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Questões de Concursos Fonoaudiologia Educacional

Resolva questões de Fonoaudiologia Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q843947 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode discutir informações a respeito dos aspectos concernentes à fonoaudiologia que beneficiem o educador e o aluno.

II. A fala é o canal que inviabiliza a expressão da linguagem e não corresponde à realização motora da linguagem.

Marque a alternativa CORRETA:

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42Q842677 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 8 anos e 4 meses de idade foi encaminhada para o serviço de fonoaudiologia por apresentar atraso no desenvolvimento da linguagem oral. Encontra-se em acompanhamento por equipe especializada composta por neuropediatra e psiquiatra da infância, ainda em processo de investigação diagnóstica. Em entrevista inicial, a mãe relata que a criança apresenta dificuldade em executar comandos e fala de difícil compreensão. 

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

É correto afirmar que o deficit cognitivo pode ser responsável por diversas alterações oromiofuncionais e de linguagem, independentemente do respectivo grau.

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43Q841589 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 8 anos e 4 meses de idade foi encaminhada para o serviço de fonoaudiologia por apresentar atraso no desenvolvimento da linguagem oral. Encontra-se em acompanhamento por equipe especializada composta por neuropediatra e psiquiatra da infância, ainda em processo de investigação diagnóstica. Em entrevista inicial, a mãe relata que a criança apresenta dificuldade em executar comandos e fala de difícil compreensão. 
A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
Mediante o relato da mãe de que a criança possui dificuldade em executar comandos, o fonoaudiólogo pode sugerir uma investigação neuropsicológica.
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44Q841145 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental, SES DF, IADES, 2020

Um paciente diagnosticado com transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), comparece para avaliação e seguimento fonoaudiológico, por apresentar dificuldades escolares, atraso de linguagem e dificuldade de atenção e memorização. Em coleta de dados durante a anamnese, a mãe relata que a criança faz uso de medicação para controle da agitação, e que apresentou melhoras após iniciar esse tratamento. 

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

É correto afirmar que, normalmente, uma das etapas da intervenção fonoaudiológica em crianças com TDAH seria o aprimoramento das habilidades comunicativas

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45Q842634 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiólogo, SES DF, IADES, 2020

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
Entende-se como primeira língua, no âmbito da PNEE, a língua para instrução, comunicação, interação e ensino.
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46Q845202 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiólogo, SES DF, IADES, 2020

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
O processo de decisão quanto aos serviços e recursos educacionais especializados deve contar com a participação do educando e da família dele.
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47Q839932 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode contribuir para a inclusão efetiva dos alunos com necessidades educacionais especiais, promovendo a acessibilidade na comunicação.

II. Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem sempre facilitam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do indivíduo na idade escolar ou adolescência.

Marque a alternativa CORRETA:

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48Q839926 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 5 anos e 3 meses de idade comparece para terapia fonoaudiológica, encaminhado pelo serviço de psiquiatria infantil, por queixa de dificuldade na fala. De acordo com o relatório médico, a criança apresenta hipótese diagnóstica de psicose infantil, nível cognitivo dentro do esperado para faixa etária e fala ecolálica. No processo avaliativo, foram constatados presença de ecolalia, comportamento retraído, pouca interação e intenção comunicativa deficitária.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O foco da intervenção fonoaudiológica dever ser voltado para o aperfeiçoamento da intenção comunicativa, para que essa criança possa ter sucesso no respectivo processo de comunicação.
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49Q845305 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Muito embora a linguagem, especialmente, a escrita, seja o foco da sua atuação, o fonoaudiólogo educacional se vê diante de várias situações-problema na escola, que envolvem conhecimentos de outras áreas, como a audição, a linguagem, a motricidade orofacial e a voz. II. O fonoaudiólogo educacional precisa lidar com questões que envolvem, fundamentalmente, aspectos de gestão escolar, pois o seu planejamento de atuação não pode ser desarticulado do projeto político pedagógico da escola. Marque a alternativa CORRETA:
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50Q844467 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 5 anos e 3 meses de idade comparece para terapia fonoaudiológica, encaminhado pelo serviço de psiquiatria infantil, por queixa de dificuldade na fala. De acordo com o relatório médico, a criança apresenta hipótese diagnóstica de psicose infantil, nível cognitivo dentro do esperado para faixa etária e fala ecolálica. No processo avaliativo, foram constatados presença de ecolalia, comportamento retraído, pouca interação e intenção comunicativa deficitária.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A repetição ou “eco da fala” define a ecolalia que pode aparecer imediatamente após a produção de um enunciado modelo. Quando essa ecolalia dura pouco tempo é chamada de imediata, mas se for persistente é chamada de tardia.

