Questões de Concursos Gêneros Jornalísticos

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31Q944982 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Nas Teorias do Jornalismo, uma abordagem que pode lançar caminhos para se pensar o fazer jornalístico é o newsmaking. A marca mais importante das teorias produzidas com base nesse paradigma são as considerações acerca das rotinas de produção de notícias. Na lógica do newsmaking, a elaboração da pauta, a seleção das fontes e o trabalho de apuração, redação e circulação da notícia constituem elementos determinantes da operação de produção informativa.
MORAES JUNIOR, E.; ANTONIOLI, M. E. Jornalismo e newsmaking no século XXI: novas formas de produção jornalística no cenário on-line. Revista Alterjor USP , v. 14 (2), p. 43-52, 2016 (adaptado).

Considerando o fragmento de texto apresentado, o poder exercido pelo jornalismo na construção de sentidos e o trabalho de planejamento de coberturas jornalísticas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao planejar coberturas jornalísticas de acordo com a abordagem do newsmaking, o jornalista lança mão de critérios de noticiabilidade e de valores-notícia para definir o que será ou não noticiado e como isso será levado ao conhecimento do público.
PORQUE
II. O processo de seleção das notícias é influenciado pela cultura profissional, rotina e organização do trabalho e pelos processos produtivos e pressões externas, que deixam marcas no resultado final de construção da notícia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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32Q943674 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Se o entrevistado disser algo surpreendente, o jornalista deve manter a serenidade e persistir nas perguntas até o esclarecimento completo do assunto. O entrevistador deve ter cuidado para que a entrevista não se transforme em um discurso unilateral e para que não se perca o controle da entrevista. (IAROCHINSKI, Ulisses. Escrevendo para falar no rádio. Curitiba: InterSaberes, 2017, p.186 adaptado).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da condução de entrevistas para o rádio.
I. O entrevistador deve interromper o entrevistado com firmeza e educação se o entrevistado falar sem parar. Pedir para que ele seja mais objetivo e conciso nas respostas.
II. O entrevistador concorda quando o entrevistado contextualiza antes de responder uma pergunta. Caso contrário, corre o risco de perder o controle da entrevista.
III. O entrevistador repete a pergunta se o entrevistado questionar o que ele quis dizer. Como formulada antes, com mais calma e clareza.
Assinale a opção correta.
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33Q944978 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Como a Lupa faz suas checagens?
A principal matéria-prima no processo de produção de conteúdo jornalístico são as declarações feitas por atores públicos e as informações potencialmente falsas que circulam em plataformas de redes sociais e em aplicativos de mensagens.
Diariamente, os jornalistas da Lupa observam o que é dito por políticos, líderes sociais e celebridades em jornais, revistas, rádios, programas de TV e na internet. A Lupa se esforça para verificar o grau de veracidade de frases que contenham dados históricos, estatísticos, comparações e informações relativas à legalidade ou à constitucionalidade de um fato.
Por princípio, a Lupa não analisa a intenção de atores públicos ao proferirem informações falsas. Porém, desde janeiro de 2021, a Lupa se reserva o direito de “apontar mentiras”, identificando-as em títulos e textos quando vê repetições de falas equivocadas como parte de um comportamento que busca distorcer o debate público.
AGÊNCIA LUPA. Como a Lupa faz suas checagens? Disponível em: https://lupa.uol.com.br/ institucional/como-fazemos-nossas-checagens. Acesso em: 23 jun. 2022.

