Início

Questões de Concursos Fundamentos da Educação

Resolva questões de Fundamentos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q319588 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O conceito: “É um processo que sofre interferências da sociedade e desenvolve pessoas no que diz respeito às suas características de ser humano, o seu potencial e à sua participação na sociedade.”, se refere:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q323004 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Saviani (2013) enfatiza o conflito existente entre o direito à educação e o dever de educar na história do Brasil.

Tendo como base as reflexões desse autor, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q322276 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

O Pedagogo que pretende atuar junto às camadas populares, precisa levar em consideração aspectos sociais, psicológicos e educativos. Com base neste pensamento, analise as afirmativas abaixo.

I. Ao considerar a dimensão individual e a social em relação ao trato com crianças e adolescentes em situação de risco ou exclusão social, é preciso respeitar as diferenças. Para isso, as medidas sócio-educativas devem ter um caráter disciplinador, isolando-os e evitando a sua interação com outros menores, repressor e punitivo para evitar desvios de conduta, baseando-se nas experiências negativas como exemplos, para evitar que estes adolescentes e jovens retornem às situações de risco e/ou à criminalidade.

II. Em relação à questão da identidade cultural, Freire apresenta contribuições ao destacar que assumir a si próprio não significa a exclusão dos outros, ao contrário, implica reconhecer-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva e de amar. Capaz de assumir-se como sujeito, porque também é capaz de reconhecer-se como objeto. Este é um dos desafios postos ao educador na sociedade atual.

III. O Pedagogo, ao trabalhar com crianças e jovens em situação de risco, precisa compreender o valor dos sentimentos, das emoções, do desejo e da insegurança a ser superada através do exercício da criatividade e do resgate da auto-estima.

Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q327019 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Ao contrário do que acontecia freqüentemente no passado, um dos grandes desafios da atual escola brasileira é reconhecer a diversidade como parte indissociável da identidade nacional, o que pressupõe, por exemplo, a valorização da trajetória dos grupos que compõem a sociedade e o investimento na superação de toda e qualquer forma de discriminação. Nessa perspectiva, a escola deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q4444 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

Segundo o Artigo 4º da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), é “dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”

Analise os itens seguintes:

I. Primazia de receber proteção e socorro na circunstância exclusiva de um acidente, seja de que natureza for.
II. Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
III. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
IV. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

São prioridades que devem ser garantidas à criança e ao adolescente o que está exposto nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q327441 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A partir da LDB, Lei nº 9.394/96, passou a ser a primeira etapa da Educação Básica e a Educação Infantil assumiu as funções de cuidar e educar as crianças de 0 a seis anos. Entendendo, segundo o Referencial Curricular Nacional (RCN, vol. I, 1998), que cuidar da criança é, sobretudo, dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades, é correto afirmar que educar significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q321510 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Em qualquer processo de comunicação, quatro elementos básicos podem ser identificados, ou seja, a fonte da informação; a informação propriamente dita; o veículo pelo qual a informação é transmitida; e, o receptor da informação. Baseado nesses quatro elementos pode-se concluir que seis elementos são a base da comunicação de dados em um sistema computacional, que são: transmissor; codificador; meio; receptor; decodificador; e, mensagem. Existem diferentes aplicações em comunicação de dados; uma dessas requer, em cada estação remota, um terminal inteligente e, nessa estação, durante um determinado período são executadas operações off-line. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa aplicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q327595 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, SocioEducador, SEAS CE, FUNECE, 2017

Configuram-se Pilares da Educação, conforme Jacques Delors, no Relatório: Educação, Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, 2010):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q321761 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

Os indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. A variação dos indicadores possibilita constatar mudanças ocorridas. Os indicadores educacionais permitem avaliar a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões. Os Indicadores da Qualidade na Educação, elaborados pelo INEP e outros colaboradores, estão sendo utilizados no Programa Nacional da Escola Básica. Os indicadores da Qualidade na Educação baseiam-se em uma visão ampla de qualidade educativa e, por isso, abrangem sete dimensões: ambiente educativo; prática pedagógica e avaliação; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; gestão escolar democrática; formação e condições de trabalho dos profissionais da escola; ambiente físico escolar; acesso e permanência dos alunos na escola. Quanto ao ambiente educativo, é correto afirmar que os indicadores referem-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q320518 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, EAFRS, ESAG

