Início

Questões de Concursos Fundamentos da Educação

Resolva questões de Fundamentos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q323876 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

Analise a citação abaixo e assinale a alternativa à qual essa ideia se refere.

“Isso é uma forma de reconhecimento. Alguém que faz comigo, empregado, uma parceria, dizendo que paga metade do meu curso de idioma estrangeiro ou que facilita o meu horário de trabalho, de modo que eu vá fazer uma pósgraduação ou até uma graduação que ainda não fiz ou não completei, está investindo em mim.” (CORTELLA, 2007, p. 38)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q320638 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEDUC PA, FADESP

De acordo com a concepção libertadora da educação de jovens e adultos, pode-se definir como finalidade essencial da educação a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q5113 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

Assinale cada afirmativa com V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, propunha uma concepção pedagógica que articulasse conhecimento e formação política.
( ) A Lei 10639/03 alterou a Lei 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da disciplina: “Movimento dos Sem-Terra no Brasil”.
( ) A concepção pedagógica denominada Escola Nova foi a expressão educacional do período da ditadura militar no Brasil.
( ) A gestão democrática busca garantir aos diretores escolares a centralização das decisões.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q326308 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEARH RN, IDECAN

?Da perspectiva neoliberal, a educação está submetida a uma visão de mundo nitidamente economicista.? Acerca do exposto, NÃO é consequência do neoliberalismo na educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q4441 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

A Lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental. Sobre a implantação do ensino fundamental de nove anos é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q5118 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

A gestão democrática das escolas é desenvolvida de modo coletivo, com a participação de todos os segmentos nas decisões e encaminhamentos, existindo um órgão máximo da escola, que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q322917 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEE SP, FCC

Para Tardif (2002), o saber dos professores traz em si mesmo as marcas de seu trabalho e esse saber não é somente utilizado como um meio no trabalho, mas é produzido e modelado no e pelo trabalho. Trata-se, portanto, de um trabalho

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q325203 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEDUC PE, IPAD

O professor Dermeval Saviani, em seu livro Escola e Democracia, propõe que a concepção de Louis Althusser sobre a escola como Aparelho Ideológico de Estado seja colocada no rol das correntes "crítico-reprodutivistas", isto porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q320453 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A educação acontece nos mais diversos contextos e lugares, cada educador tem uma posição frente à comunidade que está inserido e ao trabalho que desenvolve, pois a educação é uma forma de intervenção no mundo. Exige do educador uma postura ética e política, comprometida com a justiça e a equidade social. Assim é preciso que ele assuma

I. a luta contra a miséria, a fome, a injustiça social e qualquer forma de opressão.

II. a manutenção das hierarquias de poder e das classes sociais, prevalecendo os interesses da elite dominante.

III. a busca pela autonomia, liberdade, expressão do pensamento crítico e criativo de homens e mulheres, pelo exercício pleno da cidadania.

IV. a denúncia de qualquer prática preconceituosa, discriminatória e autoritária que seja contrária a um estado democrático.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q326391 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Assinale a opção que apresenta uma ação pedagógica que expresse o compromisso social e ético dos professores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q321563 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

O atendimento educacional especializado que assiste as crianças internadas é chamado de classe hospitalar.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q319881 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

Considerando o contexto organizacional da educação brasileira, é correto afirmar que a educação infantil, a educação básica, o ensino médio, a educação de jovens e adultos e o ensino superior constituem, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q327356 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista, MPE RO, FUNCAB

As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q321606 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, EAFRS, ESAG

O espaço escolar representa um modelo organizacional constituído por diferentes segmentos que interagem permanentemente, cada qual com capacidade de promover intervenções, a fim de concretizar o ato pedagógico. O Pedagogo - Orientador pode contribuir como:

I. Construtor de projetos inseridos no projeto político-pedagógico.

II. Pesquisador da realidade.

III. Articulador na prática educativa.

IV. Controlador dos problemas dos alunos.

Analisadas a proposições, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q320310 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

De acordo com Otaiza Romanelli (História da Educação no Brasil. Petrópolis Vozes. 1991), o sistema educacional foi marcado por dois momentos distintos em um determinado período da história da educação brasileira. No primeiro, foi implantado o regime e traçada a política de recuperação econômica. Constata-se nessa fase um ritmo de crescimento da demanda social da educação. O segundo foi caracterizado por uma reforma educacional, que, por influência da assistência técnica dada pelo acordo MEC/USAID, visava adotar medidas de adequação do sistema educacional ao modelo econômico que se intensificava no Brasil.

Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q324981 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos.

RCN, vol. I,1998.

Sobre essa função da Educação Infantil, pode-se afirmar, corretamente, que as atitudes e procedimentos de cuidado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q4445 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, “faz-se necessária uma proposta educacional que tenha em vista a
qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes no processo de ensino aprendizagem”.

Analise as afirmativas abaixo relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem capaz de promover a educação de
qualidade, preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

I. A dinâmica de ensino deve favorecer o desenvolvimento do trabalho coletivo em detrimento do descobrimento das
potencialidades do trabalho individual dos estudantes.
II. A construção da autonomia do estudante deve ser buscada na prática pedagógica, cujo objetivo primordial é favorecer a criatividade individual para diante de situações conflituosas, ele tomar atitudes que assegurem exclusivamente o seu sucesso pessoal.
III. As metodologias utilizadas no processo educativo devem ser capazes de priorizar estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.
IV. No processo de ensino aprendizagem, os interesses e as motivações dos alunos devem ser considerados, uma vez que para formar cidadãos autônomos, críticos e participativos não há necessidade de valorizar os conteúdos sistematizados, mas valorizar a experiência do aluno.

Está(ão) CORRETA( S ):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q4438 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm por objetivo dar apoio à execução do trabalho do professor, constituindo-se num referencial da qualidade da educação. Sobre esse importante instrumento, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q5116 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

Uma escola pública de qualidade exige que se repensem as relações de trabalho vividas na prática pedagógica. Nesse sentido, as relações humanas dos profissionais da escola precisam estar baseadas em determinados princípios. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses princípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q319301 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Os homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação.

Nessa perspectiva, uma proposta educacional

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.