Início

Questões de Concursos Gastroenterologia

Resolva questões de Gastroenterologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1056348 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
O caso hipotético a seguir contextualiza a questão.Leia-o atentamente.


Homem, 32 anos, com diagnóstico de hepatite C, apresenta cirrose hepática diagnosticada há seis meses. Ao exame físico, evidencia nível de consciência adequado, ausência de flapping e ascite discreta. Nos exames laboratoriais, detectado bilirrubina total de 3 mg/dL; albumina de 3,5 g/dL; e, tempo de ativação de protrombina 1,7.
Qual é a pontuação de Child-Pugh do paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1024916 | Medicina, Gastroenterologia, Cirurgia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 54 anos apresenta-se no consultório com história de disfagia progressiva para sólidos e líquidos, regurgitação noturna de alimentos não digeridos e perda de peso significativa nos últimos oito meses. Ele não relata dor torácica, mas menciona uma sensação de "comida parada" no meio do peito. Não há história de doenças crônicas ou cirurgias prévias. O exame físico revela um paciente emagrecido, sem outras alterações significativas. A endoscopia digestiva alta mostra retenção de alimentos no esôfago sem lesões obstrutivas evidentes. Uma esofagografia com contraste revela um esôfago dilatado com afilamento distal, que sugere um "bico de pássaro". A manometria esofágica confirma aperistalse do corpo esofágico e ausência de relaxamento adequado do esfíncter esofágico inferior.
O tratamento cirúrgico mais indicado para esse paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1067694 | Medicina, Gastroenterologia, Cirurgia Pediatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

Após ressecções intestinais extensas, o intestino remanescente passa por alterações funcionais e estruturais capazes de promover a otimização da absorção intestinal. Qual é a principal alteração observada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1067957 | Medicina, Gastroenterologia, Proctologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Alterações vasculares do cólon e reto podem ser divididas em primárias (ectasias vasculares, hemangiomas, malformações arteriovenosas, etc.), decorrentes de síndromes (doença de Beçet, Lupus, poliartrite nodosa, etc.) e associadas a alterações sistêmicas (hipertensão portal, insuficiência renal, etc.). Sobre elas, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1048504 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Texto associado.
Paciente é admitida no setor de emergência com dor no flanco esquerdo, hematúria, proteinúria, febre, náuseas e vômitos. Após colheita de sangue para análise geral foi realizada ultrassonografia abdominal que demonstrou uma pequena área hipoecogênica em forma de cunha com o ápice apontando em direção à pelve renal esquerda.
Em relação ao caso apresentado, a seguinte técnica complementar deveria ser realizada imediatamente após a ultrassonografia abdominal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1048506 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação ao padrão de vascularização observado em ultrassonografia, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1049548 | Medicina, Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2022

Novas tecnologias endoscópicas estão surgindo e mudanças ocorrem na prática clínica atual e norteiam a educação endoscópica. Assinale a alternativa que apresenta qual a opção mais significativa, atualmente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1042661 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Uma paciente obesa, diabética, deu entrada no setor de emergência queixando-se de dor no hipocôndrio direito, náuseas e anorexia. O exame ultrassonográfico do abdome demonstrou a vesícula biliar de paredes lisas e com ecos de elevada amplitude.
O provável diagnóstico desse quadro é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1068019 | Medicina, Gastroenterologia, Sem especialidade, EsFCEx, VUNESP, 2024

São achados da manometria de alta resolução (MAR) na acalasia do tipo II, segundo os critérios de Chicago (considere PRI = pressão de relaxamento integrada):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1067835 | Medicina, Gastroenterologia, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 44 anos com cirrose alcoólica Child C desenvolve insuficiência renal oligúrica rapidamente progressiva. Não há nenhum achado que justifique a piora da função renal e síndrome hepatorrenal é aventada como hipótese.

Qual dos seguintes achados é mais consistente com essa síndrome?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1056346 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão.Leia-as atentamente.

A gastrite por Helicobacter pylori está etiologicamente relacionada à úlcera péptica e ao câncer gástrico; a infecção é geralmente adquirida na infância, especialmente por meio de transmissão dentro das famílias.
Qual é o melhor exame diagnóstico da H. pylori em pacientes com sintomas dispépticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1056347 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão.Leia-as atentamente.

