Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


91Q803178 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Os circuitos de controle dos movimentos da fala atuam de forma integrada e coordenada, sendo responsáveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q801859 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo masculino, 59 anos, submetido à laringectomia parcial horizontal ampliada para base de língua, evoluindo com disfagia orofaríngea grave no pós-operatório, em uso de sonda nasogástrica. Assinale a alternativa que indica corretamente a terapia para a reabilitação fonoaudiológica inicial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q801899 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere que um fonoaudiólogo da atenção básica, orienta uma equipe de saúde da família que acompanha um recém-nascido (RN) de parto natural, após 39 semanas gestacionais, sem intercorrências pré e perinatais. Em relação aos comportamentos esperados para esse RN, julgue os itens a seguir. Automatismos inatos como reflexo de Moro ou Startle na apresentação de um som intenso, durante o primeiro mês de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q801682 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Criança surda, filha de pais surdos e usuária da língua de sinais, havia sido submetida, logo após o nascimento, ao teste da orelhinha com resultados dentro do padrão de normalidade.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Apesar de a responsabilidade de opção educacional ser dos pais, eles devem ser orientados quanto às possibilidades oferecidas pelo sistema de saúde e de educação no Distrito Federal (DF) (como a inserção imediata da criança em programa de saúde auditiva para recepção de próteses auditivas, implantáveis ou não), quanto aos programas de estimulação precoce e, ainda, quanto à opção de linguagem com acesso visual, como a língua brasileira de sinais (Libras).
  1. ✂️
  2. ✂️

95Q802897 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O desenvolvimento infantil é um processo multidimensional que se inicia com o nascimento e que engloba o crescimento físico e a maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da criança. Crianças com microcefalia e prejuízos do desenvolvimento neuropsicomotor beneficiam-se de Programa de Estimulação Precoce, que objetiva estimular a criança e ampliar suas competências, abordando os estímulos que interferem em sua maturação, para favorecer o desenvolvimento motor e cognitivo. Nesse sentido, o Ministério da Saúde instituiu o Plano Nacional de Enfrentamento da microcefalia: protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika. Esse plano contém recomendações a serem adotadas no atendimentos de bebês, portadores de microcefalia, principalmente no que se refere à estimulação precoce. Uma dessas recomendações é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q803495 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. A ASHA (American Speech-Language-Hearing Association) considera a interação binaural um dos mecanismos auditivos principais e recomenda que pelo menos um teste seja incluído na bateria de testes comportamentais.
  1. ✂️
  2. ✂️

97Q803611 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

As EOA são sons registrados no conduto auditivo externo pela atividade eletrofisiológica dentro da cóclea. A recomendação adequada para a utilização das EOA na rotina clínica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q801707 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Homem, 58 anos, compareceu ao ambulatório de fonoaudiologia do hospital de referência da sua cidade, após 50 dias de cirurgia de retirada de tumor benigno de faringe. O paciente queixa-se de “rouquidão e dificuldade para engolir”. Refere ainda que não apresentava esses sintomas antes da cirurgia. Em avaliação fonoaudiológica foram observados voz rouco-soprosa de grau severo, tempos máximos de fonação reduzidos e incoordenação fono-respiratória importante. Quanto à deglutição, foram verificadas redução da precisão, da força e da amplitude dos movimentos da língua com desvio para esquerda. Não há escape de alimento pelas comissuras labiais. Demais estruturas orais sem alterações.

De acordo com o caso exposto, a hipótese diagnóstica provável é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q804019 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. O atendimento fonoaudiológico ao paciente disfágico tem como objetivos fundamentais restabelecer a via oral segura e eficiente, orientar o paciente sobre a dinâmica da deglutição em relação à patologia de base e(ou) aos sintomas, além de prevenir a desnutrição, desidratação e saúde pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q803683 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. A função primária da fase orofaríngea é o transporte eficiente do bolo alimentar através da faringe e a proteção da via aérea contra aspiração. Nessa fase, ocorre o transporte efetivo do bolo alimentar para o esôfago.
  1. ✂️
  2. ✂️

101Q801902 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Paciente do gênero feminino, 42 anos de idade, apresenta queixa de zumbido, hipoacusia progressiva bilateral. Refere que consegue ouvir a própria voz em maior intensidade e conversar melhor em ambientes mais barulhentos. Afirma ainda que, na família do respectivo pai, algumas pessoas apresentam histórico de perda auditiva.

De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Em razão do risco de lesão do nervo facial, é necessária a avaliação de motricidade e de mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios.
  1. ✂️
  2. ✂️

102Q801624 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Homem de 65 anos de idade, apresentava perda de força nas pernas, perda de visão e fala lentificada, com dificuldades de compreensão e memória.

A respeito do caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A disfagia mecânica, que pode afetar a alimentação por via oral. Nesse caso, deve ser tratada a partir do restabelecimento do controle da musculatura orofacial, o que permitirá a transição gradativa da alimentação via sonda para a alimentação via oral.
  1. ✂️
  2. ✂️

103Q803739 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo. Edema de Reinke é uma lesão de aspecto edematoso, por vezes polipoide e quase sempre assimétrico.
  1. ✂️
  2. ✂️

104Q802635 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Carlos é um menino de 8 anos que não fala nem apresenta escrita funcional desenvolvida. No processo de avaliação, o fonoaudiólogo identificou capacidade comunicativa por outros canais de comunicação como gestos, sons, expressões faciais e também significativa capacidade de observar e distinguir figuras. Com esses dados, o correto é o fonoaudiólogo fazer o seguinte encaminhamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q801903 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Segundo Behlau e Pontes (1995), a emissão do som nasal “hum” – humming – seguido da emissão de vogais nasais em sequência de vogais orais, buscando a sustentação das orais, se refere ao trabalho vocal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q804053 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

A utilização dessa técnica retira restos alimentares de cavidade oral e recessos faríngeos, contribuindo, indiretamente, para a conquista da deglutição funcional. Ela deve ser utilizada com outras técnicas, pois a literatura relata que isoladamente não é eficaz.

Estamos falando da seguinte técnica de reabilitação em disfagia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q802587 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo. Os nódulos vocais, causados por abuso vocal, são bilaterais, localizando-se na junção dos terços anterior e médio das pregas vocais, região de maior amplitude de vibração.
  1. ✂️
  2. ✂️

108Q802620 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Emília Ferreiro, em seu estudo sobre a Psicogênese da escrita, descreveu alguns níveis pelos quais a criança passa até fazer uso efetivo da escrita. Na escola, este estudo é muito utilizado sobretudo em avaliações oficiais dos estudantes que buscam saber quantas crianças estão alfabéticas no decorrer do período de alfabetização. O termo “alfabética”, neste contexto, refere- se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q802685 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. O método da ausculta cervical pode oferecer informações valiosas quanto ao processo de coordenação da sucção com a deglutição e a respiração do bebê.
  1. ✂️
  2. ✂️

110Q803458 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Nos pacientes portadores de Paralisia Facial Periférica, a investigação médica deve focar nos sinais e sintomas relacionados às principais causas desta doença. A língua plicata pode ser comumente encontrada no caso de a Paralisia Facial ter como fator causal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.