mudanças ocorridas com o desenvolvimento. Durante todos os estágios do desenvolvimento da criança algumas funções primárias são mantidas, incluindo a manutenção da via aérea, a passagem de alimentos e líquidos pela faringe, a respiração e a fonação. A identificação de uma criança com risco de problemas de alimentação e deglutição depende da avaliação de um sistema dinâmico, que está continuamente se acomodando ao crescimento e desenvolvimento, enquanto garante a segurança e a eficiência no transporte dos alimentos.

A respeito do tema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A coordenação da deglutição melhora com a idade, apesar de os mecanismos protetores das vias aéreas estarem inteiramente desenvolvidos desde o nascimento.

( ) A alteração do mecanismo de deglutição não é observada em crianças normais, acontecendo em crianças com doenças agudas e/ou crônicas.

( ) Em algumas crianças a falha no crescimento e o baixo peso são as primeiras manifestações clínicas.

( ) O acúmulo de alimento na cavidade oral, o ritmo adequado de sucção, o refluxo nasal, a tosse durante a alimentação, os engasgos, a cianose, a náusea, a taquipneia, a apneia ou a respiração ruidosa durante a alimentação, bem como o histórico de pneumonias são alguns dos sinais que levam a suspeitar de disfagia.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q802840 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

Os aspectos básicos da avaliação fonoaudiológica na área de voz são essenciais para a compreensão do processo terapêutico. Tudo o que for diagnosticado pelo fonoaudiólogo deve estar justificado no campo da fisiologia, assim como os exercícios terapêuticos devem ser executados com consciência fisiológica.

Em relação à fisiologia, assinale V (verdadeiro) ou F (falso)emcada afirmativa a seguir.

( ) Os músculos cricoaritenoideos posteriores (CAP) atuam durante a respiração, promovendo a abertura das pregas vocais. Para que haja fonação, é preciso que os CAP reduzam sua atividade, entrando simultaneamente em ação o grupo demúsculos adutores.

( ) Os músculos aritenoideos (AA) têm duas porções: transversa, que afasta as bases das cartilagens aritenoideas, e oblíqua, que afasta seus ápices. Os tensores das pregas vocais são os músculos tireoaritnoideos (TA), compartimento interno, e os cricotireoideos (CT).

( ) A atividade de TA é considerável, mais acentuadamente de seu compartimento externo, quando se faz uma intensidade forte. Tal compartimento é predominantemente abdutor e rico em fibras brancas.

( ) A contração do compartimento externo do TA é rápida e suscetível à fadiga, além disso se dá de forma isométrica, sendo importante para a produção e manutenção da firmeza glótica.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q803353 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Escolar do sexo masculino, 12 anos, submetido à avaliação ortográfica proveniente de queixas escolares relacionadas à escrita. Na avaliação fonoaudiológica, detectou-se dificuldades na relação entre a memória de trabalho fonológica e o desempenho ortográfico, além de incapacidade em acessar o léxico mental ortográfico.

Concordando-se com o diagnóstico fonoaudiológico, os testes mais adequados para a avaliação desses aspectos são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q802587 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo. Os nódulos vocais, causados por abuso vocal, são bilaterais, localizando-se na junção dos terços anterior e médio das pregas vocais, região de maior amplitude de vibração.
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q803611 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

As EOA são sons registrados no conduto auditivo externo pela atividade eletrofisiológica dentro da cóclea. A recomendação adequada para a utilização das EOA na rotina clínica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q802844 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo feminino, 40 anos, cantora profissional há 15 anos. Na anamnese fonoaudiológica, a paciente refere, atualmente, dificuldades mais frequentes na extensão vocal com descontrole na intensidade da voz durante o canto. Nunca foi submetida à avaliação fonoaudiológica e/ou otorrinolaringológica.

Assinale a alternativa que contém as principais causas para os sintomas vocais apresentados pela paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q801566 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Um fonoaudiólogo, enquanto assiste os próprios pacientes, deve se preocupar com uma série de condutas básicas para o controle de infecções. Diante do risco biológico, são estabelecidas medidas de precaução-padrão, que devem ser aplicadas no cuidado a todos os pacientes.

No que se refere ao caso e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

As mãos devem ser higienizadas antes e após o contato com o paciente, antes de calçar as luvas e após a remoção destas, entre os cuidados de um paciente e outro, entre procedimentos com um mesmo paciente, após contato com qualquer fluido corporal, após contato com qualquer artigo ou equipamento contaminado, no início e no final do turno de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q803616 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. No que diz respeito à intervenção fonoaudiológica na alimentação de bebês com fissura labiopalatina, é de extrema importância a orientação de manter a criança o mais ereta possível durante as mamadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q803873 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A triagem auditiva neonatal é um procedimento que tem por objetivo a detecção de alterações auditivas o mais cedo possível, para um encaminhamento imediato para o diagnóstico audiológico e intervenção. Os procedimentos e condutas a serem tomadas na triagem auditiva dependem do histórico clínico do paciente e da interpretação dos resultados obtidos. Com base nos tipos de procedimentos e condutas utilizados na triagem auditiva neonatal, considere as afirmativas abaixo.

I Emissão otoacústica é o procedimento indicado para neonatos sem indicadores de risco para deficiência auditiva e quando há o resultado de falha, é sugerido o reteste em até 30 dias.

