Início

Questões de Concursos Gêneros Jornalísticos

Resolva questões de Gêneros Jornalísticos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1068269 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2024

Nilson Lage descreve os tipos de leads que são mais comumente encontrados nos textos jornalísticos nacionais.
O texto “um homem foi crucificado na Arábia Saudita. Acusado de matar a mãe, Ahmed Mustafá sofreu a pena imposta a Cristo em algum lugar do moderno reino dos Suad, sem testemunhas. A pena foi aplicada há oito dias e não se informou qual a duração do suplício” foi classificado pelo autor com um lead
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q943671 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

São campos de atuação do jornalista especializado:
I. Editorias ou Seções de veículos de informação geral, como as de Esporte, Política, Economia, Cultura, Saúde, Comportamento etc.
II. Os veículos populares de informação geral, pois oferecem a um público específico um conjunto de assuntos de interesse distinto aos de outros públicos, além de usar uma linguagem própria.
III. Veículos segmentados que podem cobrir desde grandes áreas como Cultura ou Música como subáreas (Literatura, Rock, Samba, Instrumentos Musicais, por exemplo).
A partir das assertivas acima, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q943688 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Do ponto de vista técnico, escritores de folhetins e jornalistas obrigaram-se a reformar a modalidade escrita da língua, ou aproximando-a dos usos orais ou cultivando figuras de estilo espetaculares; ora exagerando no sentimentalismo, ora incorporando a invenção léxica e gramatical das ruas. Descobriu-se a importância dos títulos, que são como anúncios do texto, e dos furos, ou notícias em primeira mão: o jornal que publicasse primeiro o relato de um fato de interesse público seria lido em lugar dos concorrentes e ganharia pontos na preferência dos leitores em geral para as próximas edições. (LAGE, Nilson, 2001)
Na citação inicial, o pesquisador Nilson Lage problematiza Teoria e Técnica de Reportagen para a produção da escrita jornalística em relaçã aos títulos. Vamos imaginar o seguinte cenário: Você chegou para mais um dia de trabalho na redação de um jornal de grande circulação. O chefe de reportagem pediu para você suitar a reportagem da página 3 da edição daquele dia. E o mais importante: o retorno dessa suite tem que ser dado antes do almoço. O que o chefe de reportagem quer que você faça?
Escolha a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1054146 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A entrevista jornalística é um diálogo entre um entrevistador e um entrevistado, com o objetivo de obter informações sobre um tema. O objetivo é expor conhecimentos, formar opinião e posicionamento crítico na sociedade. De acordo com Nilson Lage, existem circunstâncias de realização de uma entrevista. Uma delas é quando o entrevistado é objeto de alguma denúncia e o repórter assume, nessa situação, o papel de acusador, com base em documentos e informações coletadas anteriormente. Qual a circunstância desse tipo de entrevista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q1050485 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Sobre o uso de entrevistas coletivas no atendimento às demandas da imprensa, avalie as seguintes afirmativas.

I. Devem ser usadas quando é necessário reunir jornalistas de vários veículos, ao mesmo tempo, para passar informações de interesse público imediato.

II. Os veículos devem enviar compulsória e previamente as perguntas para a adequada preparação da fonte para a entrevista.

III. É dispensável fornecer documentos ou recursos visuais pertinentes ao tema da coletiva aos jornalistas, visto que eles se interessarão apenas pelas informações exclusivas.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1050493 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o lead abaixo:

Lucas Malasuerte, de 47 anos, era, a despeito do nome, um sujeito feliz: casado, com dois filhos, casa própria e um bom emprego como ferramenteiro em São José dos Campos, São Paulo. Em janeiro passado, perdeu o emprego; em março, a mulher o deixou, levando os filhos; vendeu a casa em maio, para pagar dívidas. Ontem, Lucas escreveu um bilhete de despedida, enfiou um revólver na boca e se matou, em frente ao guichê do Sine, a agência de empregos do Ministério do Trabalho.
(LAGE, 2015)

Esse tipo de estrutura textual que, nas palavras do autor, “é como um pequeno conto de poucas linhas” é o lead
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1017989 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, a respeito da organização de entrevistas coletivas.

Uma entrevista coletiva ocorre na seguinte sequência: informação das regras da entrevista aos jornalistas; apresentação da fonte; exposição do tema; questionamentos dos veículos presentes; e encerramento, após o qual, em algumas situações, pode haver distribuição do material de imprensa e organização de entrevistas individuais.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q1050481 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

O trecho de uma entrevista televisiva realizada pelo repórter e selecionado para ir ao ar chama-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1055096 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O lide é uma palavra aportuguesada do inglês lead, que significa conduzir, liderar. (MARTINS, 1997.)
De acordo com as funções e características do lide na redação jornalística, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q1050491 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto abaixo, publicado em junho de 2024 no veículo jornalístico gaúcho Matinal.

