Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q803480 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A caracterização dos achados audiológicos se correlaciona com quadros clínicos devido ao seu padrão de acometimento das estruturas do sistema auditivo. Com base nos conhecimentos sobre a caracterização audiológica das alterações que acometem o sistema auditivo, considere as afirmativas abaixo.

I Achados audiológicos que se caracterizam por perda auditiva do tipo sensorioneural bilateral, progressiva, com limiares auditivos em configuração descendente, timpanometria do tipo "A" e que são mais esperados em sujeitos acima de 60anos, sugerem um quadro clínico de doença de Meniére.

II Achados audiológicos que se caracterizam por perda auditiva do tipo condutiva bilateral, que progride com acometimento de todas as frequências por via aérea e via óssea, com limiares auditivos inicialmente de configuração ascendente, timpanometria do tipo "A" ou "Ar", sugerem um quadro clínico de otosclerose.

III Achados audiológicos que se caracterizam por perda auditiva do tipo condutiva, variando de grau entre 40 e 60dB, com limiares auditivos em configuração horizontal, índice de reconhecimento de fala (IRF) dentro dos limites normais, timpanometria do tipo "Ad", sugerem um quadro clínico de descontinuidade da cadeia ossicular.

IV Achados audiológicos que se caracterizam por perda auditiva do tipo sensorioneural unilateral ou assimétrica, com limiares auditivos em configuração de entalhe em 3, 4 e 6 KHz, com recuperação em 8000Hz, timpanometria do tipo "A" (quando há apenas acometimento da orelha interna), sugerem um quadro clínico de perda auditiva induzida por níveis elevados de pressão sonora.

Em relação à caracterização audiológica das alterações que acometem o sistema auditivo, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q802790 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

A sucção desempenha papel fundamental no suprimento das necessidades nutricionais nos primeiros meses de vida do bebê.

A respeito do tema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Através dos movimentos de sucção, ocorre o desenvolvimento motor-oral, gerando mudanças nas características da face do recémnascido.

( ) No nascimento a criança apresenta uma protrusão mandibular fisiológica, que vai sendo corrigida através do aleitamento materno.

( ) Aproximadamente no sexto mês de vida a sucção deixa de ser um ato reflexo, tornando-se volitiva.

( ) A maturação dos movimentos dos lábios e da língua ocorre na medida em que a sucção vai sendo substituída por outras formas de alimentação.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q801791 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Problemas relacionados à aprendizagem da escrita ainda são os mais frequentes no ambiente escolar. Cabe ao fonoaudiólogo que trabalha na Educação as seguintes ações, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q803230 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, acerca dos protocolos de avaliação para disfagia, que visam padronizar e garantir a qualidade do atendimento fonoaudiológico, a fim de propiciar o retorno seguro da alimentação por via oral. O protocolo de avaliação preliminar visa descrever e auxiliar os aspectos gerais, de respiração, de fala, de voz e das estruturas e(ou) órgãos orofaciais e cervicais em indivíduos encaminhados para avaliação da deglutição.
  1. ✂️
  2. ✂️

55Q802891 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. A partir das características do registro das emissões otoacústicas, é possível obter informações que permitem diferenciar a alteração de orelha externa e(ou) orelha média, de alterações de células ciliadas externas.
  1. ✂️
  2. ✂️

56Q803240 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. São quatro as fases da deglutição: preparatória oral, oral propriamente dita, orofaríngea e esofágica. Alguns autores acrescentam, ainda, uma fase dita antecipatória, a qual prepara o indivíduo para o início da deglutição, além do estímulo sensorial para a vontade de alimentar-se, gustação e salivação.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q803272 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Os arcos branquiais são derivados das células das cristas neurais e, a partir da 4ª semana, são responsáveis pela formação de várias estruturas do sistema estomatognático. Na associação abaixo, encontramos o arco e a estrutura por meio da qual cada arco foi responsável pela formação, EXCETO na alternativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q802403 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

O reflexo acústico auxilia no diagnóstico diferencial dos distúrbios da audição. Ao analisar um paciente com sistema auditivo normal na orelha direita, e lesão de orelha média à esquerda com registro de perda condutiva de grau moderado, espera-se a seguinte representação dos reflexos acústicos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q803130 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Criança, 09 meses, compareceu ao ambulatório de fonoaudiologia acompanhado pela mãe, a qual apresentou ao fonoaudiólogo encaminhamento do neuropediatra. Em parte do encaminhamento, constava a seguinte descrição:

“...criança apresenta paralisia do VI e VII pares cranianos; falta de expressão facial; inabilidade para sorrir; hipoplasia mandibular e maxilar; sialorréia; palato alto e estreito; dificuldade para sugar e deglutir. Solicito avaliação e acompanhamento fonoaudiológico”.

O exposto no encaminhamento refere-se à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q803471 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. Os pacientes que tiverem se submetido à laringectomia total terão riscos de broncoaspiração, por conta da separação permanente da traqueia e do esôfago.
  1. ✂️
  2. ✂️

61Q803559 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Recém-nascido, com 2 dias de vida, veio para realização da triagem auditiva neonatal. Na anamnese, a mãe relatou que não houve intercorrências durante a gestação e que não há histórico familiar de indicadores de risco para perda auditiva. No entanto, observou-se que a criança apresenta uma má formação na parte externa da orelha direita, que impossibilitava a realização do procedimento de triagem nessa orelha. Diante desse caso clínico, a conduta correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q802002 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

Em relação às medidas de imitância acústica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q803884 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. O paciente queimado que requer tratamento fonoaudiológico é aquele com queimaduras de terceiro grau que atingem áreas corporais como a cabeça, o pescoço, tórax, que podem levar a alterações das funções estomatognáticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q803616 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. No que diz respeito à intervenção fonoaudiológica na alimentação de bebês com fissura labiopalatina, é de extrema importância a orientação de manter a criança o mais ereta possível durante as mamadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q803904 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Sobre o processo de Presbifonia, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Há redução do muco que lubrifica a laringe, proporcionando aumento da viscosidade e induzindo aos pigarros.

( ) A laringe do idoso se posiciona um pouco mais alta no pescoço, trazendo prejuízos vocais importantes para essa população.

( ) O músculo tireoaritenoideo se torna mais fraco e mais suscetível à fadiga devido ao prejuízo das fibras musculares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q803672 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Disglossia é um distúrbio da articulação resultante das alterações do controle muscular dos mecanismos da fala e provocado por lesões do sistema nervoso central e(ou) periférico.
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q803943 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Segundo Zorzi, é característica de atraso simples de linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q803461 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. Em alterações funcionais das estruturas da orelha externa e média, observa-se ausência ou alteração no registro de qualquer tipo de emissão otoacústica, mesmo com funcionalidade normal de células ciliadas externas.
  1. ✂️
  2. ✂️

69Q803795 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

A ATM (Articulação Temporomandibular) é composta de estruturas ósseas, cartilaginosas, ligamentos e musculatura associada. A opção que corresponde a cada um dos elementos desta articulação, respectivamente, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q804007 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Mãe, 25 anos, compareceu ao ambulatório de fonoaudiologia do hospital de sua cidade com o filho, sexo masculino, recém-nascido há 20 dias, portador de fissura pré-forame completa. A mãe relata que recebeu alta da maternidade onde o filho nasceu, mas está com dificuldades na amamentação. Nessas condições, o fonoaudiólogo deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.