Início

Questões de Concursos Gerência de Projetos

Resolva questões de Gerência de Projetos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q624024 | Informática, Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Especifique o caminho para adicionar recursos ao projeto em Ms Project 2010.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

662Q624077 | Informática, Gerência de Projetos, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Considerando o corpo de conhecimentos em gerenciamento de projetos da 4.ª edição do PMBOK, julgue os itens seguintes.

Na estrutura organizacional funcional clássica, o orçamento de um projeto é controlado pelo gerente funcional da empresa e não pelo gerente do projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

663Q636880 | Informática, Gerência de Projetos, Agente de Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

Um sistema de gerenciamento de Workflow (WFMS) dá apoio em três áreas funcionais:

I. Funções, em tempo de construção, onde é considerada a gerência dos processos.

II. Funções, em tempo de execução, onde é considerada a modelagem dos processos.

III. Interações, em tempo de execução, onde são considerados os usuários e as ferramentas de aplicações de TI.

 Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q612136 | Informática, Gerência de Projetos, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

A análise e o projeto orientados a objetos aplicam os conceitos fundamentais de orientação a objetos para a construção de modelos de software. Acerca desses conceitos e de sua aplicação nas fases de análise e projeto de software, julgue os itens seguintes.

Entidades com características comuns podem ser agrupadas hierarquicamente por meio da identificação de relações de generalização, tanto na análise e modelagem do negócio quanto na concepção e detalhamento dos modelos de projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

665Q617034 | Informática, Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, Companhia Espírito Santense de Saneamento ES, CESPE CEBRASPE

Considere que uma organização de tecnologia da informação (TI) tenha sido encarregada pela concepção e implantação de uma nova versão de um sistema de informações cuja missão é a coleta e a consolidação de dados referentes a água e saneamento, em escopo nacional. Essa nova versão de sistema visa substituir o uso de uma plataforma alta — plataforma de mainframe — por uma plataforma baixa, embasada em redes locais de computadores, sítios web, intranet, extranets e SGBDs distribuídos. Julgue os itens a seguir, relativos à aplicação de métodos, técnicas e métricas vigentes em tecnologia da informação ao cenário acima descrito.

O projeto físico da base de dados a ser criada na nova plataforma é idêntico ao já existente na plataforma de mainframe.

  1. ✂️
  2. ✂️

666Q610716 | Informática, Gerência de Projetos

Em Gerência de Projetos, o Plano de Projeto de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q151746 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

Texto associado.

As questões de números 45 a 47 referem-se ao
gerenciamento de projetos, modelo PMI (PMBOK).

Os prazos para identificar processos que aumentam o nível e a cadeia gerencial (nomes) e que levam a níveis mais altos os problemas que não podem ser resolvidos em um nível hierárquico mais baixo são objeto do plano de gerenciamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q617041 | Informática, Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, BNDES, NCE

A Estrutura Analítica de um projeto (EAP) contém 5 fases. Cada fase, por sua vez, é dividida em 5 etapas onde cada etapa é composta por 5 pacotes de trabalho. O número de produtos de trabalho a serem revisados pela equipe de gerência do projeto é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q624156 | Informática, Gerência de Projetos, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Reportar o desempenho, definir as atividades e desenvolver o plano de RH são, respectivamente, pertencentes ao contexto dos grupos de processos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q627279 | Informática, Gerência de Projetos, Analista Judiciário, TRF 4a, FCC

NÃO é uma atividade da fase Concepção, prevista no Processo Unificado de desenvolvimento de software:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q620731 | Informática, Gerência de Projetos, Analista de Gestão Corporativa, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Com referência aos conceitos em gerência de projetos, julgue os itens subseqüentes.

Em tecnologia da informação, o gerenciamento de projetos não deve ser visto somente como uma profissão, mas como uma metodologia na qual os seus gerentes devam ser devidamente treinados.

  1. ✂️
  2. ✂️

674Q626905 | Informática, Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, TJ MG, FUNDEP UFMG

Em relação às abordagens ágeis de desenvolvimento, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

675Q644883 | Informática, Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

No processo de desenvolvimento de artefatos de software, a gerência de projetos desempenha um papel fundamental. Com relação a gerência de projetos, planejamento de sistemas de informação e desenvolvimento e arquitetura de sistemas, julgue os próximos itens.

