Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q801553 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Um trabalhador da indústria têxtil apresentava queixas de zumbido em ambos os ouvidos, tontura e insônia. Ele estava afastado das respectivas funções, aguardando um parecer da medicina do trabalho.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

O zumbido pode ser classificado como objetivo, quando medido por meio da acufenometria; ou subjetivo, quando não pode ser mensurado.
  1. ✂️
  2. ✂️

42Q801558 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Assinale a alternativa que apresenta a função laríngea do músculo cricoaritenóideo posterior (CAP).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q802263 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Considere as afirmativas, em relação às características do Pitch, modulação de frequência e ataque vocal, respectivamente:

I O Pitch pode ser classificado como grave, agravado, médio ou agudizado e agudo. Modulação de frequência está associada à movimentação laríngea, no sentido vertical e horizontal. Ataque vocal diz respeito à adução glótica.

II O Pitch pode ser classificado como isocrônico. Modulação de frequência está associada à movimentação laríngea, no sentido vertical e horizontal. Ataque vocal diz respeito à adução glótica.

III O Pitch pode ser classificado como grave, médio ou agudo. Modulação de frequência está associada à movimentação laríngea, no sentido vertical e horizontal. Ataque vocal diz respeito ao equilíbrio ou não no uso das caixas de ressonância.

Sobre as afirmativas é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q802401 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. São incomuns alterações de tuba auditiva e modificações de orelha média em crianças com anomalias craniofaciais.
  1. ✂️
  2. ✂️

45Q801780 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O exame é considerado padrão-ouro para a avaliação das disfagias, pois fornece uma imagem dinâmica de todas as fases da deglutição, bem como avalia a anatomia e fisiologia orofaringolaríngea. Esse exame também é indicado para verificar a eficácia das estratégias de reabilitação e fornecer um feedback visual pré e pós-terapia. Essa descrição diz respeito ao recurso denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q803634 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Sobre a relação do fonoaudiólogo com a escola, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q802109 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Um bom entendimento da fisiologia da deglutição é particularmente importante no planejamento da reabilitação de indivíduos com distúrbios de deglutição. O ato de deglutir é dividido em 3 fases: oral, faríngea e esofágica. A fase faríngea é a principal etapa da deglutição, pois envolve parte da cavidade oral, os músculos mastigatórios, os músculos intrínsecos e extrínsecos da laringe e a própria faringe. Podemos dividir a fase oral em 2 etapas, isto é, a preparatória oral e a oral propriamente dita.

Em relação à fisiologia da deglutição, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Na fase preparatória oral, ao introduzirmos o alimento na cavidade oral, este é trabalhado de modo a assumir uma consistência que permita melhor condução através das regiões faríngea e esofágica. Os lábios, as bochechas e a língua devem manter o alimento contido na cavidade oral, e a língua é o agente primário do alimento para a função de mastigação. A raiz motora do nervo facial (VII par) realiza o controle dos lábios, da bochecha e da boca, enquanto o ramo sensitivo do facial (VII par) responsabiliza-se pelos movimentos da língua na fase preparatória oral.

( ) A fase oral inicia-se a partir da transferência do bolo alimentar da cavidade oral anterior para a orofaringe, caracterizando assim a atividade voluntária final da deglutição. Destaca-se nesta fase a elevação hiolaríngea, com a aproximação da laringe à cavidade oral por intermédio dos músculos supra-hioides.

( ) Na fase faríngea, há vários eventos importantes ocorrendo numa sucessão rápida, coordenada e com precisão. O palato mole eleva-se para vedar a nasofaringe, prevenindo o refluxo nasal. Ao mesmo tempo, a língua e o movimento da parede faríngea realizam a propulsão do bolo. A seguir, a laringe é elevada, fechando a via aérea inferior e realizando a proteção da via aérea inferior. O fechamento ocorre, inicialmente, no nível das pregas vocais, seguido pelo fechamento das pregas vestibulares e, finalmente, pela cobertura do vestíbulo laríngeo através da epiglote.

( ) Na fase esofágica, a musculatura constritora da faringe se contrai, impulsionando o bolo alimentar em direção ao esôfago até encontrar a transição faringoesofágica. A elevação da laringe e a elevação do músculo cricofaríngeo abrem a transição faringoesofágica, permitindo a passagem do alimento para o esôfago.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q803954 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

De acordo com Grunwell (1981, apud MOTA, 2001), “desvio fonológico” é uma desordem linguística que se manifesta pelo uso de padrões anormais no meio falado da linguagem. As características clínicas clássicas de crianças com tal transtorno encontram-se bem delimitadas pela autora.

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa, considerando tais características.

( ) Fala espontânea apresentando erros, principalmente desvios consonantais da pronúncia adulta alvo, e audição dentro dos padrões de normalidade.

( ) Nenhuma disfunção neurológica detectável relevante para a produção da fala, assim como capacidade intelectual íntegra para o desenvolvimento da linguagem.

