Início

Questões de Concursos Gêneros Jornalísticos

Resolva questões de Gêneros Jornalísticos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q944982 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Nas Teorias do Jornalismo, uma abordagem que pode lançar caminhos para se pensar o fazer jornalístico é o newsmaking. A marca mais importante das teorias produzidas com base nesse paradigma são as considerações acerca das rotinas de produção de notícias. Na lógica do newsmaking, a elaboração da pauta, a seleção das fontes e o trabalho de apuração, redação e circulação da notícia constituem elementos determinantes da operação de produção informativa.
MORAES JUNIOR, E.; ANTONIOLI, M. E. Jornalismo e newsmaking no século XXI: novas formas de produção jornalística no cenário on-line. Revista Alterjor USP , v. 14 (2), p. 43-52, 2016 (adaptado).

Considerando o fragmento de texto apresentado, o poder exercido pelo jornalismo na construção de sentidos e o trabalho de planejamento de coberturas jornalísticas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao planejar coberturas jornalísticas de acordo com a abordagem do newsmaking, o jornalista lança mão de critérios de noticiabilidade e de valores-notícia para definir o que será ou não noticiado e como isso será levado ao conhecimento do público.
PORQUE
II. O processo de seleção das notícias é influenciado pela cultura profissional, rotina e organização do trabalho e pelos processos produtivos e pressões externas, que deixam marcas no resultado final de construção da notícia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q943683 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

As afirmações a seguir referem-se à pauta fotojornalística:
I - O fotojornalista deve se preparar da forma mais adequada para a realização de seu trabalho, compreendendo o contexto do assunto e suas particularidades, selecionando câmeras e lentes mais condizentes com o objeto da pauta e antecipando-se junto a seus superiores caso haja necessidade de credenciais ou autorização para ter acesso ao local do fato;
II - A pauta fotográfica contém elementos em comum com a pauta noticiosa, como as indicações de data, horário e local e o resumo da matéria, mas terá também elementos específicos como o nome do repórter fotográfico e algumas indicações técnicas voltadas ao campo da fotografia (sugestões de planos fotográficos, perspectivas visuais, personagens de destaque e quantidade de imagens necessárias);
III - Não existe pauta especificamente fotográfica no Fotojornalismo: a pauta da reportagem em si é utilizada como único documento capaz de guiar tanto o repórter como o fotógrafo na cobertura do evento planejado. Na ausência de recomendações técnicas ao fotógrafo, cabe ao repórter a definição de como o fotógrafo deve atuar, assim como a escolha da câmera, das lentes e dos planos fotográficos mais adequados.
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q944978 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Como a Lupa faz suas checagens?
A principal matéria-prima no processo de produção de conteúdo jornalístico são as declarações feitas por atores públicos e as informações potencialmente falsas que circulam em plataformas de redes sociais e em aplicativos de mensagens.
Diariamente, os jornalistas da Lupa observam o que é dito por políticos, líderes sociais e celebridades em jornais, revistas, rádios, programas de TV e na internet. A Lupa se esforça para verificar o grau de veracidade de frases que contenham dados históricos, estatísticos, comparações e informações relativas à legalidade ou à constitucionalidade de um fato.
Por princípio, a Lupa não analisa a intenção de atores públicos ao proferirem informações falsas. Porém, desde janeiro de 2021, a Lupa se reserva o direito de “apontar mentiras”, identificando-as em títulos e textos quando vê repetições de falas equivocadas como parte de um comportamento que busca distorcer o debate público.
AGÊNCIA LUPA. Como a Lupa faz suas checagens? Disponível em: https://lupa.uol.com.br/ institucional/como-fazemos-nossas-checagens. Acesso em: 23 jun. 2022.

