Início

Questões de Concursos Geografia Política

Resolva questões de Geografia Política comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q834803 | Geografia, Geografia Política, Medico, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q935885 | Geografia, Geografia Política, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

Brasil, Alemanha, Japão e Índia pedem reforma

do Conselho de Segurança

Os representantes do G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) reiteraram, em setembro de 2018, a defesa pela ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante reunião em Nova York (Estados Unidos). Em declaração conjunta, de dez itens, os chanceleres destacaram que o órgão, no formato em que está, com apenas cinco membros permanentes e dez rotativos, não reflete o século 21. “A reforma do Conselho de Segurança é essencial para enfrentar os desafios complexos de hoje. Como aspirantes a novos membros permanentes de um conselho reformado, os ministros reiteraram seu compromisso de trabalhar para fortalecer o funcionamento da ONU e da ordem multilateral global, bem como seu apoio às respectivas candidaturas”, afirma a declaração conjunta.

Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 7 dez. 2018 (adaptado).

Os países mencionados no texto justificam sua pretensão com base na seguinte característica comum:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q936555 | Geografia, Geografia Política, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

Por maioria, nós não entendemos uma quantidade relativa maior, mas a determinação de um estado ou de um padrão em relação ao qual tanto as quantidades maiores quanto as menores serão ditas minoritárias. Maioria supõe um estado de dominação. É nesse sentido que as mulheres, as crianças e também os animais são minoritários.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 2012 (adaptado).
No texto, a caracterização de uma minoria decorre da existência de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q938532 | Geografia, Geografia Política, PPL, ENEM, INEP

Dubai é uma cidade-estado planejada para estarrecer os visitantes. São tamanhos e formatos grandiosos, em hotéis e centros comerciais reluzentes, numa colagem de estilos e atrações que parece testar diariamente os limites da arquitetura voltada para o lazer. O maior shopping do tórrido Oriente Médio abriga uma pista de esqui, a orla do Golfo Pérsico ganha milionárias ilhas artifíciais, o centro financeiro anuncia para breve a torre mais alta do mundo (a Burj Dubai) e tem ainda o projeto de um campo de golfe coberto! Coberto e refrigerado, para usar com sol e chuva, inverno e verão.

Disponível em: http://viagem.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).

No texto, são descritas algumas características da paisagem de uma cidade do Oriente Médio. Essas características descritas são resultado do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q938548 | Geografia, Geografia Política, PPL, ENEM, INEP

A humanidade conhece, atualmente, um fenômeno espacial novo: pela primeira vez na história humana, a população urbana ultrapassa a rural no mundo. Todavia, a urbanização é diferenciada entre os continentes.

DURAND, M. F. et al. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009.

No texto, faz-se referência a um processo espacial de escala mundial. Um indicador das diferenças continentais desse processo espacial está presente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q938356 | Geografia, Geografia Política, PPL, ENEM, INEP

Em um governo que deriva sua legitimidade de eleições livres e regulares, a ativação de uma corrente comunicativa entre a sociedade política e a civil é essencial e constitutiva, não apenas inevitável. As múltiplas fontes de informação e as variadas formas de comunicação e influência que os cidadãos ativam através da mídia, movimentos sociais e partidos políticos dão o tom da representação em uma sociedade democrática.

URBINATI, N. O que torna a representação democrática? Lua Nova, n. 67, 2006.

Esse papel exercido pelos meios de comunicação favorece uma transformação democrática em função do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q936281 | Geografia, Geografia Política, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Com tanta espionagem à solta, governantes sofrem para ter um smartphone, acessível aos cidadãos comuns, mas problemático para líderes políticos. O aparelho é também um potencial rastreador preciso, capaz de localizar o chefe de Estado no mapa e gravar as conversas mesmo sem estar fazendo uma chamada.

Tentação e risco na forma de um smartphone. O Globo, 26 out. 2013 (adaptado).


A situação retratada problematiza o uso dessa tecnologia em relação ao(à)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q944340 | Geografia, Geografia Política, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2022

Leia atentamente o excerto a seguir e assinale a alternativa correta atinente à representação cartográfica da geografia eleitoral.
“Para contribuir para a compreensão do voto no primeiro turno para presidência de 2022, o LabCidade produziu leituras cartográficas que abrangem dimensões não exploradas nos mapas que foram publicados na imprensa [...]. As maiores diferenças a favor de Lula ocorrem no Amazonas e no interior da região Nordeste, mas também há áreas com mais votos em Lula no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Nas áreas rurais de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, o voto bolsonarista tem uma vantagem menor sobre o voto em Lula. Bolsonaro tem vantagem mais ampla na chamada fronteira agrícola (norte de Mato Grosso e Rondônia) e também nos estados de Roraima e no litoral de Santa Catarina”.
Mapas eleitorais mostram vitórias de Lula e Bolsonaro, mas escondem disputas, Labcidade. 5 out. 2022.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q936609 | Geografia, Geografia Política, Digital Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

Vocês que fazem parte dessa massa Que passa nos projetos do futuro É duro tanto ter que caminhar E dar muito mais do que receber Ê, ô, ô, vida de gado Povo marcado Ê, povo feliz!
ZÉ RAMALHO. A peleja do diabo com o dono do céu. Rio de Janeiro: Sony, 1979 (fragmento).

Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da letra da canção lançada em 1979?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q994005 | Geografia, Geografia Política, Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, SELECON, 2023

Em 1903, o ministro das relações exteriores, conhecido como Barão do Rio Branco, e o governo boliviano assinaram o Tratado que tornou oficial a anexação do Acre ao Brasil.

Esse tratado ficou conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q936567 | Geografia, Geografia Política, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

As grandes empresas seriam, certamente, representação de um exercício de poder, ante o grau de autonomia de ação de que dispõem. O que se pretende salientar é a ideia de enclave: plantas industriais que estabelecem relações escassas com o entorno, mas exercem grande influência na economia extralocal.
DAVIDOVICH, F. Estado do Rio de Janeiro: o urbano metropolitano. Hipóteses e questões. GeoUERJ, n. 21,2010.
Que tipo de ação tomada por empresas reflete a forma de territorialização da produção industrial apresentada no texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q950602 | Geografia, Geografia Política, Vestibular, UEMG, AOCP, 2018

“O acidente em Mariana ficou conhecido no Brasil como o maior desastre ambiental da história e deixou 19 pessoas mortas, além de destruir o distrito de Bento Rodrigues, contaminar a Bacia Hidrográfica do Rio Doce e comprometer o abastecimento de água e a produção de alimentos em diversas cidades da região.”

Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-08/juiz-suspende-acao-criminal-contra-mineradoras-por-acidente-em-mariana >. Acesso em: 21 nov. 2017.

Sobre o rompimento da Barragem Fundão em Mariana, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q943818 | Geografia, Geografia Política, Direito, ENADE, IBMEC, 2022

TEXTO 1 - Os fluxos migratórios, fenômenos que remontam à própria história da humanidade, estão em ritmo crescente no mundo, tornando urgentes, em todos os países, as discussões sobre políticas públicas para migrantes. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 65,6 milhões de pessoas foram deslocadas à força no mundo em 2016. Em relação aos destinos de acolhimento, no mesmo período, dados oficiais do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), apontam que 56% das pessoas deslocadas no mundo foram acolhidas por países da África e do Oriente Médio, 17% da Europa e 16% das Américas. Considerando o contexto brasileiro, de 2010 a 2015, a população de migrantes vindos de países da América do Sul cresceu 20% e alcançou o total de 207 mil pessoas.
Disponível em:< https://nacoesunidas.org/populacao-de-migrantes-no-brasil-aumentou-20-no-periodo-2010-2015- revela-agencia-da-onu/. Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).
TEXTO 2 - Recentemente, a situação de imigração no Brasil, por ondas de deslocamento de pessoas nas fronteiras, tem sido percebida cotidianamente em matérias divulgadas pela grande mídia, principalmente no caso do estado de Roraima, que tem notificado a entrada de um grande número de venezuelanos. Somente em solicitações, na condição de refugiados, os venezuelanos formalizaram 17.865 pedidos de acolhida ao Brasil em 2017.
Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A situação econômica dos países é fator determinante dos padrões de contorno dos deslocamentos internacionais e está representada na distribuição geográfica dos continentes que mais acolhem as pessoas deslocadas no mundo.
II. A América do Sul é a região em que há maior acolhimento de povos que, em razão de conflitos internos em seus países, têm se deslocado em massa.
III. As situações de conflitos entre brasileiros e venezuelanos apontam para a necessidade de revisão da infraestrutura e das políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados.
IV. A sociedade brasileira, caracterizada pela solidariedade e tolerância, apresenta baixa resistência e rejeição aos imigrantes, sendo os conflitos recentes ocorridos na fronteira explicados pela omissão estatal em relação a políticas de acolhimento.
É correto apenas o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q897960 | Geografia, Geografia Política, Professor de Geografia, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Leia o fragmento a seguir e responda a questão.

“O conceito de ‘espaço vital’ representa uma proporção de equilíbrio de uma dada sociedade e os recursos que possuem disponíveis para suprir suas necessidades, definindo, portanto, suas potencialidades de progredir e suas premências territoriais.”

Esta definição que auxiliou a ciência geográfica a organizar seus objetos de estudo no final do século XIX pertence a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q938064 | Geografia, Geografia Política, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

TEXTO I

Dezenas de milhares de pessoas compareceram à maior manifestação anti-troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI) em Atenas contra a austeridade e os cortes de gastos públicos aprovados neste domingo no parlamento grego.

Disponível em: www.cartamaior.com.br. Acesso em: 8 nov. 2013.

