Início

Questões de Concursos Gêneros Jornalísticos

Resolva questões de Gêneros Jornalísticos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q944973 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Segundo os parâmetros internacionais aprovados pela Unesco em 2005, ações concretas de diversidade na mídia buscam representar a heterogeneidade humana contida no pensamento, na cultura e na fala de grupos sociais historicamente silenciados, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, imigrantes, maiores de cinquenta anos e LGBTQIAPN+. No caso específico do jornalismo, ela pode incidir nas escolhas de outras pautas investigadas, fontes consultadas, formas de apuração, bem como em novas estratégias de apresentação e socialização de informações que sejam condizentes com as realidades vivenciadas por aquelas populações.
Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/. Acesso em: 27 jun. 2022 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os diferentes sistemas que definem hierarquicamente o lugar das pessoas na sociedade, de forma interseccional, silenciam as que acumulam características inferiorizadas socialmente, deixando-as de fora ou à margem das pautas e do conteúdo produzido pela grande mídia.
II. O preconceito e a discriminação são percebidos pela falta de representatividade ou sub-representação de determinados grupos nas redações e na comunicação corporativa, reproduzindo a desigualdade social nas organizações, com reflexo na produção jornalística.
III. As ações para democratizar a comunicação e dar voz à diversidade social e cultural de um povo passam pelo incentivo à cobertura de temas próximos da realidade das pessoas, da busca por fontes alternativas e do desenvolvimento de formatos, produtos e textos adequados aos públicos.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q944977 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

O conjunto de atividades que compõem a cobertura dos jogos de futebol vai muito além da transmissão dos jogos propriamente dita. Trata-se de uma ação continuada ou permanente, uma vez que jogos, campeonatos e um grande conjunto de ações direta ou indiretamente ligadas a eles — treinos, venda e empréstimo de jogadores, política interna dos clubes, táticas e treinadores, calendários de jogos etc. — são temas recorrentes em programas esportivos ou no telejornalismo das emissoras de televisão.
TEMER, A. C. R. P; TONDATO, M. P.A televisão em busca da interatividade: uma análise dos gêneros não ficcionais. Brasília: Casa das Musas, 2009 (adaptado).

Considerando as ações mencionadas no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os boletins ou stand-ups distribuídos na programação integram a transmissão dos jogos mais importantes antes mesmo de eles começarem, inserindo-se na cobertura como formato nas emissoras de televisão.
PORQUE
II. As informações ligadas direta ou indiretamente aos jogos compõem um conjunto de ações cobertas especificamente em programas esportivos pelas equipes de televisão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q897319 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, SAAE de São Carlos SP, MS CONCURSOS, 2024

No telejornalismo, a reportagem externa é um elemento central, pois leva o espectador para o local dos fatos. Segundo Rogério Christofoletti, (2004), os jornalistas "emprestam seus olhares aos consumidores de informação. É uma tele-visão do local onde os fatos acontecem. Os meios de comunicação funcionam como extensões dos sentidos do homem comum. Jornalistas repassam ao público suas visões do mundo. Momentaneamente, este público suspende seu próprio olhar para absorver uma outra luz que pode lhe ajudar a compreender mais o mundo. Depois da leitura dos jornais, a vida se reconfigura, de repente, passa a fazer sentido". Diante dessa afirmação, qual das alternativas não é uma característica típica da reportagem externa no telejornalismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q944976 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Uma cobertura apenas negativa do meio ambiente gera desespero e sensação de impotência por parte do público, o que leva à negação da realidade. Uma alternativa a essa abordagem seria baseada no “jornalismo de soluções” (SoJo), ao dar perspectivas e mostrar o que não funciona, em equilíbrio com soluções que inspirem as pessoas. As histórias feitas sob esse viés são mais profundas e abrangentes do que aquelas que apenas destacam o problema. É preciso investigar e contar histórias de perto dos acontecimentos, com profundidade, mesmo que sejam catástrofes, com uma cobertura “de dentro para fora” das comunidades e regiões mais distantes dos grandes centros urbanos.
Disponível em: https://ijnet.org/pt-br/story. Acesso em: 29 jun. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q943673 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Juarez Bahia, em sua obra "Jornal, História e Técnica" (1990) afirma que o Jornalismo Especializado é uma necessidade social porque "resulta do próprio desenvolvimento das relações em sociedade. É uma técnica de tratamento da notícia que se aperfeiçoa paralelamente à evolução dos meios de produção, das tecnologias industriais e comerciais, das aquisições culturais, das pesquisas e experiências científicas" (BAHIA, 1990, p. 214).
BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica: as técnicas de jornalismo. 4 ed. São Paulo 2010.
Sobre o conceito de Jornalismo Especializado é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q681996 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

