Questões de Concursos Função Sociocultural da Escola

Resolva questões de Função Sociocultural da Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q329038 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Em relação à luta de vários setores por uma escola mais democrática e de qualidade, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q323058 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O papel do Orientador Educacional deve ser o de mediador entre o aluno, as situações de caráter didático-pedagógicas e as situações socioculturais. Segundo Giacaglia e Penteado (2002, p. 15) “Participando do planejamento e da caracterização da escola e da comunidade, o Orientador Educacional poderá contribuir, significativamente, para decisões que se referem ao processo educativo como um todo.” O orientador, aliado aos demais profissionais da escola e a outros pedagogos, pode contribuir em muito para a organização e dinamização do processo educativo. Nesse contexto, a presença desse profissional na escola favorecerá o trabalhoemequipes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q328323 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A cidadania é a condição social que confere a uma pessoa o usufruto de direitos que lhe permitem participar, de forma justa e respeitosa, da vida política e social da comunidade na qual está inserida. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q326618 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor II, SEE SP, FCC

Thoma (in Skliar, 2005) apresenta depoimento de uma intérprete de LIBRAS, que afirma: Eu vejo que ser surdo é uma condição social. Não tem nada a ver com perda, com não perda. É uma questão de identidade. Ele é assim... . Nesse depoimento, está presente uma representação de surdo como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q327487 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Um som estridente de campainha corta o ar, juntando-se ao burburinho de vozes, carros e ônibus. São 19 horas e a escola dá o seu primeiro sinal. Nota-se uma pequena agitação. A entrada dos alunos na escola parece um ritual cotidiano, repetindo-se todos os dias os gestos, falas, sentimentos, risos, cumprimentos, conversas ao pé de ouvido. Rapazes e moças continuam chegando aos poucos...

Numa concepção crítica de educação, analisar a escola em sua função sócio-cultural significa compreendê-la na ótica da cultura que considera

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q322654 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Uma escola voltada para um trabalho participativo com vistas à formação de um sujeito solidário, crítico e atuante, preconiza a “ação pedagógica interdisciplinar como sendo aquela que tem a seguinte orientação curricular”:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q323745 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Historicamente, são os alunos das camadas menos favorecidas economicamente da população brasileira que engrossam as estatísticas da repetência, da evasão e do abandono escolar. São eles, antecipadamente, excluídos do sistema de ensino quer seja pela insuficiência de ofertas de vagas nas escolas públicas, quer seja pela qualidade do ensino duvidosa que propaga, instituindo-se uma cultura da exclusão escolar.

Diante desse contexto, a análise da função social da escola está intrinsecamente relacionada com o conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q327918 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

O educador social tem a Pedagogia Social como referência, distinguindo-se do trabalhador social pelo caráter de sua intervenção. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q328390 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As finalidades sociais da escola devem estar relacionadas aos aspectos pedagógicos que fundamentam as práticas docentes. Com base nessa afirmação, julgue os itens que se seguem. Por conferir valor puramente intelectual aos conteúdos e separá-los da experiência do aluno e da realidade social, a pedagogia tradicional é criticada e classificada como intelectualista e, às vezes, enciclopedista.
  1. ✂️
  2. ✂️

50Q325626 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O princípio do desempenho, base para a tradicional divisão de alunos por classes que orienta a homogeneidade, abala-se com a proposta da educação inclusiva. Isso implica não apenas incorporar nas classes regulares grupos minoritários antes segregados, mas também uma reflexão da própria escola sobre os objetos da educação, quanto aos indivíduos que ela almeja contribuir com a formação, questionando, sobretudo, a competição e a padronização destes. Nessa perspectiva, a educação inclusiva deve significar a busca pelo máximo desenvolvimento possível em todos os seus alunos, das capacidades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q320579 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue os itens seguintes. Na visão de Saviani, a função da escola é valorizar o trabalho intelectual e impor a sujeição do trabalho manual.
  1. ✂️
  2. ✂️

52Q319918 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017

[…] “Em meio a essa crise de identidade e função social da escola, começam a surgir novas reflexões e concepções de educação que devolvam à escola o seu papel de _________________ e de ________________, visando recuperar os laços entre educação escolar ______________ e a ______________, conciliando aprendizagem escolar com uma formação mais ______________” (MOURA, 2010; p.2) Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q326070 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

A educação pode ser compreendida como mediação de um projeto social, na perspectiva da democratização. Assim, podem-se considerar as possibilidades de ação a partir dos próprios condicionantes históricos. Acerca dessa concepção, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q326891 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

Educação como reprodutora da sociedade implica entendê-la como um elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q322764 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Pela educação, pode-se combater, no plano das atitudes, as discriminações manifestadas em gestos, comportamentos e palavras. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q323902 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Instituto Quadrix, 2017

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir. Na atualidade, a escola tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental de garantir aos alunos a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q321001 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

O termo "gestão" é aplicado a atividades de direção e coordenação, mas engloba, em contexto democrático-participativo, a atuação dos professores. Há tarefas, contudo, específicas da função de direção, como as de natureza técnico-administrativa. Assinale a opção que apresenta apenas ações dessa natureza.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q320124 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

No início da vida e na primeira infância é através do ato motor que a criança se aproxima do mundo. O próprio corpo legal hoje afirma que uma criança não permanece parada, como ouvinte e com uma postura obediente às ordens de um professor, esperando que lhe entregue uma folha ou um brinquedo e aguardando que lhe diga o que fazer. Nessa perspectiva o professor, conjuntamente com o Diretor da instituição deve se preocupar, sobretudo, com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q327269 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Para resgatar a Orientação Educacional, numa perspectiva pedagógica mais avançada e condizente com o momento atual é necessário que se defina o papel do Orientador Educacional, exigindo-se:

I- a explicitação da função da escola como uma instituição social.

II- a busca de um projeto de escola que atenda aos interesses de todas as classes sociais.

III- Que o Orientador Educacional leve em conta as possibilidades concretas da escola e elabore alternativas de mudança na realidade escolar.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q328014 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As finalidades sociais da escola devem estar relacionadas aos aspectos pedagógicos que fundamentam as práticas docentes. Com base nessa afirmação, julgue os itens que se seguem. A tendência liberal não-diretiva, representada pelo psicólogo Carl Rogers, atribui extrema importância aos procedimentos didáticos, à competência na matéria, às aulas e aos livros, desvalorizando os aspectos do autodesenvolvimento e da realização pessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.