Questões de Concursos Função Sociocultural da Escola

Resolva questões de Função Sociocultural da Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q328062 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q323695 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

A escola e seus atores precisam repensar sua ação e conhecer as expectativas e necessidades dos seus alunos a fim de definir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q319610 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A idéia de educação intercultural está alicerçada no acolhimento da diversidade, no reconhecimento dos outros como sujeitos de sua individualidade, portadores de uma identidade cultural própria. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q328580 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista, MPE RO, FUNCAB

A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania. Para cumprir essa função social, a escola precisa:

I. buscar sua autonomia e competência, como espaço de decisão e apropr iação de conhecimentos e habilidades significativas.

II. diminuir a repetência e aumentar a permanência das crianças e adolescentes na escola, revendo a avaliação que nela se processa, bem como discutir e adotar uma política de inclusão escolar.

III. proporcionar condições para o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, voltado para a produção e apropriação do conhecimento.

IV. aprofundar a discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q320450 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Uma das funções sociais da escola é a transmissão do conhecimento produzido historicamente e socialmente pela humanidade. Eis uma função que se realiza em meio aos seguintes movimentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q322156 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

A escola está chamada a ser, nos próximos anos, mais do que um lócus de apropriação do conhecimento socialmente relevante, o científico, um espaço de diálogo entre diferentes saberes — científico, social, escolar etc. – e linguagens. De análise crítica, estímulo ao exercício da capacidade reflexiva e de uma visão plural e histórica do conhecimento, da ciência, da tecnologia e das diferentes linguagens. É no cruzamento, na interação, no reconhecimento da dimensão histórica e social do conhecimento que a escola está chamada a se situar. Neste sentido, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q319840 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Assinale a opção correta a respeito da concepção e da função sociocultural da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q328485 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A escola é uma instituição utilizada pela sociedade para oferecer, aos membros das novas gerações, as experiências de aprendizagem que lhes permitam incorporar-se a essa sociedade ativa e criticamente. A escola assim entendida, determina que a escolarização seja considerada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q325431 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, SEDUC PE, IPAD

A teoria da escola como "violência simbólica", anunciada por Pierre Bourdieu nos anos 70, afirmava basicamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q328013 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

A condição da escola para servir aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q328095 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, FUNDAC PB, CESPE CEBRASPE

Acerca da função sociocultural da escola, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q327941 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Ao estabelecer os fins da educação, opta-se por um modelo, ao mesmo tempo, de homem e de sociedade. Essa escolha não é abstrata e atemporal. Há tantas escolhas possíveis quanto classes e grupos em conflito, pois a determinação dos fins pedagógicos exprime esses conflitos. Essa afirmação coloca em primeiro plano, a função

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q323448 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

No Brasil, especialmente a partir da década de 1980, inúmeras pesquisas lançam o olhar sobre o interior da escola, mostrando, na contradição e fragmentação do cotidiano escolar, as práticas e os processos que constroem, no dia a dia da rotina escolar, o significado social e político da escola brasileira. Sobre as consequências positivas trazidas pelas pesquisas sobre o cotidiano escolar, analise.

I. O reconhecimento da existência de um saber da experiência, construído pelos professores na e pela própria prática e consequentemente o reconhecimento de que a escola é local privilegiado para formação de professores.

II. Desenvolvimento de nova abordagem entre a teoria e a prática pedagógica nos processos formativos.

III. A confirmação de que a escola, como organização social, precisa ser vista como um local de aprendizagem para alunos e professores.

IV. Confirmar o modelo clássico de formação e construir uma nova perspectiva na área de formação continuada de professores.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q328450 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Vieira in Ferreira e Aguiar (2001) analisa a Função Social da Escola no contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico. Com base nesses estudos, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F (falso)

( ) No contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico, a Função Social da Escola é redimensionada, na medida em que se questionam os conteúdos, os métodos, a avaliação, a relação professor-aluno, a qualidade do ensino e a questão da Gestão Escolar.

( ) Na sociedade atual, a difusão do conhecimento em rede e o uso de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação poderão constituir-se em mais um mecanismo de exclusão social.

( ) Através da Gestão Democrática das Escolas, o Estado possibilita a autonomia e a descentralização das ações, não sendo mais de responsabilidade direta ou indireta do poder público, Federal, Estadual e Municipal a gestão pedagógica e financeira.

( ) O sistema educacional brasileiro, através do MEC, tem dado ênfase às ações de políticas voltadas para o ensino fundamental, o ensino médio e o profissional.

( ) Cabe, exclusivamente, às escolas responder pela gestão pedagógica, financeira, tecnológica e de recursos humanos, de forma autônoma, envolvendo os diversos segmentos: pais, alunos, professores e comunidade escolar com base nos princípios da gestão democrática.

Indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q324609 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à família, à educação e à integração social. A integração entre família, comunidade e escola é a chave do século XXI. Esse entrelaçamento significa construir um espaço educativo de pertencimento do jovem, da comunidade escolar e da comunidade extra-escolar, no qual caibam desejos, expectativas, divergências e diferentes experiências de aprendizagens para os participantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q327942 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Uma adolescente com 16 anos de idade sai pouco de seu bairro, onde freqüenta um salão de baile, um lugar “respeitado”, e vai a pizzarias. Fora isso, vai aos shoppings. Atualmente, ela cursa a 5.ª série do ensino fundamental e já foi reprovada três vezes, pois não alcança média suficiente em matemática. “O professor dá tanta coisa que não entendo, o ano vai passano, quando vejo não deu. Mais uma reprovação. Acho que não dou prá matemática”, diz ela.

Diante da situação acima relatada, julgue os itens que se seguem.

De modo geral, a escola consegue ter uma relação de cooperação com alunos vindos de meios desfavorecidos e com suas respectivas comunidades. Muitos desses alunos, quando são estudiosos, completam sua formação escolar e ingressam em empregos de níveis elevados.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q320780 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Numa escola reflexiva, os professores estão num constante processo de autoformação. Entre os objetivos desse processo, está o desenvolvimento da capacidade de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q326660 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

“O que foi importante aprender foi o respeito, a educação, a convivência com as pessoas (...). Quem me ensinou foram os meus pais (...). Quando eu tinha oito anos, meu pai falou para mim que eu tinha que respeitar os mais velhos e os amigos. Respeitar para ser respeitado. A educação em primeiro lugar.”

Considerando o trecho acima, que constitui parte de uma fala de um adolescente de 15 anos, e o que diz respeito à família, à educação e à integração social , julgue os itens a seguir.

A escola, como instituição social, tem como primeiro objetivo, intervir efetivamente na promoção do desenvolvimento pessoal e na socialização de seus discentes. Após a concretização desse objetivo, deve voltar-se para os conteúdos necessários à formação intelectual.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q326865 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

O mundo contemporâneo convive com uma crise de valores, predominando um relativismo moral baseado no interesse pessoal, na vantagem, na eficácia, sem referência a valores humanos.

Nesse contexto a escola deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q324458 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O projeto pedagógico-curricular é o instrumento de articulação entre fins e meios. Ele faz o ordenamento entre todas as atividades pedagógicas, curriculares e organizativas da escola, tendo em vista os objetivos educacionais. Com base nesse pressuposto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.