A educação obrigatória é uma experiência universal inerente às sociedades do mundo moderno. Consiste em um projeto educativo reconhecido como um direito universal que deveria contribuir para a inclusão social e para o progresso da humanidade. Assinale a proposição verdadeira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q328202 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Considerando que a ética trata de princípios, que os valores diferem de sociedade para sociedade e que, em todos os tempos e lugares, a educação - mesmo a informal - socializa a cultura, o conhecimento e os valores, assinale a opção que melhor traduz o papel da ética na escola contemporânea.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q328720 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Aprender a aprender constitui uma competência essencial na Sociedade da Informação e do Conhecimento, como uma condição para o desenvolvimento da autonomia e da criatividade no estudo, de modo a lograr uma eficaz e eficiente autogestão da aprendizagem. Essa habilidade está relacionada com a metacognição. Considere as afirmações a seguir referentes a essa habilidade.

I A metacognição tem uma função importante na regulação dos processos cognitivos.

II O conhecimento declarativo é o mais relevante no desenvolvimento da metacognição.

III As características pessoais, a natureza das tarefas e as estratégias são elementos da metacognição.

IV A metacognição é favorecida com o estímulo do pensamento convergente.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q324012 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Educador, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Tendo em vista que o mundo se apresenta atualmente marcado pela necessidade de globalidade, de totalidade e de complexidade, não tendo mais lugar para uma visão pequena ou compartimentalizada de homem e de planeta, assinale a proposta educacional que vem ao encontro destas características do mundo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q5112 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

Segundo a Lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a estrutura da educação escolar é composta por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q4442 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

Conforme o o Artigo 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, não constitui uma competência dos Municípios, em regime de colaboração, e com a assistência da União:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q319084 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Assistente de Administração, CEFET RJ, CONSULPLAN

Escolarização e crescimento econômico

                        Não podemos justificar o desenvolvimento escolar apenas pelas possibilidades de crescimento econômico que ele gera. Ao contrário, o crescimento econômico só é justificável pelo desenvolvimento social, educacional inclusive, que ele propicia. Entretanto, não podemos ignorar a relação direta existente entre a melhoria do sistema escolar e o desenvolvimento econômico. 
                       Diversos especialistas têm se dedicado a estudar o impacto econômico dos investimentos em educação escolar. Embora suas conclusões quantitativas sejam dependentes de opções ideológicas automaticamente embutidas nas análises matemáticas, especialmente quando envolvem a relação entre a distribuição de renda e a escolaridade, um ponto é comum a todos eles: investimentos em educação escolar provocam crescimento econômico. A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população. Em termos aproximados, essa variação está entre cerca de 10%, no caso do ensino superior nos países ricos, e cerca de 30%, no caso do ensino básico nos países pobres. 
                        Esse retorno econômico é um reflexo em escala nacional do aumento da renda individual com o aumento da escolaridade do trabalhador. Cada ano a mais de escolaridade garante um aumento individual de renda que varia entre cerca de 5% a 10%, no caso de países com fortes mecanismos de controle de renda e sistemas escolares muito organizados, há cerca de 100%, no caso do ensino fundamental em países pobres de populações subescolarizadas. 

(Otaviano Helene)

"A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população." A afirmativa destacada é a base para a seguinte conclusão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q327372 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As afirmações que se seguem dizem respeito à articulação entre tendências pedagógicas e seleção de conteúdos.

I – A Pedagogia Tradicional privilegia a formação da mente do educando, por meio da assimilação de conteúdos clássicos da cultura.

II – Na Pedagogia Libertária os conteúdos são selecionados visando à formação de cada indivíduo, através da vivência de várias experiências compatíveis com os interesses individuais.

III – Na Pedagogia da Escola Nova, os conteúdos são aqueles de decisão dos educandos, sem que haja uma definição prévia, pois importa uma educação para a autogestão.

IV – Na Pedagogia Tecnicista, os conteúdos são selecionados tendo em vista a formação profissional eficiente, com qualidade e em curto espaço de tempo.

São corretas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q329114 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Nas escolas da Idade Média prevaleceu um modelo de cultura e, consequentemente, um modelo didático baseado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q326979 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Com relação às políticas educacionais, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.