Início

Questões de Concursos Fundações

Resolva questões de Fundações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q527769 | Engenharia Civil, Fundações, Aspirante Complementar, Bombeiro Militar DF, IDECAN

As alvenarias podem ser feitas utilizando-se o barro cozido, os blocos de concreto, o concreto celular, o tijolo de vidro e as pedras naturais. De acordo com a fabricação do concreto celular para alvenarias, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q528186 | Engenharia Civil, Fundações, Engenheiro Civil, FMS PI, NUCEPE

A respeito das fundações, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q540428 | Engenharia Civil, Fundações, Analista de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual MG, CESPE CEBRASPE, 2018

Para evitar problemas causados por fundações de má qualidade ou por tráfego intenso de cargas pesadas, normalmente é projetada no pavimento de rodovias uma camada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q540199 | Engenharia Civil, Fundações, Analista Judiciário, TJ BA, FGV

Um viga apoiada-engastada de vão L suporta em equilíbrio uma carga distribuída de forma triangular. No apoio engastado, a carga triangular atinge um valor p, enquanto no apoio oposto, este valor é nulo. O momento fletor negativo atuante no apoio engastado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q140405 | Engenharia Civil, Fundações, Analista Judiciário Engenharia, TRE RR, FCC

O dimensionamento das estacas metálicas deve ser realizado considerando-se a seção reduzida da estaca. As estacas de aço que estiverem total e permanentemente enterradas em aterros não controlados, independente da situação do lençol d’água, dispensam tratamento especial, desde que seja descontado o valor da espessura mínima de sacrifício (espessura de compensação de corrosão), em mm, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q532909 | Engenharia Civil, Fundações, Engenheiro Civil, Prefeitura de Feliz RS, FUNDATEC

Analise as causas listadas abaixo associadas a recalques mais acentuados ou mesmo acidentes mais sérios com fundações:

I. Insuficiência de levantamentos, sondagens ou ensaios.

II. Recalques em fundações diretas apoiadas sobre aterros mal compactados.

III. Falhas construtivas que não garantam os cobrimentos estipulados nos projetos.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q241481 | Engenharia Civil, Fundações, Técnico Engenharia Civil, IPHAN, FUNIVERSA

Assinale a alternativa que não apresenta elemento das fundações diretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q529561 | Engenharia Civil, Fundações, Engenheiro Civil, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito de sondagens e fundações. Em estudos de viabilidade, quando ainda não esteja definida a localização dos edifícios, a norma brasileira orienta a realização de apenas um furo de sondagem, para simples reconhecimento do solo.
  1. ✂️
  2. ✂️

89Q534996 | Engenharia Civil, Fundações, Assistente de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

Acerca das fundações superficiais, julgue os itens a seguir.

I Podem ser denominadas diretas ou rasas, visto que, invariavelmente, a largura da base da fundação é inferior à sua profundidade.

II Os principais tipos são: bloco, sapata, baldrame, grelha e radier.

III A altura H de um bloco é calculada de forma que as tensões de tração atuantes no concreto sejam absorvidas pela armadura de tração locada no piso da base da fundação.

IV A sapata é um tipo de fundação bastante utilizado na construção civil, por não haver necessidade de armá-la, sendo o concreto capaz de resistir a todos os esforços de tração.

V As sapatas não trabalham apenas à compressão simples mas também à flexão, podendo assumir as formas quadradas, retangulares e corridas, em planta.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q530262 | Engenharia Civil, Fundações, Engenheiro Civil, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

O reforço de fundação, um processo de aumentar a resistência e estabilizar as fundações de um edifício existente, pode ser necessário por múltiplas razões, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q531052 | Engenharia Civil, Fundações, Analista, DPE MT, FGV

Uma viga biengastada de 5 m de vão suporta uma carga concentrada de 50 kN, que dista 3 m do apoio engastado à esquerda. Sabendo que a viga se encontra em equilíbrio, o valor da reação vertical no apoio engastado à direita, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q534974 | Engenharia Civil, Fundações, Engenheiro Civil, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Sobre os serviços de concretagem de fundações (NBR 6122), verifique as inferências:

