Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q803616 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. No que diz respeito à intervenção fonoaudiológica na alimentação de bebês com fissura labiopalatina, é de extrema importância a orientação de manter a criança o mais ereta possível durante as mamadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

62Q803884 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. O paciente queimado que requer tratamento fonoaudiológico é aquele com queimaduras de terceiro grau que atingem áreas corporais como a cabeça, o pescoço, tórax, que podem levar a alterações das funções estomatognáticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

63Q803795 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

A ATM (Articulação Temporomandibular) é composta de estruturas ósseas, cartilaginosas, ligamentos e musculatura associada. A opção que corresponde a cada um dos elementos desta articulação, respectivamente, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q803904 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Sobre o processo de Presbifonia, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Há redução do muco que lubrifica a laringe, proporcionando aumento da viscosidade e induzindo aos pigarros.

( ) A laringe do idoso se posiciona um pouco mais alta no pescoço, trazendo prejuízos vocais importantes para essa população.

( ) O músculo tireoaritenoideo se torna mais fraco e mais suscetível à fadiga devido ao prejuízo das fibras musculares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q802002 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

Em relação às medidas de imitância acústica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q803559 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Recém-nascido, com 2 dias de vida, veio para realização da triagem auditiva neonatal. Na anamnese, a mãe relatou que não houve intercorrências durante a gestação e que não há histórico familiar de indicadores de risco para perda auditiva. No entanto, observou-se que a criança apresenta uma má formação na parte externa da orelha direita, que impossibilitava a realização do procedimento de triagem nessa orelha. Diante desse caso clínico, a conduta correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q803672 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Disglossia é um distúrbio da articulação resultante das alterações do controle muscular dos mecanismos da fala e provocado por lesões do sistema nervoso central e(ou) periférico.
  1. ✂️
  2. ✂️

68Q803461 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. Em alterações funcionais das estruturas da orelha externa e média, observa-se ausência ou alteração no registro de qualquer tipo de emissão otoacústica, mesmo com funcionalidade normal de células ciliadas externas.
  1. ✂️
  2. ✂️

69Q804007 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Mãe, 25 anos, compareceu ao ambulatório de fonoaudiologia do hospital de sua cidade com o filho, sexo masculino, recém-nascido há 20 dias, portador de fissura pré-forame completa. A mãe relata que recebeu alta da maternidade onde o filho nasceu, mas está com dificuldades na amamentação. Nessas condições, o fonoaudiólogo deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q802995 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A Disartria é um distúrbio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q802774 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. O teste de emissão otoacústica é utilizado no diagnóstico e monitoramento da função coclear de indivíduos expostos a ruídos e(ou) medicamentos ototóxicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q803353 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Escolar do sexo masculino, 12 anos, submetido à avaliação ortográfica proveniente de queixas escolares relacionadas à escrita. Na avaliação fonoaudiológica, detectou-se dificuldades na relação entre a memória de trabalho fonológica e o desempenho ortográfico, além de incapacidade em acessar o léxico mental ortográfico.

Concordando-se com o diagnóstico fonoaudiológico, os testes mais adequados para a avaliação desses aspectos são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q803943 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Segundo Zorzi, é característica de atraso simples de linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q803759 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Pesquisas epidemiológicas sobre disfonias infantis apresentam índices muito variados de prevalência registrados na literatura, entre 4 a 30% (Tavares, Brasolotto, Santana, Padovan, Martins – Estudo epidemiológico de disfonias em crianças de 4 a 12 anos, 2011). Dentre os motivos que justificam tal variação, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q803828 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A triagem auditiva neonatal, o diagnóstico auditivo e a reabilitação fazem parte de um processo contínuo e indissociável, para que se alcance o objetivo esperado em crianças com perdas auditivas permanentes. Não é possível identificar efetivamente as perdas auditivas sem as etapas subsequentes de diagnóstico e reabilitação. Portanto, além da realização do teste e reteste, é necessário que se garanta o monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento da audição e linguagem e, sempre que necessário, o diagnóstico e a reabilitação. O Ministério da Saúde recomenda um protocolo de atendimento nos serviços de triagem. Com base nas recomendações do Ministério da Saúde, considere as afirmativas abaixo.

I Uma criança sem indicador de risco que falhou na triagem com as emissões otoacústicas deve realizar o reteste antes da alta hospitalar, com o potencial evocado auditivo de tronco encefálico automático, na intensidade de 35dBnNA.

II As crianças triadas antes da alta hospitalar e que falharem no registro das emissões otoacústicas, porém com resultados satisfatórios no registro do potencial evocado auditivo de tronco encefálico automático, em 35 dBnNA, devem ser monitoradas até os três meses de idade.

III Uma criança com indicador de risco e que, submetida ao teste da triagem, falhar no potencial evocado auditivo de tronco encefálico automático, em 35 dBnNA, deve ser encaminhada para o diagnóstico audiológico.

IV As crianças triadas e que falharem no registro das emissões otoacústicas devem ser retestadas antes da alta com as emissões otoacústicas. Se a falha persistir, deve ser realizado um reteste em até 30 dias, com o mesmo procedimento.

Em relação aos protocolos de atendimento nos serviços de triagem auditiva recomendados, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q802093 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere que um fonoaudiólogo da atenção básica, orienta uma equipe de saúde da família que acompanha um recém-nascido (RN) de parto natural, após 39 semanas gestacionais, sem intercorrências pré e perinatais. Em relação aos comportamentos esperados para esse RN, julgue os itens a seguir. Movimentos de língua em rotação, simultâneos aos movimentos de mandíbula durante a mamada, até os seis meses de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️

77Q802844 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo feminino, 40 anos, cantora profissional há 15 anos. Na anamnese fonoaudiológica, a paciente refere, atualmente, dificuldades mais frequentes na extensão vocal com descontrole na intensidade da voz durante o canto. Nunca foi submetida à avaliação fonoaudiológica e/ou otorrinolaringológica.

Assinale a alternativa que contém as principais causas para os sintomas vocais apresentados pela paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q801859 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo masculino, 59 anos, submetido à laringectomia parcial horizontal ampliada para base de língua, evoluindo com disfagia orofaríngea grave no pós-operatório, em uso de sonda nasogástrica. Assinale a alternativa que indica corretamente a terapia para a reabilitação fonoaudiológica inicial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q803662 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

As sequelas das queimaduras estão relacionadas às contraturas cicatriciais. Com relação às cicatrizes oriundas de queimaduras, podem ser feitas as afirmativas abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q803185 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Sobre a perda auditiva sensório-neural:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.