Início

Questões de Concursos Geografia Física

Resolva questões de Geografia Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q943383 | Geografia, Geografia Física, Inglês, UFPR, NC UFPR, 2021

As linhas de um mapa que conectam pontos de igual valor são denominadas isolinhas, como os pontos de iguais cotas de altitude utilizados nas representações cartográficas do relevo. Com base nas representações cartográficas do relevo, é correto afirmar que isolinhas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q944558 | Geografia, Geografia Física, Medicina, PUC RS, PUC RS, 2023

A invasão da Ucrânia pela Rússia pode ser melhor entendida dentro de um cenário amplo, analisando-se aspectos sociais, econômicos e geopolíticos. Além desses aspectos, não se pode desprezar a configuração física do país europeu, desde a localização geoestratégica do território até os recursos naturais nele existentes. Solo e relevo atrelados às condições climáticas proporcionaram aos ucranianos posição de destaque na produção de trigo, de milho, de batata, de cevada, de beterraba.
No território ucraniano, o tipo de solo é _________ e o clima predominante é _________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q678670 | Geografia, Geografia Física, Inglês, UEG, UEG, 2019

Leia o texto a seguir.


Valores anormais de um estado climático médio observado ao longo do tempo são comumente chamados de ‘eventos extremos’. Esses eventos ocorrem em escalas temporais que variam de horas, dias e até mesmo milênios [...]. Dependendo das vulnerabilidades existentes, esses eventos podem impactar seriamente os sistemas humanos atingidos, ocasionando um desastre natural. Dessa forma, a ocorrência de desastres suscitam e expõem a vulnerabilidade das populações, alterando o funcionamento das sociedades e o bem-estar social.

Extremos climáticos e desastres naturais. Osvaldo Luiz Leal de Moraes e José Antônio Marengo Orsini. Revista Opiniões. Disponível em:<https://florestal.revistaopinioes.com.br/revista/detalhes/9-extremos-climaticos-e-desastres-naturais/>. Acesso em: 14 mar. 2019.

Conforme o texto, há eventos extremos correlacionados com o tempo e com o clima. São exemplos de eventos extremos ligados ao tempo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q950604 | Geografia, Geografia Física, Vestibular, UEMG, AOCP, 2018

DESENREDO

Adélia Prado


Grande admiração me causam os navios

e a letra de certas pessoas que esforço por imitar.

Dos meus, só eu conheço o mar.

Conto e reconto, eles dizem “anh”.

E continuam cercando o galinheiro de tela.

Falo da espuma, do tamanho cansativo das águas,

eles nem lembram que tem o Quênia,

nem de leve adivinham que estou pensando em Tanzânia.

Afainosos me mostram o lote: aqui vai ser a cozinha,

logo ali a horta de couve.

Não sei o que fazer com o litoral.

Fazia tarde bonita quando me inseri na janela, entre meus tios,

e vi o homem com a braguilha aberta,

o pé de rosa-doida enjerizado de rosas.

Horas e horas conversamos inconscientemente em português

como se fora esta a única língua do mundo.

Antes e depois da fé eu pergunto cadê os meus que se foram,

porque sou humana, com capricho tampo o restinho de molho na panela.


Saberemos viver uma vida melhor que esta,

quando mesmo chorando é tão bom estarmos juntos?

Sofrer não é em língua nenhuma.

Sofri e sofro em Minas Gerais e na beira do oceano.

Estarreço de estar viva. Ó luar do sertão,

ó matas que não preciso ver pra me perder,

ó cidades grandes, Estados do Brasil que amo como se os tivesse inventado.

Ser brasileiro me determina de modo emocionante

e isto, que posso chamar de destino, sem pecar,

descansa meu bem querer.

Tudo junto é inteligível demais e eu não suporto.

Valha-me noite que me cobre de sono.

O pensamento da morte não se acostuma comigo.

Estremecerei de susto até dormir.

E no entanto é tudo tão pequeno.

Para o desejo do meu coração

o mar é uma gota.

