Início

Questões de Concursos Geoprocessamento

Resolva questões de Geoprocessamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q484218 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico Nível Superior, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca dos termos que fazem parte das etapas de construção, acesso e gerenciamento de banco de dados espaciais contendo mapas e dados cadastrais, julgue os itens seguintes.

Geodatabase possui relação com gerenciamento de dados espaciais do ArcGIS da ESRI (Environmental Systems Research Institute).

  1. ✂️
  2. ✂️

202Q483569 | Geografia, Geoprocessamento, Perito Criminal Geral, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

A pseudodistância refere-se a um tipo de dado observado nas medições com a tecnologia GPS, e se refere:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q483092 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico em Georeferenciamento, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Após as operações de inicializações, os receptores GPS podem realizar observações e determinar posições com uma grande candência. Acerca dos posicionamentos, que podem ser realizados por diversos modos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No modo estático rápido, os receptores são estacionados durante um determinado intervalo de tempo (uma a duas horas) e as observações são integradas ao longo do intervalo.

( ) No modo cinemático, o receptor encontra-se em movimento e são determinadas as suas posições com uma frequência predefinida.

( ) No modo estático, a duração das medições da fase pode ser reduzida a alguns minutos, embora com alguma degradação da precisão. Esse método exige períodos de observação de 5 a 15 minutos.

( ) No modo semicinemático, obtém-se rapidamente a posição de uma sucessão de pontos objetos não muito distantes.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q483763 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico Nível Superior, MPOG, CESPE CEBRASPE

Ao longo do tempo, as estratégias de obtenção e armazenamento de dados passaram por diversas alterações, devido ao aumento significativo na produção e no detalhamento de dados. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

De acordo com o padrão ISO/OGC, são métodos utilizados para testar relacionamentos espaciais: iguais, disjuntos, interceptam, tocam, cruzam, dentro de, contém, sobrepõem e relacionam-se.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q481033 | Geografia, Geoprocessamento, Especialista em Geoprocessamento, Agência Nacional de Águas, ESAF

Numa determinada área de estudo, são encontrados os seguintes alvos no terreno:

- jaborandi, uma planta medicinal de sub-bosque;

- dois tipos de Latossolos, um seco e outro úmido;

- palmeiras (babaçu) dispersas numa área com pastagem cultivada;

- núcleo rural;

- pista de pouso de 300 metros de comprimento x 20 metros de largura.

Com base nestas informações, julgue a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q482099 | Geografia, Geoprocessamento, Tecnologista Sênior, INPE, CESPE CEBRASPE

O sensoriamento remoto, tendo-se iniciado com a invenção da câmara fotográfica, que, inicialmente presa em pombos-correio e balões estacionários, registrava imagens aéreas, experimentou uma revolução no início da década de 70 do século passado, com o lançamento dos satélites de recursos naturais terrestres, que, mesmo consumindo muitos investimentos e energia no lançamento, orbitam por vários anos em torno da Terra com o mínimo de demanda de energia, por trabalharem a grandes altitudes, onde não há resistência do ar. A respeito do sensoriamento remoto e dos satélites, julgue os itens que se seguem.

O avanço tecnológico dos seguintes segmentos principais determinou a evolução do sensoriamento remoto por satélites:

*sensores - instrumentos que compõem o sistema de captação de dados e imagens;

*sistema de telemetria - sistema de transmissão de dados e imagens dos satélites para estações terrestres;

*sistemas de processamento - equipamentos computacionais e software destinados ao armazenamento e processamento dos dados;

*lançadores - bases de lançamento e foguetes que transportam e colocam em órbita os satélites.

  1. ✂️
  2. ✂️

207Q480998 | Geografia, Geoprocessamento, Especialista em Geoprocessamento, Agência Nacional de Águas, ESAF

Sistemas de informações geográficas possuem várias vantagens em relação aos CAD (Computer-Aided Design) em termos de funcionalidades. Uma das exceções é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q482808 | Geografia, Geoprocessamento, Geógrafo, MI, NCE

Um modelo de dados é um conjunto de conceitos que pode ser usado para descrever a estrutura e as operações em um banco de dados. São exemplos de modelos de dados geográficos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q481067 | Geografia, Geoprocessamento, Especialista em Geoprocessamento, ANA, CESPE CEBRASPE

Os sistemas norte-americanos Landsat, Aqua e Terra, o francês SPOT, o sino-brasileiro CBERS-2 e o japonês ALOS são exemplos de plataformas orbitais de coleta de dados relativos a recursos naturais. Esses sistemas adquirem dados da superfície terrestre com variadas resoluções temporais, espectrais, espaciais e radiométricas. Julgue os itens subseqüentes relativos a essas plataformas.

