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Questões de Concursos Genética

Resolva questões de Genética comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q385523 | Biologia, Genética, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Em investigações criminais, alguns fios de cabelo, células da pele, sangue ou outros fluidos corporais podem ser deixados no local e o DNA recolhido a partir dessas amostras tem a capacidade de indicar a solução do crime. Muitas vezes a quantidade de DNA disponível para análise é limitada, contudo com a técnica de Reação em Cadeia de Polimerase (PCR), o menor vestígio de DNA encontrado pode ser amplificado, aumentando a quantidade de material e proporcionando o suficiente para traçar o perfil genético e assim garantir a análise. A respeito da técnica de PCR, assinale a opção CORRETA.
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42Q385451 | Biologia, Genética, Perito Criminal, Polícia Civil PE, CESPE CEBRASPE

A herança genética associada ao fator Rh estabelece que o gene R, dominante, determina a presença do fator Rh, ao passo que o gene r, recessivo, condiciona a ausência do referido fator. Considerando uma população hipotética em equilíbrio, na qual 16% dos indivíduos pertencem ao grupo Rh negativo (genótipo rr), assinale a opção que apresenta corretamente a frequência do alelo R.
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43Q384059 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A construção de maquetes deve ser evitada como recurso manual no ensino de biologia, pois o emprego desse recurso dificulta a interação do estudante com o conteúdo.
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44Q385950 | Biologia, Genética, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

O sequenciamento tradicional de DNA (ácido desoxirribonucleico) utiliza o método de terminação de cadeia. Sobre esse procedimento, analise as afirmativas abaixo.

I. As fitas complementares de DNA podem ser separadas pelo aquecimento, que quebra as ligações de hidrogênio entre as bases.

II. Fragmentos de polinucleotídeos, que terminam em posições correspondentes a cada um dos quatro nucleotídeos, são formados.

III. O primeiro passo nesse procedimento é a obtenção de fitas duplas de polinucleotídeos.

Assinale a alternativa correta.

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45Q384289 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A utilização de recursos didáticos naturais, como a coleta e a manipulação de materiais biológicos, é considerada uma abordagem didático-pedagógica ultrapassada e deve ser substituída pelo emprego de simulações computacionais, que são mais realistas e acessíveis.
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46Q383202 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A popularização das câmeras digitais acopladas aos telefones celulares, por facilitar o registro do ambiente natural e urbano, tem potencial para fazer avançar o emprego da fotografia como recurso didático-pedagógico no ensino de biologia.
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47Q385551 | Biologia, Genética, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Em relação à estrutura molecular do DNA (ácido desoxirribonucleico), segundo o modelo proposto por J. D. Watson e F. C. Crick, analise as afirmativas a seguir.

I. A molécula do DNA (ácido desoxirribonucleico) é formada por duas cadeias polinucleotídicas que se dispõem em espiral em torno de um mesmo eixo imaginário, correndo na mesma direção.

II. As pontes de hidrogênio ocorrem entre uma base grande (pirimídica) e uma base pequena (púrica).

III. As associações complementares ocorrem entre adenina e citosina e entre guanina e timina.

Assinale a alternativa correta.

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48Q383672 | Biologia, Genética, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Os aspectos abaixo referentes ao processo de tradução apresentam lacunas a serem preenchidas. Fatores de iniciação auxiliam a montagem das subunidades ribossomais, trazem o _______ iniciador e, em eucariotos, localizam o códon de iniciação. O ribossomo seleciona o aminoacil-_______ correto, catalisa a reação de transpeptidação e, então, translocase ao longo do _______ durante a fase de alongamento da síntese protéica. Considerando-se tRNA (RNA transportador) e mRNA (RNA mensageiro), assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para, respectivamente, preencher as lacunas.
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49Q383021 | Biologia, Genética, VUNESP

A cromatina ou corpúsculo de Barr pode ser reconhecida em diversos tipos celulares, tais como células provenientes de sedimentos urinários e da mucosa oral. A análise microscópica de células de esfregaço bucal de uma criança do sexo feminino mostrou a presença de duas cromatinas sexuais nas células epiteliais derivadas do esfregaço bucal. Com base nessas informações, pode-se afirmar, corretamente, que a constituição cromossômica dessas células é

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50Q382981 | Biologia, Genética, Papiloscopista Policial Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Em um bairro nobre de determinada cidade no Brasil, houve um assassinato na madrugada fria do mês agosto. A vítima, um homem de quarenta e dois anos de idade, foi encontrada morta com golpes de faca na região torácica. Sua residência tinha sido saqueada e exibia sinais de violação, como, por exemplo, uma janela quebrada que estava manchada de sangue. Como havia sinais de que a vítima pudesse ter resistido ao ataque e revidado até ser imobilizada e morta, amostras biológicas do corpo da vítima foram coletadas pelos investigadores e encaminhadas para análise, a fim de se obterem evidências que levassem à identificação do assassino. Uma das amostras de sangue recolhidas no local do crime promovia aglutinação de hemácias somente na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh; outra amostra não apresentava aglutinação na presença de soros anti-A, anti-B e anti-Rh. Durante a investigação, descobriu-se, ainda, que a vítima sofria de hemofilia e que uma amostra de sangue de tipo sanguíneo diferente do da vítima apresentava mutação no alelo do fator VIII. Após vários meses de investigação, os investigadores chegaram a um suspeito, que era portador do tipo sanguíneo A negativo.