Disponível em: <http://bernardesdemoura.blogspot.com.br/2004/12/adlia-prado.html> . Acesso em: 24 nov. 2017.


Ao ler o poema apresentado, que faz uma leitura do Brasil considerando vários elementos da paisagem, do território e da formação do País a partir da perspectiva de uma geografia histórica, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q944338 | Geografia, Geografia Física, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2022

“Lixo oceânico de diferentes países lançados ao longo dos anos em milhares de cursos d'água deságuam no mar e vão parar na região que fica entre a costa do estado norte-americano da Califórnia e o Havaí. A incidência de correntes marítimas do Oceano Pacífico favorece o acúmulo do lixo nessa região do planeta, cuja mancha de 80 mil toneladas de lixo resulta do acúmulo de detritos, principalmente de plásticos, a qual se concentra em uma área de 1,6 milhão de km2 , equivalente a cerca de mais de duas vezes o território da França. Estudo divulgado em 2016 pelo Fórum Econômico Mundial de Davos afirmou que até 2050 os oceanos terão mais pedaços de microplásticos do que de peixes.”
Ilha de lixo no Oceano Pacífico é 16 vezes maior do que se imaginava. Galileu, 28 mar. 2018.
Com base na descrição geográfica do exemplo do grave problema ambiental citado no texto, assinale a assertiva que contém a perspectiva geográfica e política adequada ao enfrentamento dessa problemática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q938908 | Geografia, Geografia Física, PPL, ENEM, INEP

Desde a sua formação, há quase 4,5 bilhões de anos, a Terra sofreu várias modificações em seu clima, com períodos alternados de aquecimento e resfriamento e elevação ou decréscimo de pluviosidade, sendo algumas em escala global e outras em nível menor.

ROSS, J. S. (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003 (adaptado).

Um dos fenômenos climáticos conhecidos no planeta atualmente é o El Nino que consiste

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q1078020 | Geografia, Geografia Física, Soldado PM de 2 Classe, Polícia Militar SP, FGV, 2025

O Programa de Urbanização de Favelas é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação e tem como foco a urbanização e a regularização fundiária de áreas degradadas, ocupadas desordenadamente e sem infraestrutura. (...) Os objetivos são transformar favelas e loteamentos irregulares em bairros, garantindo a seus moradores o acesso à cidade formal, com ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos.


Disponível em: https://capital.sp.gov.br/web/habitacao/w/programas/237077

Acesso: 22 de dez. 2024.


Correlacione os temas a seguir às respectivas ações.

1. Ações sobre o relevo

2. Combate às enchentes

3. Mobilidade urbana

4. Minimização de ilhas de calor

( ) Executar obras de recuperação ambiental e paisagismo.

( ) Ampliar redes de drenagem de águas pluviais e programas de desobstrução de córregos.

( ) Realizar obras para contenção e estabilização de encostas.

( ) Construir corredores expressos e abrir vias para tráfego de ambulâncias, caminhões de lixo e veículos policiais.

A correlação correta, na ordem apresentada, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q938322 | Geografia, Geografia Física, PPL, ENEM, INEP

O ganhador do Prêmio Nobel, Philip Fearnside, já alertava em estudos de 2004 que, como consequência do desmatamento em grande escala, menos água da Amazônia seria transportada pelos ventos para o Sudeste durante a temporada de chuvas, o que reduziria a água das chuvas de verão nos reservatórios de São Paulo.

SERVA, L. Para ganhador do Prêmio Nobel, cheias no Norte e seca no Sudeste estão conectadas. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 nov. 2014.

