Questões de Concursos Geotecnia

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11Q968631 | Engenharia Civil, Geotecnia, Engenharia Civil, TRERR, FCC

Dentre os procedimentos gerais para projetos de escoramentos, considerando a presença de água, quando os escoramentos forem “estanques”, deve-se
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12Q1041415 | Engenharia Civil, Geotecnia, Especialidade Engenharia Civil, TRT 15 Região SP, FCC, 2025

Dentre os requisitos a serem observados no projeto e execução de fundações de todas as estruturas da engenharia civil, o esforço vertical de empuxo hidrostático atuante em estruturas enterradas denomina-se
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13Q1030939 | Engenharia Civil, Geotecnia, Engenharia Civil, TCE RR, FGV, 2025

Uma das características físicas do solo é seu teor de umidade, que é definido como sendo a razão em percentual, medida em uma amostra de solo, entre
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14Q1030940 | Engenharia Civil, Geotecnia, Engenharia Civil, TCE RR, FGV, 2025

Em relação à obtenção de amostras indeformadas nos serviços de sondagem de um solo, analise as afirmativas a seguir.

I. A cravação dos amostradores no solo pode ser feita por meio de macaco hidráulico.
II. A retirada de amostras indeformadas é mais simples para solos não coesivos.
III. A amostragem de rochas deve ser feita por meio de sondas rotativas.

Está correto o que se afirma em
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15Q965845 | Arquivologia, Geotecnia, Engenheiro Civil, Caixa, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No Brasil, legislação federal regula o parcelamento do solo urbano desde os anos 70 do século passado, com definição das devidas restrições em relação à ocupação de áreas frágeis e insalubres, além das obrigações do poder público, dos loteadores e dos compradores. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.


Não se permite o parcelamento do solo em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações antes que sejam tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas.
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16Q1039856 | Engenharia Civil, Geotecnia, Auditor de Controle Externo Obras Públicas, TCE PE, FGV, 2025

Um dos impactos ambientais identificados devido à construção de uma rodovia é o futuro aumento da erosão do solo no entorno do empreendimento.
Diante desse cenário, analise as afirmativas a seguir sobre possíveis medidas mitigadoras para esse impacto.

I. Ampliar a seção das valetas utilizadas na drenagem.
II. Promover colocação de grama sobre o talude.
III. Alterar o talude de aterro de uma proporção altura/base 3:2 para 2:1.

Está correto o que se afirma em:
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17Q1030931 | Engenharia Civil, Geotecnia, Engenharia Civil, TCE RR, FGV, 2025

Sobre escavações superficiais, tais como as cavas de fundações, analise as afirmativas a seguir.

I. Escavações com até 1,0 m de profundidade podem, desde que as condições de vizinhança e o tipo de solo permitam, ser executadas sem especial segurança com paredes verticais.
II. Para trabalhos em cavas de fundação que devem ser pisadas por pessoas, é indispensável que haja espaço de trabalho com, no mínimo, 0,5 m de largura.
III. Para cavas de fundação em talude, o espaço de trabalho é definido como a distância horizontal livre medida no pé do talude à face externa de alvenaria ou face externa da forma da construção.

Está correto o que se afirma em
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18Q1001756 | Engenharia Civil, Geotecnia, TRT 7 Região CE, FCC

Considere as descrições abaixo.
I. Máquina capaz de escavar, carregar, descarregar e transportar materiais de consistência média a distâncias médias.
II. São máquinas capazes de escavar, carregar e descarregar materiais de diversas consistências, que será transportado por outro equipamento.
III. São máquinas especialmente indicadas no acabamento da terraplenagem, conformando o terreno aos greides finais de projeto.
As descrições referem-se, respectivamente, as máquinas de terraplenagem:
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19Q1043241 | Engenharia Civil, Geotecnia, Engenharia Civil, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Uma norma técnica específica tem o objetivo de regulamentar a determinação do índice de vazios máximo de um solo.
A natureza dessa norma pode ser classificada como de
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20Q966642 | Engenharia Civil, Geotecnia, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de especificações de serviços.


O serviço de regularização do subleito é a operação destinada a conformar o leito estradal transversal e longitudinalmente, compreendendo cortes ou aterros de até 20 cm de espessura e de acordo com os perfis transversais e longitudinais indicados no projeto.

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