Questões de Concursos Formação do Estado e da Administração Pública

Resolva questões de Formação do Estado e da Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q376582 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à administração pública, bem como à experiência e à legislação brasileira nesse setor, julgue os itens de 191 a 205.

De acordo com o diagnóstico traçado por Luiz Carlos Bresser Pereira, ministro da Administração Federal e Reforma do Estado no governo de Fernando Henrique Cardoso, no Estado liberal, a iniciativa empreendedora implicou concentração de renda nas mãos da burguesia, mediante mecanismos de mercado, e, no Estado desenvolvimentista, o excedente da economia foi dividido entre os capitalistas e os burocratas, que, além dos mecanismos de mercado, usaram o controle político do Estado para enriquecimento próprio.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q375560 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

A respeito da gestão pública, julgue os itens a seguir.

Não é a legislação que determina as diferenças entre os modelos de excelência na gestão empresarial e na gestão pública e, sim, as características essenciais das entidades do setor privado e do setor público.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q375590 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Analista de Controle Externo ACE, TCE AM, FCC

Constata-se uma progressiva descentralização da ação estatal, aproximando e propiciando uma maior participação dos cidadãos no processo decisório das políticas públicas. Uma mudança na Administração Pública para atender a essa forma de atuar deveria contemplar, dentre outros, aos seguintes princípios:

 I. Subsidiariedade.

II. Flexibilidade organizacional.

 III. Criação de Agência Executiva.

 IV. Controle a posteriori.

 V. Criação de entes da administração indireta.

 Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q377386 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Com base nos conceitos da administração pública e na legislação e experiência brasileiras nessa área, julgue os itens de 179 a 194.

A estruturação da máquina administrativa no Brasil reflete a forte tradição municipalista do país, cujo ímpeto descentralizante se manifesta, na Constituição de 1988, reforçado pela longa duração do período transcorrido entre 1964 e 1985, marcadamente caracterizado pela associação entre autoritarismo e centralização.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q375913 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Administrador, MTE, CESPE CEBRASPE

Com relação à evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.

No século XVI, na colônia portuguesa, o emprego público ainda era atributo do nobre de sangue ou do cortesão protegido pelo rei. Para a investidura em muitas funções públicas, era condição essencial que o candidato fosse considerado homem fidalgo, de limpo sangue ou de boa linhagem. O conceito de homens bons, que incluía, além dos nobres de linhagem, os senhores de terras e engenhos, e a burocracia civil e militar, agregava, continuamente, burgueses comerciantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q376381 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Contador, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Com referência aos serviços e à administração pública, julgue os itens seguintes.

A criação de sociedades de economia mista, como uma forma institucionalizada de intervenção do Estado no domínio econômico, elimina o conflito de interesses entre o público e o privado, por conciliar a função social, distributiva, com o objetivo de lucro e acumulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q375865 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Administrador, ENAP, ESAF

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q376942 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Técnico Judiciário, TRE AP, FCC

No que se refere a atividade administrativa considere:

I. Seu fim é o interesse público ou particular e, ainda, o bem da coletividade ou de certos grupos individuais.

II. Não compreende os poderes, dentre outros, de disposição e oneração, especialmente a guarda e o aprimoramento dos bens e serviços a ela submetidos.

III. É regida por princípios obrigatórios: legalidade e publicidade, e facultativos: finalidade e moralidade, além de outros de natureza mista, a exemplo do princípio da impessoalidade.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q375943 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Analista, MPOG, ESAF

Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir:

"__________ integra o contexto geral do sistema político do __________ e constitui-se de órgãos inseridos no ____________"

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q376715 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 1, CGU, ESAF

Após a II Guerra Mundial até o final da década de 70, o Estado acumula diferentes funções com atuação em três dimensões: econômica, social e administrativa.

Assinale a opção que identifica corretamente a dimensão administrativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q376971 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Analista, MPOG, ESAF

Considerando a origem do Estado e da Administração Pública, avalie as afirmações que se seguem e assinale a opção correta.

I. O Brasil era um Estado originário, pois sua base física não resultou de conquista, e desenvolveu-se inicialmente refletindo a organização administrativa de Portugal.

II. A Administração Pública é, no sentido operacional, o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios do Estado, ou por ele assumidos em benefício da coletividade.

III. O Estado é a origem da Administração Pública. É o Estado que determina a concepção moderna de organização e funcionamento dos serviços públicos a serem prestados.

IV. O Direito Administrativo e as Técnicas de Administração devem coexistir em toda organização estatal, autárquica, fundacional e paraestatal a fim de atingir o objetivo do Estado em todos os setores do Governo e da Administração.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q376561 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Analista de Suporte, CENSIPAM AM, CESPE CEBRASPE

Após a instituição da chamada quarentena, período em que determinados servidores, por terem tido informações que possam ter repercussão econômica, não podem exercer atividades na mesma área de atuação no setor privado. Esses agentes públicos ficarão vinculados, por quatro meses, ao órgão ou entidade em que atuaram sem, contudo, receber remuneração em qualquer hipótese. Na história da administração pública brasileira, implantam-se três modelos distintos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. As características desses modelos se mesclam na realidade da administração pública brasileira atual, em que pese suas distintas características teóricas e paradigmáticas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q375853 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

A administração pública federal brasileira possui certas características, advindas da sua formação histórica. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) foi criada durante o governo do presidente João Batista de Oliveira Figueiredo, visando a formação de gerentes para o setor público, tendo por referência o modelo alemão.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q376058 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

A administração pública federal brasileira possui certas características, advindas da sua formação histórica. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Uma das características da administração pública brasileira nos últimos 20 anos é a rigorosa seleção por sistema de mérito visando a ocupação dos cargos de direção e assessoramento superior.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q377114 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Analista em Ciência Júnior I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação à estruturação da máquina administrativa no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O conceito de administração para o desenvolvimento consistia no fortalecimento de estruturas estatais responsáveis pelo planejamento e pela implementação de projetos desenvolvimentistas nos quais o Estado atuava como produtor direto de bens e serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q375674 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Analista em Ciência Júnior I, MCT, CESPE CEBRASPE

O administrador público é o gestor da coisa pública investido de competência decisória com responsabilidades próprias no âmbito de suas atribuições. Devido a essas características, é necessário o envolvimento desse profissional em diversos setores da entidade, como, por exemplo, a contabilidade, o controle de material e a auditoria. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Devolução é uma forma de desestatização que se baseia na restituição à sociedade civil de funções assumidas pelo Estado.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q376465 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Analista Administrativo Prova 2, ANEEL, ESAF

Assinale a opção que corretamente apresenta a função que o Estado deve incrementar quando ocorre um processo de desestatização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.