Questões de Concursos: Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador

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31 Q899220 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A função social da escola está pautada no compromisso com a formação do cidadão e da cidadã com fortalecimento dos valores de solidariedade e o compromisso com a transformação dessa sociedade.
Assinale a alternativa que indica a representação dos compromissos com a função social da escola, pautada na discussão da Conferência Nacional da Educação Básica.

32 Q890526 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

A escola se caracteriza por ensinar os conteúdos dos componentes curriculares, bem como formar integralmente o ser humano. Nesse sentido, marque a opção que denota que a função social da escola está expressa corretamente.

33 Q890817 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

O trabalho de cuidador no ambiente educacional exige bastante dedicação devido à necessidade de uma relação de confiança, afetuosa e respeitosa com os estudantes que necessitam de seus cuidados. A função essencial do cuidador na escola é

34 Q898757 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Psicólogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Em uma instituição de ensino, um profissional observa que um estudante com dificuldades de aprendizagem está sendo constantemente negligenciado em sala de aula, o que agrava suas dificuldades. O profissional decide intervir, mas sabe que essa situação envolve outros profissionais e precisa ser abordada com cuidado para evitar conflitos e preservar o bem-estar do estudante. Nesse contexto, qual princípio ético exige que o profissional atue de forma cuidadosa, refletindo sobre o impacto de suas ações e assumindo as consequências de sua intervenção?

35 Q890828 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Refere-se ao conjunto de práticas que tem por finalidade proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo para estudantes, professores, funcionários e familiares. Esse processo pode ocorrer em distintos momentos: no início, no meio e/ou no final do ano letivo, bem como no momento da chegada e/ou saída do aluno da escola, em função de campanhas educativas, entre outras possibilidades. Essa descrição diz respeito ao

36 Q911111 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

As organizações constituem sistemas complexos que interagem constantemente com um número significativo de outros sistemas, também com grande complexidade. Em função disso, uma organização não se encontra isolada, nem é autossuficiente. Ao contrário, existe ao seu redor todo um contexto que deve ser considerado em sua existência e estudo: o ambiente. Dessa forma, as organizações, como os seus ambientes, são dinâmicas. Devido à sua importância, a especificidade da organização educacional tem sido tratada, nos últimos anos, por diversos autores que discutem a administração escolar. Particularmente, dois desses autores, Bourdignon e Gracindo (2001), ressaltam que essa especificidade é definida por alguns fatores que tornam a escola singular, diante de quaisquer outras organizações sociais. Sobre o exposto, pode-se afirmar que a escola se distingue das demais organizações, dentre outros fatores, por, EXCETO:

37 Q891968 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

O conceito de habitus, desenvolvido pelo sociólogo Pierre Bourdieu, inaugurou uma perspectiva inovadora sobre a análise das instituições educacionais.
Este conceito permitiu a percepção

38 Q898931 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A função e o papel da escola vão além da mera transmissão de conteúdos curriculares, envolvendo aspectos sociais, culturais e formativos. Qual das alternativas a seguir melhor reflete a função social e educativa da escola na formação dos alunos?

39 Q890818 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Maria Eugênia é uma cuidadora educacional que atua na Escola Municipal Viva Feliz do município de Trindade/GO. Atualmente, ela acompanha duas crianças autistas. A atuação dessa profissional, no ambiente escolar, não se confunde com a do professor de sala, porque o cuidador

40 Q898758 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Psicólogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Um profissional atende um adolescente que está passando por dificuldades de aprendizagem e pede a ele que realize sessões particulares após o horário escolar para melhorar seu rendimento acadêmico. Sabendo que esta situação pode caracterizar conflito de interesses, qual é a atitude ética que o profissional deve tomar?
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