Questões de Concursos Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador

Resolva questões de Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1007394 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2023

A escola é uma instituição social fundamental para a formação dos indivíduos, especialmente no que se refere ao desenvolvimento dos estudantes. Análise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A função social da escola é fornecer educação e instrução formal para os estudantes, permitindo que eles desenvolvam habilidades e conhecimentos que serão úteis para suas vidas pessoais e profissionais.

( ) A escola tem um papel importante na socialização dos estudantes, ensinando-lhes valores éticos e morais, e preparando-os para participar da sociedade de forma ativa e consciente.

( ) Compromisso com a formação do cidadão e da cidadã com fortalecimento dos valores de solidariedade, compromisso com a transformação dessa sociedade.

( ) A escola também tem como função social promover a igualdade de oportunidades, oferecendo um ensino de qualidade para todos os estudantes, independentemente de sua origem social ou econômica.

( ) A escola contribui para a redução das igualdades sociais e para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q996718 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

Uma trajetória de estudos e de experiências definem as habilidades e as competências que nos qualificam profissionalmente a desenvolver uma tarefa específica ou a desempenhar um trabalho com destaque. Este conjunto de conhecimentos auxiliam a desempenhar, por exemplo, a preparação e coordenação de reuniões ou conhecer formas de como planejar ou acompanhar um processo avaliativo. Um caminho para manter-se atualizado e dar continuidade à eficiência profissional será continuamente observar as mudanças na própria área de atuação e aprimorar os próprios conhecimentos. Em relação ao desenvolvimento e ampliação das boas habilidades e de competências profissionais de acordo com o enunciado acima, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Saber suas prioridades e ter metas inteligíveis à sua formação para que seja contínua.

( ) Acompanhar as orientações da sua área profissional e usar a tecnologia para expandir os seus conhecimentos para atender as capacidades requisitadas.

( ) Manter sempre os mesmos estudos e experiências e dar valor para o esforço que deu origem ao seu desenvolvimento.

( ) Investir na inteligência emocional. Aperfeiçoar a capacidade de se conhecer e conhecer o outro. Entender, detectar e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q991979 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, DT, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

O papel do professor vai além do simples ensino de conteúdo; envolve uma série de responsabilidades políticas, éticas e sociais fundamentais para a formação dos alunos e para a sociedade como um todo. Nesse contexto, é correto afirmar que é um exemplo de responsabilidade política do professor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q989862 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Leia o trecho abaixo:

"A subversão das normas linguísticas tradicionais é uma característica marcante nos gêneros contemporâneos. Nesse contexto, a linguagem assume um papel dinâmico, rompendo com padrões preestabelecidos e desafiando as convenções. A análise dos gêneros textuais deve considerar não apenas a estrutura linguística, mas também a função social que desempenham e as estratégias discursivas empregadas para atingir determinados objetivos."

O que a análise dos gêneros textuais deve considerar, de acordo com o trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q956005 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

São atitudes da escola preocupada em fazer com que os alunos desenvolvam capacidades, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q955098 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Sobre a função social da escola, podemos apontar como alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q911345 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual a importância da função social da escola na formação dos cidadãos em uma sociedade democrática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q911111 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

As organizações constituem sistemas complexos que interagem constantemente com um número significativo de outros sistemas, também com grande complexidade. Em função disso, uma organização não se encontra isolada, nem é autossuficiente. Ao contrário, existe ao seu redor todo um contexto que deve ser considerado em sua existência e estudo: o ambiente. Dessa forma, as organizações, como os seus ambientes, são dinâmicas. Devido à sua importância, a especificidade da organização educacional tem sido tratada, nos últimos anos, por diversos autores que discutem a administração escolar. Particularmente, dois desses autores, Bourdignon e Gracindo (2001), ressaltam que essa especificidade é definida por alguns fatores que tornam a escola singular, diante de quaisquer outras organizações sociais. Sobre o exposto, pode-se afirmar que a escola se distingue das demais organizações, dentre outros fatores, por, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q910840 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Sobre a função social da escola, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q909123 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Em uma escola de ensino fundamental, localizada numa comunidade carente, o corpo docente enfrenta um desafio significativo. Muitos alunos vêm de famílias em situação de vulnerabilidade social, e a escola é vista como um local de refúgio e oportunidade para essas crianças. Além do ensino tradicional, a comunidade espera que a escola desempenhe um papel mais amplo na vida desses alunos, auxiliando no combate à desigualdade social e no desenvolvimento de cidadãos conscientes de sua função na sociedade. Esta é uma situação disseminada por todas as escolas públicas e privadas em todo o território brasileiro. Há queixas dos professores sobre esta grande expectativa que lhe pesa os ombros. Considerando a abrangência e a função social da escola, analise as afirmativas a seguir.

