Início

Questões de Concursos Geologia Geral

Resolva questões de Geologia Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1034653 | Geologia, Geologia Geral, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

As classificações de bacias consideram sua posição na placa e o tipo de limite de placas ao qual está relacionada. Os sistemas são mais facilmente aplicáveis às bacias ativas, pois tanto o contexto tectônico quanto o mecanismo de subsidência de bacias fósseis, podem ser de difícil determinação.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O processo de subsidência corresponde ao movimento relativamente lento de afundamento de terrenos, devido à deformação ou deslocamento de direção, essencialmente, vertical descendente.

II. A subsidência mecânica ocorre por aumento da espessura crustal ou litosférica. A espessura inicial da crosta após a distensão, determina o fator de distensão (β = espessura inicial/espessura final).

III. A subsidência térmica ocorre por recuperação da espessura do manto litosférico após a distensão. O aquecimento da litosfera pode ser rápido se houver adição de magma, e, com isso, a densidade diminui e a subsidência é reduzida.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q959444 | Geologia, Geologia Geral, Área 5, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Com referência à geologia econômica, ramo das geociências que avalia o potencial econômico de ocorrências minerais, julgue o item subsequente.


Na produção de minério de ferro no Brasil, destacam-se as jazidas dos estados do Pará e de Minas Gerais. O minério de ferro de Carajás possui um elevado teor de ferro, resultado da lixiviação de itabiritos enriquecidos em hematita. Já os depósitos de Minas Gerais possuem menores teores de ferro, resultado da lixiviação de jaspilitos enriquecidos em magnetita.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q971857 | Geologia, Geologia Geral, Engenheiro de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

Um dos métodos indiretos de investigação de bacias sedimentares mais utilizados nas etapas de exploração de hidrocarbonetos é o método sísmico de reflexão. Nesse método, os refletores identificados em uma linha sísmica representam horizontes definidos por contrastes de impedâncias acústicas no pacote rochoso. Tendo como base essas premissas, o conceito de impedância acústica pode ser expresso como o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1054062 | Geologia, Geologia Geral, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Os minerais são elementos constituintes das rochas. As propriedades que mais interessam no estudo de um mineral são: físicas, ópticas, morfológicas e químicas. Assinale a associação correta entre as propriedades do mineral e suas características.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1034657 | Geologia, Geologia Geral, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

Com relação à análise de dados gravimétricos e magnéticos, analise as afirmativas a seguir.

I. O método potencial da magnetometria mede a variação espacial do campo magnético da Terra. Esta variação é causada pela heterogeneidade da suscetibilidade magnética dos minerais que compõem os diferentes tipos de rochas.

II. A magnetização induzida ocorre quando as rochas são submetidas a um campo magnético interno, sendo constante segundo a quantidade de seus minerais magnéticos.

III. O campo de gravidade sofre influência da constituição geológica, pois a densidade das rochas gera pequenas variações nos valores de gravidade.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q959443 | Geologia, Geologia Geral, Área 5, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Com referência à geologia econômica, ramo das geociências que avalia o potencial econômico de ocorrências minerais, julgue o item subsequente.


O tamanho, a forma e a natureza do depósito mineral afetam sua viabilidade econômica. A explotação de grandes jazidas com baixos teores que ocorrem próximas à superfície é mais barata que a de jazidas de finos veios tabulares verticais com grande teor, visto que estas comumente demandam técnicas subterrâneas de explotação. Nos depósitos minerais disseminados de forma irregular, os minerais de minério ocorrem espalhados ao longo do corpo geológico; um exemplo são os diamantes que ocorrem em kimberlitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q1034665 | Geologia, Geologia Geral, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

A respeito das características dos mapas de contorno e de isópacas, analise as afirmativas a seguir.
I. As isópacas são linhas que representam em um mapa a mesma espessura real de um corpo geológico. São apresentadas em múltiplos de determinados valores e projetadas verticalmente no plano do mapa. Entre outras utilidades, tem-se a de permitir cubar corpos de minério ou da rocha de interesse. II. O mapa de contorno, também conhecido como mapa de curvas de nível, é uma representação gráfica que mostra as variações de altitude de uma determinada área III. No mapa de contorno, as curvas de nível são desenhadas em intervalos regulares, indicando as altitudes da área representada. As curvas mais próximas indicam altitudes mais baixas, enquanto as curvas mais distantes indicam altitudes mais elevadas.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1038491 | Geologia, Geologia Geral, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