( ) Compreensão da linguagem rebaixada para a idade mental. Linguagem expressiva com desempenho rebaixado em relação ao tamanho do vocabulário e à extensão das expressões sintáticas.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q803482 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

As condutas assistenciais em aleitamento materno orientadas pelo Ministério da Saúde são baseadas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que preconiza o aleitamento materno contínuo até os 2 anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros 6 meses de vida. Pesquisas identificaram a presença do vírus zika em urina, saliva, sêmem e no leite materno. Com base nas evidências científicas sobre a transmissão do vírus zika, recomenda-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q803230 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, acerca dos protocolos de avaliação para disfagia, que visam padronizar e garantir a qualidade do atendimento fonoaudiológico, a fim de propiciar o retorno seguro da alimentação por via oral. O protocolo de avaliação preliminar visa descrever e auxiliar os aspectos gerais, de respiração, de fala, de voz e das estruturas e(ou) órgãos orofaciais e cervicais em indivíduos encaminhados para avaliação da deglutição.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q801542 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

As bases anatômicas e fisiológicas são imprescindíveis para que o fonoaudiólogo atue nas respectivas especialidades, como voz, motricidade orofacial, disfagia e audição. Acerca desse assunto, analise os itens a seguir. A contração do músculo estapédio, inervado pelo VIII par de nervos cranianos, é responsável pelo reflexo de atenuação ou reflexo acústico do estapédio.
  1. ✂️
  2. ✂️

52Q803480 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A caracterização dos achados audiológicos se correlaciona com quadros clínicos devido ao seu padrão de acometimento das estruturas do sistema auditivo. Com base nos conhecimentos sobre a caracterização audiológica das alterações que acometem o sistema auditivo, considere as afirmativas abaixo.

I Achados audiológicos que se caracterizam por perda auditiva do tipo sensorioneural bilateral, progressiva, com limiares auditivos em configuração descendente, timpanometria do tipo "A" e que são mais esperados em sujeitos acima de 60anos, sugerem um quadro clínico de doença de Meniére.

II Achados audiológicos que se caracterizam por perda auditiva do tipo condutiva bilateral, que progride com acometimento de todas as frequências por via aérea e via óssea, com limiares auditivos inicialmente de configuração ascendente, timpanometria do tipo "A" ou "Ar", sugerem um quadro clínico de otosclerose.

III Achados audiológicos que se caracterizam por perda auditiva do tipo condutiva, variando de grau entre 40 e 60dB, com limiares auditivos em configuração horizontal, índice de reconhecimento de fala (IRF) dentro dos limites normais, timpanometria do tipo "Ad", sugerem um quadro clínico de descontinuidade da cadeia ossicular.

IV Achados audiológicos que se caracterizam por perda auditiva do tipo sensorioneural unilateral ou assimétrica, com limiares auditivos em configuração de entalhe em 3, 4 e 6 KHz, com recuperação em 8000Hz, timpanometria do tipo "A" (quando há apenas acometimento da orelha interna), sugerem um quadro clínico de perda auditiva induzida por níveis elevados de pressão sonora.

Em relação à caracterização audiológica das alterações que acometem o sistema auditivo, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q803240 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. São quatro as fases da deglutição: preparatória oral, oral propriamente dita, orofaríngea e esofágica. Alguns autores acrescentam, ainda, uma fase dita antecipatória, a qual prepara o indivíduo para o início da deglutição, além do estímulo sensorial para a vontade de alimentar-se, gustação e salivação.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q803272 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Os arcos branquiais são derivados das células das cristas neurais e, a partir da 4ª semana, são responsáveis pela formação de várias estruturas do sistema estomatognático. Na associação abaixo, encontramos o arco e a estrutura por meio da qual cada arco foi responsável pela formação, EXCETO na alternativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q801791 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Problemas relacionados à aprendizagem da escrita ainda são os mais frequentes no ambiente escolar. Cabe ao fonoaudiólogo que trabalha na Educação as seguintes ações, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q802790 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

A sucção desempenha papel fundamental no suprimento das necessidades nutricionais nos primeiros meses de vida do bebê.

A respeito do tema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Através dos movimentos de sucção, ocorre o desenvolvimento motor-oral, gerando mudanças nas características da face do recémnascido.

( ) No nascimento a criança apresenta uma protrusão mandibular fisiológica, que vai sendo corrigida através do aleitamento materno.

( ) Aproximadamente no sexto mês de vida a sucção deixa de ser um ato reflexo, tornando-se volitiva.

( ) A maturação dos movimentos dos lábios e da língua ocorre na medida em que a sucção vai sendo substituída por outras formas de alimentação.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q802891 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. A partir das características do registro das emissões otoacústicas, é possível obter informações que permitem diferenciar a alteração de orelha externa e(ou) orelha média, de alterações de células ciliadas externas.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q802403 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

O reflexo acústico auxilia no diagnóstico diferencial dos distúrbios da audição. Ao analisar um paciente com sistema auditivo normal na orelha direita, e lesão de orelha média à esquerda com registro de perda condutiva de grau moderado, espera-se a seguinte representação dos reflexos acústicos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q803471 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. Os pacientes que tiverem se submetido à laringectomia total terão riscos de broncoaspiração, por conta da separação permanente da traqueia e do esôfago.
  1. ✂️
  2. ✂️

60Q803559 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Recém-nascido, com 2 dias de vida, veio para realização da triagem auditiva neonatal. Na anamnese, a mãe relatou que não houve intercorrências durante a gestação e que não há histórico familiar de indicadores de risco para perda auditiva. No entanto, observou-se que a criança apresenta uma má formação na parte externa da orelha direita, que impossibilitava a realização do procedimento de triagem nessa orelha. Diante desse caso clínico, a conduta correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.