TEXTO 2
O fantasma das fake news e o surgimento da indústria de fact-checking (checagem de fatos) são movimentos paralelos na disputa pela credibilidade e pela legitimidade. Ambos reforçam o entendimento de que há uma “verdade factual” objetiva a ser desvelada pela imprensa. Ao recorrer a agências especializadas em fact-checking, o jornalismo transfere a terceiros sua pretensão à posição de guardião da veracidade factual. Ao assumir como uma de suas funções primordiais testar a veracidade do discurso de políticos, o fact-checking sinaliza uma autocrítica involuntária a respeito do jornalismo declaratório, que é o pão cotidiano do ofício. Toda essa situação cria um pesadelo epistemológico, já que, a rigor, não resta qualquer instância de realidade indiscutível na qual ancorar as pretensões de veracidade discursiva. Se o jornalismo profissional não desfruta mais da credibilidade que suas práticas conferiam, se uma parte do público acredita que ele participa de uma conspiração para ocultar a realidade, não há motivo para não julgar que as agências de fact-checking estejam igualmente comprometidas. É essa indeterminação sem fim que define a era da “pós-verdade”.
MIGUEL, L. F. Jornalismo, polarização política e a querela das fake news. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 16, n. 2, p. 46-58, 2019 (adaptado).
Considerando os textos apresentados sobre a emergência e as contradições da chamada era da “pós-verdade”, avalie as afirmações a seguir.
I. Na era da desinformação e das fake news, agências de checagem como a Lupa, vinculadas a grupos da mídia hegemônica, buscam construir um discurso de relegitimação do jornalismo.
II. Ao assumirem o lugar de verificação dos discursos em circulação nas mídias jornalísticas, as agências de checagem de fatos reivindicam para si a credibilidade que elas questionam no jornalismo.
III. Agências especializadas em fact-checking constroem uma vigilância sobre o debate público e possibilitam uma leitura crítica e qualificada das mídias por parte dos públicos.

É correto o que se afirma em
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34Q944983 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

O jornalista sabe que o seu trabalho vai passar por etapas em que seus editores têm certos poderes e meios de controle. O jornalista tem que se antecipar às expectativas dos editores, para evitar os retoques em seus textos e as reprimendas — dois meios que fazem parte do sistema de controle e podem ter efeitos ou não sobre a manutenção do seu lugar, a escolha das suas tarefas e a sua promoção — quer dizer, nada menos do que a sua carreira profissional.
TRAQUINA, N. As Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005 (adaptado).

O jornalista, na sua missão de informar, mantém o controle de como a notícia será construída. Diante dos filtros pelos quais a reportagem passa até chegar à divulgação, qual das teorias mais influencia o processo noticioso nesse caso?
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35Q944988 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Ao elaborar reportagens investigativas, o profissional, muitas vezes, se vê às voltas com recursos polêmicos de apuração, como informações reveladas em off pelas fontes. Isso significa que, por alguma razão, a fonte não pode ou não quer se identificar. É algo que não chega a ser raro em reportagens que se definem por, justamente, querer revelar aquilo que alguém pretende esconder, mesmo sendo de interesse público.
Considerando esse contexto e a deontologia que rege a profissão de jornalista, avalie as afirmações a seguir.
I. O jornalista, quando recebe uma informação em off, só deve publicá-la depois de verificar sua veracidade por meio de consultas a outras fontes ou documentos.
II. O que permite a publicação de informações obtidas em off em reportagens com uma única fonte é o fato de elas tratarem de denúncia grave e de incontestável interesse público.
III. A fonte de uma informação revelada em off pode ser utilizada como a única em uma reportagem, desde que o leitor fique ciente de que se trata de fonte que não quis ou não pôde identificar-se.

É correto o que se afirma em
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36Q944989 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Os programas jornalísticos de TV que apresentam reportagens especiais mais longas que o telejornal diário seguem etapas de produção que se assemelham às produções de vídeos e filmes de curta e média metragens. Essas etapas se dividem em: pré-produção, produção e pós-produção. Cada uma delas abrange diversas fases de trabalho.
KELLINSON, C. Produção e direção para TV e vídeo: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 (adaptado).