A Geologia Estrutural estuda as deformações da crosta terrestre, porção envoltória do manto, acima da Descontinuidade de Mohorovicic - MOHO. Ocupa-se com as estruturas e a morfologia de sua formação. São também objetos de seus estudos os mecanismos, os processos de deformação e os produtos gerados.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A cinemática estuda os movimentos que geram as diversas estruturas rochosas. A análise cinemática, que não requer tratamento matemático, descreve qualitativamente o “caminho” que as rochas percorrem durante sua deformação.

II. Juntas são estruturas planares geradas por abertura, sem cisalhamento, nas quais a deformação atua no sentido de afastamento das paredes.

III. Falhas são estruturas planares em que se pode observar movimento relativo entre os blocos, paralelo ao plano da estrutura.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1034664 | Geologia, Geologia Geral, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

Os processos tectônicos condicionam estruturas na superfície de terras emersas do planeta. Elas podem ser classificadas em três grandes províncias geológicas, ou seja, regiões com a mesma origem e formação geológica: escudos cristalinos, dobramentos modernos e bacias sedimentares.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. O território brasileiro apresenta um dos mais completos registros geológicos, com testemunhos de mais de 3 bilhões de anos da evolução das rochas que embasam o relevo da Terra. O arcabouço geológico brasileiro é constituído pelos escudos cristalinos e pelas bacias sedimentares. II. Por se encontrar no meio da placa tectônica Sul-americana, não possui dobramentos modernos nem vulcões ativos, e os abalos sísmicos de maior intensidade são pouco frequentes. III. Os núcleos arqueozoicos, dominados por massas rochosas mais antigas, são chamadas áreas cratônicas ou, simplesmente, crátons.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1034663 | Geologia, Geologia Geral, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

As bacias sedimentares são depressões do relevo preenchidas por fragmentos minerais de rochas erodidas e por sedimentos orgânicos.
A respeito das bacias sedimentares brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. A estrutura geológica das terras emersas brasileiras mostra um baixo percentual de bacias sedimentares (aproximadamente 10%) em sua superfície. II. A Bacia Amazônica fica encaixada entre os escudos cristalinos das províncias estruturais Guiana Meridional e Xingu. Exibe sedimentos de todas as eras geológicas, que se distribuem ao longo dos vales do Rio Amazonas e de seus afluentes. III. A Bacia do Paraná abrange cerca de 1 milhão de km². Suas camadas profundas de arenitos, datadas da Era Paleozoica e o início da Era Mesozoica, assinalam o começo do ciclo de sedimentação continental.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1064115 | Geologia, Geologia Geral, Desenvolvedor de Sistemas, INPE, FGV, 2024

A área de assimilação de dados acoplados tem recebido atenção crescente de pesquisadores e tecnologistas interessados em previsão numérica de tempo. Nos esquemas de assimilação acoplados, dois ou mais modelos geofísicos são combinados, frequentemente utilizando também técnicas diferentes de assimilação.

Com relação à área de assimilação de dados acoplados, analise as afirmativas a seguir.

I. Busca-se utilizar os modelos geofísicos simultaneamente, de forma a produzirem previsões/análises consistentes entre si.
II. Busca-se modelar e analisar as interações da atmosfera com os solos, com os oceanos e com as geleiras do planeta, melhorando assim as capacidades de previsão numérica.
III. Combinam-se os modelos geofísicos, de forma que os resultados de previsão de um modelo sirvam de condição de contorno para a solução do(s) outro(s) modelo(s) a ele combinado(s).

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1090256 | Geologia, Geologia Geral, Formação Geologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

De acordo com a obra “Quadrilátero Ferrífero: avanços do conhecimento”, nos últimos 50 anos (2020) deveriam ocorrer ações estratégicas de ordenamento e desenvolvimento do Quadrilátero Ferrífero (QFe), visando à geoconservação (preservação ambiental).
Sobre o que deveria ser considerado para essa geoconservação, analise as afirmativas a seguir.

