Questões de Concursos Fundamentos da Saúde

Resolva questões de Fundamentos da Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q798584 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Paciente do sexo masculino, com quarenta e cinco anos de idade, ex-tabagista, encontra-se internado na enfermaria após ter sido submetido à mastectomia radical modificada à Madden e biópsia de linfonodo sentinela à direita devido a câncer de mama diagnosticado um mês antes. O paciente queixa-se de dormência na região medial do braço e axila direita e medo de movimentar o braço direito.

Considerando o caso clínico precedente e os cuidados no pré-operatório e no pós-operatório de mastectomias, julgue os próximos itens.

A depressão do sistema nervoso central, imposta pela ação de drogas anestésicas, a ineficácia da tosse e a dor são potenciais causas das alterações respiratórias em pós-operatório.
  1. ✂️
  2. ✂️

62Q799705 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa GO, IADES, 2019

M. J., é Fisioterapeuta e foi contratado para prestar consultoria em uma empresa pública que almejava proporcionar melhores condições de trabalho aos respectivos funcionários. Após a avaliação do ambiente e dos funcionários, ele chegou à conclusão de que as condições ergonômicas impostas são causadoras de sintomas e lesões ortopédicas. Assinale a alternativa que indica fatores que justificariam tal conclusão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q796594 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Paciente de 25 anos deu entrada na UTI com um quadro de choque séptico em função de peritonite e insuficiência respiratória grave (síndrome da angústia respiratória em fase avançada), sendo necessário usar drogas vasoativas e IOT (intubação orotraqueal), com suporte ventilatório mecânico (VM). Com esse quadro, foi realizada gasometria arterial cujos resultados foram os seguintes: pH = 7,22; PaCO2 = 55 mmHg; [HCO3] = 19 mEq/L; BE = -7,5mEq/L. Considerando esse caso, o distúrbio ácido-básico que apresenta o paciente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q799403 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Tendo em vista os conhecimentos básicos e os deveres do fisioterapeuta ao atuar na saúde pública, julgue os itens a seguir. A fisioterapia, como profissão, nasceu em meados do século 20, quando as duas guerras mundiais causaram um grande número de lesões e ferimentos graves. Nesses casos, os pacientes necessitavam de abordagem de reabilitação para serem reinseridos na vida ativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q798062 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O corpo humano depende da energia liberada pela síntese do ATP, produto final de diferentes sistemas. Com base nessa assertiva, julgue os itens a seguir. O sistema anaeróbio lático tem como substrato as reservas musculares de fosfocreatina para a ressíntese do ATP.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q800983 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Em relação às alterações do sistema nervoso central (SNC) e periférico, as doenças crônicas, os problemas cardiovasculares e pulmonares, as neoplasias e os procedimentos cirúrgicos são causas de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Considere as informações a seguir relativas à avaliação do paciente na UTI.

I As informações fornecidas pelo exame clínico, associado a parâmetros de monitores multiparamétricos, ventilador mecânico e de equipamentos específicos (ventilômetro, manovacuômetro, peak flow) de avaliação contribuem, de forma efetiva, para o diagnóstico clínicofuncional.

 II A observação dos hábitos de vida e os aspectos socioeconômicos e culturais não exercem influência sobre a patologia de base (diagnóstico) e suas consequências.

III As alterações como ansiedade, longa permanência hospitalar, síndrome do imobilismo e manipulação indevida contribuem para agitação psicomotora e complicações inerentes ao processo mórbido.

 IV Os reflexos profundos são avaliados para verificar a qualidade da condução do impulso elétrico em direção ao músculo; no entanto, não são testáveis em pacientes de UTI.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q800934 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Os músculos esqueléticos compõem cerca de 40% do peso corporal, estão sob controle voluntário e recebem suprimento de oxigênio e nutrientes através do sistema circulatório. Sendo assim, as características dos músculos predominantemente de força com predomínio de fibras do tipo IIb são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q800707 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

A.C.T., de 4 anos de idade, havia sido diagnosticada com fibrose cística (FC) desde o nascimento, e apresentava alterações no sistema digestivo e respiratório. Foi internada no hospital universitário havia cinco dias com quadro de hipersecreção brônquica, febre, dispneia aos pequenos esforços e apresentava colonização por bactéria multirresistente.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico da FC pode ser obtido por meio do teste do suor, pois as alterações no transporte de cloreto, sódio e água causam diminuição na concentração destes, o que leva à diminuição da salinidade no suor.
  1. ✂️
  2. ✂️

69Q796658 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à epidemiologia clínica, julgue os itens seguintes. Conhecer a sensibilidade e a especificidade de um teste-diagnóstico é muito importante. As interpretações do teste com base nas razões de verossimilhança, a qual pode ser utilizada em múltiplos níveis de resultado de um teste, são uma forma alternativa para descrever o desempenho do teste-diagnóstico.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q796591 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

As principais etiologias das doenças valvares cardíacas advêm da lesão causada pela febre reumática, assim como das lesões degenerativas, mais comuns em idosos. A esse respeito, julgue os próximos itens. O sinal clínico de íctus cordis presente, está ligado a casos de hipertrofia ventricular, que decorre mais frequentemente de acometimento valvar esquerdo.
  1. ✂️
  2. ✂️