TEXTO II

As políticas de austeridade transferem o ônus econômico para as classes trabalhadoras. Para diminuir os prejuízos do capital financeiro, socializam as perdas entre as classes trabalhadoras. O capitalismo não foi capaz de integrar os trabalhadores e ao mesmo tempo protegê-los.

Entrevista com Ruy Braga. Revista IHU online. Disponível em: www.ihu.unisinos.br. Acesso em: 8 nov. 2013 (adaptado).

Diante dos fatos e da análise apresentados, a política econômica e a demanda popular correlacionada encontram-se, respectivamente, em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1043508 | Geografia, Geografia Política, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Frequentemente, é apontada como um dos principais vilões da poluição atmosférica, mas trata-se de um fenômeno natural que influi na dispersão dos poluentes. Mais comum durante o inverno, em noites de céu claro, quando a temperatura do ar próximo à superfície esfria rapidamente, levando à formação de uma camada de ar mais fria e densa logo acima do solo, que fica “aprisionada” sob uma camada mais quente e menos densa, criando uma barreira que impede a dispersão dos poluentes.

Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/blog/2023/11/07/ Acesso: 20/04/2024.

O fenômeno atmosférico descrito no texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1077286 | Geografia, Geografia Política, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

O poder mudou. Se antes se impunha pela simples força das armas, exigindo e obtendo, consequentemente, o respeito do inimigo, atualmente este tem-se tornado, cada vez mais, um contestatário face ao poder. No passado, o poder era um elemento de equilíbrio da cena internacional, regulando as alianças e organizando as proteções. Atualmente, com o fim da bipolaridade, novos atores reivindicam um lugar na arena política mundial. Estes procuram agora impor os seus próprios pontos de vista, mais do que aceitar o status quo. DUARTE, Paulo. Soft China: the changing nature of China's charm strategy. Contexto Internacional: Rio de Janeiro, 2012.
Sobre a posição das potências na nova ordem mundial, analise as afirmativas a seguir. I. Os Estados Unidos pretendem manter uma posição hegemônica na nova ordem pós-bipolar, assumindo a defesa e difusão dos valores democráticos por meio de uma diplomacia multilateral sintetizada no slogan “América em primeiro lugar”. II. A China mantém um modelo pragmático de desenvolvimento para fortalecer sua soberania e ampliar suas áreas de influência no sistema internacional, com iniciativas como a Belt and Road, que amplia sua presença na Ásia, na África e na Europa. III. O potencial da China e as ambições de liderança regional da Rússia e da Índia mostram que a ordem mundial do século XXI pode ser marcada pelo retorno da disputa de poder, e que a hegemonia norte-americana estaria ameaçada nessa ordem multipolar.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q950953 | Geografia, Geografia Política, Segundo Semestre, IFSE, IF SE, 2018

O país vive uma sangrenta guerra civil desde 2000 quando Bashar al-Assad assumiu o governo sucedendo seu pai, que exerceu o poder por trinta anos, e manteve o país em estado de emergência - com limitação das liberdades civis. Sobre o conflito que envolve esse país, é correto assinalar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q915495 | Geografia, Geografia Política, Oficial de Promotoria, MPE GO, MPE GO, 2023

(acesso em 10/03/2023).A respeito do tema, é possível dizer que se caracterizam como blocos econômicos os que se encontram abaixo citados, exceto:">

“Os blocos econômicos surgiram em um contexto amplo de difusão da globalização, a qual faz com que as economias do mundo todo se conectem, transformando o planeta em uma grande rede de trocas comerciais, culturais, políticas, sociais e várias outras possíveis.

Esses blocos passaram a se formar com o intuito de diminuir as fronteiras impostas pelos países, havendo trocas significativas, como mão de obra, serviços, capitais e fluxo de mercadorias. Além disso, também é um objetivo aumentar o Produto Interno Bruto (PIB), o lucro das empresas e, consequentemente, os empregos nos países envolvidos.”

Fonte: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/blocos-economicos.htm> (acesso em 10/03/2023).

A respeito do tema, é possível dizer que se caracterizam como blocos econômicos os que se encontram abaixo citados, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1030554 | Geografia, Geografia Política, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

Trechos da entrevista de Jorge:

“Antes de ir à polícia federal, fui à Cáritas. Eles imprimiram a lista de documentos e me encaminharam / A Cáritas ajudou a fazer a carta para pedir isenção de taxas. Encaminharam para defensoria pública e outros lugares para pegar papéis de antecedentes criminais. / A Cáritas encaminhava para os lugares para eu tirar os documentos / Fiz aulas de português na Cáritas e eles ajudaram também a procurar emprego (...) “

MAGDALENO, F. Territorialidades: entre o legal e a ética da hospitalidade. Rio de Janeiro, Ed. Terra Escrita, 2023.p. 130.

O relato da entrevista indica que Jorge é um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.