“Até a próxima
por Carlos Alberto Kolecza

Na primeira vez foi a iniciativa dos filhos, com ares de ultimato. Não me deixariam engaiolado, o que certamente aconteceria, sem luz, sem água, comida e internet. A síndica me ajudou a compor a mochila de emergência. Um filho agiu confiado no poder de seu muque. O outro, com a mulher, arrebanhou um time de socorristas voluntários e um bote. Ofereceram-se ao caudal sujo que ocupou a rua Augusto Melecchi, no bairro Menino Deus, no segundo dia da primeira enchente.
Estava se formando o coquetel bacteriológico do vômito do rio-lago, resultado inevitável das pestilências obrigado a engolir da manhã à noite. Na horizontal, abraçado aos socorristas, fui depositado no bote sem ter molhado um centímetro da roupa, tinha à minha espera, na praça Estado de Israel, uma médica mineira voluntária, atenta ao protocolo clínico básico.
Estava na primeira etapa da maratona de ansiedade, na verdade medo, desatada por duas enchentes descomunais seguidas. Algo inesperado, para quem tinha um ano na grande enchente de 1941. A esta altura do campeonato, não esperava ver o repeteco. Currículo desprezível diante do infortúnio de dezenas de milhares que perderam tudo e de centenas de mortos.
Na segunda vez, 23 de maio, mesmo cenário, quase em pânico, fui socorrido por uma equipe da Polícia Judiciária do TR-4, reforçada por um voluntariado de Brasília. Até cadeira de rodas no desembarque….Vendo os esguichos efervescentes da boca dos bueiros não tenho mais a certeza de que não pedirei socorro mais uma vez.”

O texto acima é um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1055107 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Observe os conceitos referentes aos termos jornalísticos.
1. Matéria, geralmente de entretenimento e variedades, caracterizada por ser menos perecível que a notícia comum e podendo ser publicada a qualquer tempo. 2. Notícia ou fato que desperta interesse do leitor por implicar rompimento extraordinário dos acontecimentos cotidianos, como crime, morte e desastre. 3. Jornalista novato, repórter sem experiência na profissão. 4. Publicação da imprensa alternativa, dedica-se a assuntos musicais e outras manifestações culturais. Nasceu junto com o movimento punk inglês, na década de 1970.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta dos termos jornalísticos em relação aos seus conceitos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1050492 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o trecho da matéria, assinada por Duda Menegassi e publicada, em junho de 2024, em O Eco

Peru aprova lei de proteção para macaco encontrado apenas nos Andes peruanos

“Nesta quarta-feira (12), o Congresso da República do Peru aprovou a criação do projeto de lei n° 7559, que visa a proteção e conservação do mono choro de cola amarilla – ou macaco-barrigudo-da-cauda-amarela – e seu habitat. A proposta foi aprovada em sessão única, com uma maioria de 90 votos favoráveis, 22 votos contrários e uma abstenção. O mono choro vive apenas na porção de floresta montanhosa, acima dos 2 mil metros de altitude, no centro-norte do Peru, aos pés da Cordilheira dos Andes”.

Esse trecho é característico de um (a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1055108 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

“Meio termo entre jornalismo e literatura. Tem o interesse pela atualidade, mas procura ultrapassar o simples fato. O autor não prescinde do acontecimento, mas paira sobre o fato, fazendo com que se destaque no texto o enfoque pessoal. É um gênero marcadamente impressionista, sendo resultado da impressão que o fato causa no autor. Tem como representantes grandes nomes, como Machado de Assis, Clarisse Lispector e Nelson Rodrigues.” As características anteriores se referem a que tipo de texto jornalístico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q993382 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

O documento que traz a ordem das reportagens em um telejornal e que prevê a entrada de repórteres ao vivo, entrevistas em estúdio, divisão dos blocos, intervalos e encerramento do jornal é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1072585 | Sem disciplina, Gêneros Jornalísticos, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de
redação, julgue os próximos itens.
Iceberg é a parte inicial de um texto que continua após uma grande foto.
  1. ✂️
  2. ✂️

77Q1072587 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de
redação, julgue os próximos itens.
O new journalism foi a radicalização do uso da objetividade jornalística em direção a um formato altamente padronizado de texto.
  1. ✂️
  2. ✂️

78Q1055095 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A comunicação jornalística é, por definição, referencial, isto é, fala de algo no mundo, exterior ao emissor, ao receptor e ao processo de comunicação em si. Isso impõe o uso quase obrigatório da terceira pessoa. As exceções – uso em primeira pessoa – são encontradas em poucos textos jornalísticos, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q1055099 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

“O segredo da boa notícia depende da maneira como chega ao leitor.” De acordo com as técnicas de produção de um texto jornalístico, há três sistemas de redação para apresentação das matérias. Um deles é a pirâmide invertida, que é o mais usado pelos jornalistas. (ERBOLATO, 1991.)
Assinale a sequência correta dos fatos na pirâmide invertida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q991172 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Nas afirmações abaixo, marque (V) se elas forem VERDADEIRAS e (F) se forem FALSAS, e em seguida assinale a alternativa com a sequência correta:
( )Para ser qualificada a informação deve ser plural. O jornalismo deve incluir a pluralidade de fontes para expressar a diversidade de significação do mundo, o que é um direito social à informação. O jornalismo deve contribuir para “dar aos cidadãos uma visão mais ampla dos caminhos e descaminhos pelos quais o Estado gerencia o conflito social moderno, a partir de um tratamento plural e equilibrado das diversas perspectivas nele envolvidas.
( )A informação jornalística ser contextualizada, significa que o jornalista também deve ter preocupação com as técnicas narrativas para a construção da matéria, tanto no que diz respeito ao texto, quanto aos aspectos visuais que ajudem a contar o fato (como fotografias, infográficos, ilustrações). A informação deve ser redigida de forma clara e original a fim de atrair atenção do leitor mesmo em temas mais complexos ou áridos.
( )A noção de relevância abarca a compreensão sobre o que é importante, mas também sobre o que é atual e útil. O jornalismo tanto seleciona o que é relevante (dever-ser, a priori), como dá relevância àquilo que seleciona (efeito/atributo da informação qualificada). Ao dar visibilidade pública a determinados fatos, a instituição jornalística não só mostra ao seu ‘leitor’ que certos conteúdos possuem sentido de relevância para a vida social, mas também investe um sentido de relevância para estes eventos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.