Início

Questões de Concursos Gerência de Memória

Resolva questões de Gerência de Memória comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q647105 | Informática, Gerência de memória, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara Municipal de Porto Velho RO, IBADE, 2018

A tecnologia mais moderna para discos rígidos é a SSD. Baseada em memória flash oferecem altas taxas de transferência embora ainda não possua grande capacidade. A maior capacidade disponível atualmente para discosSSDé:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q628949 | Informática, Gerência de memória, Analista de Banco de Dados, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Quanto aos princípios de sistemas operacionais, julgue os itens de 73 a 75.

Em sistemas de gerência de memória virtual embasados em paginação por demanda, quando é necessário executar determinado processo, todas as páginas desse processo precisam ser transferidas para a memória principal antes que o processo possa ser posto em execução.

  1. ✂️
  2. ✂️

184Q620698 | Informática, Gerência de memória, Nível II, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a fundamentos de computação.

Os sistemas operacionais atuais disponibilizam o recurso denominado memória virtual, que permite ao processador usar o disco rígido para gravar dados caso a memória RAM se esgote.

  1. ✂️
  2. ✂️

185Q616367 | Informática, Gerência de memória, Analista de Tecnologia da Informação, SEFAZ AM, NCE

Suponha que um computador possui uma área de memória de usuário de 500K bytes. Suponha também que há duas opções de gerência de memória: a primeira usa páginas (regiões) de tamanho fixo de 50 K bytes e a segunda usa segmentos (região) de 4 K bytes. Considerando que 95% dos programas possuem em média menos que 30 K bytes, a técnica de gerência de memória que permite a menor fragmentação interna ( memória interna a uma região, mas não usada) da memória principal é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q149499 | Sistemas Operacionais, Gerência de Memória, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O gerenciamento de memória é uma das principais
funcionalidades dos sistemas operacionais. Acerca do
gerenciamento de memória, julgue os itens subseqüentes.

Na técnica de paginação, o espaço de memória desperdiçado
com a alocação de processos consiste no conjunto de
espaços que separam um processo dos demais.

  1. ✂️
  2. ✂️

187Q611150 | Informática, Gerência de memória, Analista de Sistemas, UFPE, COVEST

Analise as seguintes afirmações, relativas à gerência de memória em sistemas operacionais.

1) Com a abordagem de swapping, é sempre possível alocar todos os processos ativos na memória principal.

2) A utilização de memória virtual permite que partes do programa sejam alocadas na memória principal, e o restante, no disco.

3) O processo de transferência de páginas da memória secundária para a memória principal é conhecido como paginação.

4) Somente após uma página não ser encontrada nas memórias primária e secundária, a CPU envia uma mensagem de page fault para o sistema operacional.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q641464 | Informática, Gerência de memória, Analista em Transportes, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à organização e arquitetura de computadores, julgue os seguintes itens. Em uma memória que tem células com tamanho de 8 bits, é possível armazenar, no máximo, 64 números binários diferentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

189Q637388 | Informática, Gerência de memória, Técnico em Informática, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 51 a 68, relativos a computadores, ambientes e sistemas operacionais.

Apesar de a memória virtual possibilitar que os computadores rodem aplicações maiores e mais complexas, o desempenho de uma aplicação com memória virtual nunca é tão eficiente quanto o desempenho dessa mesma aplicação totalmente residente na memória RAM.

  1. ✂️
  2. ✂️

190Q635379 | Informática, Gerência de memória, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

São formas de organização de acesso a dados em memórias cache:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q616609 | Informática, Gerência de memória, Analista de Tecnologia da Informação, SEFAZ AM, NCE

Analise as características abaixo a respeito de sistemas em cluster:

 I. memória distribuída;

II. balanceamento de carga;

 III. programação paralela através de threads;

IV. programação paralela através de bibliotecas de troca de mensagens;

V. alta disponibilidade.

 A opção que apresenta todas as características corretas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q615603 | Informática, Gerência de memória, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Gerenciamento de memória é um dos fatores de maior influência no desempenho de sistemas multiprogramados, especialmente em sistemas de tempo repartido ou que implementem memória virtual. A respeito desse tema, julgue os próximos itens.

O fenômeno chamado localidade de referências corresponde ao comportamento de programas típicos quanto ao padrão de referências de seu espaço lógico: as referências de um processo tendem a se agrupar em um subconjunto de seu espaço lógico; esse subconjunto pode variar durante a execução do processo, mas em determinado instante da execução ele representa o subconjunto preferido para referências do processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

193Q617444 | Informática, Gerência de memória, Analista, BACEN, FCC

Armazenar o conteúdo de um registrador na memória, para mantê-lo disponível, é um processo que deve ser evitado devido ao acesso relativamente lento à memória. Os arquitetos de processadores, para evitar esse processo, devem seguir o "princípio de projeto RISC" a fim de alcançar o objetivo de projetar uma máquina

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q630648 | Informática, Gerência de memória, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca de características dos sistemas operacionais modernos, julgue os itens subsequentes. TLB (translation lookaside buffer) ou memória associativa é um dispositivo em hardware desenvolvido para mapear os endereços virtuais para endereços físicos sem passar pela tabela de páginas.
  1. ✂️
  2. ✂️

195Q614703 | Informática, Gerência de memória, Agente Tecnólogo, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao gerenciamento de memória, julgue os itens seguintes.

Com a paginação sob demanda, é desnecessário carregar um processo inteiro na memória principal. Isso resolve uma das restrições de programação em que o programador não necessita saber o tamanho total da memória disponível, já que esta tarefa fica sob responsabilidade do sistema operacional e do hardware.
  1. ✂️
  2. ✂️

196Q631349 | Informática, Gerência de memória, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca de conceitos de sistemas operacionais, de organização e arquitetura de computadores.

O tamanho da memória virtual de um computador usado como estação de trabalho desktop deve ser, normalmente, maior que o tamanho da sua memória de hibernação.

  1. ✂️
  2. ✂️

197Q628798 | Informática, Gerência de memória, Técnico Superior, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a sistemas operacionais.

No gerenciamento de memória por um sistema operacional, cada processo possui um conjunto de endereços que pode ser utilizado e cujos valores podem se estender de 0 a um valor máximo. Nos computadores, os endereços são normalmente de 32 bits ou de 64 bits.

  1. ✂️
  2. ✂️

198Q631879 | Informática, Gerência de memória, Analista de Sistemas, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Com relação a sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

Há sistemas operacionais que usam file control blocks (FCB) para armazenar informações acerca dos arquivos. O FCB de um arquivo pode ser armazenado em disco e, quando o arquivo for aberto por um processo, pode ser copiado para uma tabela na memória principal.

  1. ✂️
  2. ✂️

199Q621463 | Informática, Gerência de memória, Tecnologista, INPE, CESPE CEBRASPE

Acerca de arquiteturas de sistemas, julgue os seguintes itens.

Em um sistema classificado como de tempo real, tipicamente há requisitos rígidos quanto à operação do mesmo. Alguns desses sistemas são classificados como hard, outros como soft. Os sistemas da categoria hard servem para garantir que as tarefas críticas serão completadas em tempo e, embora façam pouco uso de memória secundária, frequentemente empregam memória virtual.

  1. ✂️
  2. ✂️

200Q618660 | Informática, Gerência de memória, Analista de Sistemas, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O tempo necessário para que um sistema informatizado localize uma posição na memória e transfira uma informação desse endereço (ou para esse endereço) é conhecido como tempo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.