Questões de Concursos: Formulações farmacêuticas

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Formulações farmacêuticas. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q480286 | Farmácia, Formulações Farmacêuticas, Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE

Uma pesquisa demonstrou que a encapsulação da genisteína (Log P 3,0) em nanopartículas lipídicas sólidas formando um sistema aumentou a penetração cutânea dessa substância. As nanopartículas carregadas com o fármaco apresentaram carga superficial positiva (+43 mV) e tamanho médio de 343 nm.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

O valor de potencial zeta das referidas partículas é uma vantagem farmacotécnica dessa formulação, já que demonstra resistência à agregação e maior estabilidade do sistema.

32 Q479034 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Técnico em Farmácia, HUJB UFCG PB, AOCP

O medicamento citrato de fentanila 0,05 mg/ml, solução injetável, é utilizado para analgesia de curta duração durante o período anestésico. A concentração 0,05 mg/ Ml, quando convertida em microgramas, é equivalente a

33 Q478245 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

A manipulação de antineoplásicos requer do farmacêutico cuidados não apenas relacionados à qualidade do produto manipulado, mas também à proteção individual e ambiental, em virtude dos riscos associados ao manuseio de citotóxicos sem os devidos cuidados. Quanto às vias de exposição a antineoplásicos, assinale a alternativa que correlaciona a via de exposição e o equipamento de proteção e/ou cuidado que minimiza tal exposição.

34 Q477370 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Assistente de Farmácia, Secretaria Municipal de Saúde SEMUS ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, a respeito das formas farmacêuticas sólidas, elaboradas para que o paciente tenha acesso às inúmeras vantagens da administração dos fármacos por via oral. Os pós são preparações constituídas de partículas sólidas aglomeradas, ao passo que os granulados são obtidos com partículas de pó fino.

36 Q478258 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Analista de Farmácia, Polícia Militar MG

A forma farmacêutica na qual um medicamento se apresenta pode facilitar a sua administração e promover otimização dos efeitos desejáveis. Sobre os requisitos e características das formas farmacêuticas, marque a alternativa CORRETA:

38 Q477543 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Farmacêutico, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca de fórmulas e formas farmacêuticas, julgue os itens a seguir.

Os xaropes que contêm aproximadamente 85% de açúcar resistem ao crescimento bacteriano em virtude do efeito osmótico que provocam sobre os microrganismos.

39 Q479956 | Farmácia, Formulações Farmacêuticas, Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE

Com relação a dispositivos destinados à aplicação pulmonar de fármacos e às características dessa via de administração, julgue os itens subsequentes. Nebulizadores, aerossóis pressurizados e inaladores de pó seco são formas de apresentação para administração pulmonar.

40 Q478365 | Farmácia, Formulações Farmacêuticas, Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE

Um método espectrofotométrico por absorção em ultravioleta para doseamento de determinado fármaco em comprimidos contendo 100 mg do princípio ativo foi validado, apresentando linearidade na faixa de concentração entre 4,0 ?g/mL e 400 ?g/mL; limite de detecção de 1,3 ?g/mL; limite de quantificação de 4,0 ?g/mL; e equação da regressão linear média y = 0,2x + 0,1, em que y é a absorbância e x é a concentração (?g/mL). A amostra para doseamento foi preparada com a pesagem e pulverização de 20 comprimidos, que, no total, pesavam 4 g. Em seguida, uma quantidade do pó equivalente a 10 mg do fármaco foi diluída em balão volumétrico de 50 mL.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.

Nesse caso, a solução-mãe para o preparo da curva de calibração pode ser corretamente preparada diluindo-se 2 mg do fármaco em 500 mL de água.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.