Início

Questões de Concursos Gastroenterologia

Resolva questões de Gastroenterologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1067969 | Medicina, Gastroenterologia, Proctologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Sobre o trauma de cólon e reto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1067974 | Medicina, Gastroenterologia, Proctologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

A hemorragia digestiva baixa (HDB) constitui uma causa comum de internação. Sobre essa patologia, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1056254 | Medicina, Gastroenterologia, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.


A infecção pelo Helicobacter pylori (HP) é uma das mais comuns no ser humano, com uma prevalência estimada em 50% da população mundial, além de estar relacionada com o desenvolvimento de diversas patologias. Recentes avanços no estudo do HP, como o conhecimento da crescente resistência aos antimicrobianos utilizados no seu tratamento, além de progressos no estudo da microbiota gástrica e sua interação com a bactéria em questão, justificaram a realização do IV Consenso Brasileiro sobre o HP.
De acordo com as orientações de tal Consenso, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1067689 | Medicina, Gastroenterologia, Cirurgia Pediatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

De acordo com a classificação clínica proposta por Davenport e cols., para a atresia de vias biliares (AVB), qual tipo representa a maioria dos casos e está relacionado com um bom prognóstico após a operação de Kasai?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1049530 | Medicina, Gastroenterologia, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que preencha corretamente à lacuna. A síndrome de Turcot, consiste na polipose adenomatosa familiar associado ao __________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1042412 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Uma paciente gestante portadora crônica do vírus da hepatite B, com elevada carga viral, apresenta indicação de submeter-se ao tratamento antiviral.
Em um contexto de gestação, a droga de predileção é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1043948 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Cardiologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Texto associado.
Homem de 68 anos, com hipertensão arterial em tratamento regular com losartana, comparece à consulta com queixa de emagrecimento de 8kg em 3 meses, associado à constipação intestinal, fezes em fita e hematoquezia nas últimas semanas. Relata também febre vespertina, sudorese noturna e cansaço progressivo. Ex-tabagista de 30 maços/ano (parou há 10 anos), sem outras comorbidades.


Ao exame: emagrecido, eupneico, hipocorado 2+/4+, desidratado. Temperatura axilar: 37,8º C, FC: 110 bpm, PA: 150x60 mmHg; ausência de linfonodomegalias; murmúrio vesicular universalmente audível, sem ruídos adventícios; ritmo cardíaco regular em 2 tempos, bulhas normofonéticas, sopro sistólico 2+/6+ em foco aórtico, com irradiação carotídea e sopro diastólico aspirativo em foco aórtico acessório 3+/6+; pulso carotídeo célere. Abdome levemente distendido, indolor. Espaço de Traube submaciço. Membros inferiores sem edema.
Considerando a possível doença gastrintestinal subjacente, assinale a opção que indica o provável agente etiológico associado ao quadro infeccioso descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1068563 | Medicina, Gastroenterologia, Especialidade Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2025

Um paciente com diagnóstico de cirrose alcoólica e ascite é admitido após um episódio de sangramento gastrointestinal agudo. Ele é tratado com terlipressina e realiza a ligadura endoscópica das varizes esofágicas. Nos dois dias seguintes, a creatinina sérica passa de 0,77 mg/dL para 1,97 mg/dL, apesar da ressuscitação volêmica adequada. Não há sinais de sangramento ativo. A conduta mais apropriada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1056346 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão.Leia-as atentamente.

A gastrite por Helicobacter pylori está etiologicamente relacionada à úlcera péptica e ao câncer gástrico; a infecção é geralmente adquirida na infância, especialmente por meio de transmissão dentro das famílias.
Qual é o melhor exame diagnóstico da H. pylori em pacientes com sintomas dispépticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1056347 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão.Leia-as atentamente.