II Emissão otoacústica é o procedimento indicado para todos os neonatos e quando a criança apresenta indicadores de risco para deficiência auditiva, ela deve ser encaminhada para o diagnóstico audiológico.

 III O potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático é o procedimento indicado para os neonatos que apresentam indicadores de risco para deficiência auditiva e também como procedimento de reteste da triagem auditiva.

IV O potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático é o procedimento indicado para os neonatos sem indicadores de risco para deficiência auditiva e, no resultado de passa, deve ser dada alta ao paciente.

Em relação aos tipos de procedimentos e condutas utilizados na triagem auditiva neonatal, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q801570 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Um trabalhador perde a audição esquerda após a explosão de uma dinamite durante a construção de um túnel em uma rodovia.

Com base no caso apresentado e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A perda auditiva unilateral súbita pode causar compensações labirínticas, acarretando desajustes do equilíbrio.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q801827 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Na avaliação de paciente disfágico em internação, é importante identificar o momento em que ocorre uma aspiração durante o processo de deglutição. Quanto à disfagia, julgue os itens a seguir. As modificações sensoriais como a mudança de sabores, temperatura ou textura do bolo propiciam melhora do início da fase oral.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q801572 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

O papel das técnicas vocais depende da categoria das disfonias, da formação do clínico e das características do paciente, incluindo desde as alterações e os desvios apresentados até suas preferências e perfil psicológico.

Em relação às categorias das disfonias, considere as afirmativas a seguir.

I ? As disfonias funcionais podem ser classificadas como primárias (por uso incorreto da voz) ou secundárias (por inadaptações vocais).

II ? As disfonias organofuncionais podem representar anomalias do suporte cartilagíneo laríngeo, dos tecidos moles, das vasculares congênitas, entre outras.

III?As disfonias orgânicas psiquiátricas podemser de origem periférica, envolvendo apenas a produção vocal e/ou a deglutição, ou por comprometimento central, com impacto na respiração, voz, deglutição, fala e linguagem.

IV?As disfonias orgânicas endocrinológicas podem representar uma manifestação vocal em processos de regulação hormonal fisiológica ou ainda manifestações vocais nos distúrbios hormonais.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q802340 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, acerca dos protocolos de avaliação para disfagia, que visam padronizar e garantir a qualidade do atendimento fonoaudiológico, a fim de propiciar o retorno seguro da alimentação por via oral. O protocolo fonoaudiológico de introdução e transição da alimentação por via oral é realizado fora do ambiente hospitalar e objetiva auxiliar o fonoaudiólogo no gerenciamento clínico da disfagia, durante a fase de introdução e transição da dieta por via oral.
  1. ✂️
  2. ✂️

35Q803366 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Escolas Promotoras de Saúde, Programa de Saúde na Escola e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa são políticas públicas prioritárias no campo da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q803880 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Com relação aos quadros que compõem as Inadaptações Anatômicas, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q803883 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

Na audiologia clínica, a associação de métodos objetivos e subjetivos para a avaliação auditiva vem sendo amplamente utilizada, sendo um fato que favorece o diagnóstico mais preciso das alterações auditivas. Um dos métodos objetivos mais utilizados é o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico.

Com base no método citado, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( )É um potencial composto por sete ondas, com picos negativos, cujos sítios geradores podem ser identificados de forma precisa.

( ) Trata-se de um teste de curta latência, pois é obtido entre zero e 10 milessegundos após a estimulação acústica.

( ) É obtido entre 10 e 60 milessegundos após a estimulação acústica.

( ) Sua aplicação clínica envolve principalmente a pesquisa do limiar eletrofisiológico da audição e a pesquisa da integridade da via auditiva.

 A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q803884 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. O paciente queimado que requer tratamento fonoaudiológico é aquele com queimaduras de terceiro grau que atingem áreas corporais como a cabeça, o pescoço, tórax, que podem levar a alterações das funções estomatognáticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q802093 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere que um fonoaudiólogo da atenção básica, orienta uma equipe de saúde da família que acompanha um recém-nascido (RN) de parto natural, após 39 semanas gestacionais, sem intercorrências pré e perinatais. Em relação aos comportamentos esperados para esse RN, julgue os itens a seguir. Movimentos de língua em rotação, simultâneos aos movimentos de mandíbula durante a mamada, até os seis meses de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️

40Q803885 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

ORTIZ, K. Z., no capítulo “Alterações de Fala: Disatrias e Dispraxias”, em FERNANDES, F. D. M. et al, no “Tratado de Fonoaudiologia”, 2ª edição, São Paulo: Roca (2010), cita um estudo cujo objetivo foi o de realizar a análise fonológica dos erros presentes na fala do indivíduo com Apraxia da Fala, falante do português, falado no Brasil. De acordo com o citado estudo, avalie as afirmativas abaixo, como CORRETAS ou INCORRETAS, considerando a análise de erros revelada, quanto ao modo articulatório (MA) e ponto articulatório (PA), respectivamente:

I MA: erros nas plosivas /g/ (9,2%) e /b/ (6,9%); PA: erros na bilabial /b/ (6,9%) e labiodental /v/ (5,2%).

II MA: erros nas plosivas /g/ (6,9%) e /b/ (9,2%); PA: erros na bilabial /b/ (5,2%) e labiodental /v/ (6,9%).

A avaliação das afirmativas I e II permite concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.