71Q800030 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à anatomia e fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório, julgue os itens a seguir. Na circulação pulmonar, o sangue venoso vindo do ventrículo direito segue para o tronco da artéria pulmonar, passa pelas artérias pulmonares direita e esquerda e, após ser conduzido para os pulmões, retorna venoso para o átrio esquerdo por meio das veias pulmonares.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q800931 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O sistema respiratório é composto por várias estruturas dentre as quais podemos citar: vias aéreas, pulmões, arcabouço torácico, músculos respiratórios e estruturas adjacentes. O funcionamento adequado de todos os componentes influencia diretamente na mecânica ventilatória. Analise as afirmativas a seguir sobre o sistema respiratório.

I O controle respiratório central divide-se em tronco cerebral (voluntário) e córtex cerebral (involuntário). No tronco cerebral, no bulbo e na ponte, localizam-se estruturas relacionadas ao ato de respirar.

II O sistema mucociliar da árvore respiratória tem as seguintes funções: barreira mecânica, transporte de partículas e filtro químico. O muco produzido no sistema respiratório tem o poder antioxidante, constituindo barreira biológica, interagindo com os microrganismos e prevenindo sua aderência e migração para o epitélio.

 III A difusão efetiva ocorre por diferença de pressão parcial dos gases entre alvéolos e sangue capilar pulmonar. São alguns componentes que interferem na velocidade da difusão: área de troca, espessura da área, solubilidade dos gases nos tecidos, peso molecular dos gases e aumento da pressão em apenas um dos lados da membrana de troca.

IV A ventilação deve ser monitorizada e ajustada sempre de forma que se mantenha a pressão parcial de O2 (PaO2) e o PH em níveis de normalidade, por meio de sistemas de sensores, mecanismos controladores centrais e um sistema efetor.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q800204 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Uma lesão muscular que provoca um dano maior ao músculo, com evidente perda de função (habilidade para contrair), onde é possível palpar-se um pequeno defeito muscular, ou gap, no sítio da lesão, e ocorre a formação de um discreto hematoma local, com eventual ecmose dentro de dois a três dias, é classificada como de grau
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q799605 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à fisiologia do sistema respiratório, julgue os itens que se seguem. O desvio da curva de dissociação do oxigênio (O2) para a direita significa mais liberação de oxigênio (O2) a determinada pressão parcial de oxigênio (PO2) em um capilar tecidual.
  1. ✂️
  2. ✂️

75Q796323 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

P.T.C., de 4 anos de idade, foi diagnosticada com mielomeningocele de nível torácico. Além disso, apresentava equinocavovaro grave e história de internação hospitalar para colocação da derivação ventrículo-peritoneal.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

Indivíduos com mielomeningocele ingressam para o atendimento fisioterapêutico com diagnóstico definido. Sendo assim, o fisioterapeuta não deve realizar nova avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️

77Q800055 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à fisiologia do sistema respiratório, julgue os itens que se seguem. O reflexo de vasoconstrição pulmonar hipóxica consiste no processo de contração da musculatura lisa das paredes dos brônquios na região hipóxica, o que reduz o fluxo de ar nas áreas pouco ventiladas do pulmão.
  1. ✂️
  2. ✂️

78Q799908 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que determinada paciente de 66 anos de idade, obesa, passeava em uma exposição de arte quando sofreu entorse de tornozelo direito em inversão.

Diagnóstico: lesão ligamentar lateral parcial e fratura da base do V metatarso.

Conduta médica: fixação cruenta da fratura.

A paciente chega à clínica de fisioterapia duas semanas após o procedimento cirúrgico e imobilizada com robofoot. Durante a anamnese fisioterapêutica, a paciente relatou que, pouco antes do trauma de entorse, sentiu uma dor lombar com irradiação para o membro inferior direito e parestesia na região lateral da perna direita, trazendo dificuldade para deambular, pois o pé arrastava no chão. Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

A inervação do músculo tibial anterior é feita pelo nervo tibial nos níveis L4-L5 e L5-S1.
  1. ✂️
  2. ✂️

79Q798083 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à fisiologia do sistema respiratório, julgue os itens que se seguem. Os quimiorreceptores centrais encontram-se banhados em líquido extracelular cerebral (LEC), pelo qual o CO2 e o oxigênio (O2) se difundem com facilidade a partir dos vasos sanguíneos para o líquido cefalorraquidiano (LCR), o que aumenta o pH do LCR e gera aumento da ventilação.
  1. ✂️
  2. ✂️

80Q799220 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

P.T.C., de 4 anos de idade, foi diagnosticada com mielomeningocele de nível torácico. Além disso, apresentava equinocavovaro grave e história de internação hospitalar para colocação da derivação ventrículo-peritoneal.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A mielomeningocele é um tipo de defeito do fechamento do tubo neural, caracterizado por apresentar uma bolsa na região da lesão, com líquor no interior, além de um canal vertebral alargado e ausência de processos espinhosos, laminas e ligamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.