Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q802539 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

A respiração é uma função vital para a sobrevivência do ser humano. Ela é uma das funções estomatognáticas, sendo o fonoaudiólogo responsável por sua reabilitação. Sobre a respiração e suas alterações, analise as afirmativas abaixo:

I. Quanto ao tipo, a respiração pode ser classificada em nasal, oral ou mista.

II. A respiração oral pode levar à alteração da liberação do hormônio GnRH, provocando o retardo de crescimento pôndero-estatural, principalmente na primeira infância.

III. A fala das crianças respiradoras orais apresenta-se alterada, prioritariamente, nos fonemas palatais.

IV. A respiração predominantemente oral também pode ser associada a fatores de natureza não obstrutivas, como amamentação materna insuficiente.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q803569 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente com 5 meses, apresentando fatores de risco para perda auditiva, foi encaminhado pela sua pediatra para avaliação audiológica. Os resultados desta avaliação indicaram a presença de perda auditiva sensorioneural bilateral grave, de origem coclear.

De acordo com o caso apresentado, os prováveis achados nos exames de Potencial Evocado Auditivo (PEATE) e Emissão Otoacústica Evocada por Estímulo Transiente (EOATE) foram, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q803303 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. A posição de amamentação e a postura do recém-nascido durante a amamentação correspondem a um ponto-chave para o sucesso dessa prática, já que se relacionam diretamente com a pega do mamilo e consequentemente com o mecanismo de sucção.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q803886 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

As principais alterações auditivas são detectadas a partir dos exames básicos para o diagnóstico audiológico: audiometria tonal, logoaudiometria e imitânciometria. A partir da interpretação dos resultados desses exames, é possível realizar o topodiagnóstico da alteração auditiva, o que determina o tipo da perda auditiva. Tendo como base o raciocínio clínico na interpretação dos exames básicos para o diagnóstico audiológico, considere as afirmativas abaixo.

I Quando observados limiares auditivos alterados, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea e via óssea, sem presença de Gap aéreo-ósseo, logoaudiometria compatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "A", os dados sugerem uma alteração do tipo sensorioneural na audição.

II Quando observados limiares auditivos, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea alterados e por via óssea normais, com presença de Gap aéreo-ósseo, logoaudioometria compatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "A", os dados sugerem uma alteração do tipo condutiva na audição.

III Quando observados limiares auditivos, alterados, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea e via óssea, sem presença de gap aéreo-ósseo, logoaudiometria incompatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "B", os dados sugerem uma alteração do tipo mista na audição.

IV Quando observados limiares auditivos, normais, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea e via óssea, sem presença de gap aéreo-ósseo, logoaudiometria incompatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "A", os dados sugerem uma alteração do tipo neural na audição.

Em relação à interpretação da audiometria tonal liminar, logoaudiometria e imitanciometria, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q802683 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

O sistema auditivo é constituído por vias auditivas aferentes e eferentes, que atuam integradamente. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q802892 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. A maioria dos testes disponíveis para diagnóstico do distúrbio do processamento auditivo requer idade mínima de oito a nove anos e é de confiabilidade questionável para crianças mais novas; além disso, esses testes exigem que o indivíduo esteja apto a entender e realizar a tarefa e a repetir sentenças, palavras e números.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q804021 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo masculino, 67 anos, com diagnóstico de doença de Parkinson há aproximadamente 1 ano, apresenta principalmente monoaltura e velocidade de fala reduzida tanto na fala espontânea quanto na leitura de textos.

Com base nas alterações fonoaudiológicas do quadro atual, a fonoterapia deve contemplar principalmente, estratégias terapêuticas relacionadas à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q802618 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

Em relação à escrita, a criança parece demonstrar que o conhecimento acerca das letras e do código escrito é anterior ao ensino formal. As crianças percorrem uma sequência psicogenética na construção do conhecimento da escrita, caracterizada em fases, cuja trajetória apresenta um crescente gradativo na apreensão do conhecimento sobre o sistema escrito. Em uma das fases de tal sequência, a criança parece compreender as diferenças entre representações icônicas e não-icônicas, fazendo distinção entre desenhar e escrever. Além disso, há uma tendência em usar grafismos que procuram reproduzir letras organizadas de forma linear e critérios relativos a uma quantidade mínima de letras para a representação do que está escrito. A característica mais marcante desta fase é que não há uma correspondência entre os elementos gráficos e os sons que compõem as palavras.

A fase descrita acima corresponde à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q801558 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Assinale a alternativa que apresenta a função laríngea do músculo cricoaritenóideo posterior (CAP).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q803465 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente idoso, vítima de acidente vascular hemorrágico, diagnosticado através de Tomografia Computadorizada de crânio. Neuroimagem revelou lesões em região cingular e aérea motora suplementar. Avaliação fonoaudiológica quanto à linguagem constatou um quadro de afasia motora importante.