A gastrite por Helicobacter pylori está etiologicamente relacionada à úlcera péptica e ao câncer gástrico; a infecção é geralmente adquirida na infância, especialmente por meio de transmissão dentro das famílias.
No regime de tratamento da H. pylori, o inibidor de bomba de próton que deve ser evitado, especialmente em regimes com amoxicilina, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1049724 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 25 anos queixa-se que, há mais dois meses, tem episódios diários de diarreia. Colonoscopia: normal. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1024915 | Medicina, Gastroenterologia, Cirurgia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 39 anos chega ao ambulatório com queixa de dificuldade para engolir, inicialmente apenas para sólidos, mas agora também para líquidos, que vem se agravando progressivamente nos últimos 8 meses. Ela também relata perda de peso significativa de mais de 10 kg e episódios de regurgitação de alimentos não digeridos. Não há histórico de doenças crônicas ou cirurgia prévia. No exame físico, o estado geral é bom, mas com perda ponderal evidente. A endoscopia digestiva alta revela retenção de alimentos no esôfago, sem evidências de estenose ou massa. A manometria esofágica mostra aperistalse no corpo do esôfago e ausência de relaxamento do esfíncter esofágico inferior durante a deglutição.
Diante desse quadro clínico, o diagnóstico mais provável para essa paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1067671 | Medicina, Gastroenterologia, Cirurgia Geral, EsFCEx, VUNESP, 2024

Uma das principais complicações da vagotomia troncular (realizada para tratamento de úlceras duodenais) é a atonia gástrica (gastroparesia). Assinale a alternativa correta sobre essa complicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1084833 | Medicina, Gastroenterologia, Clínica Geral, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um paciente de vinte e nove anos de idade foi atendido com sintomas de diarreia sanguinolenta, dor abdominal e febre, iniciados havia 24 horas. Durante o atendimento, o paciente informou que, havia oito dias, iniciara tratamento para sinusite bacteriana, com o uso de cefaclor. O paciente negou outros sintomas correlatos. Ao exame físico, o paciente estava eupneico, acianótico, normocorado e moderadamente desidratado, com frequência respiratória de 22 irpm, temperatura axilar de 38,7 ° C, pressão arterial de 104 mmHg x 62 mmHg e frequência cardíaca de 106 bpm. O abdome do paciente estava flácido, difusamente doloroso à palpação, com ruídos hidroaéreos preservados. Os demais dados do exame físico não apresentaram alterações significativas. O exame de fezes evidenciou grande quantidade de leucócitos e eritrócitos.

Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.


De imediato está indicada a hidratação parenteral com expansão rápida, utilizando- se de soro fisiológico, em torno de 20 mL/kg de peso corporal em quinze minutos.
  1. ✂️
  2. ✂️

138Q1067962 | Medicina, Gastroenterologia, Proctologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher, 70 anos, com diagnóstico de adenocarcinoma de cólon, sem presença de metástase à distância, realizou retossigmoidectomia videolaparoscópica com ressecção de peça que continha lesão de 3 cm com invasão até subserosa e 3 linfonodos acometidos de 12 retirados.
A alternativa com estadiamento correto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1056255 | Medicina, Gastroenterologia, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.


A infecção pelo Helicobacter pylori (HP) é uma das mais comuns no ser humano, com uma prevalência estimada em 50% da população mundial, além de estar relacionada com o desenvolvimento de diversas patologias. Recentes avanços no estudo do HP, como o conhecimento da crescente resistência aos antimicrobianos utilizados no seu tratamento, além de progressos no estudo da microbiota gástrica e sua interação com a bactéria em questão, justificaram a realização do IV Consenso Brasileiro sobre o HP.
“De acordo com as orientações de tal Consenso, a terapia de erradicação do HP recomendada para indivíduos com alergia à amoxicilina é inibidor de bomba de próton 2x/dia + _________________________ 2x/dia + ______________ 1x/dia por _____ dias.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1067275 | Medicina, Gastroenterologia, Nefrologia, EsFCEx, VUNESP, 2023

Em relação aos agentes bacterianos associados à peritonite, qual é o de maior frequência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.