A internet tornou-se uma ferramenta de pesquisa com participação e recursos crescentes para a investigação jornalística, inclusive ou especialmente para grandes coberturas.
Acerca de tal perspectiva, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso). E assinale a sequência correta.
Sobre os métodos avançados de apuração, podemos afirmar que...
( ) O acesso mais facilitado a informações por meio da web não dispensa uma das principais habilidades do profissional de jornalismo: a capacitação para interpretar os dados, sem visões imediatistas ou reducionistas.
( ) Se a fonte de informação na internet for "bem recomendada", o profissional de jornalismo pode dispensar as três checagens básicas: procedência do site; nível de atualização; incidência de erros (de informação, ortográficos, gramaticais).
( ) A despeito de a internet ser um espaço 'livre' por princípio, a busca por informações nesta plataforma de mídia está sujeita aos limites éticos. A pesquisa não deve fugir à lei, tampouco aos compromissos com a utilidade pública e com a transparência.
( ) Segundo Nilson Lage, os avanços tecnológicos também não dispensam a articulação com métodos tradicionais de apuração, como a observação direta e a entrevista.
( ) No processo de qualificação das informações jornalísticas, novas tecnologias excluem métodos convencionais de apuração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q943674 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Se o entrevistado disser algo surpreendente, o jornalista deve manter a serenidade e persistir nas perguntas até o esclarecimento completo do assunto. O entrevistador deve ter cuidado para que a entrevista não se transforme em um discurso unilateral e para que não se perca o controle da entrevista. (IAROCHINSKI, Ulisses. Escrevendo para falar no rádio. Curitiba: InterSaberes, 2017, p.186 adaptado).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da condução de entrevistas para o rádio.
I. O entrevistador deve interromper o entrevistado com firmeza e educação se o entrevistado falar sem parar. Pedir para que ele seja mais objetivo e conciso nas respostas.
II. O entrevistador concorda quando o entrevistado contextualiza antes de responder uma pergunta. Caso contrário, corre o risco de perder o controle da entrevista.
III. O entrevistador repete a pergunta se o entrevistado questionar o que ele quis dizer. Como formulada antes, com mais calma e clareza.
Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q943689 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Leia o texto a seguir: "Alguns jornais e revistas se mostram mais sensíveis que outros a experiência diferenciada do tempo como valor-notícia: mantêm uma brecha de escape diante do fetichismo do imediato e incluem em sua pauta relatos que parecem encarar o presente como lacuna. Na maioria dos grandes jornais e revistas brasileiros, contudo, essas inserções são cada vez mais raras e ocasionais. Seu tempo, pontual, não importa qual a temática, tende a se exaurir na rapidez, enquanto seus relatos se confundem no ruído tagarela (e emudecedor) da consonância da mídia" (VOGEL, Daise In A ficção do relato jornalístico, SBJor, p. 08, 2005).
A fronteira entre ficção e realidade pode ser muito porosa ou até mesmo permeável, sobretudo quando coloca-se em questão a verdade sobre relato jornalístico. Apesar da vocação para o real, pode-se dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q944993 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

No jornalismo, a entrevista é um tipo de relacionamento. Depende da capacidade que o jornalista tem de conversar e de demonstrar interesse pelo que o outro tem a dizer. Não basta ter uma lista de perguntas e ficar esperando respostas. A entrevista é usada como uma dastécnicas para obter informação. O repórter ouve várias fontes e alia as informações obtidas a outras que recolheu por meio de pesquisa, observação e documentação.
PINTO, A. E. S. Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios. São Paulo: PubliFolha, 2009 (adaptado).

