Início

Questões de Concursos Geometria Plana

Resolva questões de Geometria Plana comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q1058861 | Matemática, Geometria Plana, Cozinheiro, FAB, Aeronáutica, 2021

Considere as assertivas a seguir e assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q1085013 | Matemática, Geometria Plana, Classe I, SAP SP, VUNESP

O comprimento do piso retangular de um cômodo é 3 m a mais que a largura. Sabe-se que a área total desse cômodo é 40 m². Logo, a medida da largura do cômodo, em metros, é um número
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q1073024 | Matemática, Geometria Plana, Serviços Gerais, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

A partir do Brasileirão deste ano, todos os campos terão 105m de comprimento e 68m de largura. Dos 43 analisados, 14 vão encolher, e apenas um precisa aumentar. Todos os jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro a partir deste ano serão disputados em gramados com 105m de comprimento e 68m de largura - nem um metro a mais ou a menos. A CBF investiu R$ 2,2 milhões e bancou um programa de padronização dos campos de 43 estádios do Brasil. O dinheiro sai do fundo de legado deixado pela Fifa nos países que organizam a Copa do Mundo.

Fonte: https://ge.globo.com/futebol/noticia/2016/01/tudo-igual-dentro-das-4-linhas-cbf-padroniza-gramados-dasseries-e-b.html >

Com base nas informações da matéria acima, a área do campo de futebol e o seu perímetro são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q1017533 | Matemática, Geometria Plana, Área de Atuação 1 Administração e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Duas circunferências Ae B de raios iguais a 4 cm e 1 cm, respectivamente, são tangentes entre si. A reta r é tangente às circunferências A e B nos pontos Pe Q, respectivamente.

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção que corresponde à distância entre o ponto P e o centro da circunferência B.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q982994 | Matemática, Geometria Plana, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

No exercício da função de fiscalização, é comum realizar medições in loco para verificar se as construções atendem aos parâmetros definidos pela legislação municipal e pelos projetos licenciados. O conhecimento técnico sobre cálculo de áreas e procedimentos de medição direta é indispensável para garantir a precisão dos dados levantados em campo. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

()O uso de trena comum é considerado inválido para medição de áreas edificadas em vistorias urbanas, devendo-se utilizar exclusivamente estação total ou laser scanner para garantir precisão legal.
()Em um terreno com edificação irregular, a área construída pode ser estimada por aproximação gráfica da planta baixa sem necessidade de conferência in loco, desde que haja carimbo de aprovação do projeto.
()A área total de um lote é sempre igual à soma das áreas construídas de todas as edificações nele implantadas, independentemente da existência de áreas permeáveis ou de recuo frontal.
()O cálculo da área de um lote retangular pode ser feito multiplicando-se a medida da frente pela medida da profundidade, desde que ambas estejam representadas em unidade compatível.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q1047566 | Matemática, Geometria Plana, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Considere um losango ABCD de lado igual a 5cm, diagonais AC e BD, e ângulo interno BÂD = 120°. Sabese que um ponto M sobre o lado AB está a 2cm de A enquanto um ponto N sobre o lado BC está a 3cm de C. Sendo assim, a razão entre a área do losango ABCD e a área do triângulo de vértices MBN é iguai a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q1047568 | Matemática, Geometria Plana, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Analise as afirmativas a seguir.

I- Sejam a, b e c os lados de um triângulo, com o c > ba . Pode-se afirmar que c2 = a2 +b2 se, e somente se, o triângulo for retângulo.

II- Se um triângulo é retângulo, então as bissetrizes internas dos ângulos agudos formam entre si um ângulo de 45° ou 135°.

III- O centro de um círculo circunscrito a um triângulo retângulo está sobre um dos catetos.

IV- O baricentro de um triângulo retângulo é equidistante dos lados do triângulo.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q1008423 | Matemática, Geometria Plana, Contabilidade Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Um barco está parado em um ponto A e começa a navegar, em linha reta, até um ponto B, a 20 km de distância, de modo que esse trajeto faz 20°, no sentido horário, com o Norte geográfico.

Ao chegar ao ponto B, esse barco para, muda a sua rota e começa a navegar, em linha reta, até um ponto C, a 15 km de distância, de modo que esse trajeto faz 125°, no sentido horário, com o Norte geográfico.