I. Os elementos notáveis do patrimônio ambiental presentes no QFe devem ser classificados em função de seu possível uso educativo, científico e geoturístico.
II. Vários sítios devem ser preparados para visitação pública, levando em consideração as estruturas interpretativas e educativas tais como sinalização, trilhas e roteiros.
III. Deve-se elaborar e executar estratégias regionais de geoconservação envolvendo os diversos sítios existentes no QFe.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q1090257 | Geologia, Geologia Geral, Formação Geologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Sobre a geologia e geomorfologia de Belo Horizonte, a partir de Parizzi (2021), analise as afirmativas a seguir.

I. Na capital mineira há um domínio litológico e geomorfológico conhecido como Complexo Belo Horizonte que abrange, aproximadamente, 70% do território municipal e constitui-se por gnaisses e solos residuais e transportados correspondentes.
II. De acordo com estudos, a geomorfologia do Complexo Belo Horizonte, chamada de Depressão Belo Horizonte, tem como característica um relevo de mar de morros, colinas e espigões ocupando as altitudes entre 600 e 900 metros.
III. Existe, ainda, outro domínio em Belo Horizonte, localizado ao sul da área municipal, que se constitui por rochas metassedimentares do supergrupo Minas, do Quadrilátero Ferrífero, especificamente dos grupos Cauê, Piracicaba e Sabará. O supergrupo Minas estende-se desde cotas de 900 metros até os patamares mais elevados da Serra do Curral, com 1340 metros, aproximadamente.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1090258 | Geologia, Geologia Geral, Formação Geologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Leia o trecho a seguir.
A geologia [dessa província mineral] envolve rochas Arqueanas e Proterozoicas que, portanto, encerram testemunhos ou relictos de uma evolução marcada pela passagem gradativa de condições de alta mobilidade tectônica da litosfera, típicas do Arqueano, para uma condição mais estável e consolidada no Proterozoico. Várias rochas na região [...] mostram evidências que nos permitem compreender melhor a evolução da atmosfera, biosfera e hidrosfera nos primórdios da evolução da Terra. [Tal província] ocorre na região centro-sul do Estado de Minas Gerais. Situa-se entre Belo Horizonte, capital do Estado, e a cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica, cidade-berço da mineração no Brasil. Trata-se de região montanhosa, de grande beleza natural e rica em depósitos minerais.
HASUI, Y.; CARNEIRO, C. D. Ré.; ALMEIDA, F. F, M. de.; BARTORELLI, A. Geologia do Brasil. São Paulo: Editora Beca, 2012 (adaptado).

O trecho anterior refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q1090255 | Geologia, Geologia Geral, Formação Geologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Conforme Silva e Crispim (2019), a partir de outros autores, a estrutura interna da Terra, pensando quimicamente, pode ser dividida em crosta, manto e núcleo, com suas subdivisões.
Sobre as características dessa divisão, analise as afirmativas a seguir.

I. A crosta continental possui uma espessura variável, que podem ser de 30 a 80 km. Sua constituição é, basicamente, de silicatos de magnésio, ferro, alumínio e sílica livre (SIAL). Fazem parte de sua composição sedimentos, rochas xistosas, granitoides, gnaisses, anfibolitos, migmatitos, intrusões máficas, entre outros, nas diversas porções em que podemos dividi-la.
II. O manto inferior inicia-se desde aproximadamente 650 km e vai até algo em torno de 100-300 km da descontinuidade de Gutenberg a 2.900 km. Estima-se que sua composição é de silicatos ferromagnesianos com estrutura densa, predominantemente, mas em menor quantidade, por silicatos cálcio alumínio, bem como por óxidos de magnésio, ferro e alumínio, também densos.
III. O núcleo interno possui um raio de 1.220 km, é sólido e é composto pela liga de ferro-níquel, uma vez que sua densidade corresponde à densidade calculada. É possível que ele cresça pela solidificação do núcleo externo e gire com velocidade maior que o restante do planeta.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q1090259 | Geologia, Geologia Geral, Formação Geologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

De acordo com Parizzi (2021), em Belo Horizonte, os escorregamentos e outros movimentos de massa ocorrem em grupos de materiais geológicos distintos.
Sobre esses processos, analise as afirmativas a seguir.

