Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q803353 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Escolar do sexo masculino, 12 anos, submetido à avaliação ortográfica proveniente de queixas escolares relacionadas à escrita. Na avaliação fonoaudiológica, detectou-se dificuldades na relação entre a memória de trabalho fonológica e o desempenho ortográfico, além de incapacidade em acessar o léxico mental ortográfico.

Concordando-se com o diagnóstico fonoaudiológico, os testes mais adequados para a avaliação desses aspectos são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q802093 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere que um fonoaudiólogo da atenção básica, orienta uma equipe de saúde da família que acompanha um recém-nascido (RN) de parto natural, após 39 semanas gestacionais, sem intercorrências pré e perinatais. Em relação aos comportamentos esperados para esse RN, julgue os itens a seguir. Movimentos de língua em rotação, simultâneos aos movimentos de mandíbula durante a mamada, até os seis meses de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️

73Q802698 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, acerca da atuação do fonoaudiólogo na saúde materna e na infantil. O reflexo de procura é desencadeado pelo toque do dedo mínimo do fonoaudiólogo nas comissuras labiais ou lábio superior do recém-nascido, que responderá virando a cabeça para o lado tocado.
  1. ✂️
  2. ✂️

74Q802995 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A Disartria é um distúrbio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q803828 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A triagem auditiva neonatal, o diagnóstico auditivo e a reabilitação fazem parte de um processo contínuo e indissociável, para que se alcance o objetivo esperado em crianças com perdas auditivas permanentes. Não é possível identificar efetivamente as perdas auditivas sem as etapas subsequentes de diagnóstico e reabilitação. Portanto, além da realização do teste e reteste, é necessário que se garanta o monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento da audição e linguagem e, sempre que necessário, o diagnóstico e a reabilitação. O Ministério da Saúde recomenda um protocolo de atendimento nos serviços de triagem. Com base nas recomendações do Ministério da Saúde, considere as afirmativas abaixo.

I Uma criança sem indicador de risco que falhou na triagem com as emissões otoacústicas deve realizar o reteste antes da alta hospitalar, com o potencial evocado auditivo de tronco encefálico automático, na intensidade de 35dBnNA.

II As crianças triadas antes da alta hospitalar e que falharem no registro das emissões otoacústicas, porém com resultados satisfatórios no registro do potencial evocado auditivo de tronco encefálico automático, em 35 dBnNA, devem ser monitoradas até os três meses de idade.

III Uma criança com indicador de risco e que, submetida ao teste da triagem, falhar no potencial evocado auditivo de tronco encefálico automático, em 35 dBnNA, deve ser encaminhada para o diagnóstico audiológico.

IV As crianças triadas e que falharem no registro das emissões otoacústicas devem ser retestadas antes da alta com as emissões otoacústicas. Se a falha persistir, deve ser realizado um reteste em até 30 dias, com o mesmo procedimento.

Em relação aos protocolos de atendimento nos serviços de triagem auditiva recomendados, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q802774 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. O teste de emissão otoacústica é utilizado no diagnóstico e monitoramento da função coclear de indivíduos expostos a ruídos e(ou) medicamentos ototóxicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

77Q802874 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. O implante coclear decodifica o padrão sonoro em frequências e intensidades por meio de estímulos elétricos em eletrodos localizados em diferentes porções da cóclea e do nervo coclear, possibilitando o reconhecimento da fala.
  1. ✂️
  2. ✂️

78Q803759 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Pesquisas epidemiológicas sobre disfonias infantis apresentam índices muito variados de prevalência registrados na literatura, entre 4 a 30% (Tavares, Brasolotto, Santana, Padovan, Martins – Estudo epidemiológico de disfonias em crianças de 4 a 12 anos, 2011). Dentre os motivos que justificam tal variação, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q803185 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Sobre a perda auditiva sensório-neural:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q801928 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