TEXTO 2
O fantasma das fake news e o surgimento da indústria de fact-checking (checagem de fatos) são movimentos paralelos na disputa pela credibilidade e pela legitimidade. Ambos reforçam o entendimento de que há uma “verdade factual” objetiva a ser desvelada pela imprensa. Ao recorrer a agências especializadas em fact-checking, o jornalismo transfere a terceiros sua pretensão à posição de guardião da veracidade factual. Ao assumir como uma de suas funções primordiais testar a veracidade do discurso de políticos, o fact-checking sinaliza uma autocrítica involuntária a respeito do jornalismo declaratório, que é o pão cotidiano do ofício. Toda essa situação cria um pesadelo epistemológico, já que, a rigor, não resta qualquer instância de realidade indiscutível na qual ancorar as pretensões de veracidade discursiva. Se o jornalismo profissional não desfruta mais da credibilidade que suas práticas conferiam, se uma parte do público acredita que ele participa de uma conspiração para ocultar a realidade, não há motivo para não julgar que as agências de fact-checking estejam igualmente comprometidas. É essa indeterminação sem fim que define a era da “pós-verdade”.
MIGUEL, L. F. Jornalismo, polarização política e a querela das fake news. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 16, n. 2, p. 46-58, 2019 (adaptado).
Considerando os textos apresentados sobre a emergência e as contradições da chamada era da “pós-verdade”, avalie as afirmações a seguir.
I. Na era da desinformação e das fake news, agências de checagem como a Lupa, vinculadas a grupos da mídia hegemônica, buscam construir um discurso de relegitimação do jornalismo.
II. Ao assumirem o lugar de verificação dos discursos em circulação nas mídias jornalísticas, as agências de checagem de fatos reivindicam para si a credibilidade que elas questionam no jornalismo.
III. Agências especializadas em fact-checking constroem uma vigilância sobre o debate público e possibilitam uma leitura crítica e qualificada das mídias por parte dos públicos.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q944988 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Ao elaborar reportagens investigativas, o profissional, muitas vezes, se vê às voltas com recursos polêmicos de apuração, como informações reveladas em off pelas fontes. Isso significa que, por alguma razão, a fonte não pode ou não quer se identificar. É algo que não chega a ser raro em reportagens que se definem por, justamente, querer revelar aquilo que alguém pretende esconder, mesmo sendo de interesse público.
Considerando esse contexto e a deontologia que rege a profissão de jornalista, avalie as afirmações a seguir.
I. O jornalista, quando recebe uma informação em off, só deve publicá-la depois de verificar sua veracidade por meio de consultas a outras fontes ou documentos.
II. O que permite a publicação de informações obtidas em off em reportagens com uma única fonte é o fato de elas tratarem de denúncia grave e de incontestável interesse público.
III. A fonte de uma informação revelada em off pode ser utilizada como a única em uma reportagem, desde que o leitor fique ciente de que se trata de fonte que não quis ou não pôde identificar-se.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q944989 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Os programas jornalísticos de TV que apresentam reportagens especiais mais longas que o telejornal diário seguem etapas de produção que se assemelham às produções de vídeos e filmes de curta e média metragens. Essas etapas se dividem em: pré-produção, produção e pós-produção. Cada uma delas abrange diversas fases de trabalho.
KELLINSON, C. Produção e direção para TV e vídeo: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 (adaptado).

Considerando as etapas de trabalho necessárias para produzir uma reportagem especial que vai cobrir um bloco inteiro de um programa jornalístico semanal gravado, avalie as afirmações a seguir.
I. A pesquisa, a pauta e a definição das marcações e locações para a gravação externa ou em estúdio devem ser realizadas durante a pré-produção.
II. A produção deve conter a captação de áudio e vídeo, decupagem e edição com inserção de offs, gráficos, arte e toda a sonoplastia e execução do script.
III. A pós-produção inclui a gravação final do script no estúdio, com as cabeças e chamadas, realizadas pelo apresentador, e a inserção de créditos.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1068862 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Leia o lead seguinte:
Recife(PE) – No dia 9 de abril, a 10a Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) conduziu o Apronto Operacional da Força de Prontidão (FORPRON). A atividade, que marca o início do processo de certificação da brigada para compor o Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON), ocorreu no 14o Batalhão de Infantaria Motorizado (14º Bl Mtz), em Jaboatão dos Guararapes.
(Exército Brasileiro. Disponível em https://shre.ink/MTLu. Acesso em 20.04.2025. Excerto)
Analisando a construção desse lead, é possível afirmar que se trata de uma matéria do gênero
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q943679 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Conforme Maria Cicília Peruzzo (1998), as pautas do jornalismo comunitário diferem-se das pautas dos grandes veículos de comunicação, pois no jornalismo comunitário as questões são discutidas no micro e não no macro. Em continuação aos conceitos dessa autora, sobre as transformações dos modelos de atuação do jornalismo, que inclusive, se igualam ao que pensa a maioria dos críticos de jornalismo, é correto afirmar, que:
PERUZZO, Maria Cicília K. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q974993 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Em meados dos anos 1970 foi proposto um modelo de comunicação nomeado “ feito de nquadramento” (Framing Theory), segundo o qual a mídia influi no modo de interpretação dos receptores ao enquadrar a mensagem numa moldura (frame) de referências anteriores. Desse modo, a mídia acaba determinando a compreensão dos fatos noticiados a partir do momento em que referencia o acontecimento a um dado contexto. Daí, infere-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q974996 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

“O IPCA avançou 0,51 em novembro, acumulou alta de 6, 56 no período de doze meses e fez com que a inflação estourasse o teto da meta de 6,5% estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional”. om base no texto acima, é correto afirmar que o redator do jornal utilizou o seguinte lead:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q911155 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

