Questões de Concursos Gastroenterologia

Resolva questões de Gastroenterologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1044006 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Paciente do sexo feminino, 70 anos, procura seu consultório angustiada pois em exame de ultrassonografia de abdome de rotina foi evidenciado esteatose hepática. Dos antecedentes de importância relatava diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia e obesidade. O cálculo do FIB-4 escore foi 3,0 (METAVIR F3|F4) e a avaliação da rigidez hepática através da elastografia foi > 15KPa. As sorologias para hepatites virais e doenças autoimunes hepáticas foram negativas e a endoscopia digestiva alta revelou varizes de esôfago de fino calibre e gastropatia congestiva leve.

A respeito do caso descrito, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) A biópsia hepática é imperativa para o diagnóstico da cirrose e sua etiologia.

( ) Para o rastreamento do carcinoma hepatocelular preconizase a realização semestral de ultrassonografia de abdome.

( ) A peritonite bacteriana espontânea (PBE) é uma das complicações da cirrose e o diagnóstico se baseia no quadro clínico e laboratorial – contagem de células no líquido ascítico igual ou superior a 250 células|mm3 .


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1044007 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Paciente de 24 anos, sexo feminino, procura seu consultório relatando que em exames de rotina foram detectadas algumas alterações nas sorologias para a hepatite B. Trazia os seguintes exames: anti HBs não reagente, anti HBc total reagente, antiHBc IgM negativo, anti HBe não reagente, AgHBe não reagente e o AgHBs reagente.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O diagnóstico mais provável é hepatite B crônica e para a avaliação da atividade e gravidade da doença são utilizados parâmetros bioquímicos, ultrassom de abdome e elastografia hepática.

II. O diagnóstico mais provável é hepatite B aguda e para a avaliação da atividade e gravidade da doença são utilizados parâmetros bioquímicos, ultrassom de abdome e elastografia hepática.

III. O diagnóstico mais provável é hepatite B crônica e os principais objetivos do tratamento são a redução do risco de evolução para cirrose e para carcinoma hepatocelular.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1067816 | Medicina, Gastroenterologia, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Paciente procura assistência médica por aumento progressivo do volume abdominal, sendo detectada ascite. Exames séricos: hemoglobina: 11,1 g/dL; leucócitos: 6600/mm3; plaquetas: 135000/mm3; bilirrubina: 0,9 mg/dL; creatinina: 0,8 mg/dL; fosfatase alcalina: 120 U/L; alanina aminotransferase: 25 U/L; albumina: 3 g/dL; tempo de protrombina com RNI de 1,7. Exames do líquido ascítico: leucócitos: 96/mm3(85% linfócitos); albumina: 1,5 g/dL; proteína: 2 g/dL; coloração de Gram: sem organismos.
Considerando a principal hipótese diagnóstica, é correto afirmar acerca dessa patologia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1044008 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A Motilidade Esofágica Ineficaz (MEI) é um distúrbio motor do esôfago que se caracteriza, na manometria esofágica de alta resolução, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1044009 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação à pancreatite crônica, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Caracteriza-se pela presença de inflamação crônica e fibrose da glândula pancreática, reversível quando suspenso os fatores de risco, como álcool e tabaco.

( ) Caracteriza-se pela presença de inflamação crônica e fibrose da glândula pancreática e seu tratamento consiste em reposição das enzimas pancreáticas e dieta hipogordurosa.

( ) Caracteriza-se pela presença de inflamação crônica e fibrose irreversível da glândula pancreática e o tratamento consiste na suspensão do álcool e do tabaco, reposição de enzimas pancreáticas e dieta normolipídica.

( ) Caracteriza-se pela presença de inflamação crônica e fibrose da glândula pancreática e na terapia de reposição de enzimas pancreáticas deve-se orientar o paciente a tomar as enzimas logo antes das refeições.

( ) Caracteriza-se pela presença de inflamação crônica e fibrose da glândula pancreática e na terapia de reposição de enzimas pancreáticas deve-se orientar o paciente a tomar as enzimas durante as refeições.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1044010 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que indica estigmas de alto risco para malignidade nas lesões císticas pancreáticas produtoras de mucina (IPMN), segundo os critérios de Fukuoka.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1044011 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação à ascite e suas complicações na cirrose hepática, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1067830 | Medicina, Gastroenterologia, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher de 64 anos com histórico de cirrose alcoólica em lista de transplante é internada na UTI por encefalopatia hepática.

Em relação à terapia nutricional nessa paciente, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1036600 | Medicina, Gastroenterologia, Médico do Trabalho, Caixa, CESGRANRIO, 2024

Doença Inflamatória Intestinal (DII) é um termo que engloba condições crônicas caracterizadas pela inflamação persistente do trato gastrointestinal. A doença de Crohn e a colite ulcerativa são as principais entidades nosológicas desse grupo de doenças. O tratamento dessas doenças é um desafio para as equipes de saúde.

Com relação às estratégias terapêuticas preconizadas, sabe-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1067835 | Medicina, Gastroenterologia, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 44 anos com cirrose alcoólica Child C desenvolve insuficiência renal oligúrica rapidamente progressiva. Não há nenhum achado que justifique a piora da função renal e síndrome hepatorrenal é aventada como hipótese.