O fator apresentado no texto para o agravamento da seca no Sudeste está identificado no(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q944334 | Geografia, Geografia Física, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2022

“O termo Campos Sulinos é utilizado para denominar as regiões campestres nos três estados da região Sul do Brasil, Rio Grande do Sul (RS), Santa Catariana (SC) e Paraná (PR). Apesar de ocupar menos de 7% da superfície terrestre do Brasil, essa região é bastante heterogênea, tanto em suas condições climáticas e de solo, quanto em relação às suas fisionomias vegetais, e a contribuição da vegetação campestre em termos de área.”
Overbeck, G. E. et al. Fisionomia dos Campos. Capítulo 3. In: Os Campos do Sul/Editores: Valério De Patta Pillar e Omara Lange. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos – UFRGS, 2015.
Sobre os Campos Sulinos, suas características e correlações ambientais, analise as afirmações a seguir.
I. A diversidade dos Campos Sulinos é evidenciada quando se observa a sua ocorrência em outros biomas, como o Pampa na metade sul e oeste do Rio Grande do Sul, e na vegetação campestre do Planalto SulBrasileiro, onde faz parte do bioma Mata Atlântica. II. O termo “estepe” é utilizado para designar campos sob a ação do clima onde a baixa precipitação durante a estação quente impede o crescimento de vegetação florestal, o que não é o caso no Sul do Brasil. III. A aparência geral dos Campos, ou seja, sua fisionomia, é determinada, em grande parte, pela estrutura da vegetação e, de modo particular, pelo grau de cobertura, pela altura do estrato arbóreo e pela presença de espécies lenhosas.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q899601 | Geografia, Geografia Física, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A desertificação é um processo de degradação ambiental que pode ocorrer de diversas formas, dependendo das suas causas e características. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo.


I. No Sahel, uma região semiárida que se estende ao longo do sul do Deserto do Saara, as mudanças climáticas têm exacerbado a desertificação. A região experimentou períodos de seca prolongada nas últimas décadas, diminuindo a vegetação natural e acelerando a degradação do solo. Esse processo, combinado com o crescimento populacional e a sobre-exploração de recursos naturais, tem agravado o problema da desertificação na área.


II. Na Austrália, o pastoreio excessivo de ovelhas e gado em regiões semiáridas tem reduzido a cobertura de plantas nativas, levando à desertificação biológica. As espécies invasoras, como gramíneas introduzidas, competem com as plantas nativas e alteram a composição do solo, tornando-o mais suscetível à erosão e menos capaz de sustentar uma diversidade de flora e fauna.


III. No Mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, o desvio dos rios que alimentavam o lago para irrigação intensiva de monoculturas de algodão levou à desertificação hidrológica. A diminuição do nível da água do lago resultou em uma vasta área de solo salinizado e desertificado, destruindo o ecossistema local e causando sérios problemas socioeconômicos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q869954 | Geografia, Geografia Física, Cargos de Nível Fundamental Completo, MGS, IBFC, 2024

“______ são áreas normalmente planas formadas a partir da deposição de sedimentos vindos de áreas mais elevadas. São pouco acidentadas e de baixa altitude. Estão geralmente próximas ao nível do mar."
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q1029485 | Geografia, Geografia Física, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Ao longo do tempo geológico a Terra tem passado por sucessivas mudanças climáticas, mas desde o término da última glaciação, entre 10 e 15 mil anos passados, a temperatura do planeta apresentou certa estabilidade.

TAVARES, A. C. Mudanças Climáticas. VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (orgs.). Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. RJ: Bertrand Brasil, 2024.

Sobre esse tema, avalie as afirmativas a seguir.

I. Durante o século XX, as temperaturas cresceram em torno de 0,6°C, sem apresentar elevação uniforme em todas as zonas e regiões do planeta.

II. No século XX, o aquecimento do hemisfério norte ocorreu em duas etapas, por conta da maior influência da maritimidade.

