Início

Questões de Concursos Gastroenterologia

Resolva questões de Gastroenterologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q834654 | Medicina, Gastroenterologia, Medico Gastroenterologista Pediatrico, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

A doença celíaca (DC) é uma doença sistêmica imunomediada, induzida pela ingestão das prolaminas, em indivíduos geneticamente predispostos, que se expressa por uma enteropatia mediada por linfócitos T.
Analise as afirmativas abaixo sobre essa doença.
1. É uma intolerância permanente induzida pelo glúten. 2. O Glúten é a principal fração proteica presente no trigo, no centeio e na cevada. 3. Os principais testes sorológicos para a DC são o anticorpo antiendomísio da classe IgA, anticorpo antitransglutaminase da classe IgA e o anticorpo antigliadina desamidada da classe IgA e IgG. 4. O papel do endoscopista no diagnóstico da doença por meio da biópsia de intestino delgado é fundamental com biópsias de fragmentos da segunda ou terceira porção do duodeno.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q833212 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

No refluxo gastro esofagiano patológico a metaplasia do esôfago terminal de epitélio escamoso para epitélio colunar é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q834463 | Medicina, Gastroenterologia, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Médico Clínico Geral, AMEOSC, 2021

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a descrição abaixo. "Geralmente o antro gástrico é poupado e há comprometimento da mucosa de fundo e corpo gástrico. É diagnosticada pelos achados histopatológicos de infiltrado linfoplasmocitário denso, quase sempre com formação de folículos na lâmina própria e rarefação de mucosa oxíntica. Em sua forma mais avançada, a atrofia da mucosa produz acloridria, má absorção de vitamina B e anemia macrocítica, eventualmente acompanhada de manifestações neurológicas."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q833390 | Medicina, Gastroenterologia, Medico Gastroenterologista Pediatrico, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

As doenças inflamatórias intestinais (DII) são caracterizadas por um amplo espectro de alterações crônicas com curso, duração e gravidade variáveis, que determinam inflamação crônica do intestino. Sintomas de dor abdominal, perda de peso, parada no crescimento, anemia, diarreia, doença perianal, febre, artrite e lesões de pele são mais encontrados na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q835112 | Medicina, Gastroenterologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Medico Neuropediatra, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Assinale a alternativa correta em relação a crise febril.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q833403 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

A diminuição da mortalidade do câncer colorretal (CCR) está bem documentada relacionada principalmente à recomendação de exames regulares para detecção precoce da doença a partir dos 45 anos, particularmente com histórico familiar ou outros fatores de risco para pólipos ou câncer, como doença inflamatória do intestino.
O exame de escolha para prevenção e confirmação diagnóstica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q139950 | Medicina, Gastroenterologia, Analista Judiciário Medicina, TRE AM, FCC

Na pancreatite aguda são sinais de mau prognóstico, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q832621 | Medicina, Gastroenterologia, Medico Gastroenterologista Pediatrico, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

A icterícia por predomínio da bilirrubina indireta (BI) em recém-nascidos (RN) é comum e, na maioria das vezes, fisiológica.
Entretanto, o aumento da bilirrubina direta (BD) traduz a presença de doença hepatocelular ou biliar e necessita de investigação diagnóstica, para todas as doenças listadas nas alternativas abaixo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q834789 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

A identificação e isolamento do Helicobacter pylori (HP) proporcionou um grande desenvolvimento nos conhecimentos acerca da úlcera péptica e seu tratamento com potentes antissecretores ácidos e erradicação da infecção pelo Helicobacter pylori.
Entretanto ainda apresenta complicações, sendo a mais frequente a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q835011 | Medicina, Gastroenterologia, Medico Gastroenterologista Pediatrico, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Uma adolescente de 14 anos foi diagnosticada com hepatite viral há 1 ano confirmada sorologicamente . Apresentou boa evolução na fase aguda da doença. No controle ambulatorial na Unidade de Saúde, seus exames sorológicos mostraram Anti-HBC IgG positivo, HBsAg negativo, Anti-HBs positivo e Anti- -HBc positivo.
A conduta a seguir deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q834214 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

O carcinoma da vesícula é a lesão maligna mais comum do trato biliar, sendo o quinto mais frequente entre os carcinomas do aparelho digestivo.
Assinale a alternativa correta dos fatores de risco comumente associados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q240393 | Medicina, Gastroenterologia, Residência Médica Cardiologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um paciente com 48 anos de idade procurou o serviço de
emergência com queixa de hematêmese, em pequeno volume, há
cerca de uma hora. Informou ter ingerido grande quantidade de
bebidas alcóolicas e ter apresentado naúseas e vômitos intensos
antes do episódio de sangramento. A avaliação clínica inicial
mostrou que o paciente apresentava-se eupneico, acianótico, afebril,
consciente, orientado e hemodinamicamente estável. A radiografia
de tórax não apresentava anormalidades. A endoscopia digestiva
alta evidenciou a presença de laceração única, longitudinal e linear
envolvendo a mucosa da junção esofagogástrica.