Considerando a prática da entrevista jornalística, avalie as afirmações a seguir.
I. A condução de uma entrevista jornalística requer o desenvolvimento de um roteiro de perguntas que não deve ser alterado durante a tomada de declarações.
II. A repetição ou insistência em uma mesma pergunta gera incômodo nos entrevistados e, por isso, compromete o bom andamento da entrevista.
III. A gravação da entrevista com o consentimento do entrevistado é um cuidado tanto para o jornalista quanto para a fonte, pois garante a literalidade do que foi dito.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q944991 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Atualmente, os jornalistas precisam ser conhecedores dos dados. Há algum tempo, costumava-se conseguir novas reportagens conversando com pessoas em bares; e é possível que, às vezes, se continue fazendo isso. Mas, hoje, fazem-se reportagens debruçando-se também sobre dados e equipando-se com as ferramentas corretas para analisá-los e identificar o que há de interessante neles. Dessa forma, é possível descobrir como as informações se encaixam e o que está acontecendo no país.
Disponível em: http://datajournalismhandbook.org/pt/introducao_2.html. Acesso em: 22 jun. 2018 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O jornalismo de dados vem ganhando destaque atualmente, visto que reforça o papel do jornalismo como um dos instrumentos importantes da sociedade para a manutenção da democracia.
II. O jornalismo de dados originou-se da necessidade de adaptação que o trabalho de apuração das informações exige, em face da expansão das novas tecnologias.
III. O jornalismo de dados, focado na apuração e na coleta de dados, surgiu e foi incorporado ao trabalho jornalístico com o advento dos computadores.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q908573 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, Câmara Municipal de Itatiba SP, Avança SP, 2024

Associe os termos técnicos do jornalismo à sua descrição correta.

Termos:

1 -Lead

2 -Off-record

3 - Nut graf

4 - Dateline

5 - Embargo

Descrições:

A) Informação fornecida à imprensa sob condição de não ser divulgada antes de uma data e horário específicos.

B) Primeiro parágrafo de uma notícia que resume os pontos mais importantes da história, normalmente respondendo às perguntas quem, o que, quando, onde, por que e como.

C) Informações que um jornalista recebe sob a condição de que não sejam atribuídas a uma fonte nomeada ou identificada.

D) Uma frase, geralmente localizada no início de um texto jornalístico, que indica a localização e a data em que a notícia foi escrita ou reportada.

E) Parágrafo dentro de uma matéria jornalística que fornece o contexto essencial, explicando a importância da notícia.

A associação correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q943686 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Sobre a redação do texto no radiojornalismo, analise as afirmações abaixo:
I. No rádio, mesmo curta, a matéria jornalística deve responder, imediatamente, às questões clássicas: o que aconteceu? com quem? como? quando? onde? por que?
II. Não há necessidade de lide no radiojornalismo. As notas e matérias obedecem a um estilo próprio de roteirização.
III. É prerrogativa do texto do radio eliminar o supérfluo para melhorar a compreensão por parte do ouvinte porque o rádio precisa selecionar e focar em informações prioritárias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1045003 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia alguns títulos de editoriais de O Globo, publicados em julho de 2025.