A avaliação eletrofisiológica da audição não depende da habilidade linguística do indivíduo e permite saber como um estímulo sonoro provoca mudanças na atividade neural, pela via eferente em direção ao córtex auditivo. A esse respeito, julgue os itens a seguir. Os potenciais evocados auditivos de longa latência são denominados potenciais tardios ou potenciais relacionados a eventos e avaliam a discriminação, a integração e a atenção auditivas.
  1. ✂️
  2. ✂️

81Q802480 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. A disartria é a permanência de padrões linguísticos próprios de crianças de idade menor do que a real.
  1. ✂️
  2. ✂️

82Q803506 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo. Os nódulos causam alteração na fisiologia fonatória, como o desequilíbrio entre a tensão mioelástica e a pressão aérea subglótica, e vibrações irregulares e aperiódicas das pregas vocais.
  1. ✂️
  2. ✂️

83Q802844 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo feminino, 40 anos, cantora profissional há 15 anos. Na anamnese fonoaudiológica, a paciente refere, atualmente, dificuldades mais frequentes na extensão vocal com descontrole na intensidade da voz durante o canto. Nunca foi submetida à avaliação fonoaudiológica e/ou otorrinolaringológica.

Assinale a alternativa que contém as principais causas para os sintomas vocais apresentados pela paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q803662 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

As sequelas das queimaduras estão relacionadas às contraturas cicatriciais. Com relação às cicatrizes oriundas de queimaduras, podem ser feitas as afirmativas abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q803744 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

O Método Canguru foi implantado no Brasil em 2002. A opção que corresponde, respectivamente, à 1ª, à 2ª e à 3ª etapa do citado método é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q801595 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

A gagueira é uma entidade nosológica com uma característica multidimensional, envolvendo a experiência do falante com as reações negativas – afetivas, comportamentais e cognitivas – e com uma limitação em sua habilidade na participação das atividades de vida diária, condições essas que impactam a qualidade de vida de maneira geral. Em relação às características comportamentais e aos subgrupos da gagueira, considere as afirmativas a seguir.

I ? Os subgrupos da gagueira são: idiopático, neurológico e psicossomático.

II ? As características comportamentais são: rupturas involuntárias caracterizadas por repetições de sons e sílabas, velocidade de fala alterada, intrusões nas palavras e prolongamentos.

III ? Os subgrupos da gagueira são: gagueira do desenvolvimento, neurogênica e psicogênica.

IV ? As características comportamentais são: bloqueios pós-articulatórios, pausas, rupturas voluntárias caracterizadas por alterações silábicas e taxa de locução aumentada.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q803673 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. Com 28 semanas, o recém-nascido já apresenta os componentes da sucção, deglutição e respiração, não sofrendo a sucção influência do seu peso e da sua maturidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

88Q804015 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

Os sistemas de amplificação das próteses auditivas têm sido desenvolvidos e aprimorados nas últimas décadas. A função principal das próteses auditivas é proporcionar ao sujeito com perda auditiva uma amplificação sonora adequada e satisfatória. Sabese, ainda, que a seleção do tipo de prótese deve ser baseada em fatores físicos e audiológicos.

Quanto aos tipos de prótese auditiva, considere as afirmativas a seguir.

I?As próteses auditivas intra-aurais ocupam parte do meato acústico externo e a concha do pavilhão auricular de forma completa ou incompleta, sendo que podem ser adaptadas em usuários portadores de perdas auditivas de grau leve a moderadamente severo.

II?Nas próteses retroauriculares, todos os componentes eletrônicos estão localizados dentro de uma caixa em formato de vírgula que se adapta atrás do pavilhão auricular.

III ? As próteses intracanais ocupam apenas o meato acústico externo da orelha do usuário, bem como têm maior limitação de ganho acústico do que os aparelhos intra-auriculares.

Está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q803409 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. Na fase oral propriamente dita, ocorre o transporte efetivo do bolo determinado pelo evento de anteriorização e elevação do osso hioide e estruturas conectadas à laringe, determinadas para ampliar o espaço de hipofaringe e, ao mesmo tempo, importante para a horizontalização da epiglote.
  1. ✂️
  2. ✂️

90Q803178 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Os circuitos de controle dos movimentos da fala atuam de forma integrada e coordenada, sendo responsáveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.