I. A interpretação restrita da função social da escola focalizada, exclusivamente, em aspectos vinculados ao desenvolvimento moral e ético dos educandos, com pouca atenção à promoção e aprimoramento de competências cognitivas, revela uma visão parcial que desconsidera a integralidade do papel educativo da instituição de ensino.

II. A concepção acerca da função social da escola é uma construção profundamente influenciada por contextos culturais e características sociais singulares, o que implica que sua compreensão e alcance podem variar substancialmente de acordo com o ambiente cultural e a sociedade específica em que a instituição de ensino está inserida.

III. A função social da escola abarca a promoção do desenvolvimento global dos educandos, englobando não somente suas dimensões cognitivas, mas também as esferas sociais, emocionais e culturais e, adicionalmente, desempenha um papel fundamental na mitigação das disparidades sociais.

IV. A função social da escola faz com ela exerça um papel fundamental na mitigação das desigualdades sociais, atuando como um agente de equidade ao oferecer oportunidades educacionais justas e acessíveis, independentemente do contexto socioeconômico dos estudantes.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q904935 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A escola é um espaço formal de educação no qual as práticas pedagógicas intencionais são planejadas para o desenvolvimento humano de forma individual e coletiva, visandoà formação de cidadãos críticos, conscientes,competentes, comprometidose participativos. Nesse sentido,há uma função social explícita para oportunizar aconstrução de conhecimentos,a promoção da igualdade e o desenvolvimento de habilidades. Ao cumprir essas finalidades, a escola se torna um espaço de formaçãosocial e humana visandoà construçãode um mundo melhor.

Diante da importância de a escola ser considerada um espaço social para a formação de seres humanos críticos eparticipativos, analise as afirmativas abaixo:

I. A função social da escola como desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicomotoras e socioemocionaisdo indivíduo. II. Promoção da igualdade de oportunidades, incentivando a formação de cidadãos acríticos e o domínio de conteúdos. II. Promoção da igualdade de oportunidades, incentivando a formação de cidadãos acríticos e o domínio de conteúdos. III. Garantia do domínio dos conteúdos de leitura, cálculo e escrita para a participação e exercício social. IV. Colaboração para o desenvolvimentode habilidades emocionais,cognitivas visandoao preparo para omercado de trabalho e o convívio social.

Assinale a alternativa que contenha apenas as afirmaçõesCORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q901957 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Gustavo Borba, a escola do Futuro terá que entender o que os alunos buscam na escola, quais são seus sonhos a longo prazo e também suas preocupações. Ele apresenta 5 pilares de inovação para as escolas, estando entre eles, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q901522 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Construir de um sistema de ensino que possa se constituir em fator de mudança social com compromisso na formação do cidadão e da cidadã com fortalecimento dos valores de solidariedade, compromisso com a transformação dessa sociedade.
Este contexto está ligado a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q899220 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A função social da escola está pautada no compromisso com a formação do cidadão e da cidadã com fortalecimento dos valores de solidariedade e o compromisso com a transformação dessa sociedade.
Assinale a alternativa que indica a representação dos compromissos com a função social da escola, pautada na discussão da Conferência Nacional da Educação Básica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q898931 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A função e o papel da escola vão além da mera transmissão de conteúdos curriculares, envolvendo aspectos sociais, culturais e formativos. Qual das alternativas a seguir melhor reflete a função social e educativa da escola na formação dos alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q898758 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Psicólogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Um profissional atende um adolescente que está passando por dificuldades de aprendizagem e pede a ele que realize sessões particulares após o horário escolar para melhorar seu rendimento acadêmico. Sabendo que esta situação pode caracterizar conflito de interesses, qual é a atitude ética que o profissional deve tomar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q898757 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Psicólogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Em uma instituição de ensino, um profissional observa que um estudante com dificuldades de aprendizagem está sendo constantemente negligenciado em sala de aula, o que agrava suas dificuldades. O profissional decide intervir, mas sabe que essa situação envolve outros profissionais e precisa ser abordada com cuidado para evitar conflitos e preservar o bem-estar do estudante. Nesse contexto, qual princípio ético exige que o profissional atue de forma cuidadosa, refletindo sobre o impacto de suas ações e assumindo as consequências de sua intervenção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q898233 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A função social da escola é um tema central nasdiscussões sobre educação, pois envolve a formação integral do cidadão e a promoção da justiça social. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A educação deve ser considerada um direito inalienável do cidadão.
(__)A prática social da educação deve ocorrer exclusivamente dentro da escola.
(__)A universalização do acesso à educação é fundamental para a justiça social.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q898200 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor de Arte, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

O compromisso social do educador abrange o desenvolvimento de uma prática pedagógica que contribua para uma sociedade mais justa e inclusiva. Qual das ações a seguir melhor representa esse compromisso social no contexto da função social da escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q897350 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

O ensino fundamental é a etapa da educação básica com maior número de matrículas e com maior percentual de universalização no Brasil. Isso resulta de avanços importantes que ocorreram nas últimas décadas, como a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.