Questões de Concursos Gêneros Jornalísticos

Resolva questões de Gêneros Jornalísticos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61Q974998 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A editora-executiva de uma publicação voltada para celebridades selecionou trechos de falas de um músico, concedidas a outros veículos de comunicação, para compor uma entrevista na qual o leitor tinha a impressão de que era material exclusivo. Em nenhum momento as fontes de pesquisa foram citadas e somente após o veemente protesto do músico, de que não havia concedido entrevista para aquela jornalista, a publicação reconheceu publicamente a burla. O trabalho jornalístico é o de explicar o encadeamento de eventos que produziram o fato, num pacto social de credibilidade entre emissor e receptor. Daí, conclui-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1006524 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, EBSERH, VUNESP, 2020

Leia o texto a seguir:

“Identificar suspeitas de câncer de pele e direcionar os casos para tratamento. Esses são os principais objetivos da campanha Dezembro Laranja, iniciativa organizada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A ação, que será realizada no próximo sábado, 7, busca também o esclarecimento da população quanto à importância de se adotar medidas preventivas contra a doença, com mutirões de atendimentos médicos em todo o país, tendo participação de hospitais da Rede Ebserh”.

(ebserh, Disponível em https:bit.ly/2rkTQCw.

Acesso em 09.12.2019. Adaptado)

Considerando o conteúdo e a forma de narrativa desse lead, é seguro afirmar que se trata de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q991165 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Independente do modelo básico de relato (fatos, ação, documental), a reportagem pode variar os seus esquemas ou planos de texto, isto é, os modos como são hierarquizados os acontecimentos e as informações. A que tipo de reportagem, refere-se à afirmação abaixo? Detém-se mais em situações fortuitas e flagrantes do cotidiano, conduzindo a narrativa de forma impressionista, por meio de um narrador colocado em posição observadora ou reflexiva; de caráter mais circunstancial e ambiental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1045003 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia alguns títulos de editoriais de O Globo, publicados em julho de 2025.

I. Independência da Justiça e democracia são inegociáveis
II. Parasitismo dos robôs de IA precisa ter fim
III. Confusão em torno do Jaé é reflexo da inépcia de estado e município
IV. Endurecimento da progressão de pena representa passo na direção certa

Eles representam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q991166 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalista, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

As notícias se apresentam como registros objetivos da realidade e, nesse sentido, valem-se de recursos narrativos destinados a organizar a informação de uma maneira clara e efetiva. Um dos principais recursos utilizados neste processo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1028191 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Texto 1

“A reportagem documental permite (e talvez exija) maior originalidade nas aberturas. É possível usar recursos factuais ou de ação, roubados à fact-story ou à action-story. A de fatos costuma limitar-se aos mesmos, mas sempre há maneiras especiais de fazê-lo (...). Sair da convencional abertura informativa, em busca de estilo mais literário, pode ser uma alternativa para interessar o leitor.” (SODRÉ, Muniz e FERRARI, Maria Helena. Técnica de reportagem. Notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986, p. 68)

Texto 2

“O ano era 1957. Morávamos no bairro de Pinheiros, em São Paulo, em uma casa pequena, insuficiente para acomodar pai com escritório, mãe, sete filhos de todas as idades e a Babá, que passara a ocupar a função de cozinheira. Minha mãe durante a metade daquele ano procurou outra moradia para sair da que se viu obrigada a se instalar às pressas, havia dois anos, quando chegamos da Itália. Certa noite ela anunciou que finalmente encontrara uma casa que Papai teria condições de alugar, onde caberíamos todos. Lembro-me bem da minha decepção quando, no bairro do Pacaembu, dobramos a esquina e Mamãe, realizada, disse para olharmos a casa nova. Vi uma casa velha de arquitetura meio normanda, com aspecto de total abandono e, do lado oposto da rua, outra novíssima de arquitetura estilo dos anos 1950, que, por segundos, quis que fosse a nossa.

Não consigo imaginar, hoje, um cenário que não seja este, o da rua Buri, 35, para a história da minha família. Papai e seu escritório, seus alunos, amigos, pesquisadores, as paredes forradas de livros, Mamãe, nós sete, a Babá, a Generosa, gatos, agregados, frequentadores de todas as gerações, cantorias, brincadeiras, jogos, festas com centenas de pessoas e as constantes reuniões políticas.” (HOLLANDA, Ana de. Chico Buarque aos olhos da irmã menor. Revista Piauí, edição 211, abril de 2024)

No texto 2, a abertura informativa escolhida prima por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1036402 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

O uso de dispositivos móveis deixou de ser novidade na rotina de produção jornalística e o MOJO, como é conhecido o jornalismo móvel, segue evoluindo.
Sobre o MOJO, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1037207 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Escrever um texto jornalístico segundo a técnica da pirâmide invertida pressupõe que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.