O ângulo formado pelos segmentos imaginários AB e BC é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q1058650 | Matemática, Geometria Plana, Vestibular, IME, Exército, 2018

Seja um triângulo ABC com lados a, b e c opostos aos ângulos A, B e C, respectivamente. Os lados a, b e c formam uma progressão aritmética nesta ordem. Determine a relação correta entre as funções trigonométricas dos ângulos dos vértices desse triângulo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q1058654 | Matemática, Geometria Plana, Vestibular, IME, Exército, 2018

Em um tetraedro ABCD, os ângulos ABC e ACB são idênticos e a aresta AD é ortogonal à BC. A área do ΔABC é igual à área do ΔACD, e o ângulo MAD é igual ao ângulo MDA, onde M é ponto médio de BC. Calcule a área total do tetraedro ABCD, em cm2 , sabendo que BC = 2cm, e que o ângulo BAC é igual a 30o .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q1059200 | Matemática, Geometria Plana, Aluno Oficial Combatente, PM AC, FGV, 2023

Sobre o plano cartesiano há 4 pontos A, B, C e D, que definem um quadrilátero convexo. Suas coordenadas são:
A (5,0); B (7,0); C (0,24) e D (0,12).
O perímetro desse quadrilátero, em unidades de comprimento, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q1046753 | Matemática, Geometria Plana, Primeiro Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2019

Um ponto P, pertencente a uma circunferência de raio de 5 unidades, dista 4,8 unidades de um diâmetro dessa circunferência. Qual a soma das distâncias de P até os extremos desse diâmetro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q1031660 | Matemática, Geometria Plana, Professor de Matemática, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

No mapa de uma região, o campo de futebol do clube da cidade é representado por um retângulo de área 4 cm2.

Sabendo-se que a escala desse mapa é 1:5.000, conclui-se, corretamente, que o campo de futebol tem, na realidade, área igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q1059339 | Matemática, Geometria Plana, Código 81, EEAR, Aeronáutica, 2025

Seja H um hexágono regular cujo lado mede 10 cm. Sejam C a circunferência inscrita em H e Q o quadrado inscrito em C. Assim, o lado de Q mede _____ cm.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q1046807 | Matemática, Geometria Plana, Primeiro Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2020

Considere o triângulo ABC acutângulo e não equilátero, Observe a figura a seguir: onde O é o seu circuncentro e H o seu ortocentro. A reta que passa por O e H intersecta o lado AB no ponto P, e a reta que passa por e e H intersecta o mesmo lado AB no ponto Q. Se a reta suporte de HP é a bissetriz do ângulo AHQ e o segmento HP=4cm, é correto afirmar que a medida em cm do perímetro do triângulo AHP é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q1058842 | Matemática, Geometria Plana, Cadete da Aeronáutica, EPCAR, Aeronáutica, 2020

Considere todos os trapézios que podem ser formados com as medidas de base maior, base menor e altura iguais a c4 , 4 e (− 2c + 40) , respectivamente, em uma mesma unidade de medida, sendo c um número real, de modo que o trapézio exista. As áreas dos trapézios estão em função de c. De todos os trapézios que podem ser formados, apenas um tem a maior área A. O valor de A, em unidade de área, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q976172 | Matemática, Geometria Plana, Segundo Semestre, CEFETRJ, SELECON, 2025

O senhor Dias Lopes tem 1,75 m de altura. Em um certo dia, enquanto estava parado em pé em uma rua plana e horizontal (em relação ao nível do mar), ele observou uma construção alta e reta localizada a 20 m de distancia, na mesma calcada onde se encontrava. O que chamou sua atenção foi que todo aquele lado da rua era protegido por um muro continuo, cuja altura é constante e exatamente igual à sua (1,75 m). Ao olhar para o topo da construção por cima do muro, ele estimou que precisou levantar a cabeça formando um angulo de 30° em relação à horizontal. Sabendo que a construção começa exatamente no nível da rua, a altura aproximada dessa construção é:

(Use 3 =1,7):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q1046104 | Matemática, Geometria Plana, Advogado, Prefeitura de Formigueiro RS, MS CONCURSOS, 2024

Dada uma circunferência no plano cartesiano de equação (x - 1)2 + (y- 2)2= 5. Encontre a distância do centro da circunferência à reta cuja equação geral é x + 2y- 10 = 0. Essa distância é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q1058652 | Matemática, Geometria Plana, Vestibular, IME, Exército, 2018

Em um setor circular de 45º, limitado pelos raios OA e OB iguais a R, inscreve-se um quadrado MNPQ, onde MN está apoiado em OA e o ponto Q sobre o raio OB. Então, o perímetro do quadrado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.