Início

Questões de Concursos Geoprocessamento

Resolva questões de Geoprocessamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q483201 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico em Georeferenciamento, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

A referência do local no georreferenciamento é de suma importância na hora do levantamento, sendo caracterizado pelo ponto que é a posição de destaque na superfície a ser levantada topograficamente. Relacione adequadamente os tipos de pontos e suas respectivas características conforme a ABNT.

1. Pontos cotados.

2. Pontos de apoio.

3. Pontos de detalhe.

4. Pontos de Segurança (PS).

( ) Pontos, convenientemente distribuídos, que amarram ao terreno o levantamento topográfico e que devem ser materializados por piquetes, marcos de concreto, pinos de metal, dependendo da sua importância e permanência.

( ) Pontos importantes dos acidentes naturais e/ou artificiais, definidores da forma do detalhe e/ou do relevo, indispensáveis à sua representação gráfica.

( ) Pontos materializados para controle do nivelamento.

( ) Pontos que, nas suas representações gráficas, se apresentam acompanhados de sua altura.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q484680 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Na produção de dados geoespaciais, as fotografias aéreas estão entre os inúmeros produtos que podem ser classificados como imagem. Outro exemplo é o Mosaico, a respeito do qual, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q483852 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Técnico Administrativo C4, Ministério das Cidades, CETRO

A Radiação Eletromagnética (REM) é o meio pelo qual a informação é transferida do objeto ao sensor. A REM pode ser definida como uma forma dinâmica de energia que se manifesta a partir de sua interação com a matéria. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q484196 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico Nível Superior, MPOG, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes às contribuições dos SIGs em casos de desastres naturais.

Integração de SIGs, imagens orbitais de alta resolução, equipamentos de posicionamento por satélites e coletores móveis permitem que os órgãos responsáveis nas administrações federais e municipais realizem fiscalizações mais efetivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q483438 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico Nível Superior, MPOG, CESPE CEBRASPE

A localização geográfica é o elemento que distingue a informação geográfica de todos os outros tipos de informação. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Geocódigos são identificadores designados para unir entidades gráficas e dados não gráficos na base de dados geográfica.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q484070 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Entre os documentos disponíveis para uma compilação cartográfica, observou-se que um dos mapas, em escala 1:10.000.000, não explicitava, em suas informações marginais, a projeção utilizada. Como responsável pelo projeto, a decisão correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q483445 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

As informações produzidas a partir de diferentes tipos de sensores tem sido melhor aproveitadas com o emprego de métodos de Processamento Digital de Imagens - PDI. Um destes métodos é a fusão de imagens que combina imagens de diferentes características espectrais e espaciais para sintetizar uma nova imagem. A fusão de imagens de satélites tem por objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q483977 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico Nível Superior, MPOG, CESPE CEBRASPE

Nos dias atuais, é possível observar empresas e órgãos públicos e privados empreendendo altas somas para o desenvolvimento de aplicações em SIG, sendo todo o investimento justificado pela necessidade de melhorias na gestão e na eficiência dos processos. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos.

A aplicação das novas propostas da Infraestrutura de Dados Espaciais (INDE) permitirá a interoperabilidade para todos os usuários de SIG, independentemente da escala de trabalho, dos referenciais geodésicos e da modelagem de dados utilizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

109Q483003 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

O Open Geospatial Consortium - OGC conta hoje com mais de 500 membros de diversas categorias, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias e a definição de especificações para interfaces e padrões de intercâmbio de dados, de maneira a otimizar a interoperabilidade entre sistemas que lidam com informação espacial e localização. Assim, de acordo com o modelo conceitual proposto pelo OGC, um Modelo Digital de Superfície (MDS), representado por uma Rede Triangular Irregular (TIN), seria do tipo/subtipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q484060 | Geografia, Geoprocessamento, Especialista em Geoprocessamento, Agência Nacional de Águas, ESAF

Sensores imageadores termais operam na faixa espectral que varia de 8 a 14 ?m. Sobre este tipo de sensor, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q484411 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico de Exploração de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No posicionamento relativo, as coordenadas são determinadas em relação a um referencial, materializado através de uma ou mais estações com coordenadas conhecidas. Nesse caso, é necessário que, pelo menos, dois receptores coletem, simultaneamente, dados de, no mínimo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q483425 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico Nível Superior, MPOG, CESPE CEBRASPE

Ao longo do tempo, as estratégias de obtenção e armazenamento de dados passaram por diversas alterações, devido ao aumento significativo na produção e no detalhamento de dados. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

As redes geométricas são construídas e armazenadas para analisar fluxos e buscar melhores opções para deslocamento, analisando-se a conectividade entre as linhas que formam a rede.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q483412 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Um Modelo Numérico de Terreno - MNT é uma representação matemática computacional da distribuição de um fenômeno espacial que ocorre dentro de uma região da superfície terrestre. Com relação ao MNT,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q481173 | Geografia, Geoprocessamento, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPE

Um profissional da área de ecologia foi contratado para elaborar um mapa de uma área hipotética de proteção permanente (APP) no sul do estado do Pará. Para subsidiar esse trabalho, os seguintes dados foram fornecidos ao profissional:

área da APP: 36.000 ha;

padrão de exatidão cartográfica (PEC): 0,5 mm;

datum a ser utilizado: oficial do Brasil;

projeção cartográfica a ser utilizada: UTM.

Julgue os itens subsequentes, relativos a essa situação.

PEC de 0,5 mm exige a elaboração de mapas com legendas compostas de, no mínimo, cinco classes.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q483427 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico Nível Superior, MPOG, CESPE CEBRASPE

Os SIGs estão presentes nas mais diversas áreas das ciências sociais e exatas. Essa inserção ocorreu em função da característica multidisciplinar desses sistemas e da necessidade atual de gerenciar e analisar dados a partir de sua posição geográfica. Acerca dessas informações, julgue os itens a seguir.

A precisão das operações de sobreposição de layers independe da precisão absoluta original dos mapas.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q484331 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

As técnicas de filtragem são transformações da imagem pixel a pixel, que não dependem apenas do nível de cinza de um determinado pixel, mas também do valor dos níveis de cinza dos pixels vizinhos. Os filtros usados para realçar certas características presentes na imagem, tais como bordas, linhas curvas ou manchas, mas que enfatizam o ruído existente na imagem são do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q484956 | Geografia, Geoprocessamento, Pesquisador, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hidrícos CE, UECE, 2018

A tecnologia de sensoriamento remoto que usa pulsos de luz laser que são refletidos de volta para o receptor para gravar recursos tridimensionais é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q484630 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico Nível Superior, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação aos componentes e aplicações de um sistema de informação geográfica (SIG), julgue os itens seguintes.

Os fenômenos geográficos representados em SIG podem apresentar superfícies do tipo discreta, contínua e abstrata.

  1. ✂️
  2. ✂️

119Q483333 | Geografia, Geoprocessamento, Perito Criminal Geral, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

Desde fevereiro de 2015 está em vigor a adoção, no Brasil, do Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS). Em relação a este sistema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q484123 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico Nível Superior, MPOG, CESPE CEBRASPE

Em relação às técnicas de processamento digital de imagens (PDI), julgue os itens seguintes.

Técnicas como NDVI (normalized difference vegetation index), que realçam, no terreno, áreas cobertas por vegetação verde, fazem parte do grupo de PDI denominado divisão de bandas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.