Início

Questões de Concursos Fundamentos da Educação

Resolva questões de Fundamentos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q321176 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A qualidade da educação oferecida nas escolas públicas vem se tornando tema central, pois essas escolas estão sendo procuradas por um número cada vez mais expressivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q324006 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Marque a opção INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q325408 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Para atender as necessidades educacionais de seus alunos surdos, a escola inclusiva brasileira precisa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q323877 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre os novos caminhos para a ação do pedagogo, alguns autores defendem que cabe a este profissional assumir com os educadores uma postura de parceria, ao invés de imposição. Esta forma de atuar pode servir tanto à burocracia estatal quanto à escola, ajudando a torná-la viável, autônoma e sedutora. Com base nesta reflexão, analise as afirmativas abaixo.

I. "Agir de modo autoritário não combina com a educação, mas perder a autoridade também não." (Pedro Demo)

II. "A questão fundamental é realmente a nova maneira de conceber a autoridade dentro da organização."(Myrthes Alonso)

III. "(...) o poder não é principalmente manutenção e reprodução das relações econômicas, mas, acima de tudo, uma relação de força." (Michel Foucault)

Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q319325 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

O interesse pelo estudo da língua de sinais foi iniciado pelo pesquisador americano William Stokoe. A partir de então a língua de sinais começa a ser reconhecida como língua propriamente dita. Isto ocorreu no início dos anos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q320408 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

A palavra CÁTEDRA, termo muito utilizado no meio educacional se caracteriza por todos os significados abaixo, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q323684 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Revisitando a função social do ensino e a concepção dos processos de aprendizagem, Zabala ressalta que:

1. a finalidade da escola é garantir a formação integral do aluno, tecendo críticas à ênfase conferida à dimensão cognitiva e advogando a valorização das experiências vividas pelos alunos.

2. se deve ampliar os significados dos conteúdos da aprendizagem, promovendo-se o deslocamento do debate pedagógico da questão do que ensinar para a indagação sobre o por que ensinar.

3. os conteúdos a serem propostos pelos professores devem envolver todas as dimensões da pessoa humana, materializadas nas seguintes tipologias de aprendizagem: factual, conceitual, procedimental e atitudinal.

Está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q329091 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

O Conselho Federal de Educação, criado em 1962, foi instituído pela primeira lei de diretrizes e bases da educação nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

130Q328309 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova. Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Entretanto, no pensamento pedagógico contemporâneo, muitos brasileiros deram contribuições decisivas e enriquecedoras à educação brasileira. Desta forma, está correto afirmar:

1- Inserindo a teoria e a prática do combate libertador, numa perspectiva revolucionária de transformação global da sociedade, AMILCAR CABRAL deixou-nos uma contribuição dinâmica ao aprofundamento dos debates ideológicos que caracterizam nossa época.

2- As idéias de ANÍSIO TEIXEIRA influenciaram todos os setores da educação no Brasil e mesmo o sistema educacional da América Latina. Entre suas contribuições pode-se citar a primeira experiência no Brasil de promover a educação cultural e profissional de jovens.

3- PAULO FREIRE destacou-se com a sua Pedagogia do Oprimido, cuja obra é voltada para uma teoria do conhecimento aplicada à educação, sustentada por uma concepção dialética em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.

4- WALTER BENJAMIN criticou o ensino nas universidades, onde predominava a informação ao invés da formação, o ensino profissionalizante ao invés da preocupação com a totalidade e a individualidade de cada ser humano, o espírito burocrático do dever ao invés do espírito de pesquisa.

O correto está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q322040 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

As finalidades da educação infantil incluem o favorecimento do desenvolvimento máximo de todas as capacidades, respeitando-se a diversidade e as possibilidades dos diferentes alunos; a compensação das desigualdades sociais e culturais; e a preparação para um bom acompanhamento da escolaridade obrigatória. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q321489 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

“A Sociologia das Ausências é um procedimento transgressivo, uma sociologia insurgente para tentar mostrar que o que não existe é produzido ativamente como não-existente, como uma alternativa não-crível, como uma alternativa descartável, invisível à realidade hegemônica do mundo” (SANTOS, 2007, p.28-29).

Na sociologia ocidental, as ausências seriam produzidas por meio de cinco modos ou “monoculturas”: a monocultura do saber e do rigor; a do tempo linear; a da naturalização das diferenças; a da escala dominante; e, finalmente, aquela do produtivismo capitalista. Nesse quadro, tudo que não é produtivo no contexto capitalista é considerado “improdutivo”, produzindo ausências que deixam de lado, como não-existentes, diversas formas de experiências sociais.

Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA em relação aos modos de produção de ausências.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q326922 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

A ética profissional encontra na educação uma forte manifestação, uma vez que uma classe social, a burguesia, se impõe, em determinado momento, como hegemônica. Desse modo, aquilo que é tido como socialmente justo ou injusto, o bem e o mal, o certo e o errado não correspondem à compreensão, escolha e desejo de cada indivíduo e nem do conjunto dos participantes da vida social. Acerca da ética na profissão docente, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q319762 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Para sustentar teoricamente sua atividade profissional com usuários de álcool e outras drogas, dois educadores sociais recém-formados, ao discutirem o conceito de “redução de danos”, sistematizaram as seguintes ideias:

I A redução de danos reconhece que os usuários de drogas fazem parte de um grupo homogêneo e tem como objetivo incentivar a abstinência.

 II A redução de danos se dirige exclusivamente para dependentes de álcool ou de drogas.

III A redução de danos pode ser considerada a aplicação de métodos projetados para diminuir o risco do dano associado a certas práticas de risco.

IV O preconceito e o estigma associados a usuários de drogas e as ações de redução de danos são dificuldades para institucionalizar esse tipo de práticas.

Das ideias apresentadas, estão corretas as presentes nos itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q322739 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

O que significa sistema educacional?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q328101 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Considerando a educação um direito humano, o objetivo da educação e das suas políticas NÃO é formar gerações para

I. garantir direitos.

II. o mercado.

III. o vestibular.

IV. atingir índices internacionais de alfabetização e matematização.

V. exercerem a cidadania ativa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q321937 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

A concepção do trabalho como princípio educativo é a base para a organização e o desenvolvimento curricular contidos nas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Nesse sentido, é correto afirmar que o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q327994 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Sobre o papel do professor na instituição escolar, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q326332 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Autores afirmam que muitos docentes, em várias ocasiões, elaboram provas para reprovar e não, para auxiliar os alunos na sua aprendizagem. Podemos inferir dessa afirmação que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.