O método do caminho crítico calcula as datas teóricas de início e término do projeto mais cedo e mais tarde, de algumas atividades do cronograma, considerando todas as limitações de recursos e realizando uma análise do caminho de ida e volta pelos caminhos de rede do cronograma do projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

676Q624917 | Informática, Gerência de Projetos, Analista Judiciário, TRE TO, CESPE CEBRASPE

No que se refere a formalização, gerência e controle de projetos, julgue os seguintes itens.

I Na gerência de um projeto, são aplicados conhecimentos, habilidades e ferramentas para se atingirem objetivos como os requisitos de um sistema de informação. Um projeto tem dimensões, tais como duração e custos.

II A gerência de um projeto requer que se determinem as tarefas a serem realizadas, a ordem na qual essas tarefas serão realizadas, suas durações e prioridades. Por sua vez, o controle, tipicamente, requer a gerência do escopo, dos riscos e do uso dos recursos.

III Em um projeto, gráficos de Gantt podem ser construídos para identificar inícios e términos das atividades, mas não para identificar quais atividades serão concorrentes e quais serão seriais.

IV O ciclo de vida de um projeto pode ser dividido em fases. As fases não variam entre os projetos nem dependem dos tipos dos produtos gerados. Um ciclo é composto pelas fases de iniciação, planejamento, execução e encerramento.

V O PMBOK do PMI propõe áreas de conhecimento que descrevem conhecimentos e práticas relacionadas ao gerenciamento de projetos. As áreas de conhecimento são escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, risco, aquisições e integração.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q633885 | Informática, Gerência de Projetos, Assessor Técnico de Informática, TCE RN, CESPE CEBRASPE

Quanto ao gerenciamento de projetos e acerca do PMBOK, julgue os itens subsequentes.

No PMBOK, os stakeholders são definidos como indivíduos ou organizações envolvidos no projeto, ou que serão afetados positivamente ou negativamente pelo resultado final de um projeto. Esses indivíduos e organizações devem ser identificados mas não são elementos-chave em um projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

678Q616482 | Informática, Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, Companhia Espírito Santense de Saneamento ES, CESPE CEBRASPE

Considere a necessidade de executar procedimentos para monitoramento e controle da produção de um ambiente de TI, composto por computadores, redes e serviços. Tais procedimentos visam realizar ações como observação em tempo-real das condições do ambiente, identificação de situações atípicas e realização de ações de controle e recuperação. Com relação à execução de procedimentos de monitoramento e controle de produção de um ambiente de TI, julgue os itens subseqüentes.

Diferentes procedimentos de monitoramento e controle da produção de serviços de TI devem ser executados com periodicidade variável, podendo ser mensal, diária, semanal, anual etc.

  1. ✂️
  2. ✂️

679Q617253 | Informática, Gerência de Projetos, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

A engenharia de software é uma área do conhecimento que focaliza diferentes aspectos ligados à produção de programas de computador. Ela surgiu nos anos 70 do século passado com o objetivo de permitir um tratamento mais sistemático aos processos de desenvolvimento de sistemas de software. A fundamentação científica para esse ramo da engenharia envolve o uso de modelos abstratos e práticos que permitem a especificação, a análise, o projeto, a implementação e a manutenção dos sistemas de software. Com relação aos diversos aspectos ligados a essa área do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.

O projeto de software é definido como o processo no qual se definem a arquitetura, os componentes, as interfaces e outras características de um sistema. O projeto de software, visto como processo, é a atividade do ciclo de vida de engenharia de software na qual os requisitos são analisados para produzir uma descrição da estrutura interna do software que servirá como base para a sua construção.

  1. ✂️
  2. ✂️

680Q619791 | Informática, Gerência de Projetos, Analista Técnico, SEBRAE DF, CESPE CEBRASPE

Acerca de análise de pontos de função (APF), julgue os itens de 31 a 40.

A APF ajuda a medir a complexidade de projetos e o desenvolvimento de software a partir das funcionalidades solicitadas pelos usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.