Acerca desse caso clínico, julgue o item subsequente.

No caso clínico em tela, a infusão intravenosa contínua de octeotride representa o tratamento de primeira escolha e deve ser imediatamente realizada após a confirmação diagnóstica, com vista a interromper o sangramento.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q833954 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Uma adolescente de 14 anos foi diagnosticada com hepatite viral há 1 ano confirmada sorologicamente. Apresentou boa evolução na fase aguda da doença. No controle ambulatorial na Unidade de Saúde, seus exames sorológicos mostraram Anti-HBC IgG positivo, HBsAg negativo, Anti-HBs positivo e Anti- -HBc positivo.
A conduta a seguir deve ser.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q834385 | Medicina, Gastroenterologia, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clínico Geral ESF, IESES, 2021

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: A Helicobacter pylori, mais conhecida como H.pylori, é uma bactéria que vive no nosso estômago e duodeno, sendo responsável pela infecção bacteriana crônica mais comum em seres humanos, presente em todas as populações e em indivíduos de todas as idades. Estimativas conservadoras sugerem que mais de 50% da população mundial possui o estômago colonizado por essa bactéria.
I. A água contaminada, principalmente nos países em desenvolvimento, costuma servir como uma fonte de bactérias. A H.pylori consegue permanecer viável na água por vários dias. II. A grande maioria dos pacientes contaminados pela H.pylori não apresenta nenhum tipo de sintoma ou complicação. Há cepas da bactéria mais agressivas e há cepas mais indolentes, o que explica, em parte, a ocorrência de sintomas apenas em poucas pessoas contaminadas. III. Atualmente existem vários métodos para se diagnosticar a presença da bactéria H.pylori. Entretanto, mais importante do que diagnosticar a bactéria é saber em quem se deve pesquisar a sua presença. Como em alguns locais até 90% da população apresenta-se contaminada pela bactéria, os testes serão positivos em quase todo mundo. Portanto, não faz sentido solicitar pesquisa de H.pylori em pessoas sem queixas específicas. IV. O H.pylori está relacionado ao surgimento de um tipo específico de linfoma do estômago, chamado de MALT. A relação é tão forte que o tratamento deste tumor é feito com antibióticos e a erradicação da bactéria leva à cura desta neoplasia. A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q833873 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Gastroenterologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Das doenças inflamatórias intestinais, com diarreia crônica, dor abdominal, perda ponderal e sangramento retal há mais de 30 dias, cujo exame físico demonstra sinais de desnutrição, palidez cutaneomucosa, dor, massa abdominal palpável e com exame proctológico com uma ou mais fissuras anais e plicomas anais edemaciados, é sugestivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q832452 | Medicina, Gastroenterologia, Medico Gastroenterologista Pediatrico, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Os sinais de alarme cirúrgico do recém-nascido, de dispneia e cianose, são sinais e sintomas comuns a várias malformações congênitas que levam a suspeita diagnóstica de algumas doenças, como por exemplo, da Atresia de Esôfago.
Neste caso, o mecanismo fisiopatológico que desencadeia esses sinais e sintomas, está relacionado a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q144080 | Medicina, Gastroenterologia, Analista Judiciário Medicina, TRE AM, FCC

O teste da d-xylose tem indicação em pacientes com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q833668 | Medicina, Gastroenterologia, Medico Gastroenterologista Pediatrico, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Lactentes com quadro de vômitos não biliosos, de intensidade frequente, geralmente após as mamadas e em jato, que não respondem ao tratamento clínico.
Considerando o diagnóstico diferencial do refluxo gastro esofagiano nesta faixa etária, o diagnóstico inicial e sua confirmação são feitos respectivamente com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q144214 | Medicina, Gastroenterologia, Analista Judiciário Medicina, TRE AM, FCC

Além de estar implicada na gênese de úlcera péptica existem evidências de que há relação entre a infecção pelo H. pylori e a presença de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q832428 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2021

Como se sabe, a inflamação aguda da parede da vesícula em geral acompanha a obstrução do ducto cístico por um cálculo, porém em 5 a 10% dos pacientes não se encontram cálculos. No que se refere à colecistite aguda e crônica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A infestação parasitária da vesícula biliar pode ser um fator desencadeante da colecistite acalculosa.

II – A resposta inflamatória pode ser induzida por agentes bacterianos como a Escherichia coli.

III – A resposta inflamatória pode ser induzida por ação química causada pela liberação de lisolecitina devido à ação da fosfolipase sobre a lecitina da bile.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.