Questões de Concursos Fonoaudiologia

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41 Q802539 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

A respiração é uma função vital para a sobrevivência do ser humano. Ela é uma das funções estomatognáticas, sendo o fonoaudiólogo responsável por sua reabilitação. Sobre a respiração e suas alterações, analise as afirmativas abaixo:

I. Quanto ao tipo, a respiração pode ser classificada em nasal, oral ou mista.

II. A respiração oral pode levar à alteração da liberação do hormônio GnRH, provocando o retardo de crescimento pôndero-estatural, principalmente na primeira infância.

III. A fala das crianças respiradoras orais apresenta-se alterada, prioritariamente, nos fonemas palatais.

IV. A respiração predominantemente oral também pode ser associada a fatores de natureza não obstrutivas, como amamentação materna insuficiente.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em

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42 Q802913 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

O NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família inaugura um novo modo de proteção das práticas de cuidado à saúde. São propostos pelo NASF os conceitos/ferramentas:
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43 Q803465 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente idoso, vítima de acidente vascular hemorrágico, diagnosticado através de Tomografia Computadorizada de crânio. Neuroimagem revelou lesões em região cingular e aérea motora suplementar. Avaliação fonoaudiológica quanto à linguagem constatou um quadro de afasia motora importante.

Baseando-se nas alterações mais encontradas nesses casos, a reabilitação fonoaudiológica atuará principalmente:

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44 Q802618 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

Em relação à escrita, a criança parece demonstrar que o conhecimento acerca das letras e do código escrito é anterior ao ensino formal. As crianças percorrem uma sequência psicogenética na construção do conhecimento da escrita, caracterizada em fases, cuja trajetória apresenta um crescente gradativo na apreensão do conhecimento sobre o sistema escrito. Em uma das fases de tal sequência, a criança parece compreender as diferenças entre representações icônicas e não-icônicas, fazendo distinção entre desenhar e escrever. Além disso, há uma tendência em usar grafismos que procuram reproduzir letras organizadas de forma linear e critérios relativos a uma quantidade mínima de letras para a representação do que está escrito. A característica mais marcante desta fase é que não há uma correspondência entre os elementos gráficos e os sons que compõem as palavras.

A fase descrita acima corresponde à

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45 Q803569 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente com 5 meses, apresentando fatores de risco para perda auditiva, foi encaminhado pela sua pediatra para avaliação audiológica. Os resultados desta avaliação indicaram a presença de perda auditiva sensorioneural bilateral grave, de origem coclear.

De acordo com o caso apresentado, os prováveis achados nos exames de Potencial Evocado Auditivo (PEATE) e Emissão Otoacústica Evocada por Estímulo Transiente (EOATE) foram, respectivamente:

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46 Q802892 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. A maioria dos testes disponíveis para diagnóstico do distúrbio do processamento auditivo requer idade mínima de oito a nove anos e é de confiabilidade questionável para crianças mais novas; além disso, esses testes exigem que o indivíduo esteja apto a entender e realizar a tarefa e a repetir sentenças, palavras e números.
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47 Q804021 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo masculino, 67 anos, com diagnóstico de doença de Parkinson há aproximadamente 1 ano, apresenta principalmente monoaltura e velocidade de fala reduzida tanto na fala espontânea quanto na leitura de textos.

Com base nas alterações fonoaudiológicas do quadro atual, a fonoterapia deve contemplar principalmente, estratégias terapêuticas relacionadas à:

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48 Q801546 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Paciente apresentou curvas timpanométricas do tipo A com reflexos acústicos contra e ipsilaterais ausentes.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

A paracusia de Willis pode ser evidenciada como um sintoma nesse caso, fortalecendo a hipótese de perda auditiva mista bilateral.
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49 Q801780 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O exame é considerado padrão-ouro para a avaliação das disfagias, pois fornece uma imagem dinâmica de todas as fases da deglutição, bem como avalia a anatomia e fisiologia orofaringolaríngea. Esse exame também é indicado para verificar a eficácia das estratégias de reabilitação e fornecer um feedback visual pré e pós-terapia. Essa descrição diz respeito ao recurso denominado
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50 Q803081 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. As emissões otoacústicas transitórias desaparecem em perdas auditivas superiores a 25 dBNA; por isso, têm sido selecionadas como método eficiente de triagem auditiva em pré-escolares e escolares.
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