I. Independência da Justiça e democracia são inegociáveis
II. Parasitismo dos robôs de IA precisa ter fim
III. Confusão em torno do Jaé é reflexo da inépcia de estado e município
IV. Endurecimento da progressão de pena representa passo na direção certa

Eles representam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q908569 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, Câmara Municipal de Itatiba SP, Avança SP, 2024

A pirâmide invertida, estrutura clássica da notícia, organiza as informações em ordem decrescente de importância, priorizando no lide:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q944979 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Em junho de 2020, três meses após decretada a pandemia de Covid-19 no mundo, uma iniciativa marcaria a imprensa brasileira. Diante da limitação, do atraso e da irregularidade na divulgação de dados sobre a doença, era criado um consórcio de veículos de imprensa reunindo G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Em meio à evolução da doença no país, seis redações montaram uma força-tarefa para colher dados nas secretarias dos estados e do Distrito Federal e garantir à população acesso à informação de qualidade sobre o novo coronavírus. Essa parceria histórica entre veículos de imprensa foi reconhecida como importante atitude no combate à desinformação.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A iniciativa de criação do consórcio brasileiro de imprensa reflete um movimento em curso no jornalismo mundial e sugere que, apesar da concorrência entre veículos, a colaboração entre redações para o alcance de objetivos comuns tem se estabelecido cada vez mais no cotidiano profissional.
PORQUE
II. A demanda por informação de qualidade, a busca por transparência, a tentativa de elucidar a complexidade de determinadostemas e o desejo de revelar fatos de interesse público são desafios que jornalistas podem vencer somando forças e dividindo tarefas, o que também permite reduzir a dependência exclusiva de dados sistematizados por fontes oficiais e fortalecer a credibilidade de suas marcas e do próprio jornalismo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q944986 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

A etnografia é entendida como um método de pesquisa qualitativa e empírica que apresenta características específicas. Ela exige um “mergulho” do pesquisador, ou seja, não é um tipo de pesquisa que pode ser realizada em um período excessivamente curto e sem preparo. É fundamental, como etapa anterior à etnografia propriamente dita, realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema, a partir da leitura dos clássicos e de estudos contemporâneos sobre o assunto de que trata a pesquisa.
TRAVANCAS, I. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p. 98-109 (adaptado).

Considerando a etnografia como uma das metodologias utilizadas na pesquisa das práticas jornalísticas, verifica-se que o objetivo de sua utilização é analisar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q944983 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

O jornalista sabe que o seu trabalho vai passar por etapas em que seus editores têm certos poderes e meios de controle. O jornalista tem que se antecipar às expectativas dos editores, para evitar os retoques em seus textos e as reprimendas — dois meios que fazem parte do sistema de controle e podem ter efeitos ou não sobre a manutenção do seu lugar, a escolha das suas tarefas e a sua promoção — quer dizer, nada menos do que a sua carreira profissional.
TRAQUINA, N. As Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005 (adaptado).

O jornalista, na sua missão de informar, mantém o controle de como a notícia será construída. Diante dos filtros pelos quais a reportagem passa até chegar à divulgação, qual das teorias mais influencia o processo noticioso nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q911124 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca de texto jornalístico e estilo, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q944982 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Nas Teorias do Jornalismo, uma abordagem que pode lançar caminhos para se pensar o fazer jornalístico é o newsmaking. A marca mais importante das teorias produzidas com base nesse paradigma são as considerações acerca das rotinas de produção de notícias. Na lógica do newsmaking, a elaboração da pauta, a seleção das fontes e o trabalho de apuração, redação e circulação da notícia constituem elementos determinantes da operação de produção informativa.
MORAES JUNIOR, E.; ANTONIOLI, M. E. Jornalismo e newsmaking no século XXI: novas formas de produção jornalística no cenário on-line. Revista Alterjor USP , v. 14 (2), p. 43-52, 2016 (adaptado).

Considerando o fragmento de texto apresentado, o poder exercido pelo jornalismo na construção de sentidos e o trabalho de planejamento de coberturas jornalísticas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao planejar coberturas jornalísticas de acordo com a abordagem do newsmaking, o jornalista lança mão de critérios de noticiabilidade e de valores-notícia para definir o que será ou não noticiado e como isso será levado ao conhecimento do público.
PORQUE
II. O processo de seleção das notícias é influenciado pela cultura profissional, rotina e organização do trabalho e pelos processos produtivos e pressões externas, que deixam marcas no resultado final de construção da notícia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q911134 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

No que se refere à notícia impressa, o gênero do texto impresso é considerado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.