Início

Questões de Concursos Garantias Fundamentais

Resolva questões de Garantias Fundamentais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q429545 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Em relação aos direitos fundamentais, aos remédios constitucionais e à organização político-administrativa do Estado, julgue os itens subsecutivos.

O mandado de segurança que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou a entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente ou ao patrimônio histórico e cultural substitui a ação popular, já que fará que cesse a ilegalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

342Q449276 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Analista Jurídico, Tribunal de Justiça SC, FGV, 2018

A medida judicial em que, de acordo com a legislação de regência, a pessoa jurídica de direito público, depois de integrada à lide, pode se abster de contestar, e até aderir ao pleito autoral, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q424736 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Analista de Controle Externo ACE, TCU, ESAF

A impetração do mandado de segurança:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q445732 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil GO, CESPE CEBRASPE

Considerando a jurisprudência do STF, assinale a opção correta com relação aos remédios do direito constitucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q446511 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Advogado, Companhia de Desenvolvimento do Estado de Roraima RR

Tício, servidor público, impetrou mandado de segurança, para salvaguardar direito líquido e certo, contra ato abusivo praticado por administrador de entidade autárquica, obtendo do Poder Judiciário a concessão de medida liminar. No julgamento do mérito, mais de dez anos depois de concedida a liminar, o órgão julgador verificou que o referido writ fora impetrado cento e oitenta dias após a publicação da decisão administrativa no diário oficial, data em que Tício tomou conhecimento do ato.

Com base nessas informações e no entendimento do STF sobre o mandado de segurança, julgue os itens a seguir:

I. O termo inicial para contagem do prazo decadencial para impetração de mandado de segurança preventivo é a data em que a pessoa prejudicada teve ciência do fato.

II. À luz do inciso LXIX, do art. 5o, da Constituição da República, é inconstitucional lei que fixa prazo de decadência para a impetração de mandado de segurança.

III. Em nome dos princípios da primazia da decisão de mérito e da segurança jurídica é possível a relativização do prazo decadencial do mandado de segurança, quando, mesmo impetrado intempestivamente, a demora da decisão de mérito, diante de liminar concedida, comprometer a defesa do direito via ação ordinária.

Considerando os enunciados acima, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q440200 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Procurador do Ministério Público, TCE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, concernentes a ações constitucionais e exercício da cidadania.

A ação popular, que tem como legitimado ativo o cidadão brasileiro nato ou naturalizado, exige, para seu ajuizamento, o prévio esgotamento de todos os meios administrativos e jurídicos de prevenção ou repressão aos atos ilegais ou imorais lesivos ao patrimônio público.

  1. ✂️
  2. ✂️

347Q446427 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Analista, Conselho Regional de Engenharia, NOSSO RUMO

O artigo 5º da Constituição Federal prevê os direitos e deveres individuais e coletivos. Quanto às disposições nele contidas, é correto afirmar que o Mandado de Segurança Coletivo pode ser impetrado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q432112 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Agente Comunitário de Segurança, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal, julgue os itens que se seguem.

Nenhum direito ou garantia pode ser exercido em detrimento da ordem pública ou com desrespeito aos direitos e garantias de terceiros, pois não há, no sistema constitucional, direitos e garantias absolutos.

  1. ✂️
  2. ✂️

349Q437822 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

O Direito de Petição previsto na Constituição Federal é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q426883 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Técnico de Controle Externo, TCE RO, CESGRANRIO

Quanto à ação popular, pode-se afirmar que:

I - qualquer cidadão é parte legítima para sua proposição;

II - a prova de cidadania é feita com a certidão de nascimento;

III - a assistência só é admitida para pessoas jurídicas;

IV - as custas devem ser pagas no ajuizamento;

V - o pagamento das custas em décuplo é admitido quando a lide for manifestamente temerária.

Estão corretas, apenas, as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q427402 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Auditor de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos direitos e garantias fundamentais e a outros temas relacionados ao direito constitucional, julgue os próximos itens. Como o habeas data não pode ser utilizado por pessoa jurídica, deve ser reconhecida a ilegitimidade ativa na hipótese de pessoa jurídica ajuizar habeas data para obter informações de seu interesse constante de dados de determinada entidade governamental.
  1. ✂️
  2. ✂️

352Q447703 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, CONSULPLAN

A Constituição da República Federativa do Brasil/1988 previu diversos remédios constitucionais para a defesa dos direitos fundamentais. Analise as afirmativas abaixo:

I. Habeas data é o remédio constitucional colocado à disposição da pessoa física ou jurídica com o objetivo de lhe assegurar o conhecimento de registros concernentes ao requerente e constantes de repartições públicas ou particulares acessíveis ao público, para retificação de seus dados pessoais, quando não prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo, bem como para a anotação, nos assentamentos do interessado, de contestação ou explicação sobre dado verdadeiro, mas justificável e que esteja sob pendência judicial ou amigável.

II. O objeto da ação popular é o ato ilegal e lesivo ao patrimônio público e, dessa forma, essa ação se presta a atacar lei em tese e lei de efeitos concretos.

III. Órgãos públicos despersonalizados, ainda que dotados de capacidade processual e que possuam prerrogativas ou direitos próprios a defender, não têm legitimidade para impetrar mandado de segurança.

IV. São gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data e o autor da ação popular, salvo comprovada má-fé, ficará isento do pagamento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

Está correto apenas o que se afirmou em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q425820 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Secretário, Tribunal de Justiça nbsp BA, CESPE CEBRASPE

Um servidor público federal requereu e teve negado o acesso a informações constantes de sua ficha funcional. A decisão denegatória foi adotada administrativamente e por ordem direta do ministro de Estado. O servidor impetrou perante o Poder Judiciário habeas data contra o ministro de Estado, com o objetivo de assegurar o conhecimento das informações mencionadas.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Caso se trate de servidor público ainda em estágio probatório, o requerimento judicial de habeas data constitui, consoante estabelece a Constituição da República, falta funcional grave, suficiente para ensejar a abertura de processo administrativo contra o servidor, com vistas à perda do cargo, desde que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa.

  1. ✂️
  2. ✂️

355Q448729 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Agente Fiscal, Conselho Regional de Serviço Social PR, Instituto Quadrix, 2018

No que tange ao habeas corpus e ao tratamento que lhe é conferido pela CF, julgue os itens que se seguem. O menor de idade, o analfabeto e o absolutamente incapaz em razão de insanidade mental são, todos, legitimados ativamente ao manejo de habeas corpus.
  1. ✂️
  2. ✂️

356Q433127 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Procurador, Prefeitura de Rio Grande da Serra SP, MOURA MELO

Sobre a ação popular, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q438384 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Procurador Jurídico, Câmara de Marília SP, VUNESP

Assinale a alternativa que corretamente discorre sobre aspectos do mandado de segurança, previsto como remédio constitucional na Constituição Federal de 1988.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q440034 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Advogado, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta a respeito da ação popular.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q439306 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Julgue o item que se segue, relativo à garantia dos direitos coletivos. São legitimados para a propositura do mandado de segurança coletivo os partidos políticos com representação no Congresso Nacional, as entidades de classe, as associações e as organizações sindicais em funcionamento há pelo menos um ano, na defesa dos interesses coletivos e dos interesses individuais homogêneos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.