 I. O concreto utilizado deve apresentar resistência características fck de 20 Mpa.

II. O concreto deverá ser bombeável e composto de cimento, areia, pedrisco e pedra no 2.

III. No tocante ao consumo de cimento, é estabelecido por norma um consumo mínimo de 350kg/m3.

IV. A utilização de aditivos é obrigatório. Estão CORRETOS os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q535091 | Engenharia Civil, Fundações, Engenheiro, IBGE, CESGRANRIO

Qual dos seguintes tipos de fundação NÃO gera recalques diferenciais?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q143934 | Engenharia Civil, Fundações, Analista Judiciário Engenharia Civil, TRT 6a Região, FCC

Elementos de fundação, geralmente de concreto, utilizados originalmente como reforço de fundações. Podem também ser utilizados como solução de fundação nos casos em que há necessidade de reduzir problemas de vibração, são cravados com auxílio de macaco hidráulico que reagem contra uma cargueira ou contra a própria estrutura e com faixa de carga em torno de 700 kN. São características que pertencem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q529451 | Engenharia Civil, Fundações, Arquiteto, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

As características de segurança estrutural de uma edificação começam por uma fundação adequadamente dimensionada e executada. De posse dos resultados da sondagem e do levantamento topográfico, o engenheiro poderá encontrar a alternativa mais adequada e eficiente. Acerca dessa etapa da construção, julgue os itens que se seguem.

As fundações podem ser classificadas em diretas ou rasas, quando apoiadas diretamente no solo; como indiretas ou profundas, quando incluem estacas e exigem a perfuração do solo; ou em intermediárias, quando o solo firme encontra-se a até 3 m de profundidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q529207 | Engenharia Civil, Fundações, Analista, IBGE, FGV

Com relação à execução de alvenaria sem função estrutural, analise as afirmativas a seguir:

( ) Para se evitar que uma viga com grande carga concentrada no apoio incida diretamente sobre uma parede de alvenaria, deve-se usar um coxim de concreto para que haja distribuição de carga.

( ) Sobre o vão de portas e janelas devem ser moldadas ou colocadas contra-vergas. Sob o vão da janela ou caixilhos diversos devem ser moldadas ou colocadas vergas.

( ) Deve-se utilizar um escantilhão como guia das juntas horizontais na execução de paredes de alvenaria.

Sendo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s), a sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q541292 | Engenharia Civil, Fundações, Analista de Saneamento, Companhia Pernambucana de Saneamento PE, FGV, 2018

Uma fundação profunda moldada in loco, é executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado. A injeção de concreto é feita pela haste central do trado simultaneamente à sua retirada. A armadura é sempre colocada após a concretagem. O procedimento executivo descrito acima refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q541220 | Engenharia Civil, Fundações, Engenheiro, MI, NCE

Em um projeto de fundações, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q536646 | Engenharia Civil, Fundações, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

Um pilar de concreto de cinco metros de altura, corretamente dimensionado, com seção reta quadrada de 30 cm de lado, está sujeito a um carregamento oriundo do apoio de quatro vigas. Durante a obra foi decidida uma redução do pé direito em 1 m, o que consequentemente levou à diminuição da altura desse pilar para 4 m. Como a armadura do pilar já se encontrava lançada na fôrma, o engenheiro decidiu, após consultar o autor do projeto, apenas cortar o comprimento excedente das barras de aço e executar o pilar sem alterar o projeto original. Após esse procedimento e a conclusão da obra, o pilar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q529910 | Engenharia Civil, Fundações, Analista, DPE MT, FGV

Com relação às estacas pré-moldadas de concreto, analise as afirmativas a seguir.

I. São moldadas in loco, armadas.

II. São introduzidas no terreno por meio de perfuração rotativa.

III. Para fins exclusivamente geotécnicos não há distinção entre estacas pré-moldadas e pré-fabricadas.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.