III. No hemisfério sul, sob a influência da continentalidade, os valores térmicos subiram continuamente.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q936166 | Geografia, Geografia Física, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

A demanda mundial para a produção de alimentos aumenta progressivamente a taxas muito altas. Atualmente, na maioria dos países, continentes e regiões, a água consumida na agricultura é de cerca de 70% da disponibilidade total.
TUNDISI, J. Q .Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções: Estudos Avançados,n 63. 2009 (adaptado)
Para que haja a redução da pressão sobre o recurso natural mencionado, a expansão da agricultura demanda melhorias no(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q1028239 | Geografia, Geografia Física, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

O desastre de 2011 em Nova Friburgo/RJ causou mais de 3.600 deslizamentos, demonstrando a influência da interação entre o terreno, a chuva e a vegetação. Movimentos de massa são afetados pelas condições hidrológicas das encostas, nas quais a vegetação altera a interceptação, infiltração e evapotranspiração. O entendimento de como a vegetação afeta a umidade do solo é crucial para a prevenção de desastres.
Sobre a influência da vegetação na estabilidade das encostas, por meio da regulação das poro-pressões, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q902232 | Geografia, Geografia Física, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

A respeito das feições da morfologia litorânea, segundo Torres, Marques Neto e Menezes (2012), o ___________ é um acidente de relevo submarino que constitui um rochedo que, por vezes, aflora próximo aos litorais, formando ilhas, e o ___________ são faixas de areia e seixos desenvolvidas pela deposição de correntes litorâneas entre a costa e uma ilha e que pode ser submersa em maré alta (TORRES, Fillipe Tamiozzo Pereira; MARQUES NETO, Roberto; MENEZES, Sebastião de Oliveira. Introdução à Geomorfologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012).


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q896897 | Geografia, Geografia Física, Professor de Geografia, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bioma é um conjunto animal e vegetal, que são próximos e podem ser identificados regionalmente, com condições de clima e geologia parecidos, que sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em diversidade de fauna e flora.


Segundo o IBGE, no Brasil podemos encontrar os seguintes biomas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q899597 | Geografia, Geografia Física, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

O forçamento radiativo positivo causado pelo aumento dos gases de efeito estufa (GEE) é um processo que leva ao aquecimento da superfície terrestre e é amplificado por diversos feedbacks climáticos. Com base nesse contexto, analise as afirmações a seguir:


I. O Feedback do Albedo ocorre quando a redução da cobertura de gelo e neve, devido ao aumento das temperaturas, diminui a refletividade da superfície terrestre, resultando em maior absorção de calor e intensificação do aquecimento global.


II. O Feedback do Vapor d'Água é caracterizado pelo aumento da evaporação em resposta a temperaturas mais elevadas, levando a uma maior concentração de vapor d'água na atmosfera, que atua como um potente gás de efeito estufa, intensificando o aquecimento da Terra.


III. O Feedback do Permafrost, quando o derretimento do permafrost libera grandes quantidades de Ozónio e Nitrogênio previamente armazenados, potencializa o efeito estufa e é um exemplo de Ponto de Resiliência Climática.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q1068444 | Geografia, Geografia Física, Magistério Geografia, EsFCEx, VUNESP, 2024

A compartimentação atual do relevo brasileiro tem fortes ligações genéticas com o soerguimento da plataforma sul-americana e com os processos erosivos que ocorreram principalmente no terciário e se estenderam até o quaternário, em concomitância com o soerguimento da plataforma sul-americana.


(ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil, 2019, pg. 52. Adaptado)


Nesse contexto, o relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem suas gêneses e que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q1074021 | Geografia, Geografia Física, Geografia, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A diversidade vegetal do Nordeste brasileiro está relacionada à amplitude latitudinal e à variação climática da região. Indique a alternativa que não está corretamente associada à sub-região mencionada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q1064796 | Geografia, Geografia Física, Agente Administrativo, Prefeitura de Umbuzeiro PB, EDUCA, 2025

Quanto a sua hidrografia, o município de Umbuzeiro é cortado ao norte pelo Rio Paraíba, esse que desenha sua fronteira como os municípios de:

Santa Cecília e Aroeiras. https://www.umbuzeiro.pb.gov.br/index.php/pt-BR/acidade/geografia#:~:text=Quanto%20a%20sua%20hidrografia%20%C 3%A9,de%20Gado%20Bravo%20e%20Aroeiras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.