Considerando as etapas de trabalho necessárias para produzir uma reportagem especial que vai cobrir um bloco inteiro de um programa jornalístico semanal gravado, avalie as afirmações a seguir.
I. A pesquisa, a pauta e a definição das marcações e locações para a gravação externa ou em estúdio devem ser realizadas durante a pré-produção.
II. A produção deve conter a captação de áudio e vídeo, decupagem e edição com inserção de offs, gráficos, arte e toda a sonoplastia e execução do script.
III. A pós-produção inclui a gravação final do script no estúdio, com as cabeças e chamadas, realizadas pelo apresentador, e a inserção de créditos.

É correto o que se afirma em
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37Q943679 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Conforme Maria Cicília Peruzzo (1998), as pautas do jornalismo comunitário diferem-se das pautas dos grandes veículos de comunicação, pois no jornalismo comunitário as questões são discutidas no micro e não no macro. Em continuação aos conceitos dessa autora, sobre as transformações dos modelos de atuação do jornalismo, que inclusive, se igualam ao que pensa a maioria dos críticos de jornalismo, é correto afirmar, que:
PERUZZO, Maria Cicília K. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
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38Q944979 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Em junho de 2020, três meses após decretada a pandemia de Covid-19 no mundo, uma iniciativa marcaria a imprensa brasileira. Diante da limitação, do atraso e da irregularidade na divulgação de dados sobre a doença, era criado um consórcio de veículos de imprensa reunindo G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Em meio à evolução da doença no país, seis redações montaram uma força-tarefa para colher dados nas secretarias dos estados e do Distrito Federal e garantir à população acesso à informação de qualidade sobre o novo coronavírus. Essa parceria histórica entre veículos de imprensa foi reconhecida como importante atitude no combate à desinformação.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A iniciativa de criação do consórcio brasileiro de imprensa reflete um movimento em curso no jornalismo mundial e sugere que, apesar da concorrência entre veículos, a colaboração entre redações para o alcance de objetivos comuns tem se estabelecido cada vez mais no cotidiano profissional.
PORQUE
II. A demanda por informação de qualidade, a busca por transparência, a tentativa de elucidar a complexidade de determinadostemas e o desejo de revelar fatos de interesse público são desafios que jornalistas podem vencer somando forças e dividindo tarefas, o que também permite reduzir a dependência exclusiva de dados sistematizados por fontes oficiais e fortalecer a credibilidade de suas marcas e do próprio jornalismo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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39Q944986 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

A etnografia é entendida como um método de pesquisa qualitativa e empírica que apresenta características específicas. Ela exige um “mergulho” do pesquisador, ou seja, não é um tipo de pesquisa que pode ser realizada em um período excessivamente curto e sem preparo. É fundamental, como etapa anterior à etnografia propriamente dita, realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema, a partir da leitura dos clássicos e de estudos contemporâneos sobre o assunto de que trata a pesquisa.
TRAVANCAS, I. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p. 98-109 (adaptado).

Considerando a etnografia como uma das metodologias utilizadas na pesquisa das práticas jornalísticas, verifica-se que o objetivo de sua utilização é analisar
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40Q944984 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Escrever uma notícia significa, na maior parte do tempo, um esforço para coordenarinformações de várias fontes, às vezes contraditórias, em uma escrita compreensível para o leitor, isto é, reduzir a complexidade de vários eventos em um texto simples e legível, com limites claros de tamanho, tempo de criação e dificuldade.
MARTINO, L. M. S. Teoria da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2009 (adaptado).
Considerando que o texto apresentado remete a estudos de newsmaking, avalie as afirmações a seguir.
I. Em um texto jornalístico, dar espaço ao contraditório é uma estratégia utilizada pelo repórter para se proteger de críticas a possível distorção da notícia.
II. As notícias são o resultado de várias escolhas e seleções feitas por jornalistas, editores e empresas de comunicação a respeito de como um fato pode ser transformado em texto.
III. Existe simetria entre o número de eventos reais e o espaço de um jornal ou programa de televisão.
IV. As escolhas feitas pelo jornalista ao escrever uma notícia vão mudar, em algum grau, o modo como os leitores vão entendê-la.
É correto apenas o que se afirma em
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