Considerando a situação hipotética apresentada e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.

Como as hemácias possuem núcleos, amostras de DNA poderiam ser obtidas a partir do isolamento dos núcleos das hemácias presentes nas manchas de sangue nos destroços de vidro.
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51Q378994 | Biologia, Genética, Analista, MPU, FCC

No caso de amostras biológicas antigas, que têm pouca quantidade de material genético ou que contêm material genético muito degradado, o conjunto de marcadores moleculares com maior chance de obtenção de resultados em estudos de identificação individual é o de

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52Q380184 | Biologia, Genética, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Acasalamento aleatório ou pan-mixia significa que qualquer indivíduo tem chances iguais de se acasalar com qualquer outro indivíduo na população. Em uma população em equilíbrio panmítico, ou em equilíbrio de Hardy-Weinberg, as freqüências de genes e de genótipos são constantes de geração para geração e guardam uma relação simples entre si. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

Se uma característica é governada por um gene que apresenta os alelos T e t, e a freqüência dos dois alelos entre os pais é p e q, então as freqüências dos genótipos entre as progênies são p2, 2pq e q2.

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53Q170164 | Biologia, Genetica, Biólogo, UFAL, COPEVE UFAL

Dadas as seguintes afirmativas em relação à Mendel,

I. Mendel, após anos de estudo, desenvolveu duas leis básicas da genética.

II. A Primeira Lei de Mendel afirma que os genes são formados por um par de alelos. Esses alelos separam-se na formação dos gametas. Cada gameta apresenta somente um dos alelos.

III. A Segunda Lei de Mendel afirma que os genes apresentam segregação independente.

IV. As características cor (verde ou amarelo) e textura (liso ou rugoso) das ervilhas estudadas por Mendel apresentavam codominância.

verifica-se que

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54Q386881 | Biologia, Genética, Perito Criminal, Polícia Civil PE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção em que são apresentadas, respectivamente, a enzima que auxilia na quebra das ligações de hidrogênio e a enzima que retira a tensão da dupla fita de DNA no processo de replicação de DNA.
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55Q383088 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue os itens que se seguem. Aulas expositivas podem exigir alto nível de concentração dos estudantes e resultar em baixa interação entre professor e estudante.
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56Q381444 | Biologia, Genética, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Em adição às possíveis complexidades da herança mendeliana, incluindo sistemas gênicos com alelos e loci múltiplos, existe um outro mecanismo genético chamado crossing-over. Por causa desse fenômeno, os genes podem segregar de uma forma contrária à segregada na herança mendeliana. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O crossing-over ocorre com mais freqüência em organismos procariontes do que em organismos eucariontes.
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57Q380585 | Biologia, Genética, Analista, MPU, FCC

Atualmente, diversos produtos importantes para o tratamento de doenças do homem, como por exemplo, a insulina, são chamados de recombinantes porque são produzidos a partir de bactérias que receberam o gene humano e o expressam in vitro. Para se introduzir um plasmídeo geneticamente modificado (recombinante) em uma bactéria receptora é comumente utilizado o procedimento de

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58Q383325 | Biologia, Genética, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Em 2005, a Coreia do Sul produziu um cãozinho clonado chamado Snuppy. Ele era o resultado da união de núcleos de células adultas, retiradas da pele da orelha de um cão da raça afghan hound macho e transferidos para óvulos previamente desnucleados. Os embriões resultantes foram implantados em fêmeas da raça labrador.

A partir dos dados acima, é correto afirmar que o patrimônio genético de Snuppy é constituído

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59Q380495 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC PA, FADESP

A cor da pele, em indivíduos humanos, quando exposta à luz do sol, escurece; portanto, sofre forte influência do meio, isto é, desenvolve maior pigmentação. Esse é um exemplo de como o ambiente modifica a intensidade de um caráter. A variável de cada caráter denomina-se

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60Q387339 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. O projeto genoma humano dividiu-se em duas frentes: uma pública, que utilizou uma abordagem mais meticulosa, e outra de interesse privado, que se propôs a realizar tal análise de maneira rápida, empregando intensamente a computação.
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