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51Q1046327 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

São sinais de deficiência auditiva:

I. As primeiras palavras aparecem tarde (3 a 4 anos);
II. Quando está de costas, não atende ao ser chamado;
III. Fala em voz muito alta ou muito baixa;
IV. Olha para os lábios de quem fala e não para os olhos;
V. Troca e omite fonemas na fala e na escrita.

São corretas as afirmativas:
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52Q1043220 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em relação a atuação fonoaudiológica na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. As ações da fonoaudiologia junto à educação devem ser elementos produtores de um saber coletivo voltado ao cuidado e as ações de prevenção e promoção da saúde como algo indissociável do processo educativo.
II. O fonoaudiólogo deve promover ações de promoção de saúde e prevenção de alterações que possam acometer a saúde nas diferentes áreas da fonoaudiologia.
III. O fonoaudiólogo pode ser um forte aliado para que a creche e a escola alcancem seus objetivos, auxiliando inclusive na construção do projeto político pedagógico da instituição.
Está correto o que se afirma em
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53Q1050933 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os materiais selecionados para a interação devem atender às características individuais das crianças avaliadas. Em geral, podemos afirmar que objetos provocam mais produção linguística do que desenhos. Dessa forma, deve-se considerar a idade das crianças durante a seleção dos materiais.
Utilizar brinquedos como bolas, carrinhos, bonecos com várias utilidades de cada tipo, são elementos indicados para usar na seguinte faixa:
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54Q1046430 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Os sentidos remanescentes desempenham um papel fundamental para que as pessoas com cegueira possam acessar as informações do ambiente.

De acordo com Amorim e Alves (2008), a audição oferece informações sobre
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55Q1046213 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com a citação de Caldeira, in Bernardino (2000), os graus de surdez são avaliados conforme perda auditiva na zona conversacional do melhor ouvido.
Assinale a alternativa que corretamente aponta para perdas que caracterizam uma surdez moderada.
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56Q1048401 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considerando as etapas no processo do desenvolvimento fonológico, relacione as etapas cognitivas de Piaget às etapas fonológicas de Ingram.

1. Período sensório-motor
2. Período de operações concretas
3. Período de operações formais
( ) Soletração, habilidade para soletrar.
( ) Fonologia dos morfemas simples, expansão do repertório de sons da fala.
( ) Vocalização pré-linguística e percepção.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
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57Q987865 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Durante o desenvolvimento infantil, é comum que algumas crianças apresentem dificuldades relacionadas à fala e à linguagem. Entre as várias alterações fonoaudiológicas, uma das mais recorrentes é a dislalia.

Considerando os diferentes tipos de dislalia, assinale a alternativa que não descreve uma característica típica dessa alteração:
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58Q1022823 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A atuação do Fonoaudiólogo Educacional como assessor é ampla e, provavelmente, é a mais disseminada. Há inúmeras ações realizadas por esse profissional nessa função.
Com relação a atuação do fonoaudiólogo educacional, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Desenvolvimento de ações individuais, principalmente de intervenção dentro da escola no horário escolar.
( ) Atuação integrada à equipe escolar, a fim de criar ambientes físicos favoráveis à comunicação humana e ao processo ensino-aprendizagem.
( ) Participação ativa em processos de formação continuada de profissionais da educação.

As afirmativas são, respectivamente,
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