Questões de Concursos Função Sociocultural da Escola

Resolva questões de Função Sociocultural da Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q321323 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Para os liberais, a função social da escola é prover o ensino de qualidade para todos os estudantes independentemente do nível socioeconômico.

Para os socialistas, a escola também deve ensinar com qualidade todos os alunos, no entanto para se atingir este objetivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q325962 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

A escola, na tendência progressista crítico-social dos conteúdos, busca contribuir para que o aluno supere a experiência sintética do conhecimento, desenvolvendo uma visão sincrética.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q319031 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Questionar a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, para promover a transformação dessa realidade, é o papel da escola na perspectiva progressista libertadora.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q328207 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Na concepção progressista libertária, a escola deve desenvolver nos alunos a dimensão autogestionária do ser, de forma a influenciar todo o sistema social.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q327465 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Diante da complexidade do mundo contemporâneo, é cada vez mais necessário buscar uma educação de qualidade, que ajude o sujeito a lidar com as demandas sociais. Segundo Rios (2002), o tipo de qualidade que se busca hoje é a "qualidade sociocultural", que se operacionaliza quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q319176 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Para a tendência liberal tradicional, a função primordial da escola é formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, articulando a educação com o sistema produtivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

27Q324257 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Uma escola organizada de forma a retratar ao máximo as situações da vida, facilitando, assim, a adequação das necessidades individuais ao meio social, é embasada nos princípios da concepção liberal renovada progressista.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q326737 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Na concepção liberal tecnicista, o papel da escola é preparar intelectualmente o aluno. Sendo assim, o compromisso da escola deve ser com a cultura e não com aspectos sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q321405 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola

A frase que melhor expressa uma concepção crítica sobre a relação entre sociedade e escola é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q325462 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Em uma escola fundada na concepção liberal renovada não-diretiva, o resultado do processo educativo é muito semelhante ao de um tratamento terapêutico.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q325149 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida em grupo. A escola que tem como objetivo central a formação de um cidadão reflexivo e crítico deverá criar situações nas quais seus alunos aprendam a lidar com as motivações, a autoestima e a adequação das atitudes no convívio social. Esses elementos são indispensáveis ao desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações interpessoais saudáveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q326073 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Segundo Perrenoud, "a razão de ser da escola é fazer aprender, todo o resto é apenas meio" (2004, p. 55). Os ciclos de aprendizagem têm o interesse de possibilitar um maior número de alunos em melhores condições para aprender. Para aprender, é preciso encontrar-se, tão freqüentemente quanto possível:

I. em uma situação que não ameace a identidade, a segurança e a solidariedade dos que aprendem;

II. em uma situação mobilizadora, que tenha sentido e que provoque uma atividade na qual o aprendiz se envolva pessoal e duradouramente;

III. em uma situação que solicite o sujeito em sua zona próxima de aprendizagem (menor desequilíbrio possível, obstáculo transponível).

A opção CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q321427 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Psicólogo Escolar, SESI DF, FUNIVERSA

Já foram realizadas muitas pesquisas a respeito de ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Os professores apontam, entre as maiores dificuldades encontradas nesse trabalho, o desinteresse dos alunos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q323248 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue os itens seguintes. A democratização da gestão educacional é um princípio importante da educação brasileira, mas esse princípio não está diretamente vinculado à função social da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

35Q320980 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Segundo Perrenoud (2000), enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão é um dos dez domínios de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua das professoras e dos professores da educação básica. Faz parte dessa competência:

I. prevenir a violência na escola e fora dela e lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.

II. organizar e fazer ouvir, no âmbito da escola, o protagonismo juvenil e utilizar as ferramentas multimídia no ensino.

III. desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça e participar da criação de regras de vida comum.

IV. administrar a homogeneidade no âmbito de uma turma e suscitar o desejo de exercer a cidadania.

Está correto o apresentado APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q322963 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Muito se tem discutido a respeito do compromisso da escola com a formação de leitores e a alfabetização dos cidadãos. Com relação ao papel da escola para o aprendizado da leitura e escrita, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q321892 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue os itens seguintes. As dimensões social e política da escola mantêm relações distintas, cujas ações são marcadas por inúmeras especificidades; por isso elas não se confundem nem se complementam.
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q328866 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, UFT, FCC

A escola é parte da sociedade e tem com o todo uma relação dialética - há uma interferência recíproca que atravessa todas as instituições que constituem o social.

Na relação Educação-Sociedade, a escola tem uma função

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q322519 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Chauí (2003) considera a definição de universidade como instituição social, diferenciando-a de uma organização prestadora de serviços.

Com base nas ideias da autora sobre essa definição, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q322921 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue os itens seguintes. Discutir aspectos como a estrutura econômico-social, o processo de produção, as mudanças tecnológicas, o processo e a divisão do trabalho, a produção e a reprodução da força de trabalho, extrapola os elementos próprios da função social da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.