Questões de Concursos Gêneros Jornalísticos

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21Q944973 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Segundo os parâmetros internacionais aprovados pela Unesco em 2005, ações concretas de diversidade na mídia buscam representar a heterogeneidade humana contida no pensamento, na cultura e na fala de grupos sociais historicamente silenciados, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, imigrantes, maiores de cinquenta anos e LGBTQIAPN+. No caso específico do jornalismo, ela pode incidir nas escolhas de outras pautas investigadas, fontes consultadas, formas de apuração, bem como em novas estratégias de apresentação e socialização de informações que sejam condizentes com as realidades vivenciadas por aquelas populações.
Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/. Acesso em: 27 jun. 2022 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os diferentes sistemas que definem hierarquicamente o lugar das pessoas na sociedade, de forma interseccional, silenciam as que acumulam características inferiorizadas socialmente, deixando-as de fora ou à margem das pautas e do conteúdo produzido pela grande mídia.
II. O preconceito e a discriminação são percebidos pela falta de representatividade ou sub-representação de determinados grupos nas redações e na comunicação corporativa, reproduzindo a desigualdade social nas organizações, com reflexo na produção jornalística.
III. As ações para democratizar a comunicação e dar voz à diversidade social e cultural de um povo passam pelo incentivo à cobertura de temas próximos da realidade das pessoas, da busca por fontes alternativas e do desenvolvimento de formatos, produtos e textos adequados aos públicos.

É correto o que se afirma em
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22Q944977 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

O conjunto de atividades que compõem a cobertura dos jogos de futebol vai muito além da transmissão dos jogos propriamente dita. Trata-se de uma ação continuada ou permanente, uma vez que jogos, campeonatos e um grande conjunto de ações direta ou indiretamente ligadas a eles — treinos, venda e empréstimo de jogadores, política interna dos clubes, táticas e treinadores, calendários de jogos etc. — são temas recorrentes em programas esportivos ou no telejornalismo das emissoras de televisão.
TEMER, A. C. R. P; TONDATO, M. P.A televisão em busca da interatividade: uma análise dos gêneros não ficcionais. Brasília: Casa das Musas, 2009 (adaptado).

Considerando as ações mencionadas no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os boletins ou stand-ups distribuídos na programação integram a transmissão dos jogos mais importantes antes mesmo de eles começarem, inserindo-se na cobertura como formato nas emissoras de televisão.
PORQUE
II. As informações ligadas direta ou indiretamente aos jogos compõem um conjunto de ações cobertas especificamente em programas esportivos pelas equipes de televisão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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23Q943673 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Juarez Bahia, em sua obra "Jornal, História e Técnica" (1990) afirma que o Jornalismo Especializado é uma necessidade social porque "resulta do próprio desenvolvimento das relações em sociedade. É uma técnica de tratamento da notícia que se aperfeiçoa paralelamente à evolução dos meios de produção, das tecnologias industriais e comerciais, das aquisições culturais, das pesquisas e experiências científicas" (BAHIA, 1990, p. 214).
BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica: as técnicas de jornalismo. 4 ed. São Paulo 2010.
Sobre o conceito de Jornalismo Especializado é correto afirmar que:
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24Q944976 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Uma cobertura apenas negativa do meio ambiente gera desespero e sensação de impotência por parte do público, o que leva à negação da realidade. Uma alternativa a essa abordagem seria baseada no “jornalismo de soluções” (SoJo), ao dar perspectivas e mostrar o que não funciona, em equilíbrio com soluções que inspirem as pessoas. As histórias feitas sob esse viés são mais profundas e abrangentes do que aquelas que apenas destacam o problema. É preciso investigar e contar histórias de perto dos acontecimentos, com profundidade, mesmo que sejam catástrofes, com uma cobertura “de dentro para fora” das comunidades e regiões mais distantes dos grandes centros urbanos.
Disponível em: https://ijnet.org/pt-br/story. Acesso em: 29 jun. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, é correto afirmar que
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25Q943689 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Leia o texto a seguir: "Alguns jornais e revistas se mostram mais sensíveis que outros a experiência diferenciada do tempo como valor-notícia: mantêm uma brecha de escape diante do fetichismo do imediato e incluem em sua pauta relatos que parecem encarar o presente como lacuna. Na maioria dos grandes jornais e revistas brasileiros, contudo, essas inserções são cada vez mais raras e ocasionais. Seu tempo, pontual, não importa qual a temática, tende a se exaurir na rapidez, enquanto seus relatos se confundem no ruído tagarela (e emudecedor) da consonância da mídia" (VOGEL, Daise In A ficção do relato jornalístico, SBJor, p. 08, 2005).
A fronteira entre ficção e realidade pode ser muito porosa ou até mesmo permeável, sobretudo quando coloca-se em questão a verdade sobre relato jornalístico. Apesar da vocação para o real, pode-se dizer que:
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26Q897319 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, SAAE de São Carlos SP, MS CONCURSOS, 2024