I. Nas áreas de rochas sedimentares, os escorregamentos e movimentos de massa dependem de cortes e processos erosivos que expõem os saprólitos que preservam estruturas reliquiares da rocha-mãe.
II. Em solos residuais de gnaisse, tais processos dependem da disposição, confinamento, características e intensidade das descontinuidades e do grau de alteração das rochas.
III. Nas áreas de tálus, as rupturas mais comuns ocorrem estimuladas por cortes na base dos taludes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q1090261 | Geologia, Geologia Geral, Formação Geologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

De acordo com a obra “Para entender a Terra” (2006), “[existem diferentes] processos de superfície do ciclo das rochas que são importantes na formação das rochas sedimentares”.
PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).

São exemplos desses processos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q1090260 | Geologia, Geologia Geral, Formação Geologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

As bacias interiores do Brasil podem ser classificadas de diferentes formas, conforme estudos realizados.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação da classificação da bacia com sua respectiva característica, conforme descrito por Bizzi et. al. (2003), na obra “Geologia, tectônica e recursos minerais do Brasil”.

COLUNA I
1. Bacias intracratônicas
2. Bacias Strike-Slip
3. Bacias de antepaís retroarco

COLUNA II
(   ) Essas bacias formam-se em áreas com regime de tectônica de placas mutantes, com alternância de transcorrências e falhamentos normais. Entre esses tipos de bacia, estão as bacias pull-apart, formadas como calhas extensionais e as bacias poli-históricas, formadas inicialmente como bacias rifte, desenvolvidas sob extensão regional.
(   ) Essas bacias se localizam no interior continental da Plataforma Sul-Americana, região de história geológica longa e complexa, onde se depositaram espessas sequências de rochas sedimentares paleozoicas e mesozoicas, algumas com intenso magmatismo básico e alcalino associado. Essas rochas sedimentares afloram em área superior a 3.500.000 km2 , remanescente de superfície primitivamente muito maior, cujos sítios deposicionais foram condicionados por estruturas herdadas do ciclo Brasiliano-Pan-Africano.
(   ) Tais bacias são estruturas de grande escala e longa duração: centenas de quilômetros de largura, milhares de quilômetros de extensão, muitos quilômetros de espessura e 10-100 milhões de anos de duração. Elas formam-se ao longo dos flancos de cinturões orogênicos de margem continental, do lado voltado para o interior do continente.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q1034667 | Geologia, Geologia Geral, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

Aquisição Sísmica é a ciência originalmente derivada da sismologia e é conceituada para estudos de fenômenos naturais, como terremotos. Inicialmente, sismólogos eram motivados pelo desejo de entender a natureza destrutiva de terremotos de grande porte. Eles logo aprenderam que as ondas sísmicas produzidas por um terremoto continham importantes informações, em larga escala, sobre a estrutura do interior da Terra.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O conceito básico da exploração sísmica é simples: ondas sísmicas são produzidas artificialmente, em geral na superfície da Terra, com frequências geralmente variando entre 5Hz e 100Hz, ou pouco mais, e penetram em seu interior. Conforme as ondas se afastam da fonte sísmica para o interior da Terra, elas percebem mudanças nas camadas geológicas, que causam reflexões que devolvem parte da energia de volta à superfície.

II. Em termos de prospecção de petróleo, as estruturas geológicas em subsuperfície que podem conter hidrocarbonetos são similares, sendo utilizado o mesmo método de aquisição para dados terrestres e dados marítimos. Isso contribui para que a tecnologia seja usada em larga escala. O método tem por objetivo a obtenção da imagem em subsuperfície da Terra.

III. Sendo o fraturamento hidráulico o mecanismo mais comum de induzir permeabilidades artificiais em reservatórios nãoconvencionais, a técnica geofísica mais usada para o monitoramento da eficiência desse fraturamento é a microssísmica.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.