Qual dos seguintes achados é mais consistente com essa síndrome?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1067837 | Medicina, Gastroenterologia, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher de 60 anos é internada com distensão abdominal secundária à obstrução de intestino delgado. Uma sonda nasogástrica é colocada para sucção, enquanto se aguarda a consulta cirúrgica. Os exames séricos mostram: sódio: 140 mEq/L; potássio: 3,4 mEq/L; cloreto: 85 mEq/L; ureia: 84 mg/dL; creatinina: 1,4 mg/dL. Gasometria arterial: pH: 7,51; PCO2 : 45 mmHg; PO2 : 82 mmHg; bicarbonato: 35 mEq/L. O cloreto urinário é 8 mEq/L.

Nessa circunstância, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1035074 | Medicina, Gastroenterologia, Hepatologia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente portador de retocolite ulcerativa vinha em uso de mesalazina 2,4 g/dia, quando foi internado com piora do quadro clínico. Apresentava mais de 15 evacuações/dia, cerca de 50% delas sanguinolentas, taquicardia e febre baixa. A radiografia panorâmica de abdômen não mostrou dilatação colônica.
A melhor conduta nesse momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1035075 | Medicina, Gastroenterologia, Hepatologia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente AJN, 53 anos, sexo feminino, procura atendimento médico relatando que, há cerca de 1 ano, vem apresentando episódios de diarreia muco-pio-sanguinolenta, associada a dor abdominal, inapetência e perda ponderal de 7 kg no período. A colonoscopia revela colite severa à esquerda, enterotomografia normal e dosagem da calprotectina fecal: 1000 (VR: < 50mcg/g fezes).
Em relação ao caso acima, o diagnóstico e a classificação correta são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1042516 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Paciente JFF, sexo feminino, 40 anos, é encaminhada ao seu consultório pela ginecologista, pois em exames de rotina o USG de abdome revelou esteatose hepática grau leve. Dos antecedentes de importância refere resistência periférica a insulina e obesidade. Nega tabagismo e etilismo.

Com relação à doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) analise as afirmativas a seguir.

I. A realização da biópsia hepática é imperativa para estadiamento da doença.
II. A realização de elastografia hepática fica reservada aos casos de esteatose moderada e severa visibilizada ao USG
III. A presença de fibrose hepática é fator que determina o prognóstico da doença.
IV. O tratamento se baseia no uso de medicações para obesidade e controle glicêmico.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1042517 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Paciente de 50 anos, sexo masculino, dá entrada na emergência do pronto-socorro com queixa de dor epigástrica de forte intensidade e melena há 24h. Submetido à endoscopia digestiva alta, que revelou úlcera bulbar ativa com sangramento em babação. Dos antecedentes de importância relatava uso recente de anti-inflamatório não esteroide para tratamento de dorsalgia.

A esse respeito, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Segundo a classificação de Sakita e considerando o tipo de sangramento, descrição e risco de ressangramento, podemos afirmar que é uma úlcera com sangramento ativo, IB e o risco de ressangramento é entre 20 e 30%.
( ) A principal causa da doença ulcerosa péptica duodenal é o uso de anti-inflamatórios não hormonais (AINES) e o tratamento é feito preferencialmente com hemostasia endoscópica.

( ) Segundo a classificação de Forrest, podemos dizer, considerando o tipo de sangramento, descrição e risco de ressangramento, que se trata de uma úlcera hemorrágica tipo IA e o risco de ressangramento é entre 20 e 30%.

( ) Segundo a classificação de Forrest, podemos dizer, considerando o tipo de sangramento, descrição e risco de ressangramento, que se trata de uma úlcera hemorrágica tipo IB e o risco de ressangramento é entre 20 e 30%.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1042518 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A Classificação de Corazza-Villanacci Grau B2 na doença celíaca corresponde à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1042519 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

APF, sexo feminino, 70 anos, procura seu consultório com queixa de dor em andar superior do abdome, mal-estar geral e perda ponderal de 7Kg no último mês. Dos antecedentes de importância relatava antecedente familiar de câncer gástrico (pai). A endoscopia digestiva alta revelou lesão no antro gástrico Borrmann III e o anátomo-patológico confirmou tratar-se de adenocarcinoma gástrico, com pesquisa do H. pylori positiva.
Acerca do caso descrito, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1042520 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

APP, 34 anos, sexo feminino, submetida à cirurgia de by-pass gástrico há 10 anos, procura seu consultório com quadro de episódios recorrentes de diarreia explosiva, de coloração acinzentada e odor fétido, desencadeada por refeições copiosas, que pioraram nos últimos 3 meses, associadas a perda de 10Kg no período. Trazia os seguintes exames: endoscopia digestiva alta normal com biópsias da segunda porção duodenal sem alterações, calprotectina fecal: 100mcg|g de fezes(valor de referência: < 50mcg|g de fezes) e dosagem da elastase fecal: 70mcg|g (Valor de referência: > 200mcg|g)

A respeito do caso descrito, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1035097 | Medicina, Gastroenterologia, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 45 anos, com histórico de dor abdominal no quadrante superior direito, icterícia intermitente e elevação moderada das enzimas hepáticas, é diagnosticada com coledocolitíase.

A melhor abordagem para o diagnóstico e tratamento dessa paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.