A gastrite por Helicobacter pylori está etiologicamente relacionada à úlcera péptica e ao câncer gástrico; a infecção é geralmente adquirida na infância, especialmente por meio de transmissão dentro das famílias.
No regime de tratamento da H. pylori, o inibidor de bomba de próton que deve ser evitado, especialmente em regimes com amoxicilina, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1084833 | Medicina, Gastroenterologia, Clínica Geral, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um paciente de vinte e nove anos de idade foi atendido com sintomas de diarreia sanguinolenta, dor abdominal e febre, iniciados havia 24 horas. Durante o atendimento, o paciente informou que, havia oito dias, iniciara tratamento para sinusite bacteriana, com o uso de cefaclor. O paciente negou outros sintomas correlatos. Ao exame físico, o paciente estava eupneico, acianótico, normocorado e moderadamente desidratado, com frequência respiratória de 22 irpm, temperatura axilar de 38,7 ° C, pressão arterial de 104 mmHg x 62 mmHg e frequência cardíaca de 106 bpm. O abdome do paciente estava flácido, difusamente doloroso à palpação, com ruídos hidroaéreos preservados. Os demais dados do exame físico não apresentaram alterações significativas. O exame de fezes evidenciou grande quantidade de leucócitos e eritrócitos.

Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.


De imediato está indicada a hidratação parenteral com expansão rápida, utilizando- se de soro fisiológico, em torno de 20 mL/kg de peso corporal em quinze minutos.
  1. ✂️
  2. ✂️

113Q1049773 | Medicina, Gastroenterologia, Cirurgia Plástica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 68 anos queixa-se de dor abdominal intermitente e perda de peso inexplicada. Apresenta anemia ferropriva. Ele relata um histórico de síndrome do intestino irritável, mas observou um aumento na frequência e na gravidade dos sintomas nos últimos quatro meses. O exame físico revela uma massa palpável, com certa mobilidade, no quadrante inferior direito do abdômen.

Diante desse quadro clínico, a hipótese diagnóstica principal é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1056344 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.

O caso hipotético a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Mulher, 55 anos, com pirose e regurgitação há quatro meses, associados a episódios de náuseas e vômitos, perda ponderal e odinofagia. É tabagista e possui histórico familiar de câncer de esôfago.

Para diagnóstico de Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), o método que avalia os movimentos anterógrados e retrógrados e a natureza física e química do refluxato trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1084836 | Medicina, Gastroenterologia, Clínica Geral, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à insuficiência hepática crônica (IHC), julgue os itens seguintes.
A restrição proteica de forma contínua deve ser prescrita para os pacientes com IHC, com o propósito de prevenção da encefalopatia hepática.
  1. ✂️
  2. ✂️

116Q1048504 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Texto associado.
Paciente é admitida no setor de emergência com dor no flanco esquerdo, hematúria, proteinúria, febre, náuseas e vômitos. Após colheita de sangue para análise geral foi realizada ultrassonografia abdominal que demonstrou uma pequena área hipoecogênica em forma de cunha com o ápice apontando em direção à pelve renal esquerda.
Em relação ao caso apresentado, a seguinte técnica complementar deveria ser realizada imediatamente após a ultrassonografia abdominal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1048508 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em paciente com dor abdominal no quadrante inferior direito, febre e constipação intestinal o achado ultrassonográfico de parede intestinal hipoecóica espessada por edema, espessura do apêndice em torno de 8 milímetros e manobra de compressão dolorosa com a sonda corrobora o diagnóstico de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1067254 | Medicina, Gastroenterologia, Medicina da Família Saúde da Família, EsFCEx, VUNESP, 2023

Mulher de 42 anos é avaliada após achado incidental em ultrassom abdominal realizado por suspeita de cistos ovarianos. O exame mostra três pequenos cálculos biliares, vesícula de paredes finas com ductos biliares intra e extra-hepáticos normais. Ela não tem febre, calafrios ou dor. Relata ingestão moderada de álcool, mas nega tabagismo ou quaisquer outros problemas médicos. Exames séricos: albumina: 3,9 g/L; bilirrubina total: 1,0 mg/dL; alanina aminotransferase: 42 U/L; aspartato aminotransferase: 32 U/L; fosfatase alcalina: 74 U/L; hemograma, glicemia e função renal são normais.

Em relação ao prognóstico nos próximos 10 anos, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1049424 | Medicina, Gastroenterologia, Saúde do Adulto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

As hepatites virais agudas e crônicas constituem enorme desafio à saúde pública em todo o mundo. Provocadas por diferentes agentes etiológicos, com tropismo primário pelo tecido hepático, elas são responsáveis por cerca de 1,4 milhão de óbitos anualmente, como consequência de suas formas agudas, graves ou, principalmente, pelas complicações das formas descompensadas crônicas.

A respeito da prevenção, características, sinais e sintomas das hepatites virais, julgue o item a seguir.

Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença autolimitada, de caráter benigno, e a insuficiência hepática ocorre em poucos pacientes.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.