A técnica que organiza a notícia começando com as informações mais importantes, facilitando a leitura rápida e eficiente, é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q944984 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Escrever uma notícia significa, na maior parte do tempo, um esforço para coordenarinformações de várias fontes, às vezes contraditórias, em uma escrita compreensível para o leitor, isto é, reduzir a complexidade de vários eventos em um texto simples e legível, com limites claros de tamanho, tempo de criação e dificuldade.
MARTINO, L. M. S. Teoria da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2009 (adaptado).
Considerando que o texto apresentado remete a estudos de newsmaking, avalie as afirmações a seguir.
I. Em um texto jornalístico, dar espaço ao contraditório é uma estratégia utilizada pelo repórter para se proteger de críticas a possível distorção da notícia.
II. As notícias são o resultado de várias escolhas e seleções feitas por jornalistas, editores e empresas de comunicação a respeito de como um fato pode ser transformado em texto.
III. Existe simetria entre o número de eventos reais e o espaço de um jornal ou programa de televisão.
IV. As escolhas feitas pelo jornalista ao escrever uma notícia vão mudar, em algum grau, o modo como os leitores vão entendê-la.
É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1068864 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Leia atentamente trechos de matérias, a seguir apresentados, e assinale a alternativa que indica o excerto que pertence a um editorial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q943682 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Como modalidade do Jornalismo, o Fotojornalismo se adequa ao Jornalismo Especializado. As pautas fotográficas são destinadas a coberturas específicas, nas áreas de atuação das editorias, o que exige do fotógrafo habilidade para produzir imagens de naturezas diferentes.
Diante desta observação, assinale alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q911150 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Considerando que a reportagem difere da notícia quanto a profundidade e abordagem jornalística no contexto informativo, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1068861 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que indica o título publicado no portal da CNN com encampação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q974991 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Em um texto jornalístico, a utilização de uma “Pirâmide Invertida” em vez de uma “Pirâmide” distingue a Notícia de um Relato Factual não-noticioso porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1052717 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Os processos de produção de notícias e sua veiculação no jornalismo usam procedimentos e técnicas que procuram tornar a informação mais atraente, considerando as especificidades do veículo, como tamanho, dimensões, linguagem e público-alvo. Sobre o texto jornalístico, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q944985 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

A edição jornalística requer isenção e equilíbrio. No jornalismo televisivo, a função do editor é organizar o material que foi coletado na rua e montar a história que vai ser contada no telejornal.
Suponha que um repórter desenvolva uma matéria sobre denúncia de maus-tratos a uma pessoa com deficiência em uma escola particular. Até o fechamento da edição que vai veicular a matéria, o repórter entrevista o denunciante, mas não consegue entrar em contato com o dono da escola denunciada, que não foi localizado. Faltando poucos minutos para o telejornal ir ao ar, o dono da escola liga para a emissora e relata sua versão por telefone ao editor.
Considerando-se os critérios de edição em telejornalismo e a pressão do deadline para o fechamento de telejornal, é recomendado que o editor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q975005 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

No processo de produção das notícias nos telejornais, os jornalistas/editores realizam uma série de recortes sobre fatos e acontecimentos com o objetivo de transformá-los em notícias dentro das regras e normas estabelecidas pelo campo jornalístico. Destaca-se como correta a orientação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q943666 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

O assunto: "conquista de um campeonato mundial de natação", será noticiada para o público em geral, com curiosidade quanto à personalidade do atleta e ao ranking da disputa. Para o segmento especialista em treinamento desportivo, será relevante também a preparação do atleta e o ritmo das braçadas. Considerando o texto enunciativo, analise os itens a seguir:
I - A informação jornalística é o espaço privilegiado da reportagem especializada. Uma peculiaridade é destinar-se a públicos mais, ou menos, heterogêneos. A máxima heterogeneidade seria a audiência presumível de uma emissora de TV aberta (audiência de massa). A mínima heterogeneidade encontra-se entre leitores de revistas ou sites destinados a aficionados de uma atividade como engenharia naval ou surf. Quanto mais específico o público, mas se pode particularizar a linguagem.
II - Há relação entre interesse jornalístico e abrangência de público. Quanto maior o interesse jornalístico, maior a abrangência do público a que a informação se destina.
III- A criação de cadernos específicos para áreas como Cultura e Saúde, por exemplo, ou de suplementos especiais de fim de semana, como Literatura ou Decoração, assinala uma tendência consolidada no Jornalismo, que pressupõe conhecimento e domínio do tema por parte do jornalista e que envolve também a adoção de gêneros textuais diversos em um mesmo veículo.
IV- Situação predominante no Jornalismo atual é de jornalistas que se especializam para cobrir diferentes áreas de conhecimento. Em seis meses ou um ano de leitura e observação, qualquer jornalista competente é capaz de se "adestrar" para cobrir áreas tão específicas quanto o mercado de capitais ou o setor de saúde de uma metrópole.
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.