O ALOS (advanced land observation satellite) é exemplo de satélite com um sistema sensor ativo que opera na faixa espectral de microondas, mais especificamente, no comprimento de onda aproximado de 5 cm (banda C).

  1. ✂️
  2. ✂️

210Q484671 | Geografia, Geoprocessamento, Pesquisador, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hidrícos CE, UECE, 2018

A classificação supervisionada baseia-se no pressuposto de que cada classe espectral pode ser descrita a partir de amostras fornecidas pelo analista, as quais podem ter a sua unidade representada por pixel ou por regiões homogêneas. O método para gerar regiões é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q485217 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.

Uma técnica que consiste em construir, graficamente, um modelo lógico para o sistema de informações gerenciais (SIG), o qual permite que usuários e analistas de sistemas, organização e métodos encontrem uma solução clara e única para o sistema, de modo que este transmita as reais necessidades dos usuários é o/a _______.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q482703 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico Exploração de Petróleo, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Um mapa temático representa feições do terreno por meio de pontos, linhas, áreas ou polígonos e superfícies. Os pontos possuem dimensão zero, as linhas são unidimensionais, os polígonos possuem duas dimensões e as superfícies são tridimensionais. Julgue os itens seguintes, relativos a formatos de dados geográficos.

Os principais softwares de geoprocessamento, por problemas de limitações na memória RAM, restringem o armazenamento de dados em, no máximo, três representações diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

213Q483403 | Geografia, Geoprocessamento, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

Entre as propriedades das imagens, as suas resoluções são as que mais importam quando da escolha das imagens para uma determinada aplicação. A resolução espacial, por estar associada à dimensão dos objetos que se quer identificar; a temporal, por ser função da dinâmica das transformações desses objetos; e a espectral e radiométrica, por defi nirem a capacidade de avaliação da variação da resposta espectral desses objetos. Sobre esse assunto são feitas várias afirmativas abaixo. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, marque a opção correta.

( ) Estudos de fenômenos climáticos exigem baixa resolução temporal e alta resolução espacial.

( ) Estudos de mudança de uso e cobertura da Terra em escala de detalhe utilizam resolução temporal anual ou plurianual e resolução espacial métrica a submétrica.

( ) Trabalhos de respostas às emergências em desastres urbanos e periurbanos necessitam de resolução temporal diária e espacial métrica a submétrica.

( ) Estudos da hidrologia urbana para avaliações de superfícies impermeabilizadas têm resolução espacial que variam de 0,25 a 10 m e temporal de 1 a 6 meses.

( ) Estudos da infraestrutura urbana para fins cadastrais necessitam ter resolução espacial que variam de 0,25 a 0,50 m e temporal de 1 a 6 meses.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q482143 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Para realizar um levantamento com um receptor GPS, é necessário verificar três principais parâmetros do aparelho. Antes do trabalho de campo, o usuário deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q483213 | Geografia, Geoprocessamento, VUNESP

O histograma de uma imagem de satélite é a representação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q481034 | Geografia, Geoprocessamento, Geógrafo, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, FJG

Em relação aos modelos de grade para a geração de um MNT (Modelo Numérico de Terreno), pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q483176 | Geografia, Geoprocessamento, Pesquisador, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hidrícos CE, UECE, 2018

Considerando a coleta de dados de campo utilizando-se Sistemas de Navegação Global por Satélite, tais como os sistemas GPS, assinale a opção que corresponde ao(s) fator(es) mais importante(s) para determinar a precisão do resultado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q485303 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico de Exploração de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma equipe de geoprocessamento quer analisar a forma do terreno a partir de um conjunto de curvas de nível em formato vetorial e de um modelo digital de elevação em formato matricial. A associação entre o conjunto de dados e a justificativa de sua escolha deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q482520 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Controle Externo, TCE AC, CESPE CEBRASPE

As representações espaciais podem ser realizadas por meio do tipo vetorial, no qual os fenômenos geográficos são representados por um ponto, uma linha ou um polígono dependendo da escala do mapa. Assim, uma informação pontual em um mapa de escala de 1:250.000 poderá ser representada por um polígono em uma escala menor. Uma cidade como a de São Carlos - SP é representada por um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q483494 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico de Exploração de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma imagem deve ser georreferenciada empregando-se o modelo afim com oito pontos de controle no terreno. Foram escolhidos mais seis pontos para a verificação do georreferenciamento. Os erros médios quadráticos encontrados são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.