Início

Questões de Concursos Fundamentos da Educação

Resolva questões de Fundamentos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q319522 | Pedagogia, Fundamentos da Educação

Um dos resultados mais consistentes de pesquisa sobre a inteligência, levada a efeito em 20 países há décadas, é, de um modo geral, que o QI vêm aumentando de 10 a 15 pontos em cada geração. Disso depreende-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q322060 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Em relação às mudanças ocorridas na educação do sistema e no sistema educacional brasileiro, observamos que, nas últimas décadas, o MEC tem apresentado algumas propostas e diretrizes para nortear a prática pedagógica, o currículo e a avaliação na Educação Básica. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo.

 
I.     Os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais são documentos que possuem estas orientações, embora não se constituam em definições que devam ser seguidas rigorosamente.
II.    A partir do momento em que  o MEC cria os PCNs, o Governo Federal soluciona os problemas educacionais brasileiros na medida em que centraliza as ações pedagógicas, os currículos e a avaliação nas redes estaduais e municipais.
III.    O MEC define a base comum nacional, cabendo às secretarias estaduais e municipais definir a parte diversificada do currículo, considerando as diferenças regionais.

 

Indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q319030 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q321448 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEARH RN, IDECAN

Analise as afirmativas correlatas.

I. ?A criança se desenvolve e se socializa em diferentes espaços.?

PORTANTO

II. ?Desenvolvimento e socialização definem o papel da educação infantil.?

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q325067 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEE SP, FCC

A ideia de autonomia de professores tem sido muito comum nos discursos pedagógicos; no entanto, seu emprego nem sempre reflete uma clareza quanto ao seu significado. Para Contreras (2002), a autonomia não é um chamado à autocomplacência, nem tampouco ao individualismo competitivo, mas a convicção de que um desenvolvimento mais educativo dos professores e das escolas virá do processo democrático da educação, isto é, da tentativa de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q327406 | Pedagogia, Fundamentos da Educação

A área de extensão, segundo Santos, terá num futuro próximo um significado muito especial. No momento em que o capitalismo global pretende funcionalizar a universidade e, de fato, transformá-la numa vasta agência de extensão ao seu serviço, a reforma da universidade deve conferir uma nova centralidade às atividades de extensão (com implicações no currículo e nas carreiras docentes) e concebê-las de modo alternativo ao capitalismo global, atribuindo às universidades uma participação ativa na coesão da construção social; aprofundando a democracia; priorizando a luta contra a exclusão social e degradação ambiental, e também:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q322494 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Para as afirmativas abaixo escreva V(verdadeiro) e F(falso) e em seguida marque a sequência correta:

( ) Os fenômenos educacionais independem dos fenômenos sociais.

( ) As instituições pedagógicas são antes de tudo instituições sociais.

( ) Os sistemas pedagógicos mudam, quando mudam as relações de poder entre os seus membros.

( ) As instituições educacionais não refletem as características do sistema social.

( ) As ações dos professores são muitas vezes influenciadas pelas correntes políticas vigentes.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q320387 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação aos fundamentos da educação, julgue os itens seguintes.

De acordo com a abordagem individualista da educação, formulada com base no respeito à liberdade e aos direitos do indivíduo, a educação deve consistir na busca do desenvolvimento do homem, mediante a adoção de metodologias que o auxiliem a se realizar e que promovam o questionamento da essência da ordem social vigente.

  1. ✂️
  2. ✂️

149Q325668 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Com relação às políticas educativas, qual é o papel estratégico das Secretarias de Educação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q327562 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Analise o texto abaixo

Pesquisadores sinalizam que o Banco Mundial é uma organização ___________________________ e a sua política de educação passa a ser política pública nacional em alguns países.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q319405 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Estudos realizados apontam que a finalidade das políticas educacionais deve de ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q324674 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

Acerca do conceito de prevenção, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q325601 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue os itens que se seguem. A educação é um instrumento relevante para que as políticas de culturas construam hegemonias fortalecidas e, assim, preservem a memória dos grupos comunitários.
  1. ✂️
  2. ✂️

155Q329004 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes ao setor educacional no Brasil.

Em 1971, foi instituída a reforma do ensino de 1.º e 2.º graus, Lei n.º 5.692, de 11/8/1971. Um dos seus princípios norteadores foi o da profissionalização do ensino de 2.º grau, compreendida como mecanismo de contenção da demanda pelo ensino superior.

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q321781 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção incorreta acerca dos direitos de crianças e adolescentes bem como dos pais no tocante à educação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q328532 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto à pedagogia libertária é correto afirmar:

1- O eixo principal é o social, o coletivo. Propõe uma prática educativa fundamentada na autogestão, na autonomia e liberdade de grupo.

2- Há valorização da tecnologia educacional e o método se constitui pela "instrução programada", o "tele e micro-ensino" e o "sistema modular de ensino".

3- A escola é vista como fator de transformação social e o método é o da vivência grupal na forma de autogestão.

4- A função política é ajustar ou adaptar psicologicamente os indivíduos à sociedade.

São corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q319168 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio, podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica. Essa abrangência da Educação Profissional e Tecnológica demanda uma organização de currículos igualmente integrados, que, em uma perspectiva crítica, também leve em conta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q322703 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo:

I - A verdadeira aprendizagem é a construção ativa de conhecimentos realizada pelo sujeito que aprende.

II - Os professores têm a responsabilidade de conhecer e de considerar os limites e os pontos fortes dos alunos, provocá-los, situá-los onde se encontram e convidá-los a dar um passo à frente, avançar.

III - Os professores devem reduzir sua força e estimular os alunos a debater seus pontos de vista a fim de promover o desenvolvimento da autonomia intelectual.

O correto está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.