No telejornalismo, a reportagem externa é um elemento central, pois leva o espectador para o local dos fatos. Segundo Rogério Christofoletti, (2004), os jornalistas "emprestam seus olhares aos consumidores de informação. É uma tele-visão do local onde os fatos acontecem. Os meios de comunicação funcionam como extensões dos sentidos do homem comum. Jornalistas repassam ao público suas visões do mundo. Momentaneamente, este público suspende seu próprio olhar para absorver uma outra luz que pode lhe ajudar a compreender mais o mundo. Depois da leitura dos jornais, a vida se reconfigura, de repente, passa a fazer sentido". Diante dessa afirmação, qual das alternativas não é uma característica típica da reportagem externa no telejornalismo?
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27Q681996 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

A internet tornou-se uma ferramenta de pesquisa com participação e recursos crescentes para a investigação jornalística, inclusive ou especialmente para grandes coberturas.
Acerca de tal perspectiva, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso). E assinale a sequência correta.
Sobre os métodos avançados de apuração, podemos afirmar que...
( ) O acesso mais facilitado a informações por meio da web não dispensa uma das principais habilidades do profissional de jornalismo: a capacitação para interpretar os dados, sem visões imediatistas ou reducionistas.
( ) Se a fonte de informação na internet for "bem recomendada", o profissional de jornalismo pode dispensar as três checagens básicas: procedência do site; nível de atualização; incidência de erros (de informação, ortográficos, gramaticais).
( ) A despeito de a internet ser um espaço 'livre' por princípio, a busca por informações nesta plataforma de mídia está sujeita aos limites éticos. A pesquisa não deve fugir à lei, tampouco aos compromissos com a utilidade pública e com a transparência.
( ) Segundo Nilson Lage, os avanços tecnológicos também não dispensam a articulação com métodos tradicionais de apuração, como a observação direta e a entrevista.
( ) No processo de qualificação das informações jornalísticas, novas tecnologias excluem métodos convencionais de apuração.
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28Q944993 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

No jornalismo, a entrevista é um tipo de relacionamento. Depende da capacidade que o jornalista tem de conversar e de demonstrar interesse pelo que o outro tem a dizer. Não basta ter uma lista de perguntas e ficar esperando respostas. A entrevista é usada como uma dastécnicas para obter informação. O repórter ouve várias fontes e alia as informações obtidas a outras que recolheu por meio de pesquisa, observação e documentação.
PINTO, A. E. S. Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios. São Paulo: PubliFolha, 2009 (adaptado).

Considerando a prática da entrevista jornalística, avalie as afirmações a seguir.
I. A condução de uma entrevista jornalística requer o desenvolvimento de um roteiro de perguntas que não deve ser alterado durante a tomada de declarações.
II. A repetição ou insistência em uma mesma pergunta gera incômodo nos entrevistados e, por isso, compromete o bom andamento da entrevista.
III. A gravação da entrevista com o consentimento do entrevistado é um cuidado tanto para o jornalista quanto para a fonte, pois garante a literalidade do que foi dito.

É correto o que se afirma em
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29Q943686 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Sobre a redação do texto no radiojornalismo, analise as afirmações abaixo:
I. No rádio, mesmo curta, a matéria jornalística deve responder, imediatamente, às questões clássicas: o que aconteceu? com quem? como? quando? onde? por que?
II. Não há necessidade de lide no radiojornalismo. As notas e matérias obedecem a um estilo próprio de roteirização.
III. É prerrogativa do texto do radio eliminar o supérfluo para melhorar a compreensão por parte do ouvinte porque o rádio precisa selecionar e focar em informações prioritárias.
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30Q943683 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

As afirmações a seguir referem-se à pauta fotojornalística:
I - O fotojornalista deve se preparar da forma mais adequada para a realização de seu trabalho, compreendendo o contexto do assunto e suas particularidades, selecionando câmeras e lentes mais condizentes com o objeto da pauta e antecipando-se junto a seus superiores caso haja necessidade de credenciais ou autorização para ter acesso ao local do fato;
II - A pauta fotográfica contém elementos em comum com a pauta noticiosa, como as indicações de data, horário e local e o resumo da matéria, mas terá também elementos específicos como o nome do repórter fotográfico e algumas indicações técnicas voltadas ao campo da fotografia (sugestões de planos fotográficos, perspectivas visuais, personagens de destaque e quantidade de imagens necessárias);
III - Não existe pauta especificamente fotográfica no Fotojornalismo: a pauta da reportagem em si é utilizada como único documento capaz de guiar tanto o repórter como o fotógrafo na cobertura do evento planejado. Na ausência de recomendações técnicas ao fotógrafo, cabe ao repórter a definição de como o fotógrafo deve atuar, assim como a escolha da câmera, das lentes e dos planos fotográficos mais adequados.
Estão corretas:
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