Baseando-se nas alterações mais encontradas nesses casos, a reabilitação fonoaudiológica atuará principalmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

41Q802058 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O surto de microcefalia relacionada ao vírus zika foi um evento incomum e inesperado, que provocou impacto grave na saúde pública. Dessa forma, as ações investigativas precisam ser realizadas com urgência, fazendo com que os casos suspeitos sejam notificados imediatamente às autoridades de saúde e registrados em um instrumento de registro rápido, elaborado para consolidação e caracterização da emergência. Quanto à notificação dos casos suspeitos de infecção pelo zika vírus, o Ministério da Saúde (MS), em 2016), instituiu o Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia: protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika. Nesse contexto, a recomendação do MS é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q801553 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Um trabalhador da indústria têxtil apresentava queixas de zumbido em ambos os ouvidos, tontura e insônia. Ele estava afastado das respectivas funções, aguardando um parecer da medicina do trabalho.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

O zumbido pode ser classificado como objetivo, quando medido por meio da acufenometria; ou subjetivo, quando não pode ser mensurado.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q801780 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O exame é considerado padrão-ouro para a avaliação das disfagias, pois fornece uma imagem dinâmica de todas as fases da deglutição, bem como avalia a anatomia e fisiologia orofaringolaríngea. Esse exame também é indicado para verificar a eficácia das estratégias de reabilitação e fornecer um feedback visual pré e pós-terapia. Essa descrição diz respeito ao recurso denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q802401 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. São incomuns alterações de tuba auditiva e modificações de orelha média em crianças com anomalias craniofaciais.
  1. ✂️
  2. ✂️

45Q802263 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Considere as afirmativas, em relação às características do Pitch, modulação de frequência e ataque vocal, respectivamente:

I O Pitch pode ser classificado como grave, agravado, médio ou agudizado e agudo. Modulação de frequência está associada à movimentação laríngea, no sentido vertical e horizontal. Ataque vocal diz respeito à adução glótica.

II O Pitch pode ser classificado como isocrônico. Modulação de frequência está associada à movimentação laríngea, no sentido vertical e horizontal. Ataque vocal diz respeito à adução glótica.

III O Pitch pode ser classificado como grave, médio ou agudo. Modulação de frequência está associada à movimentação laríngea, no sentido vertical e horizontal. Ataque vocal diz respeito ao equilíbrio ou não no uso das caixas de ressonância.

Sobre as afirmativas é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q803482 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

As condutas assistenciais em aleitamento materno orientadas pelo Ministério da Saúde são baseadas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que preconiza o aleitamento materno contínuo até os 2 anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros 6 meses de vida. Pesquisas identificaram a presença do vírus zika em urina, saliva, sêmem e no leite materno. Com base nas evidências científicas sobre a transmissão do vírus zika, recomenda-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q803954 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

De acordo com Grunwell (1981, apud MOTA, 2001), “desvio fonológico” é uma desordem linguística que se manifesta pelo uso de padrões anormais no meio falado da linguagem. As características clínicas clássicas de crianças com tal transtorno encontram-se bem delimitadas pela autora.

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa, considerando tais características.

( ) Fala espontânea apresentando erros, principalmente desvios consonantais da pronúncia adulta alvo, e audição dentro dos padrões de normalidade.

( ) Nenhuma disfunção neurológica detectável relevante para a produção da fala, assim como capacidade intelectual íntegra para o desenvolvimento da linguagem.

( ) Compreensão da linguagem rebaixada para a idade mental. Linguagem expressiva com desempenho rebaixado em relação ao tamanho do vocabulário e à extensão das expressões sintáticas.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q802109 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

Um bom entendimento da fisiologia da deglutição é particularmente importante no planejamento da reabilitação de indivíduos com distúrbios de deglutição. O ato de deglutir é dividido em 3 fases: oral, faríngea e esofágica. A fase faríngea é a principal etapa da deglutição, pois envolve parte da cavidade oral, os músculos mastigatórios, os músculos intrínsecos e extrínsecos da laringe e a própria faringe. Podemos dividir a fase oral em 2 etapas, isto é, a preparatória oral e a oral propriamente dita.

Em relação à fisiologia da deglutição, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Na fase preparatória oral, ao introduzirmos o alimento na cavidade oral, este é trabalhado de modo a assumir uma consistência que permita melhor condução através das regiões faríngea e esofágica. Os lábios, as bochechas e a língua devem manter o alimento contido na cavidade oral, e a língua é o agente primário do alimento para a função de mastigação. A raiz motora do nervo facial (VII par) realiza o controle dos lábios, da bochecha e da boca, enquanto o ramo sensitivo do facial (VII par) responsabiliza-se pelos movimentos da língua na fase preparatória oral.

( ) A fase oral inicia-se a partir da transferência do bolo alimentar da cavidade oral anterior para a orofaringe, caracterizando assim a atividade voluntária final da deglutição. Destaca-se nesta fase a elevação hiolaríngea, com a aproximação da laringe à cavidade oral por intermédio dos músculos supra-hioides.

( ) Na fase faríngea, há vários eventos importantes ocorrendo numa sucessão rápida, coordenada e com precisão. O palato mole eleva-se para vedar a nasofaringe, prevenindo o refluxo nasal. Ao mesmo tempo, a língua e o movimento da parede faríngea realizam a propulsão do bolo. A seguir, a laringe é elevada, fechando a via aérea inferior e realizando a proteção da via aérea inferior. O fechamento ocorre, inicialmente, no nível das pregas vocais, seguido pelo fechamento das pregas vestibulares e, finalmente, pela cobertura do vestíbulo laríngeo através da epiglote.

( ) Na fase esofágica, a musculatura constritora da faringe se contrai, impulsionando o bolo alimentar em direção ao esôfago até encontrar a transição faringoesofágica. A elevação da laringe e a elevação do músculo cricofaríngeo abrem a transição faringoesofágica, permitindo a passagem do alimento para o esôfago.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q801542 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

As bases anatômicas e fisiológicas são imprescindíveis para que o fonoaudiólogo atue nas respectivas especialidades, como voz, motricidade orofacial, disfagia e audição. Acerca desse assunto, analise os itens a seguir. A contração do músculo estapédio, inervado pelo VIII par de nervos cranianos, é responsável pelo reflexo de atenuação ou reflexo acústico do estapédio.
  1. ✂️
  2. ✂️

50Q803634 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Sobre a relação do fonoaudiólogo com a escola, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.