Início

Questões de Concursos Fundamentos da Educação

Resolva questões de Fundamentos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q322783 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

De acordo com Philippe Perrenoud in Construir as Competências desde a Escola, analise as afirmativas a seguir.

I. Trabalhar na perspectiva de construir competências e habilidades, implica transformar a relação dos professores com o saber, suas metodologias em sala de aula, a forma como lidam com os alunos, o currículo, a avaliação e a produção do conhecimento.

II. É possível desenvolver competências e habilidades nos alunos, se houver investimento na construção da identidade do professor e no desenvolvimento de suas próprias competências profissionais.

 III. Desenvolver competências no contexto escolar implica lidar com desafios e tarefas complexas, mobilizando saberes diversos para solucionar problemas e tomar decisões, superando a lógica formal do ensino centrado nos conteúdos, desenvolvendo práticas contextualizadas.

Indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q322059 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“A democracia deve ser afirmada como um valor e como um processo”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q319893 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Os resultados das pesquisas desenvolvidas por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, nos anos de 1970, contribuíram para que melhor compreendêssemos como a escola, em conjunto com outras instituições sociais,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q327939 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

A emancipação social é um conceito central na modernidade ocidental e está organizada por meio de uma tensão entre regulação e emancipação, entre experiências muitas vezes desiguais ou opressoras e a expectativa de uma vida melhor. Santos (2007) propõe um reconhecimento das diversas formas de saber e de agir em prol da emancipação humana. Nesse sentido, assinale a opção metodológica que NÃO contribui com o trabalho de visibilidade das diferentes experiências do mundo, tanto as disponíveis quanto as possíveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q328274 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

As mudanças que vêm ocorrendo nos modos de viver, conviver, trabalhar e aprender na Sociedade da Informação têm um grande impacto sobre a Educação. Elas transformaram, drasticamente, o contexto histórico, geográfico, social, cultural, político, econômico e tecnológico em que a Educação acontece. Atualmente não faz mais sentido que a escola continue a transferir informações para os alunos. Eles têm acesso às informações de que precisam, quando precisam delas (just in time) e na dosagem requerida - nem mais, nem menos - (just enough). Além disso, o pensamento pedagógico passou a ver o conhecimento como algo diferente da informação. É correto afirmar que a informação e conhecimento são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q323013 | Pedagogia, Fundamentos da Educação

Criador da sociologia da educação, autor de uma teoria que se opõe vivamente ao idealismo, corrente segundo a qual a sociedade é formada pelo ‘espírito’ ou ‘consciência’ humana, Durkheim acreditava que a educação exerce um papel fundamental na construção social do humano, ao permitir que os indivíduos assimilem uma série de normas e princípios elaborados coletivamente para orientar sua conduta. Nesse sentido, postulava que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q323342 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Segundo Saviani, algumas correntes modernas da educação buscam rearticular seus discursos face às transformações que marcam a contemporaneidade, promovendo mudanças na forma de ver a relação escola x sociedade. Desse modo, as tendências pedagógicas contemporâneas apresentam como traços gerais:

1. A relativização do conhecimento sistematizado, destacando o caráter instável de todo conhecimento.

2. A ideia dos sujeitos como produtores de conhecimento dentro de sua cultura.

3. A resistência às formas de homogeneização e dominação cultural.

4. Ênfase ao multiculturalismo, à diferença, ao pluralismo, à subjetividade.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q326744 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

A educação formal é valorizada nas sociedades industrializadas pelo fato de possibilitar a ascensão social. Nesse sentido, a educação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q322474 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, CEFET RJ, CONSULPLAN

"A educação é fundamental para a socialização do homem e sua humanização". Pode-se afirmar então, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q328962 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista, IBGE, CESGRANRIO

As Diretrizes Curriculares Nacionais, dispostas na Resolução CNE/CP no 1, de 15/05/2006, para o curso de pedagogia, são do interesse do Técnico em Assuntos Educacionais, em função da natureza pedagógica de sua atuação. Para a formação do licenciando dessa área, é(são) central(is):

I–o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;

II–o conhecimento do sistema universitário, incluindo os cursos de pós-graduação stricto sensu, como espaço de elaboração e divulgação de saber científico;

III–a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;

IV–a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.

É(São) aspecto(s) central(ais) na formação do licenciando de pedagogia o(s) item(ns)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q323374 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.

O aumento da participação da mulher no mercado de trabalho nas décadas de setenta e oitenta do século passado foi um dos fatores que demandaram a expansão do atendimento educacional, principalmente das crianças de quatro a seis anos de idade.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q326243 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

No livro Pedagogia universitária: a aula em foco, Veiga, Resende e Fonseca (2007) relatam um estudo sobre a aula universitária como espaço de inovação nos processos de ensinar, aprender e pesquisar.

São características desses processos que poderão contribuir para o entendimento da aula universitária como um espaço possível para a inovação, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q324614 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Luis Armando Gandim, entre os elementos estruturais para se pensar a situação do professor, pode-se citar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q324216 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Ao considerar os fins da educação, três eixos de compreensão são expressos pelas seguintes tendências: Educação como redenção da sociedade; Educação como reprodução da sociedade e Educação como um meio de transformação da sociedade. Segundo essas tendências, os fins da educação são, respectivamente, meios para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q324265 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, CEFET RJ, CONSULPLAN

"A Pedagogia Renovada agrupa correntes que advogam a renovação escolar apoiando-se à Pedagogia tradicional." José C. Libâneo Entre as características desse movimento destacam-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q322216 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Em maio de 1960, houve uma convenção em defesa da escola pública na cidade de São Paulo. Do ponto de vista da filosofia, pode-se afirmar que três grupos dirigiram essa campanha: os liberais pragmatistas, os liberais idealistas e os socialistas. São representantes de tais grupos, respectivamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q321189 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

A luta de John Dewey contra o analfabetismo tornou-o o mais eminente defensor da educação libertária.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q319551 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Libâneo (1994) afirma que “dentro da escola há diferenças no modo de conduzir o processo de ensino”. Marque a afirmativa que destaca característica básica de uma escola.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q326522 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

Leia o texto abaixo.

?Consulto o dicionário: Cidadão: 1. Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. 2. Habitante da cidade. Passo para o verbete Cidade e encontro uma citação do arquiteto Lúcio Costa (1902-1998): É a expressão palpável da necessidade humana de contato, comunicação, organização e troca - em uma determinada circunstância físico-social e em um contexto histórico". (Terezinha Rios, 2013). Uma das principais tarefas dos pedagogos é promover a aprendizagem dos conceitos de cidadania e democracia, formar cidadãos, ou seja, os habitantes de nossas cidades, a convivência humana. A tarefa descrita exige ética.

Assinale a alternativa que expressa uma reflexão ética na Educação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.